[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    286
Certo. Mais me ajudas. É que as seguradoras estão a escudar-se no argumento da má utilização por parte de alguns utilizadores (os quais são os azarados do burn-in). Se existem outros utilizadores/consumidores com o mesmo tipo de utilização, mas não demonstram ter o mesmo problema, faz pensar que poderá haver nos nossos paineis (vou utilizar o meu exemplo e o do SArrow) um problema que pode e deve ser encarado como avaria. Essa avaria deve ser reparada ao abrigo do seguro.

Na medida do possível vou tentar manter o forum informado deste problema e resolução do meu caso, mais não seja para ajudar os próximos users que venham a ter burn-in permanente.
 
Atenção que atenuar e prevenir nao é a mesma coisa que evitar.

Tecnicamente só vejo o numero de horas de painel como algo real, tudo o resto sao argumentos intangíveis.

E mesmo assim o número de horas nao prova se sao seguidas ou intercaladas, e por esse motivo temos q ir pela pior hipotese.

A tela oled é composta por elementos de desgaste, nao ha nada a fazer, inevitavelmente se nada avariar um dia todas as oled irão apresentar burn in.

Eu vejo a situação do burn in como algo claro. Um logo no canto, uma cruz, umas marca perceptível é notório que foi usado algumas horas em imagens que tens algo estático.
Quando o problema é um "blur" geral no centro do ecrã, não admito que seja burn in por imagem fixa, mas sim porque seja a ver um noticiário um documentário, um filme ou séries, o centro da imagem é onde por norma estão as caras, as pessoas e os objetos maiores, e isso danifica o painel com o uso.
Por isso estamos precisamente a indicar que uma TV não pode ser usada para ver TV e que se vai estragar.

Por acaso vou tentar entrar no Menu de configurações e tentar saber as horas de visualização do painel.
 
Dado importante, este da média de 5h por dia. Vou ver na minha também o que dará (é necessário o tal comando de serviço para aceder a esse dado?).

O que estamos a debater/argumentar é que uma utilização normal da Tv OLED para ver televisão (canais cabo) numa média de 5 horas dia (imaginemos desde as 18h até às 23h num dia de semana) provocará Burn-in permanente?

As marcas vão ter de se pronunciar sobre isto. Da minha parte vou tentar obter respostas.
 
Dado importante, este da média de 5h por dia. Vou ver na minha também o que dará (é necessário o tal comando de serviço para aceder a esse dado?).
Liga uma pen USB à TV e pressiona o botão azul do Magic Remote 7 vezes consecutivas.
Vais criar dois ficheiros de texto na pen, um com o tempo de utilização outro com o historial.
 
Dado importante, este da média de 5h por dia. Vou ver na minha também o que dará (é necessário o tal comando de serviço para aceder a esse dado?).

O que estamos a debater/argumentar é que uma utilização normal da Tv OLED para ver televisão (canais cabo) numa média de 5 horas dia (imaginemos desde as 18h até às 23h num dia de semana) provocará Burn-in permanente?

As marcas vão ter de se pronunciar sobre isto. Da minha parte vou tentar obter respostas.
Sem dúvida que está tudo relacionado com o número (acumulado) de horas a passar determinado conteúdo.

Mas tão ou mais importante do que isso, é o nível da luz OLED.
Para diferentes níveis de luz, o número de horas até a retenção se tornar permanente só pode variar, e muito.

O que torna muito complicado o processo de chegar a um valor médio de referência.
 
Dado importante, este da média de 5h por dia. Vou ver na minha também o que dará (é necessário o tal comando de serviço para aceder a esse dado?).

O que estamos a debater/argumentar é que uma utilização normal da Tv OLED para ver televisão (canais cabo) numa média de 5 horas dia (imaginemos desde as 18h até às 23h num dia de semana) provocará Burn-in permanente?

As marcas vão ter de se pronunciar sobre isto. Da minha parte vou tentar obter respostas.

Não é apenas uma questão de tempo. Podes ver abaixo claims da LG para os painéis anteriores ao Evo na ordem das 100.000 horas.

Tão ou mais importante, é a forma como o painel é "esticado": conteúdos estáticos e a sua cor, HDR, OLED light, etc.

A Lowe publicou um documento sobre desgaste de painéis OLED onde menciona 30.000 horas para utilização "normal" (whatever that means).

Lowe expected lifetime of OLED panel


A verdade é que vários utilizadores de TV OLED aqui no forum têm problemas com muito menos horas de utilização. Outros não. Não te sei dizer porquê.

Vai partilhando o que descobrires.



"LG is the only manufacturer capable of mass-producing OLED TVs and since the company launched the first OLED TVs it has used a special type of white OLED sub-pixels that passes light through filters. The company has repeatedly said that this method can lower production costs and increase longevity. We now have some numbers.

- "When we first started manufacturing OLED TVs in 2013, their lifespan was some 36,000 hours," said Lee Byung-chul, Vice president for LG Electronics to Korea Times and continued; "technological development has extended it to 100,000 hours now. This is equal to 30 years, if a user watches our OLED TV for 10 hours a day.""
 
Boas pessoal tenho vindo a acompanhar este tópico porque não conhecia muito isto do burn in, e estava a pensar comprar uma 48a16 para um quarto. Pelo o que se tem dito e pelas sugestões da 1ª pagina deve-se manter um conteúdo variado e ativar as ajudas de software. O meu receio é que neste caso o conteúdo seria uns 30min de telejornal de manhã e a noite 1h +- de youtube com aquelas webcams estáticas que os youtubers usam, e um filme ou serie mais ao fim de semana. Por outro lado, por ser para um quarto, o brilho seria sempre baixo ou moderado no caso de estar a ver um filme, e dificilmente estaria ligada mais de 2h por dia, exeto ao fim de semana ai poderá estar um pouco mais. Neste meu caso em especifico é provável que venha a ter burn in nuns 4/5 anos?
 
Fala apenas na mancha e se possível apresenta fotos do que falas com canais de tv e situações reais onde comprova que a mancha afeta a visualização normal. Foi assim que fiz com a 910 e a E6 e o seguro assumiu o defeito e aceitaram. Boa sorte.

Malta,
Estou com esse problema. A mancha.
Accionei o seguro, e apesar de ter perguntado se iriam proceder à reparação do painel na minha morada, a qual disseram que sim (através de chamada - a empresa domesticandgeneral), hoje recebi uma notificação que a empresa afontec (empresa que supostamente dá a assistência tecnica em PT) vem até cá para levantar a TV.

Eu posso deixa-los levar a TV? Sem ter garantias do que vão fazer? Vou correr riscos de receber uma Tv ainda pior do que vai, não? Com riscos e tudo o que possa estar associado a manuseamentos.

Se sim, estou tentado a anular o meu pedido de assistência.
 
Malta,
Estou com esse problema. A mancha.
Accionei o seguro, e apesar de ter perguntado se iriam proceder à reparação do painel na minha morada, a qual disseram que sim (através de chamada - a empresa domesticandgeneral), hoje recebi uma notificação que a empresa afontec (empresa que supostamente dá a assistência tecnica em PT) vem até cá para levantar a TV.

Eu posso deixa-los levar a TV? Sem ter garantias do que vão fazer? Vou correr riscos de receber uma Tv ainda pior do que vai, não? Com riscos e tudo o que possa estar associado a manuseamentos.

Se sim, estou tentado a anular o meu pedido de assistência.

Se pretendes a reparação terás que deixar. As minhas foram para Espanha porque o centro de reparação era lá. Deves acondicionar bem a tv (o ideal seria ainda teres a caixa) e tiras fotos com data do antes e após acondicionamento. No meu caso comprei aqueles rolos de plástico para acondicionar móveis usei bastante e seguiu assim na transportadora.
 
Bem, a muito custo lá deixei ir a Tv.

Tv sony Oled comprada em 2018, com extensão de garantia da Domestic & General (até 5 anos).
Tinha uma pequena mancha no canto inferior esquerdo, que só se notava a 2% do cinza.

Até à data só tinha reparado essa mancha em dois filmes (e na última serie do starwars).

Enviei email para a Domestic a "sondar", pensando eu que iria cair em saco roto. A mancha mal se notava, só em situações bem especificas é que se notava (até pq qd disse que ia accionar a garantia à minha mulher, ela me perguntou onde estava o problema).

Aquando do técnico cá em casa, questionei se valeria a pena perder tempo com isto. Ele viu a mancha na tal situação (coloquei um video do youtube onde sei que essa mancha é destacada). Ele tirou foto e disse que iria levar a tv (só a deixei levar pq ele me assegurou que em principio iriam aceitar o problema).

A empresa que fez a avaliação tecnica foi no meu caso a Afontec.
Já me informaram da Domestic que irei receber uma TV nova e que a minha foi enviada para scrap. A SONY neste caso não faz reparações/substituições de ecrãs OLED, recomendando a substituição de equipamento.


No meu caso, e para minha surpresa, vou receber uma TV nova, 4 anos após a compra.
Posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com o suporte, nunca pensei que por algo relativamente insignificante (isto é, qd tenho visto por aqui imagens de outros utilizadores 1kx piores).

De salientar que em 4 anos a minha OLED tinha ZERO burn in e nada de bandings. O tecnico testou vermelhos, limpo. Oled impecável.
Aparentemente esta mancha era um defeito de fabrico...
 
Ainda bem que correu tudo pelo melhor. Este é um bom exemplo de recomendar o seguro extra pois nunca se sabe. Já troquei 4 tv pelo seguro.
 
Bem, a muito custo lá deixei ir a Tv.

Tv sony Oled comprada em 2018, com extensão de garantia da Domestic & General (até 5 anos).
Tinha uma pequena mancha no canto inferior esquerdo, que só se notava a 2% do cinza.

Até à data só tinha reparado essa mancha em dois filmes (e na última serie do starwars).

Enviei email para a Domestic a "sondar", pensando eu que iria cair em saco roto. A mancha mal se notava, só em situações bem especificas é que se notava (até pq qd disse que ia accionar a garantia à minha mulher, ela me perguntou onde estava o problema).

Aquando do técnico cá em casa, questionei se valeria a pena perder tempo com isto. Ele viu a mancha na tal situação (coloquei um video do youtube onde sei que essa mancha é destacada). Ele tirou foto e disse que iria levar a tv (só a deixei levar pq ele me assegurou que em principio iriam aceitar o problema).

A empresa que fez a avaliação tecnica foi no meu caso a Afontec.
Já me informaram da Domestic que irei receber uma TV nova e que a minha foi enviada para scrap. A SONY neste caso não faz reparações/substituições de ecrãs OLED, recomendando a substituição de equipamento.


No meu caso, e para minha surpresa, vou receber uma TV nova, 4 anos após a compra.
Posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com o suporte, nunca pensei que por algo relativamente insignificante (isto é, qd tenho visto por aqui imagens de outros utilizadores 1kx piores).

De salientar que em 4 anos a minha OLED tinha ZERO burn in e nada de bandings. O tecnico testou vermelhos, limpo. Oled impecável.
Aparentemente esta mancha era um defeito de fabrico...

Vais receber um cartão da Worten no valor da TV que compraste para comprar uma nova.
Esse cartão deve demorar 2 semanas a chegar.
 
Vais receber um cartão da Worten no valor da TV que compraste para comprar uma nova.
Esse cartão deve demorar 2 semanas a chegar.

Não foi na Worten mas numa da concorrência e por acaso recebi hj os vales por email.
O valor que tenho chega e sobra para uma 65A90J. O que acontece ao valor remanescente que fica no cartão? Dá para usar noutros produtos?
 
Não foi na Worten mas numa da concorrência e por acaso recebi hj os vales por email.
O valor que tenho chega e sobra para uma 65A90J. O que acontece ao valor remanescente que fica no cartão? Dá para usar noutros produtos?

Caramba, só a Worten é que obriga a que seja por cartão...
Estou á mais de uma semana á espera de uma carta que vem do estrangeiro e nem registada vem...
 
Caramba, só a Worten é que obriga a que seja por cartão...
Estou á mais de uma semana á espera de uma carta que vem do estrangeiro e nem registada vem...
Na Worten ficas com a vantagem de comprar a TV que escolheres e o que sobrar podes gastar no Continente em mercearia e companhia, ou em qualquer outra loja do grupo.

Não vejo vantagens ou mais valias nos vales.
 
Na Worten ficas com a vantagem de comprar a TV que escolheres e o que sobrar podes gastar no Continente em mercearia e companhia, ou em qualquer outra loja do grupo.

Não vejo vantagens ou mais valias nos vales.

Ai é? Então e se quiser gastar o cartão todo no continente é possível?
É que já comprei a TV e se não receber o cartão nas próximas 3 semanas, não me fazem a substituição do que paguei pelo cartão...
 
Ai é? Então e se quiser gastar o cartão todo no continente é possível?
É que já comprei a TV e se não receber o cartão nas próximas 3 semanas, não me fazem a substituição do que paguei pelo cartão...
Comigo, telefonaram a dizer que tinha sido autorizada a substituição da TV.

Fui à loja onde comprei, escolhi a nova CX, fizeram a regularização da devolução e da compra e entregaram-me o Cartão Dá com o saldo.

Queria comprar uma barra de som, mas não acompanharam o preço da concorrência.

Acabei por comprar noutra loja Worten, ao preço da concorrência, paguei com o cartão e ainda fiquei com umas centenas de euros que acabei por gastar no Continente.

O teu processo é estranho.
 
Back
Topo