[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    286
Aparece e é visível noutras ocasiões, streaming, TV box, etc.?
É só desse lado?
É só deste lado

Notei à noite na Netflix (a ver Peaky Blinders) , mas neste caso das fotos está no Screensaver da LG

Agora de dia não estou a conseguir ver, tenho de testar à noite.

O que será?
 
Nesse modelo já havia a opção "Screenshift"?
Não me lembro do nome em português, mas vê se encontras e desativas, para testar, e ver se muda alguma coisa.
 
Se a tv vai ficar parada por algum tempo (como por ex. quando se vai de férias) aí convém que a tv não fique com uma limpeza interrompida, agora no dia-a-dia não há qualquer problema de interromper uma limpeza e fazê-la umas horas mais tarde ou até mesmo no dia seguinte.
hmmm parece-me que o problema seja precisamente o mesmo de interromper uma limpeza num dia qualquer ou interromper a limpeza antes de ir de férias.

O burn in não se instala porque a tv ficou DESLIGADA 15 dias sem fazer a limpeza. o burn in instala-se sem limpeza e com mais uso prolongado. Se a tv fica desligada, não vai ter mais uso.

pior seria cancelar a limpeza e usar a tv nesses 15 dias consequentes sem mais nenhuma limpeza intermédia. se não usar mais a tb e fizer a limpeza passado 15 dias quando regressar de férias, vai dar ao mesmo que interromper uma qq limpeza durante o ano IMO.
 
hmmm parece-me que o problema seja precisamente o mesmo de interromper uma limpeza num dia qualquer ou interromper a limpeza antes de ir de férias.

O burn in não se instala porque a tv ficou DESLIGADA 15 dias sem fazer a limpeza. o burn in instala-se sem limpeza e com mais uso prolongado. Se a tv fica desligada, não vai ter mais uso.

pior seria cancelar a limpeza e usar a tv nesses 15 dias consequentes sem mais nenhuma limpeza intermédia. se não usar mais a tb e fizer a limpeza passado 15 dias quando regressar de férias, vai dar ao mesmo que interromper uma qq limpeza durante o ano IMO.

O que eu disse foi isto:
(...) agora no dia-a-dia não há qualquer problema de interromper uma limpeza e fazê-la umas horas mais tarde ou até mesmo no dia seguinte.

Eu nunca disse: "cancelar a limpeza e usar a tv nesses 15 dias consequentes sem mais nenhuma limpeza intermédia". Obviamente que isso nunca se deve fazer! Até porque para conseguires fazer isso terias que estar sempre constantemente a interromper a limpeza automática.
 
estou a discordar da primeira parte que dizes "Se a tv vai ficar parada por algum tempo (como por ex. quando se vai de férias) aí convém que a tv não fique com uma limpeza interrompida"

IMO não há problema em interromper uma limpeza e continuar apenas passado 15 dias de férias.

desde que a TV esteja sem uso, tanto podes continuar a limpeza passado umas horas como passado 6 meses.

PS: obviamente que é preferivel em ambos os casos que a limpeza não seja interrompida.
 
Alguém continua este tipo de problemas em algum qdoled de 2022? Estava a pensar comprar uma e estou com receio
O risco de burn-in existe sempre (tal como nos plasmas), simplesmente umas tvs/marcas são mais susceptíveis do que outras.

De acordo com o teste agressivo e de longa duração site do Rtings.com as QD-OLED são de facto mais susceptíveis.
 
A LG é mais resistente a burn in, pelo menos no caso do branco, visto ter um subpixel branco dedicado.

Do melhor para o pior painel WOLED (LG)

Evo EX com MLA - disponível na G3, mas não em todos os tamanhos
Evo EX com heatsink - disponível na G2 e G3
Evo EX sem heatsink - disponível na C2 e C3 (B2 penso que não seja)
EVO (WBE) - disponível na G1 / C1 (CS não sei)
WBC - modelos de 2020 e anteriores
 
Última edição:
Welp, de um momento para o outro notei o que parecem ser vários casos de burn in na minha Oled LG E6 (2016).

Será que a partir de uma certa idade a probabilidade de acontecer aumenta exponencialmente? É que umas "barras" que estão a aparecer notam-se bastante bem num fundo verde, e eu jogo FIFA quase todos os dias e nunca tinha reparado nelas até hoje, ou seja, parece que se agravaram bastante num curto espaço de tempo.

Reparei em:
Logo da app youtube no canto superior direito (o que me faz confusão porque a app passado alguns minutos de inatividade fica em screensaver). Por vezes os miúdos demoram é a escolher que vídeo ver.

Noto também a barra do OS, nomeadamente a parte que tem a lupa de pesquisa.

Noto umas barras em baixo nos lados e uns quadrados também. Estive a correr todos os jogos e assim que pudessem ter ali algo mas nenhum alinha com as marcas de burn in.

Já corri a limpeza dos pixeis e não pareceu ajudar muito...
 
A minha E6 já foi embora em Dezembro de 2020, com burn-in.

Só via TV box, leitor de Blu-Ray e streaming.

Nada de jogos.

Se a tua é também de 2016, já teve uma longa vida.
😉
 
A minha E6 já foi embora em Dezembro de 2020, com burn-in.

Só via TV box, leitor de Blu-Ray e streaming.

Nada de jogos.

Se a tua é também de 2016, já teve uma longa vida.
😉

É de Março de 2016.

A cena que me deixa perplexo é ter parecido ser "de repente". Ainda há pouco para testar visualização de conteúdo em geral meti a andar um pouco do Guardians Vol3 e nota-se mesmo muito no fundo vermelho do logo da Marvel algum do burn in. É algo que eu já deveria ter notado antes se fosse gradual mas não notei nada... :/
 
É de Março de 2016.

A cena que me deixa perplexo é ter parecido ser "de repente". Ainda há pouco para testar visualização de conteúdo em geral meti a andar um pouco do Guardians Vol3 e nota-se mesmo muito no fundo vermelho do logo da Marvel algum do burn in. É algo que eu já deveria ter notado antes se fosse gradual mas não notei nada... :/
As tvs OLED de 2016 já eram muito mais propícias de surgir burn-in do que as atuais. Se só estás a notar agora e até usavas a tv para gaming (Fifa ainda por mais), então já vais com muita sorte. A tua OLED já tem mais de 7 anos.
 
Boas

Comprando uma Oled recente (2022 ou 2023,mais velho nao), há alguma marca ou modelo que esteja claramente atrasado em relacao às melhores tecnologias que evitam/diminuem as chances de Burn-In?
Ou comprando assim tao recente nao preciso de ter cuidado com esse pormenor?
Tive Oled desde 2016 e nunca tive problemas e sei os cuidados a ter mas antes de comecar a pesquisar por uma TV nova queria ter a certeza se nao haveria nada a evitar...
99% certo que se comprar, comprarei LG,Sony ou Philips...dificilmente arriscaria/confiaria noutra marca...

Cumps
 
Boas

Comprando uma Oled recente (2022 ou 2023,mais velho nao), há alguma marca ou modelo que esteja claramente atrasado em relacao às melhores tecnologias que evitam/diminuem as chances de Burn-In?
Ou comprando assim tao recente nao preciso de ter cuidado com esse pormenor?
Tive Oled desde 2016 e nunca tive problemas e sei os cuidados a ter mas antes de comecar a pesquisar por uma TV nova queria ter a certeza se nao haveria nada a evitar...
99% certo que se comprar, comprarei LG,Sony ou Philips...dificilmente arriscaria/confiaria noutra marca...

Cumps
Em testes realizados no ano passado, concluiu-se que as tvs QD-OLED (Samsung S95B e Sony A95K) eram um pouco mais propícias de surgirem burn-in a longo prazo. Confesso que não sei se nas QD-OLEDs deste ano se isso foi melhorado ou não.

Penso que a melhor deste ano no que toca prevenção contra burn-in seja a LG G3 (para além de ainda oferecerem 5 anos de garantia ao painel contra burn-in). Mas de qualquer forma com OLEDs convém sempre haver alguns cuidados.
 
Ainda não sei o meu orçamento e o tamanho que quero porque estou ainda a tratar das coisas com o seguro mas depois virei ao tópico de comprar TV nova para pedir ajuda.
Obrigado já pela ajuda de hoje.

Cumps
 
A minha LG 55A7V, reparei hoje, está com os primeiros sinais de Burn In. O meu filho vai com três anos e meio e o logo do canal panda já se consegue ir percebendo. lol

Fiz o teste no YouTube e em ecrã vermelho já se nota bem o sombreado.

Sempre ligada na ficha.

Cheguei a este tópico, e percebi, tinha a luz OLED nos 100, já reduzi para 60.

Algo a fazer? Nas tais limpezas de painel isto melhora, ou já está perdido?
 
A minha LG 55A7V, reparei hoje, está com os primeiros sinais de Burn In. O meu filho vai com três anos e meio e o logo do canal panda já se consegue ir percebendo. lol

Fiz o teste no YouTube e em ecrã vermelho já se nota bem o sombreado.

Sempre ligada na ficha.

Cheguei a este tópico, e percebi, tinha a luz OLED nos 100, já reduzi para 60.

Algo a fazer? Nas tais limpezas de painel isto melhora, ou já está perdido?
Podes fazer a limpeza, mas se é burn-in, não há nada a fazer, é irreversível.
 
Back
Topo