Criação de zona gráfica

Revenant

Power Member
Já tinha sugerido esta ideia ao Stormhawk mas como nunca mais recebi resposta resolvi dar a ideia aqui.

A ideia era este forum ter, como muitos outros, uma zona ludica de artes graficas.
A secção conteria dicas, tutoriais e discussões sobre os variados programas utilizados (Photoshop, Flash, Studio Max, Maya, etc). Ajudas de software bem como hardware (Sketch tablets, pens, scanners, etc.). Concursos (Assinatura da Semana, etc), showrooms de arte (Assinaturas de forum, avatars)...
Tendo tb alguma parte dedicada a fotografias, videos e etc.

O interesse desta secção seria cativar mais utilizadores e desenvolver o aspecto gráfico de todo o forum pois a partir de lá vcs podiam ate organizar concursos para um novo logotipo do techzone, um banner novo para uma altura do ano em especial, avatars e assinaturas de staff do tz... kem sabe um skin personalizado?

Abre toda uma panoplia de eventos e acções q só melhorariam o forum. Muitos foruns existem c esta secção e são todos um successo. Muitos até chegam a dedicar.se somente a isto.

Se for necessário uns exemplos como uns sites, imagens para vcs verem melhor o q seria é só dizerem.

Cumps! :001:

EDIT: Talvez até pudessem integrar algumas outras ideias q ja surgiram... vi por exemplo uma de uma zona de programação. Não é bem a mm area mas podia ter algo associado.
 
Última edição:
Não me parece nada mal pensado, tendo em conta que está directamente relacionado com a informática, sobretudo as dicas e os tutoriais. Era provavelmente útil.
 
Não me parece nada mal pensado, tendo em conta que está directamente relacionado com a informática, sobretudo as dicas e os tutoriais. Era provavelmente útil.
nao sei se ja repararam, mas o que é design tem a haver com programação? Nada. Simplesmente sao ramos diferentes que (por vezes) trabalham para o mesmo fim, mas que têm muito pouco ou nada em comum.

Em relação a estar relacionado com a informatica: todo o forum está relacionado com informatica, até a secção de anedotas.

Na informatica encontram muitos ramos de interesse:Hardware, Software, Desgin, Programação, Redes, etc, etc, etc...

digam-me o que é que isto...
Código:
    on error resume next
     res = s_ctx.CreateNewContext (Cstr(capp), CStr(user), CStr(pwd), 30, True, True, True,"DSN=csdfgdgMtgfdk;UID=cssdfsfsddfsmtk;PWD=pkhgdfsfdfsds3")
      if err <> 0 then
         Response.Write Err.description
         Response.End
     end if
      if res = 0 then
                  Session.Timeout = 120
tem haver com isto
titulo%20abc%20design.jpg



Nada.:(
A nao ser que fosse gerado por ActionScript e similares. E AS é muito diferente de design. É programação pura, que manipula objectos visuais (e nao só).

Nao tentem misturar agua com azeite. Nao dá.

Acho muito bem a sugestao TODA, mas por favor nao misturem temas tao diferentes.;)
Esta sugestao esta mais direcionada para este tópico.:D
My 2 cents.
cumprimentos
 
Última edição:
Digote mm... és um granda cromo Armadillo. :D E n tou a causar flames... é q és mm um cromo de uma colecção de 100 onde és o 101; completamente fora. loOL
Post tão grande... ideia tão vasta e foste agarrar nessa. :D

Para já a imagem pode ter a ver c a programação. Se existirem as duas areas facilmente se criam softwares bacanos... em termos uteis para o forum tens até banners c jogos e etc se for necessário. Fazer menus para o template do forum com animação? Programações organicas de movimento e etc...? Qt mais não seja para ajudar o pessoal q ker fazer cenas proprias...
Segundo, não falei q eram coisas iguais... apenas q podiam ser conjugadas. E assim cm falei da programação falo de outras coisas q ja foram sugeridas tal como a fotografia. ;)

Se houver uma parte do forum q possa ter essas cenas n achas q iria evoluir a comunidade TZ? Eu acho...

Abraço
 
Digote mm... és um granda cromo Armadillo. :D E n tou a causar flames... é q és mm um cromo de uma colecção de 100 onde és o 101; completamente fora. loOL
Post tão grande... ideia tão vasta e foste agarrar nessa. :D
vou tomar isto como um elogio . Nao me chames cromo, prefiro Geek:smiliel:

Para já a imagem pode ter a ver c a programação.

tem a haver mas nao é programaçao. Sao coisas totalmente diferentes. Como hardware pode ter haver com programaçao (quem é que faz o drivers, humm??;))
Se existirem as duas areas facilmente se criam softwares bacanos...
diz-me o que entendes por softwares bacanos. Sabes o que custa (tempo, €€ e neuronios) criar um software? E um software bacano?? :p
Designers nunca farão softwares como programadores nunca farão um desenho de jeito. ;)

em termos uteis para o forum tens até banners c jogos e etc se for necessário. Fazer menus para o template do forum com animação? Programações organicas de movimento e etc...? Qt mais não seja para ajudar o pessoal q ker fazer cenas proprias...
Lê bem o que tu escreves-te: -Programações. organicas ou nao apenas depende da equaçao do movimento.
Normalmente, o programador recebe do designer um layout, que este depois o codifica da melhor forma. O layout é a parte visivel do site, mas apenas isso. Se for um designer a ter duvidas de programção, é ele ir depois ao forum de programação. Nada mais simples.

Segundo, não falei q eram coisas iguais... apenas q podiam ser conjugadas. E assim cm falei da programação falo de outras coisas q ja foram sugeridas tal como a fotografia. ;)

Se houver uma parte do forum q possa ter essas cenas n achas q iria evoluir a comunidade TZ? Eu acho...

Abraço
E eu digo que nao devem ser conjugadas. Simplesmente porque sao actividades muito diferentes, que podem actuar sobre a mesma plataforma (w3), ou não (na maioria)

My 2 cents
Abraço

Edit: Passa pelo forum de programaçao e diz-me qualquer coisa depois...
 
Última edição:
Eu sou apologista da criação de uma secção de design e multimédia aqui no forum. Tal como disse o Armadillo design e programação são áreas completamente distintas. Vejo muitas vezes questões colocadas na secção de webdevelopment que nada têm a ver com aquela área. Também já cheguei a ver e responder a questões relacionadas com video/edição de video que estavam perdidas por zonas como a windows zone, tal como já cheguei a ver e responder a questões relacionadas com illustrator e photoshop na área de webdevelopment. Penso que chegou a hora de separar claramente as coisas.

Julgo que o emergir da área de design e multimédia e um visivel aumento de questões e utilizadores realcionados com esta área já justifica por si só uma zona do fórum especifica para isso. Acho que não existe problema nenhum em criar uma secção de "design e multimédia". A meu ver e na opinião de muitos utilizadores com quem já troquei ideias sobre isto, seria claramente uma forma de arrumar certas questões que aparecem perdidas no fórum numa zona especifica para isso e ainda enriquecer a "Techzone" com uma área que está claramente a emergir. Para além disso, uma área deste genero não vai contra a filosofia global do fórum já que está intrinsecamente ligada à informática.

Cumps e peço à moderação que pense nisso seriamente.
 
nao sei se ja repararam, mas o que é design tem a haver com programação? Nada. Simplesmente sao ramos diferentes que (por vezes) trabalham para o mesmo fim, mas que têm muito pouco ou nada em comum.


por acaso essa frase está um pouco errada... tu sem design não vendes nenhum programa...mas tambem nao fazes nenhum design sem um programa :p
 
por acaso essa frase está um pouco errada... tu sem design não vendes nenhum programa...mas tambem nao fazes nenhum design sem um programa :p
a tua frase está tambem um bocado errada. eu nao preciso do design para programar, como tambem nao é preciso programar para "design-ar".
Diz-me se, para vender uma aplicação baseada em consola, preciso de design para alguma coisa? Eu acho que nao.

Diz-me que designer fez isto
win31-1-1.png

ou isto?
default-pif.gif
console-app.png



Antes de de 1993 nao havia design? antes de 1987/88 nao havia desgin (anos da gestação/criaçao do photoshop)? Antes de 1947 (ENIAC) nao havia design?
Desgin é muito diferente de programação e diferente de websites.

Queres ver o 1º website de sempre? http://www.w3.org/History/19921103-hypertext/hypertext/WWW/TheProject.html
nao sei o que é que tem haver com design...
Eu sei, estou a ser extremo, mas tenho que ser... Nao faz sentido misturar programação com design.
É como misturar mecanica com design. Lá porque um automóvel foi desenhado por um designer, nao faz sentido meter tudo no mesmo saco, porque uma coisa é a mecanica do automovel, outra é o desenho do automóvel. Sao disciplinas totalmente diferentes.



Eu apoio a criação de uma área especifica de design, nao apoio a (con)fusão de design e programação.

desculpem la qualquer coisinha.
abraço

edit:
Imaginem um post do genero :Tenho uma duvida sobre os dpi que um outdoor deve ter.
ou este: Como criar um logotipo/que cuidados devo ter?

Nao fazem sentido nenhum estarem numa secção que contenha conteudos de programação

Edit 2:
A questao que se coloca aqui é: O que se entende por Webdevelopment?
 
Última edição:
Armadillo estás bastante empenhado nesta luta separação design/programação :P

acho que se podia fazer algo semelhante ao
Digital Life e criar um tópico Development e dentro desse tópico ter programação, web development e design ( mas poderia haver posts no local errado :rolleyes:)
 
Armadillo estás bastante empenhado nesta luta separação design/programação :P

acho que se podia fazer algo semelhante ao
Digital Life e criar um tópico Development e dentro desse tópico ter programação, web development e design ( mas poderia haver posts no local errado :rolleyes:)
;)
Estou empenhado porque acho que faz falta á TZ secçoes unicas para estes temas.
Mais uma sugestao: acho que deveria haver uma secção Artes Gráficas(e afins), que tivesse webdesign (que é diferente de Webdevelopment), design e fotografia (este que está em digital-life). Faz muito mais sentido esta organização do que as que anteriormente foram propostas.
Volto a afirmar: o aspecto visual de um website nada tem haver com programação.
Nao me venham com as animações flash, porque essas fazem parte apenas do univero da programação.
E nao é só por um website ter que ter (ou nao) um layout que se devam misturar estes temas. O que é que uma tabela hash tem haver com um o desenho de um mupi? Nada.:cool:

We are the world! We are the future! ;)

vá, abraços

Edt: A maior parte do webdev que eu faço é puramente de manutenção de sistemas-> nada de design, nem uma letrinha é mostrada nesses processos.
 
Armadillo, não posso concordar a 100% contigo. senão as animações que vês da Pixar também são só programação. Fiz à pouco tempo um jogo em AS3 o qual me deu agua pelas barbas e no fim, aquilo é so programação? Não concordo. Um dia perdi eu a desenvolver o layout do jogo para que seja apelativo.

Mas sim, concordo que nao se deva misturar as duas coisas no forum.
 
layout (que é uma componente visual) é diferente de programação.
nao conheço o trabalhado da pixar, mas certamente têm programadores, designers e animadores(deve ser assim o nome dos que trabalham com Ferramentas3D), cada um pra fazer cada coisa.

Agora, se um designer dá uns toques de HTML, nao se vai misturar design com programação. Alias, HTML nem é uma linguagem de programação.
[ironico]
Eu dou uns toques de musico e até tenho um Laptop com uma placa de som XPTO, vou misturar com o quadro de "programação" com o de "cinema, musica e artes"?[/ironico] :D

espero que se tenha esclarecido a diferença entre programaçao, webdevelopment, webdesign e design . :)

abraço
 
A vertende visual (design) não é o mesmo que programação. Mas é a programação que me vai fazer interagir com o visual do jogo (design). Sem a programaçãa, não havia o jogo. Sem a parte visual, a programação não fazia nada.

Cada vez mais as duas partes estão mais perto uma da outra para chegarem a um fim unico. Obvio que podes so ser programador, ou ser so designer. Mas cada vez mais, hoje em dia tens pessoal a saber das duas coisas e a juntar as duas coisas. Porra, eu não sou especial. Era bom que fosse mas não sou.

Um bom animador dá uns toques em max script, mel, ou pearl. Não é capaz de criar um linux mas consegue com isso fazer movimentos que à mão era bem mais complicado.

Mas esta conversa não leva a lado nenhum. E eu tambem não estou aqui para tentar mudar ninguem, nem eu vou mudar a minha opinião. :P porque senão estava a negar tudo o que faço.
 
a tua frase está tambem um bocado errada. eu nao preciso do design para programar, como tambem nao é preciso programar para "design-ar".
Diz-me se, para vender uma aplicação baseada em consola, preciso de design para alguma coisa? Eu acho que nao.


eu nao disse que era preciso design para programar... disse que era preciso design para vender, quem hoje em dia compra aplicações em modo de consola ?


layout (que é uma componente visual) é diferente de programação.

errado em certas ocasiões... um filme em 3d é um tipo "layout" mas é feito/animado com programação.
já agora... para ti o flash é o que ? hehehehe programação ( scripting ) ou design? :)

como o foxymophandlema diz os dois estao a converger cada vez mais...
 
O flash é uma mistura de muitas coisas. Para mim é uma excelente plataforma para diferentes coisas. Tem uma vertente de programação e outro claramente de design/multimédia. Pode-se controlar um video, como fazer uma aplicação para telemóvel, como implementar um site completo com ligação a base de dados, ou então fazer uma data driven application para executar directamente na máquina. Sei lá, poderíamos estar aqui imenso tempo a discutir isso.

Eu nesta questão dou razão ao Aramdillo. É preciso separar as coisas. Não adianta discutir a questão da programação vs. design, isso não nos vai levar a lado nenhum. Se é verdade que cada vez mais existem pessoas (como eu por exemplo) que andam um pouco pelos dois lados, também é verdade que para se ser realmente bom numa das áreas a especialização é um requesito fundamental.

Aqui no fórum vejo muitas vezes questões na área de webdevelopment que, como o armadillo já disse é bem diferente da área de webdesign, design gráfico ou multimédia, que nada têm a ver com webdevelopment. Porque não separar as coisas? É acima de tudo uma questão de organização do próprio fórum. Existem threads no fórum de webdevolpment que acabam em flames porque nitidamente existe ali pessoal de áreas muito diferentes, e é mais que sabido que, muitas vezes por estupidez de ambas as partes, programadores e designers nestas questões não se dão bem e acabam às picardias.

Seria uma forma de arrumar melhor o fórum. Acho que só haveria pontos positivos numa mudança desse género.

Cumps

EDIT: Seria também interesante ter um feedback sobre esta questão da Administração/Moderação.
 
Última edição:
É muito dificil tentar explicar o que é o design a um português, simplesmente não há cultura para entender o valor e a definição do design, ainda está muito verde em Portugal, a maioria do povo encara um designer como um "desenhador" (lol acho piada a esta tradução que dão ao designer) ou artista quando nada tem a ver.

Não sei até que ponto seria vantajoso criar uma área exclusivamente de design, talvez dar o nome de Grafismo digital ou algo do género, assinaturas e photoshopadas não são design :)

Já sugeri isto várias vezes e nunca deu em nada, há bastantes tópicos criados na secção de web design que nada têm a ver com aquela secção, basta ir à primeira página e encontram-se uns 5 tópicos que justificam a criação de uma nova área.
 
É muito dificil tentar explicar o que é o design a um português, simplesmente não há cultura para entender o valor e a definição do design, ainda está muito verde em Portugal, a maioria do povo encara um designer como um "desenhador" (lol acho piada a esta tradução que dão ao designer) ou artista quando nada tem a ver.

Não vás por aí que me desmancho já aqui a rir com um ou dois exemplos do que os portugueses conhecem por design:D

Infelizmente em Portugal para se ser designer basta trabalhar em Photoshop ou Corel e já se é designer gráfico. Como se as ferramentas fossem o fim em si mesmo e não apenas uma ferramenta para...enfim.

Mas concordo contigo. Uma área especifica para design não. Mas algo do genero Design&Multimédia onde pudessem ser agrupadas todas as dúvidas relativas a softwares como photoshop, illustrator, inDesign, Video, webdesign, Flash na vertente de design e animação, 3D e Motion Design, acho que seria util ao fórum. Sem qualquer dúvida. Apenas não faço a sugestão de juntar aqui tambem a fotografia porque já existe uma secção para isso no fórum. Mas acho que seria útil e coerente estar também neste fórum de Design&Multimédia como uma sub-secção talvez.

Enfim, são só ideias e sugestões para melhorar a TZ que já por si é excelente.

michael c
 
Última edição:
Bem, venho aqui apenas para reforçar a ideia do Armadillo e do michael c.

Design e programação, não estão, de todo, associados. O facto de poder haver "simbiose" entre os dois, não significa que devam permanecer juntos.
E deixo aqui um exemplo:

Recentemente fiz a seguinte peça:
olimpolavatoriosobremovsa2.jpg


Esta peça é um trabalho de design que foi feito a pedido de uma empresa.
(Sim, porque design não são só desenhos malucos no photoshop e illustrator, há muito mais para além disso)

Nunca, durante todo o processo, usei qualquer tipo de programação.

E conforme há este exemplo, há imensos outros, se calhar até melhores.

Design e programação, podem cruzar-se, mas não estão de forma alguma associados.

Por isso aqui fica mais uma opinião a favor de uma secção só de Design e Multimedia.
 
Back
Topo