1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Credenciais para concertos

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por orpheusmyth, 10 de Maio de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 4102)

  1. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    Bem não sei se já existe alguma thread com isto e se existir peço desculpa mas não a encontrei.
    Tenho ido a alguns concertos onde vejo malta no "fosso" entre o público e o palco, a tirar umas fotos às bandas. A verdade é que não me acredito que metade deles sejam profissionais, até porque parecem amadores. Alguém sabe como e se é possível arranjar credenciais para tirar umas fotos numa sala de espectáculos onde normalmente não deixam tirar fotos. Não pretendo comercializar as fotos. É mesmo só para meu proveito.
     
    Última edição: 10 de Maio de 2009
  2. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Tens de pedir à organização ou em alguns casos aos managements das bandas, mas aviso-te já que é bem complicado arranjar passes free-lancer, especialmente para concertos de bandas mais conhecidas.
     
  3. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    Quando fui ver os sigur ros vi malta amadora a tirar fotos. Mas ainda hei de tentar pedir à organização para ver o que me dizem. Desde já obrigado.
     
    Última edição pelo moderador: 10 de Maio de 2009
  4. Andre_pais

    Andre_pais Power Member

    Mais ou menos orpheus.

    Nesse mesmo concerto perguntei ao pessoal que estava a tirar fotografias para onde trabalhavam e um disse qe trabalhava para uma revista e que tinha ser de facto um fotógrafo "profissional" -a.k.a. trabalhar para alguem mais importante - para pedir uma tal licença.

    Mas malta amadora? porquê? pareceram-me todos pro's.
    Estava escuro e tava com atenção ao concerto, mas pareceram-me experts.
     
    Última edição pelo moderador: 10 de Maio de 2009
  5. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    Pois, eu por acaso estava mesmo à frente encostado às grades. Um deles tinha uma compacta lol, e o outro tinha uma bridge manhosa. Por acaso esses gajos não ficaram lá muito tempo, mas tinham credenciais.
     
  6. xtr3me

    xtr3me Power Member

    E como é que distingues os "amadores" dos "profissionais"?

    Há muita gente com acesso a passes via órgão de imprensa ou, dependendo dos concertos, via free-lancer. Eu fotografei Porcupine Tree e tive passe, mas tive sorte. Já tive muitos passes negados para outras bandas de nome. Para bandas nacionais tens mais facilidade. Mas não é "limpinho". Há bandas/artistas que são mais esquisitos com as permissões.
     
  7. xtr3me

    xtr3me Power Member

    A maioria dos concertos de bandas grandes ou mais conhecidas têm uma limitação de 3 músicas para fotografar.
     
  8. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    E como é que distingues isso? O que é que faz alguém parecer amador? Eu quando vou a algum lado, mesmo em trabalho, só me identificam como fotógrafo pela SLR na mão e Lowepro às costas. Não ando com nenhum colete vistoso a dizer "Profissional" nas costas, nem ando com cartões/passes/credenciais ao peito (a menos que me seja exigido).

    De qualquer forma é difícil conseguir credenciais. Ou vais em trabalho através de uma empresa/revista/jornal, ou se fores freelancer só se tiveres carteira de jornalista (e mesmo assim depende dos sítios).
     
  9. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Não é só ... mas sem passe há concertos que não se vai conseguir fotografar.
     
  10. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    Mas foi o que eu disse. Se fossem profissionais, não levavam compactas baratas para fotografar um concerto. Digo eu claro. Mas sinceramente acho isso suicídio profissional.
     
  11. Andre_pais

    Andre_pais Power Member

    LOOL pronto, tá justificado. Por acaso só vi reflex's, mas é possivel que haja esses fotógrafos "profissionais". Pode ser também um jornalista que pediu passe para dar umas fotos para publicar no artigo ou assim...
    Ou então é algum primo do artista ou do segurança hehe.

    Mas realmente não sei onde vão depois das 3 musicas. Se for uma banda que goste, que se lixe o passe.
    De qualquer forma, onde estava mesmo nas grades, não havia uma diferença assim TÃO grande de espaço.
    Mas é sempre preferível.
     
  12. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Depende. Umas vezes podem ficar o resto do concerto, noutras têm de sair.

    Em relação à diferença de espaço, não é essa a questão. Se estiveres na fila da frente de SLR, não te deixam logo fotografar. Para além disso, é muito mais incómodo por causa dos movimentos da malta e para trocar de lentes, cartões, etc. Tens muito mais à vontade no pit.

    Mas a principal razão é mesmo o facto de SLRs serem normalmente barradas, enquanto que de compacta ou bridge tás na boa. É ridículo, eu sei, e ainda esta semana me passei com uma cena do género (não me deram passe e não havia pit, mas deixavam andar lá a malta de compacta e de bridge, encostados ao palco nas primeiras filas a fotografar, mas a malta dos passes de SLR, estava confinada a um canto do palco ... ridículo), mas é mesmo assim.
     
  13. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Eu diria o mesmo, mas depende do objectivo final. Há publicações que têm graus de exigência muito diferentes. Há malta a trabalhar para revistas de grande tiragem, que exigem qualidade para o caso de quererem imprimir um spread (duas páginas), assim como há malta a trabalhar para o jornal local que se publicarem a foto é mesmo só um quadradinho no canto da página.
     
  14. Andre_pais

    Andre_pais Power Member

    Aconteceu-me o mesmo com o concerto dos gotan project. Mas estava com compacta. Se estivesse na 3º fila já me deixavam fotografar.

    Um offtopic: Para uma impressão a 300dpi, num spread de uma revista A4, com pouca margem branca á volta da foto, quantos megapixeis, mais ou menos, seriam necessários para uma boa imagem?
     
    Última edição: 11 de Maio de 2009
  15. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    Mas nem se fala do tamanho da imagem. Duvido que existam compactas baratas que consigam boas fotos sem grão ou tremidas num concerto.
     
  16. ruimoura

    ruimoura Power Member

    ISO 100, num tripé, 10 segundos de exposição ... oh wait :D

    Isso é um pouco relativo, depende da qualidade da foto, mas uns 4 megapixel chegam e dão margem de manobra para isso.

    Já imprimi com qualidade excelente a A2 com 6 megapixels, e já vi maior, isso é sempre muito relativo ...
     
    Última edição: 11 de Maio de 2009
  17. Braulio Tubarao

    Braulio Tubarao Magazine Addicted

    Se não estiveres ligado a um órgão de comunicação é muito complicado arranjares credenciais. Digo-te isto por experiência própria. Se for um concerto de alguém "pequeno", se chegares lá com uma máquina e pedires aos tipos para sacar só umas fotos para o jornal da terra, em principio nao terás grandes problemas. Agora se for uma coisa à grande, não é nada fácil.
    Já agora, ficarias espantado com a qualidade (baixa) que muitos fotógrafos usam em concertos para sites da especialidade. Não julgues a cara pela careta ;)
     
  18. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    17Mp. E não, não é relativo. Se queres um A3 a 300dpi tens que ir buscar os 17Mp, nem que seja por interpolação. Mas se quiserem continuar a discutir isso, há um tópico próprio... ;)
    É tudo muito relativo. Já vi tirarem uma foto de um concerto a [email protected] com uma 70-200 sem estabilizador e a qualidade estava lá mesmo vista a 100%. Tudo bem que era uma SLR, mas são parâmetros perfeitamente aceitáveis para uma compacta/bridge.

    Nem me tinha lembrado dessa, mas sim, sites ainda usam menos qualidade que impressões fracas.
     
  19. El Gordo

    El Gordo Power Member

    Vou só contar a minha experiencia.....
    já fotografei imensos concertos,isto na altura das analógicas (megadeath,tindersticks,gabriel pensador,daniela mercury,xutos,rui veloso,skunk anansie,terrorvision,santos e pecadores,Diana krall,etc...) e foi 80% á base de "por favor,vá la,deixe me entrar" sempre a massacrar os seguranças :D e depois tipo uns minutos antes lá deixavam e depois de muitos com o tempo ganhei conhecimentos.......
    cheguei a arranjar um credencial q dá va me direito a fotografar como reporter,era de um jornal q estava a aparecer (inside) ......cheguei a fotografar a 3200 iso pq a lente era escura e n é permitido flash e isto tudo a p/b
    E por norma são só 4 a 5 músicas como já foi aqui dito...e depois se quiseres assistir ao resto vais para o meio do publico ;)
     
  20. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    UHHHHHH DIANA KRALL :D. Bem neste caso era o Yann Tiersen. Mas até nem é dos concertos principais. Talvez tenha sorte lol.
     

Partilhar esta Página