Crusos CCNA Cisco

A acrescentar ao que o Badmix já disse e muito bem, aproveito para dizer que quem quer seguir redes deve-se preparar para muito mais que um mero CCNA, por experiência própria, ao terminar o CCNA percebi rapidamente a necessidade de aprender mais pois as exigências profissionais "reais" pedem muito mais do que se aprende nesse exame. Rapidamente irão perceber que o CCNP é a base para estar preparado para o mundo do trabalho, o CCNP ou todas as certificações profissionais da CISCO, a isso acrescenta-se outro tipo de certificações que serão sempre uma mais valia, umas viradas para segurança, outras mais para routeamento e switching, outras mais para VOIP, para virtualização de sistemas que agora está na berra.

Resumindo, estudo continuo, se for aquilo que gostamos não queremos outra coisa e tb não podemos ficar estagnados, e....praticar praticar praticar!
 
Obrigado pelos vossos feedbacks. Cada vez mais sinto a necessidade dessa certificação para acrescentar ao curriculo e para além disso enriquecer conhecimentos. Embora a minha formaçao seja na area e trabalhar na area de networking, sinto que consigo absorver muita coisa do que é dado nas formações CISCO.
 
Boas!

Não tenho qualquer experiência de trabalho em redes, gostava de tentar uma carreira profissional na área das redes, será que poderei começar a trabalhar simplesmente com uma certificação CCNA CISCO e ir tirando as outras certificações mais tarde? Ou terei de conseguir primeiro uma certificação mais elevada para encontrar emprego?

Obrigado e cumprimentos.
 
superpara,na minha opinião, quando procuram alguêm com determinada certificação, nomeadamente o CCNA, procuram alguêm com a ambição de querer mais, que tenha facilidade e interesse em aprender. Apenas o CCNA e não tendo experiência profissional na área é pouco pois o certificado em si será para adquirir bases na área. Julgo que as certificações profissionais da CISCO são as mais adequadas para ter apetências para o mercado de trabalho.
 
Obrigado jmalta pela resposta. Eu tenho interesse na área e vontade de aprender, estou a ponderar tirar certificação CISCO mas gostava de saber se já conseguiria trabalhar só com o CCNA e tirar as restantes enquanto trabalhava.
Obrigado pela resposta.
Cumprimentos.
 
É dificil a resposta, é possivel tendo apenas o CCNA entrar na área, talvez como estagiário seria uma hipótese a considerar, isto claro para pessoas á procura de 1º emprego. Para uma oferta de emprego que não seja estágio, depende de quem a coloca, embora na sua grande maioria, exiga, mesmo que seja para "juniors" na área, mais do que além do CCNA, mas como já te disse, tudo tem a ver com a nossa postura, como encaramos as ofertas.

Julgo que o ideal seria, além de tirar o CCNA, aprofundar estes conhecimentos para que assim que possivel possas arranjar algo na área para assim começar a estudar o CCNP, de uma forma outra ou de outra, serás "obrigado" a estudar o CCNP no momento em que começares a trabalhar no ramo.

Espero que tenha sido esclarecedor e feliz natal! :D
 
CCNA

Boas,

Sou licenciado em Informática, mas não tenho grandes bases de redes (Apenas tive 2 cadeiras durante o curso).

Estou a pensar em tirar o certificado da cisco CCNA para começar, quais são as vossas opiniões para auto estudo??

Tenho alguns livros sobre redes, nomeadamente, Administração de Redes e um Livro da FCA sobre Redes Cisco...E alguns tutoriais da net...

Acham que é suficiente??

Já agora, o exame é em Ingles ou Portugues??

Obrigado!
 
Boas choakumchild,

Os livros em português são infelizmente, muito inferiores em relação aos escritos em inglês (EUA). São vagos na matéria, com um nivel de dificuldade fraco, ao mesmo tempo, nem sempre explicam bem que pode ser complicado para começar, nem sequer seguem a exigência dos exames, mesmo o CCNA.

O ideal é sempre complementar o estudo com a documentação no Site da Cisco, uma pessoa muitas vezes pesquisando via google, acaba por lá parar...

A um nivel técnico mais baixo, como é o caso do primeiro exame, o CCNA, é recomendável para complemento os tutoriais em video, que é o caso dos da CBTNuggets, quem desejar um nivel técnico mais aprofundado e para outros exames mais avançados, os melhores são sem dúvida os do INE (InternetNetworkExpert).

Que eu tenha conhecimento, os exames são sempre em inglês e será sempre o melhor caminho a tomar a nivel profissional, material de estudo e no trabalho, estarmos "vontade" com a lingua.
 
Boas,

Sou licenciado em Informática, mas não tenho grandes bases de redes (Apenas tive 2 cadeiras durante o curso).

Estou a pensar em tirar o certificado da cisco CCNA para começar, quais são as vossas opiniões para auto estudo??

Tenho alguns livros sobre redes, nomeadamente, Administração de Redes e um Livro da FCA sobre Redes Cisco...E alguns tutoriais da net...

Acham que é suficiente??

Já agora, o exame é em Ingles ou Portugues??

Obrigado!

Usa sempre o Inglês, não só te ajuda a teres uma maior profundidade na língua mas também lidas com a língua que é usada por defeito.

Tens bons tutoriais na internet, e podes usar os simuladores que te ajudam a compreender o funcionamento de redes.
 
Obrigado pela resposta,

mas tenho mais uma duvida...Há mercado de trabalho na area?? Vale a pena apostar???

Boas choakumchild,

Os livros em português são infelizmente, muito inferiores em relação aos escritos em inglês (EUA). São vagos na matéria, com um nivel de dificuldade fraco, ao mesmo tempo, nem sempre explicam bem que pode ser complicado para começar, nem sequer seguem a exigência dos exames, mesmo o CCNA.

O ideal é sempre complementar o estudo com a documentação no Site da Cisco, uma pessoa muitas vezes pesquisando via google, acaba por lá parar...

A um nivel técnico mais baixo, como é o caso do primeiro exame, o CCNA, é recomendável para complemento os tutoriais em video, que é o caso dos da CBTNuggets, quem desejar um nivel técnico mais aprofundado e para outros exames mais avançados, os melhores são sem dúvida os do INE (InternetNetworkExpert).

Que eu tenha conhecimento, os exames são sempre em inglês e será sempre o melhor caminho a tomar a nivel profissional, material de estudo e no trabalho, estarmos "vontade" com a lingua.
 
Obrigado pela resposta,

mas tenho mais uma duvida...Há mercado de trabalho na area?? Vale a pena apostar???



Usa sempre o Inglês, não só te ajuda a teres uma maior profundidade na língua mas também lidas com a língua que é usada por defeito.

Tens bons tutoriais na internet, e podes usar os simuladores que te ajudam a compreender o funcionamento de redes.
 
Obrigado pela resposta,

mas tenho mais uma duvida...Há mercado de trabalho na area?? Vale a pena apostar???

Sim, nesta área tens sempre trabalho.

Nota que, a matéria é complexa e não é apenas ligar switches e routers, se não também era outra profissão sem muita saída.

E tens sempre a vantagem de que lá fora ( na Europa ) pagam muito bem ( já pagaram melhor ) e tem muita procura.

Tens também de te preparar para trabalhar por turnos, ou estares de prevenção, é uma das coisas inerentes a este tipo de trabalho.

tens aí uma pequena amostra:
http://www.net-empregos.com/listagem_livre2.asp?ZONA=0&CATEGORIA=37&CHAVES=

O problema é que existe muito abutre ( empresas de outsourcing ) por aí a fazer dinheiro à conta do pessoal.
 
Espero mesmo que seja como dizem em relação a trabalho...

Estou a tirar uma Pós-Graduação em redes Cisco, no final quero fazer o exame para o CCNA. O problema é que não tenho experiencia em redes até agora...Só teoria...

Sim, nesta área tens sempre trabalho.

Nota que, a matéria é complexa e não é apenas ligar switches e routers, se não também era outra profissão sem muita saída.

E tens sempre a vantagem de que lá fora ( na Europa ) pagam muito bem ( já pagaram melhor ) e tem muita procura.

Tens também de te preparar para trabalhar por turnos, ou estares de prevenção, é uma das coisas inerentes a este tipo de trabalho.

tens aí uma pequena amostra:
http://www.net-empregos.com/listagem_livre2.asp?ZONA=0&CATEGORIA=37&CHAVES=

O problema é que existe muito abutre ( empresas de outsourcing ) por aí a fazer dinheiro à conta do pessoal.
 
Espero mesmo que seja como dizem em relação a trabalho...

Estou a tirar uma Pós-Graduação em redes Cisco, no final quero fazer o exame para o CCNA. O problema é que não tenho experiencia em redes até agora...Só teoria...

Como é óbvio não vais ficar logo a ganhar rios de dinheiro.

Mas tendo cursos na área facilmente sobes. São só 5 anitos para seres considerado sénior na área :)

Caso pretendas ganhar ainda mais se fores até CCNP ou melhor CCIE ficarias na nata.
A estas certificações podes sempre juntar os da Juniper e os da Checkpoint.

PS: A Pt já começou a recrutar discretamente para o Datacenter da Covilhã ;)
 
Boas pessoal!

Peço desculpa por estar a desenterrar o tópico, mas há tanta info sobre isto e tão dispersa, que só confunde ainda mais. Tenho uma série de perguntas concretas, e agradecia mesmo que alguém me ajudasse ;-)

É o seguinte, estou a terminar um Mestrado Integrado, com a área de especialização principal em Telecomunicações. Gostava de ter um certificado Cisco para juntar ao currículo, antes de entrar no mercado de trabalho.
Assim, gostava de saber:

1 - Dado que já tenho algum background em redes, acham que deva tirar já o CCNP? Ou é necessário tirar o CCNA primeiro?

2 - Se dá para tirar logo o CCNP, é como se também já tivesse feito o CCNA? Isto é, tendo o CCNP assume-se que também adquiri todas as competências referentes ao CCNA (tipo como na Carta de Condução, em que a categoria B aglutina logo motas e assim)?

3 - Os exames têm componente prática? Ou são só escritos/feitos com simulações num computador? Se são só escritos, só estou a pensar gastar € pra inscrição no exame e não em aulas. Portanto, e tendo em conta os preços e que moro em Lisboa, onde me aconselham a fazer o exame?

4 - Os exame têm alturas específicas do ano para serem feitos? Ou dá para fazer em qualquer altura?

5 - É possível tirar o CCNP sendo apenas estudante? Ou é necessário já trabalhar/ter trabalhado em Redes numa empresa? Já agora, sabem se há empresas que financiem está formação aos trabalhadores?

6 - Já agora, em termos de material de estudo, além dos videos da CBT Nuggets, aconselham algum canal no Youtube por exemplo? Ou algum livro (o que for mais completo - não quero perder tempo a saltar de livro em livro)? Ou algum simulador de exames online?

Muito Obrigado, desde já! :-)
 
Última edição:
Boas

1- Para fazeres o CCNP obrigatoriamente tens de fazer o CCNA, assim como para fazeres o CCIE tens de fazer o CCNA e CCNP

2- Não

3- As componentes práticas são feitas em laboratórios virtuais.

4- Qualquer altura do ano

5- O CCNA fazes bem estudanto sozinho e usando emuladores de routers e switchs, Para o CCNP convém ter já alguns equipamentos para implementar os labs.

6- Livros do Tom Lammle, vídeos tudo o que conseguires deitar a mão, Packet Tracer (simulador da cisco para CCNA), Boson etc..
 
Obrigado :)

Então o exame é todo feito em ambiente virtual ou tem também partes por escrito? E que duração tem? Para o fazer tenho que estar integrado numa "turma", ou dá mesmo para chegar a um centro de formação e dizer que quero fazê-lo no dia X?

Já agora, aconselhas algum centro de formação específico? Tipo a Rumos ou assim?
 
Última edição:
7 anos depois de abrir o tópico... Volto a ele
Fico contente porque houve pessoal a vir aqui esclarecer dúvidas.
Agora... Eu ainda tenho algumas!! :)
Fiz a certificação na escola, mas acabei por não ter a certificação final. Ficou a faltar o exame e nunca mais o fiz. Tenho 5 anos de experiência numa outra área, 26 anos e cansado do que faço.
Vale ou não a pena voltar à area de networking? Estou em Lisboa.
Já tentei mudar, mas nada me agrada e vou-me acomodando e dou por mim e colegas recem chegados à empresa ganham quase tanto líquido ao fim do mês quanto eu ... (1800€ brutos, mais seg saúde. Nada de ajudas por fora)

Para mudar para networking... Ia começar muito em baixo, ie, a ganhar pouco? Nunca mais abri sequer um packet tracer...
 
Mas isso é diferente... Ou não?
Aws e azure estão voltadas para a a cloud.
Quando dizes que apostarias numa dessas duas... Refereste a "programação" em cloud, tipo SaaS ou montagem da rede em si?
 
Back
Topo