Problema Cpu c/ Temps Altos, Conf de Fábrica

Que temperaturas tens com stock? Tens o cooler bem instalado? A pasta térmica está dentro da validade? É de boa qualidade?
A pasta térmica é uma artic MX-4 (meio ano), troquei no fim de semana quando troquei de cooler, tinha um corsair h60 (também sempre com temps altos) agora um cooler master hyper 212 evo. Cooler bem instalado. Se não me engano em clocks de stock acho que ronda pelos 70º
 
Acho estranho que ele tenha tais temperaturas a 4.2 GHZ e use tais voltagens.... É que eu tenho um I5 3570K desde há cerca de 3 anos e poucos meses e está em OC a 4.2 GHZ com muito menos voltagem e usa o cooler de origem da Intel e nunca chegou a ter mais de 50 graus no verão......

Algo está errado ai, pode ser que o cooler esteja mal montado e também pode nem sequer ter pasta térmica na cpu o que de si só aumenta bem as temperaturas.

Esse software que ele usou é bom para testar as temp mas isto não quer dizer que depois o pc funcione bem no software em geral especialmente os jogos porque pode haver jogos que podem crashar e ai é preciso dar mais um pouco de xcore de forma a tentar estabilizar o pc.

EDIT: Vi o teu último post, esta caixa onde tens o pc montado tem boa circulação de ar? Que tipo de sistema de ar em termos de fan usas na caixa?
 
[QUOTE="SuperLuis, post: 14121639, member: 122717"]
EDIT: Vi o teu último post, esta caixa onde tens o pc montado tem boa circulação de ar? Que tipo de sistema de ar em termos de fan usas na caixa?[/QUOTE]
Fiz agora um teste com o cpu de valores de fabrica e atinge 73º. A caixa que uso é uma NZXT H440 com 2 fans extra na parte de cima a retirar ar quente. Antes tinha uma Corsair h60 com 2 fans (Corsair Air Series SP120 PWM High Performance Edition) com o cooler no meio, comprei de prepositivo para obter melhores temps, mas disseram-me para trocar para o cooler master hyper 212 evo que era melhor, agora essas fans estao na caixa. Será que é do Cpu?
 
Não tens nenhum termómetro laser? Porque se tens tudo bem instalado e stock essas temperaturas são impossíveis. Pode ser o termómetro do CPU a dar as últimas.

Faz o seguinte, saca o HWINFO e vê lá todos os sensores do CPU e vê se tens valores iguais em todos. E vê também se as voltagens estão minimamente aceitáveis no HWINFO.
 
Não tens nenhum termómetro laser? Porque se tens tudo bem instalado e stock essas temperaturas são impossíveis. Pode ser o termómetro do CPU a dar as últimas.

Faz o seguinte, saca o HWINFO e vê lá todos os sensores do CPU e vê se tens valores iguais em todos. E vê também se as voltagens estão minimamente aceitáveis no HWINFO.
Já tive 3 programas ao mesmo tempo para medir as temps, e pode haver uma diferença de 1ºC ou 2ºC entre eles (HWINFO, core temp, OCCT e com o LINX, por exemplo, a correr. Não tenho nenhum termómetro a laser.
 
Pode dar-se o caso de ter uma cpu com problemas.
Mesmo que a cpu tivesse algum senso avariado u isto já dava motivos para ativar a garantia da cpu e pedir a troca da mesma.

Se tudo estiver bem, e as voltagens o melhor então é pedir para te trocarem a cpu.
 
Pode dar-se o caso de ter uma cpu com problemas.
Mesmo que a cpu tivesse algum senso avariado u isto já dava motivos para ativar a garantia da cpu e pedir a troca da mesma.

Se tudo estiver bem, e as voltagens o melhor então é pedir para te trocarem a cpu.
Cpu sem garantia já:1361:
O que posso fazer é experimentar outro cpu que tenho aqui igual a este :x2:, e ver se continua estes problemas de temps..... Que acham?
 
Boas,

Já troquei o cpu, com as mesmas configurares do cpu anterior não passei dos 79ºC
Conf:
clocl 4.2ghz;
Vrin 1.82v;
vcore 1.25v

Esta dentro dos parâmetros ou este também aparenta ter defeito?
 
Eu diria que essas temps já são mais próximas da realidade. Estás a usar o Hyper 212 Evo certo? Não é um cooler propriamente concebido a pensar no overclock.

Abre o HWInfo, tira print às voltagens que te aparecem lá no final de um stress e posta aqui.
 
Eu diria que essas temps já são mais próximas da realidade. Estás a usar o Hyper 212 Evo certo? Não é um cooler propriamente concebido a pensar no overclock.

Abre o HWInfo, tira print às voltagens que te aparecem lá no final de um stress e posta aqui.
Eu tinha um corsair h60, mas aconselharam a usar antes o Hyper 212 Evo.
Aqui fica a imagem das temperaturas, corri o prime por meia Hora, e hoje chegou-me aos 90ºC.
temps3.jpg
temps3.jpg


Não sei o que se passa... isto não deve ser normal
 
Well... Se esse programa estiver a medir bem as voltagens tens aí um GRAVE problema.

1º: colocaste o CPU 1.25 e ele está a subir até 1.27. Isto é relativamente normal, dependendo das outras opções que tens de overclock (load line calibration, etc.)

2º: linha 3.3V tens 2.028V de máximo (mau)
3º: linha 5V tens 3.427V de máximo (mau)
4º: linha 12V+ tens 3.936V de máximo (péssimo), e tens um mínimo de 0.048V (!!!!!!).

Acho que já percebeste a ideia. Mas vamos partir do princípio que são os sensores que estão a dar info errada, porque tenho quase a certeza que com essas voltagens o PC nem ligava.

Mas para ter mesmo a certeza, o melhor é testares com outra fonte e ver se o problema resolve.
 
Já experimentaste outros programas tipo Realbench e OCCT?
Qual a versão do Prime95 que estás a usar?
Já experimentei outros programas e as temperaturas são iguais. A versão do prime95 é 28.5.....
1º: colocaste o CPU 1.25 e ele está a subir até 1.27. Isto é relativamente normal, dependendo das outras opções que tens de overclock (load line calibration, etc.)
Estas foram as minhas alterações para overclock, também não são muito bom nisto, daí pedir a vossa ajuda.
Aqui em vez de ter 4.3ghz como mostra, tenho 4.2ghz...
part1.jpg

Aqui a mesma coisa, em vez de 4.3ghz tenho 4.2ghz...
part2.jpg

E aqui em vez de ter 1.80v tenho 1.82v no Vrin External
part3.jpg

Acho que já percebeste a ideia. Mas vamos partir do princípio que são os sensores que estão a dar info errada, porque tenho quase a certeza que com essas voltagens o PC nem ligava.

Mas para ter mesmo a certeza, o melhor é testares com outra fonte e ver se o problema resolve.
Já troquei de Cpu's, pois o outro 4670k que tinha também tinha temperaturas altas. Fonte? Tenho uma Corsair Cx500W.... Será que pode ser da board? Ou é mesmo dos Cpu's...
 
Mas o teu problema não é o overclock e sim as temperaturas, porque com essa voltagem de CPU não devias ter essas temps.

Eu também não sou muito perito em OC nem nunca usei placas da Gigabyte, mas eu acho que o aumento de 1.086 para 1.25 ganhando apenas 500MHz é demasiado.

Faz isto: faz reset à BIOS. Saca o OCCT e faz um Power Supply Stress Test. Este teste é o mais agressivo que há. E vê como se comportam as voltagens, tanto no HWInfo como no monitor do OCCT e mete print aqui.

E duvido muito que 2 CPUs tenham exactamente o mesmo problema. Ou é da board ou é fonte.
 
Mas o teu problema não é o overclock e sim as temperaturas, porque com essa voltagem de CPU não devias ter essas temps.

Eu também não sou muito perito em OC nem nunca usei placas da Gigabyte, mas eu acho que o aumento de 1.086 para 1.25 ganhando apenas 500MHz é demasiado.

Faz isto: faz reset à BIOS. Saca o OCCT e faz um Power Supply Stress Test. Este teste é o mais agressivo que há. E vê como se comportam as voltagens, tanto no HWInfo como no monitor do OCCT e mete print aqui.

E duvido muito que 2 CPUs tenham exactamente o mesmo problema. Ou é da board ou é fonte.
Não percebes muito disto, mas pelo menos estas a tentar ajudar o meu problema. Agora esta tudo de stock.
Aqui ficam as imagens debois de fazer boot:
origem.jpg

origem2.jpg

A mim parece-me que esta tudo igual, não sei se o OCCT acabou ou crachou, o que sei é que deixou de responder passado 15 ou 20mins
 
Se aquelas temps são depois do boot em stock, tens mesmo problema. Se te acontece com 2 CPU's iguais, do CPU não é 99.9% de certeza. Se os sensores tiverem a medir bem, a fonte está a dar o berro. Se não for da fonte, tem de ser da MB. Ou então é o sensor de temperatura.

Tenta experimentar com outra fonte. Se continuar igual, é da MB.

E o OCCT crashar é normal, o teste é muito agressivo mesmo.

EDIT: reparei agora, aquelas temps do OCCT são depois do teste ou antes?
 
Back
Topo