[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    285
Como referi, há bastante controvérsia e discussão sobre os valores reais.
Há quem aponte para valores entre 15W e 30W com o arranque rápido ativado.

Não encontro mais-valias suficientes que justifiquem ter o arranque rápido ligado e ganhar 1 ou 2 segundos, se tanto.
 
Como referi, há bastante controvérsia e discussão sobre os valores reais.
Há quem aponte para valores entre 15W e 30W com o arranque rápido ativado.

Não encontro mais-valias suficientes que justifiquem ter o arranque rápido ligado e ganhar 1 ou 2 segundos, se tanto.
Em comprar um daqueles medidores de energia e ver [emoji1] Quando puder experimento já que tenho um
 
Eu escrevi arranque rápido, que também desativei, mas estava a querer referir:

Also new for 2022, Always Ready turns an LG TV into a media display when not in use. Easily set up in the SETTINGS menu, Always Ready is activated with a press of the power button on the LG Remote to transform the screen into a digital canvas for showcasing artwork, keeping track of time or playing music.

Desliga-se nos settings, mas agora não estou ao pé da TV
 
Eu escrevi arranque rápido, que também desativei, mas estava a querer referir:



Desliga-se nos settings, mas agora não estou ao pé da TV
Procura por Quick Start+.
Na minha B1 (menu em PT) Geral -> Dispositivos -> Gestão da TV -> Arranque Rápido+
 
Última edição:
Alguem daqui já comprou tv's de exposição OLED?
Existe forma de salvaguardar burn in neste casos ou mesmo em tv's novas?
Ou seja, algum seguro ou extensão de garantia que seja explicito no que toca abordagem de burn in como um problema e não uma caracteristica inerente à tecnologia OLED?

Obrigado.
 
Última edição:
Alguem daqui já comprou tv's de exposição OLED?
Existe forma de salvaguardar burn in neste casos ou mesmo em tv's novas?
Ou seja, algum seguro ou extensão de garantia que seja explicito no que toca abordagem de burn in como um problema e não uma caracteristica inerente à tecnologia OLED?

Obrigado.
O seguro ou extensão de garantia que queres não existe.

Comprar OLED de exposição é garantia de dores de cabeça, a não ser que se proponham substituir o painel antes de pagares.
 
Quando comprei a minha OLED no passado Novembro, li com alguma insistência que não se devia desligar a TV da tomada.

A minha dúvida é de isto também se aplica quando se vai de férias, por exemplo? Tinha o hábito de desligar grande parte das coisas quando vou de férias tipo TV, consola, box, etc.
 
Li e não me pareceu que se adequasse à minha dúvida. Porque lá fala de desligamentos temporários diários, eu estava a falar de desligar durante vários dias seguidos.
Desliga a TV no comando, aguarda pelo menos uma hora e depois desliga da eletricidade.

Assim, estás seguro que não falhou nada.
 
Li e não me pareceu que se adequasse à minha dúvida. Porque lá fala de desligamentos temporários diários, eu estava a falar de desligar durante vários dias seguidos.
A questão de não desligar a ficha da tomada é só para evitar da possibilidade de interromper uma limpeza de retenção do painel. Daí recomendar (como o @Blue Zee mencionou e bem) de aguardar pelo menos uma hora até desligar a ficha da tomada, para assim garantir que nenhuma limpeza (nem mesmo a mais longa que é efetuada a cada 2000 horas de utilização e que demora uma hora) seja interrompida. A partir daí podes desligar (e manter desligada) a ficha da tomada.

Outra forma de assegurar que a tv já não esteja a efetuar uma limpeza (penso que também foi sugerido pelo @Blue Zee) é de teres um disco ou pendrive ligado à tv. Se a luz desse dispositivo ainda estiver ligado após desligar a tv é porque a tv está a efetuar uma limpeza do painel. Se já não estiver, então é porque já não está a efetuar limpeza e portanto pode seguramente desligar a ficha da tv da tomada.

Outra nota importante, não há qualquer problema de interromper de vez em quando uma limpeza do painel, não fiquem já a pensar que se por algum imprevisto (como por exemplo corte de energia ou esquecimento) tenham interrompido uma limpeza, que isso vai já prejudicar o painel e que vão consequentemente correr o risco de surgir burn-in, apenas deve-se evitar que isso aconteça muitas vezes. Se a tv vai ficar parada por algum tempo (como por ex. quando se vai de férias) aí convém que a tv não fique com uma limpeza interrompida, agora no dia-a-dia não há qualquer problema de interromper uma limpeza e fazê-la umas horas mais tarde ou até mesmo no dia seguinte.
 
Última edição:
Para os novos painéis "EX" a limpeza (compensation cycle) já demora apenas 10 minutos.

How to Tell if your LG OLED TV has an "EX" OLED Panel
Check General > OLED Care > OLED Panel Care > Pixel Cleaning.
If the time in the Pixel Cleaning note is 10 minutes, you have the latest EX OLED Panel.
If the note says 1 hour, then it's a previous panel version (WBE or WBC).
(Both the WBE & EX panels use Deuterium, but EX panels removed the sensing lines used for pixel wear compensation in previous panels. TVs with EX panels use Machine Learning instead of sensor measurements. This resulted in the reduction in time to complete the major compensation cycle from 1 hour to 10 minutes, and removing the sensor lines allows for a higher pixel aperture ratio.)
A press release said EX panels were being shipped after 2nd Quarter 2022.
 
Sei que é recomendado tirar os plásticos da parte de trás das Oled. Eu estava com ideia de colar um suporte para a box android na parte de trás da tv que ia facilitar organização. Isto poderia criar algum problema no painel?
 
Recebi hoje a minha oled c9 da reparação por causa de pixeis queimados , foram 29 dias na garantia embora tenha visto o problema em maio só mandei para garantia o mês passado.

Uma coisa que achei estranho foi o técnico dizer que o ecrã é uma versão melhorada.
 
Última edição:
Sei que não é burn in mas reparei agora nesta grande marca vertical, vi quando estava o ecrã totalmente preto

É uma LG B8, creio que ainda está na garantia, na altura diz extensão na Worten
O que acham?



 
Sei que não é burn in mas reparei agora nesta grande marca vertical, vi quando estava o ecrã totalmente preto

É uma LG B8, creio que ainda está na garantia, na altura diz extensão na Worten
O que acham?

Aparece e é visível noutras ocasiões, streaming, TV box, etc.?
É só desse lado?
 
Back
Topo