Cursos Superiores: Design, Multimédia, etc...

Admito que trabalhar por conta própria possa ser um factor que estabilize, nada que meter a cabeça no sítio não ajude. Por outro lado, haverá algo mais tranquilo do que estar em casa, num ambiente perfeito a fazer aquilo que gostamos ? Não há duvida que me atraí. trabalhar por conta de uma empresa, também tem vantagens assim como desvantagens ( a tal "privacidade" e isenção de horários ).

É relativo.:D Eu gosto de estar em casa sossegado a trabalhar. Mas por vezes também me canso de estar sempre no mesmo espaço, eheh. Mas prefiro a estar numa empresa por conta de outrem a ser controlado constantemente. Para trabalhar nesta área por conta de outrém a empresa tem de ter uma ambiente excelente mesmo.

Algo que me deixa confuso é, como freelancer, como é que os trabalhos te aparecem nas mãos ? Ou como é que te apresentas ao "mundo" de maneira a que fiquem a saber que existes e te contactem ? Amigos, famliares ?

De todas as formas e feitios.:D Amigos, familiares, empresas, agências. Uma boa estratégia é enviar portfólio para empresas da área quando estas pedem freelancers. Desta forma terás trabalho constante se fores tu o escolhido para colaborar de forma regular com as empresas. No fundo é tudo aquilo que o Rui Marto disse. Eu antes de ser freelancer trabalhei em duas empresas. Uma das quais ainda hoje colaboro regularmente e que me permitiu criar um portfólio. A partir daí começei a fazer alguns trabalhos para outras empresas. Actualmente já tenho algumas empresas da área com quem regularmente colaboro. Assim, fica sempre mais fácil.

Mas tu se não tiveste tempo para fazer o site, é bom. Até porque ouço muitas vezes, " ha ele está cheio de trabalho ", " é bom sinal ", :P se estás sem tempo para isso, creio que tens as mãos ocupadas, isso é óptimo. Se estou disposto ? Claro ! Sem sacrifício não se chega a lado algum. :)

Relativamente a trabalho felizmente só me posso queixar por excesso.:D

Espera 3anos, e vamos os 2. :D

Não leves a mal, mas espero ir muito antes disso.:007:

Se tivesses que escolher agora um curso, nesta área, que escolhias ? Tendo em conta que não estás mesmo a tomar a iniciativa, até será bom ouvir a opinião de alguém que se encontra na área e não tem mesmo de dar o passo, vês as coisas de maneira diferente.

Honestamente, conhecendo a Universidade e algumas pessoas do curso, iria para Novas Tecnologias da Comunicãção em Aveiro. Não só pelo curso em si mas também pela Universidade que cria excelentes oportunidades para os alunos através do estabelecimento de alguns protocolos com empresas.

Atenção que eu não fiz o curso lá. Eu sou licenciado em Tecnologias da Comunicação pelo Instituto Politécnico de Bragança. Mas a ideia que tenho do curso de NTC e da UA em geral é de que é excelente nesta área. Embora pense que o curso esteja mais virado para a parte de comunicação audiovisual na óptica da comunicação social. Será uma questão de te informares.

Outro de que já ouvi falar bastante bem é esse da UTAD. Parece-me estar também muito bem estruturado.

Cumps,
michael c
 
Algo que me deixa confuso é, como freelancer, como é que os trabalhos te aparecem nas mãos ? Ou como é que te apresentas ao "mundo" de maneira a que fiquem a saber que existes e te contactem ? Amigos, famliares ?
O primeiro passo é definitivamente ter-se um bom portofólio, o resto resume-se a publicidade, eu estou constantemente a fazer publicidade do meu trabalho, sem esta iniciativa um freelancer não vai a lado nenhum porque ninguém o conhece, a partir do momento que és minimamente conhecido a coisa anda por si só, começas a aparecer em blogs e em todo o tipo de sites e afins.

Isto falando de uma perspectiva internacional, falando em termos nacionais o melhor mesmo é ter muitos contactos.

Pessoalmente prefiro trabalhar por conta de uma empresa, apesar de ser menos rentável é bastante mais estável.

E mais uma vez digo, multimédia e design são cursos completamente diferentes, escolhe bem o que queres, não penses que design é saber trabalhar em photoshop, a esmagadora maioria das pessoas não sabe o que é design.
 
O primeiro passo é definitivamente ter-se um bom portofólio, o resto resume-se a publicidade, eu estou constantemente a fazer publicidade do meu trabalho, sem esta iniciativa um freelancer não vai a lado nenhum porque ninguém o conhece, a partir do momento que és minimamente conhecido a coisa anda por si só, começas a aparecer em blogs e em todo o tipo de sites e afins.quote]

:x2:
 
Não tenho formação nem nas áreas de informática nem de design mas, por aquilo que vejo por amigos meus da faculdade:

Os de engenharia informática conseguiram colocações no mercado de trabalho mais depressa devido à polivalência;
Os de multimédia e design são/foram chulados forte e feio nos primeiros anos. os que conseguiram ir construindo um bom portfolio vão conseguindo arranjar melhores trabalhos onde o cacau já é melhor (especialmente os que se meteram por conta própria);
Um amigo meu tirou um curso qq de redes e segurança (não sei o nome do curso nem da instituição) e tá a ganhar balurdios... em Espanha;
Se queres programação pura e dura tira matemática... amigos meus que n seguiram via ensino tá quase tudo com empregos na área da informática.

boa sorte

cumps
 
Para o proximo ano lectivo vai iniciar o curso Design e Multimedia da Universiade de Coimbra. POr isso ainda nao existe feedback deste curso.

Mas posso dar um feedback do primeiro ano de Comunicação e Multimedia. Sobre este curso é mt identico ao de Engenharia de Informatica, so a partir do 3º ano é q começa haver diferenças reais.

Como o novo curso é 50% do DEI (Departamento de Engenharia de Informática) e do DA (Departamento de Arquitectura) vamos ter um misto dos dois, mas mt mais virado pas artes q no q ando agora.

Para o ano estou no novo curso, tal como eu, mts colegas do mesmo curso vao fazer o mesmo. Com acesso directo mt das vagas vão ser nossas xD
 
Rui marto, admito que em casa possa existir motivos de distracção, mas no meu caso, considero que seja um ambiente bastante sossegado. Ou então, ao trabalhar por uma empresa, como disse o michael c, tem de ter mesmo bom ambiente.

Mas penso que seja justo afirmar que um bom trabalho realizado em casa é um grande passo para o nosso trabalho ser reconhecido. :)

michael c
, de facto o de Aveiro parece-em bastante completo, com disciplinas muito boas. Parece-me que impõe algum respeito :p o da UTAD até agora e pelo plano de estudo, é o que puxa mais.

Podes-me dar exemplos de trabalhos que tens realizado ? Apenas para ter uma ideia no que andas metido :P

Levo nada a mal, ora essa :smiliel:

Bio Shadow , a melhor maneira de criar um portfólio será aplicar o que se aprendeu durante os estudos. É claro que o que vais fazer depende bastante do curso. Podes fazer uma distinção de Design e Multimédia. Embora o que eu queira é Multimédia, penso que estou a precisar dum exclarecimento para não fazer alguma burrice :P Se não te importares...

um_nick
, eu quero é não levar com matemática/programação :) Redes até era o que estava previsto tirar... mas já expliquei que para mim, poderá ser bastante mais complicado do que um de multimédia feito, provavelmente, com mais gosto :)

metralha761
, tens informações sobre esse curso ? no site não encontrei nada...

Cptos a todos e um obrigado
 
É assim, um curso de design de comunicação puro baseia-se essencialmente no estudo da tipografia, geralmente há uma cadeira de desenho (figura humana, objectos, etc), outra de projecto (design de livros, cartazes, noções de tipografia, etc), cadeiras teóricas (história da arte, semiótica, psicologias, etc), uma cadeira de informática (noções básicas de Photoshop, Illustrator, Indesign, 3D, etc) e as restantes variam de curso para curso, na minha faculdade, por exemplo, temos uma cadeira específica de tipografia onde se aprende única e exclusivamente a criar fontes (em Portugal é a única faculdade com esta cadeira).

Um curso de design multimédia baseia-se mais em web design, informática, animação 3D, motion design e afins, fica-se apenas pelas bases do design, é muito diferente e varia de faculdade para faculdade, umas tendem para o lado da engenharia, outras para o lado do design.

Mas do que li o que tu realmente queres é multimédia, aposta no 3D, há muita procura de bons modeladores 3D em Portugal :P
 
Um curso de design multimédia baseia-se mais em web design, informática, animação 3D, motion design e afins, fica-se apenas pelas bases do design, é muito diferente e varia de faculdade para faculdade, umas tendem para o lado da engenharia, outras para o lado do design.

Mas do que li o que tu realmente queres é multimédia, aposta no 3D, há muita procura de bons modeladores 3D em Portugal :P

É isto que me interessa !!! :D

Faço-te a mesma pergunta que fiz ao michael c, que curso escolher ?
 
Basicamente um curso de design mesmo, incide mais sobre a parte do desenvolvimento da cultura visual ao nível do design gráfico com muito destaque para a tipografia e para a parte artisitica. Digamos que alguem mesmo de design desenha à mão e é um verdadeiro artista e usa os softwares para exprimir essa parte artistica. Mas o que acaba por ser realmente importante é toda a bagagem cultural/visual que uma pessoa realmente da área de design acaba por absorver ao longo do percurso académico. Conceitos esses relacionados com conceitos da história da arte, semiotica, psicologia...

Alguem da área da multimédia tem um perfil diferente. Domina diversos softwares da area web, video, motion, 3D, fotografia e som e usa TUDO em conjunto para criar suportes de comunicação imersivos. É claro que aqui os conceitos teóricos são menos pertinentes e a bagagem ao nível de conhecimentos de tipografia e design são menos determinantes. No fundo usa os softwares para passar uma mensagem.

Design = arte e comunicação
Multimédia = comunicação usando diferentes suportes

Espero que me tenha explicado da melhor forma.
Cumps,
michael c
 
Melhor ?

Acho que não vale a pena :) O que me deixa algo baralhado é os cursos que têm " design " e " multimédia " na designação. Tenho de tomar especial atenção ao conteúdo, pelo nome sou capaz de me induzir em erro.

Como já ficou esclarecido, multimédia it's the path :P Falta escolher um curso e de prefêrencia que tenha o exame de matemática como prova de ingresso, senão tenho de andar com transferências e meias transferências. :(

Um abraço
 
Muitas vezes os cursos de Multimédia, como o Bio Shadow já referiu, podem estar vocacionados para a parte de design ou de engenharia. Ora, ao terem design na designação, garante, à partida, que o curso está mais vocacionado para parte que te interessa. Mas nada como analisares atentamente o plano curricular e até dirigires-te à Escola para fazer questões a alunos e directores de curso.

Por vezes por email consegues obter informações com os directores de curso. Contudo, não acredites sempre no que eles te dizem porque, como é óbvio, o interesse deles é que o curso que eles representam tenha alunos. O melhor mesmo é fazeres a questão a alunos do curso. Eles vão ser isentos:D

Cumps,
michael c
 
Tens ainda o design (aquele que interessa a muito poucos porque nem sempre é "bonito") industrial, que em vez de se basear na arte, semiótica, psicologia, etc, se baseia na ergonomia, aerodinâmica e outras físicas, funcionalidade, métodos de produção e respectivos custos. Aqui a parte de desenho e projecto assenta principalmente na modelação tridimensional, não só para blueprints de fabrico, como também para as apresentações a clientes e respectivo marketing.

Deixo-te aqui uma imagem que fiz há umas semanas, como exemplo de um trabalho deste tipo:
olimpolavatoriosobremovsa2.jpg


Desinteressante não é?! Mas pronto, é só mais uma "vertente" do design.
 
Eu estou numa licenciatura em artes/ grafismo multimédia na http://www.esap-gmr.com/ e o que te posso dizer é que a nível de software aprendo o básico. Principalmente aprendo muito de construção visual e claro teórico. Tenho e vou ter disciplinas como:

práticas

DESENHO (da figura, do espaço, basico, processos e materiais, desenho animado, entre outros)
"PC" ( design comunicação I (print), design comunicação II (online), design grafico (print), fotografia, desenho digial, som, video, web design).

teoricas
- estetica, historias das artes, hist. do design, cultura contemporanea, teoria dos media, arte interactiva, hist. BD/ ilustração...

como sabem e agora ainda mais com bolonha podemos ter as disciplinas que "queremos", os cursos na mesma universidade estao ligados entre si, e o mais importante é nós podermos frequentar outras disciplinas de universidades diferentes a fim de fazer o nosso currículo académico

visitem o site da uni http://www.esap-gmr.com/
 
Última edição:
Eu andei em design multimédia na UBI, aquilo era uma salgalhada, tinha cadeiras de gestão, marketing, filosofia, letras, desenho, design, informática etc.
Não sei qual o estado dos cursos em Portugal, mas gosto muito do modelo espanhol, em que há um curso de Belas Artes com um primeiro ano troncal com cadeiras obrigatórias e depois fazes os créditos que te restam com cadeiras opcionais divididas em ramos como Audiovisuais, Design Gráfico, Produto e Industrial etc.
Se puderes escolhe um desses cursos (creio que o de Aveiro é assim), desta forma potencializas os teus pontos fortes, além de seres multidisciplinar (o que é muito importante nesta área). O meu conselho é, se não tens noção de desenho não te metas num curso de design, porque vais te sentir muito frustrado
 
Eu andei em design multimédia na UBI, aquilo era uma salgalhada, tinha cadeiras de gestão, marketing, filosofia, letras, desenho, design, informática etc.
Não sei qual o estado dos cursos em Portugal, mas gosto muito do modelo espanhol, em que há um curso de Belas Artes com um primeiro ano troncal com cadeiras obrigatórias e depois fazes os créditos que te restam com cadeiras opcionais divididas em ramos como Audiovisuais, Design Gráfico, Produto e Industrial etc.
Se puderes escolhe um desses cursos (creio que o de Aveiro é assim), desta forma potencializas os teus pontos fortes, além de seres multidisciplinar (o que é muito importante nesta área). O meu conselho é, se não tens noção de desenho não te metas num curso de design, porque vais te sentir muito frustrado

Conselho sensato. Infelizmente o meu também foi um bocado assim. É terrivel termos de ser nós a aprender tudo e sentirmos que afinal o curso onde tamos não era bem aquilo que tavamos a pensar. Embora hoje reconheça a valia de algumas cadeiras teóricas que fiz, na altura foi decepcionante.

O teu conselho parece-me correcto. Um desses cursos com diferentes ramificações é sempre uma excelente opção. Permite avaliar aquilo em que somos melhores e trabalhar isso de forma a potenciar as nossas maiores qualidades.

Cumps,
michael c
 
Michael C, pelo que falamos em PM, achas que o curso da Lusófona me vai permitir isso? É que se sim, acabam-se as dúvidas. O único problema é que, os exames de acesso, nenhum deles corresponde com os que tenho marcado :(
 
Sem dúvida...imagina que eventualmente escolhes a opção de multimédia e até nem gostas. Podes sempre mudar para a de cinema se te agradar mais. Parece-me excelente neste aspecto.

As provas de ingresso é que vai ser mais complicado de facto. Não podes mudar isso ainda?
 
Back
Topo