Cursos Universitários de Design? - PRECISO DE AJUDA !

Engenharia Informática no Instituto Politécnico de Viana doCastelo,mais propriamente na unidade orgânica Escola Superior deTecnologia e Gestão!
Tá aqui o plano de estudos e consequentemente a página do curso:

http://portal.ipvc.pt/portal/page/p...aturas/estg_eng_comp_graf/estg_comput_graf_pl

O que me cativou bastante neste curso foi o facto de eles englobarem a parte Multimédia muito bem!
Tendo em conta que a area que quero é o Design Multimédia, massabendoque se tiver uma base de programação e um nível deconhecimentoinformático forte é um passo mais à frente!
A minha ideia era tirar uma licenciatura e depois tirar uns cursosnaFLAG por exemplo, de não sei quantas horas...paraaprofundarconhecimentos e especializar-me mais em determinadosprogramas que sãoeles: Photoshop, Flash e StudioMax.
Quero tirar um curso sobre cada um deles. Tendo em conta que saireicomuma licenciatura em Engenharia Informática, terei emprego garantidoetodos sabemos que Engenharia é que está a dar, mas como estecursooferece uma parte ligada à Multimédia e pelo que podem verificarcom oplano de estudos, é uma boa oferta com boas matérias ligadas aotema,poderei envergar naquilo que realmente gosto que é a parte doDesigncarregando comigo conhecimentos indispensáveis e muito úteis paraestarbem preparado e com fortes aptidões para a area!

Como houve aqui alguém que falou em Multimédia, de facto, após algumas conversas com pessoal da area é mesmo Multimédia o que pretendo tens razão! Design Multimédia. por aí ..
Na mesma mediante conversas que tive com esse pessoal (que já tem uma empresa e tal), aconselharam seguir uma Engenharia Informática porque pelo que dizem, se souberes bastante bem de programação estás um passo mais à frente mesmo e mesmo que não consigas arranjar por enquanto, algo na area que queres, tens um curso de Engenharia Informática que te possibilita emprego em várias vertentes claro! E disseram que não é por escolher agora Eng. Informatica que acabo com o sonho de ser Design Multimédia! O que eu achei correcto e acho que se calhar têm razão no que dizem. Após a minha pesquisa em cursos e tal, descobri esse no Politécnico de Viana que oferece uma vertente de Multimédia bastante bem elaborada e muito boa pelo que me parece! São 5 anos, 3 anos de Engenharia Informática com alguma Multimédia muito interessante e depois, 2 anos (os últimos anos) só na vertente Multimédia, o que é optimo e dá-me fortes conhecimentos (as ditas asas) para depois poder voar.

Uma cena que não percebi, e quem poder ajudar agradeço, é a cena das vagas!
30 Vagas e depois dizem que 20% são para candidatos residentes no distrito de Braga, Porto e Viana do Castelo.
Não percebi essa cena dos vinte por cento. ??


Que dizem? Sabem cursos melhores ou idênticos? Que acham de tudo que falei?
Sugestões por favor.
Obrigado pelo disponibilidade.
 
Última edição:
Design multimédia é muito diferente de engenharia informática. Se vais para um curso desses com a esperança de saber alguma coisa a sério de design, estás enganado. No curso que referiste, tens 2 cadeiras de design gráfico e 2 de multimédia. Aquilo é porreiro para formar um developer (sabe programar a sério, e tem umas ideias de como o design funciona), mas não é nem de perto, nem de longe, suficiente para formar um designer (multimédia ou outro tipo qualquer).
 
Olá _sSnake_, eu tirei o curso que tu falas, ECGM, mas tem em atenção que o plano de estudos mudou, agora está em bolonha e só tem 3 anos. Quanto á estrutura do curso, as competências que ficas no fim do curso, devo te dizer que aprendes programação, web e desktop com enfase na programação gráfica. Aprendes a trabalhar com vários softwares de imagem, animação , 3D, etc. Só deves ter em atenção que este curso não te fornece qualquer (ou não tem o objectivo) competências na área do design.
Boa sorte para a tua escolha.

A questão da preferência é simples, 20% das vagas são reservadas para pessoal de braga, porto, viana.....

podes ver aqui alguns trabalhos: http://jcgm.estg.ipvc.pt/
e aqui também: http://www.youtube.com/user/jornadasTCGM
e aqui: http://www.youtube.com/results?q=ecgm
e muitos mais vídeos no youtube, procura ecgm, tcgm......
 
Última edição:
Eu, se tudo correr como planeado, vou entrar na ESAP em Guimarães, em Grafismo Multimédia.

Como diria um professor meu, tens que saber o que queres, se queres ser designer, ou decorador de ecrãs.

Se queres ser um decorador de ecrãs não precisas de formação superior nenhuma, hoje em dia a internet dá-nos acesso a 1001 coisas, e uma delas é precisamente a formação prática. Alguém que realmente queira aprender a trabalhar em qualquer software pode fazê-lo perfeitamente sozinho, com um ou dois workshops e fazendo o resto do trabalho em casa. Podes por exemplo tirar um CET, que já te dá uma base razoável, depois tu é que tens que ter autonomia e capacidade de por ti próprio, procurares as coisas.

No entanto, se quiseres ser designer tens que ter em conta que o mais importante será a parte teórica, a tua base de sustentação para a criação. Por isso que eu, avaliei os cursos que estavam disponíveis e este da ESAP parece-me ter uma boa formação teórica, não esquecendo a também importante formação prática.

É uma pena que num país onde a oferta cultural seja tão pouca, ainda privem a pouca que há.

http://www.esap-gmr.com/cursos_licenciatura_grafismo_multimedia.php

Cumprimentos.
 
É exactamente isso. Por vezes as pessoas tendem a confundir os softwares com o design em si. Saber trabalhar em Photoshop ou Illustrator não faz de ninguém designer. Os softwares são um meio e não um fim. E quanto mais cedo perceberes isso, mais rapidamente poderás olhar para a estrutura curricular de um curso e perceber se te interessa ou não.

Saber trabalhar no software 3D Studio Max, por exemplo, serve de pouco se não tiveres noções de planos, de iluminação ou de modelação. O software vai-te permitir colocar em prática os conceitos teóricos que vais aprender ao longo do curso. É isso que vai fazer a diferença de um curso profissional para um curso superior nesta área. Não esperes ao acabar o curso dominar os softwares porque isso não vai acontecer. O que vais ter é uma boa preparação teórica e passar a ver o mundo que te rodeia com outros olhos.

Garanto-te que os softwares são so menor dos teus problemas nesta área. É preciso sim, muita e muita criatividade, um bom sentido estético e muita paixão/dedicação por aquilo se faz. Não é uma área fácil.

Ficam aqui mais duas sugestões no Norte, mais concretamente no IPB - Instituto Politécnico de Bragança:

Licenciatura em Tecnologias da Comunicação
Licenciatura em Multimédia

Googla se tiveres interesse em obter mais informações sobre estes cursos.

Cumps e boa sorte
 
É exactamente isso. Por vezes as pessoas tendem a confundir os softwares com o design em si. Saber trabalhar em Photoshop ou Illustrator não faz de ninguém designer. Os softwares são um meio e não um fim. E quanto mais cedo perceberes isso, mais rapidamente poderás olhar para a estrutura curricular de um curso e perceber se te interessa ou não.

Nem te ensinam isso em curso nenhum universitário. Aqui tens montes de workshops para formação em vário software, mas tudo extra curricular.
 
Nem te ensinam isso em curso nenhum universitário. Aqui tens montes de workshops para formação em vário software, mas tudo extra curricular.

Exactamente. O que quis dizer com aquela frase foi que quanto mais cedo ele perceber que os softwares não são abordados de forma intensiva em termos de ensino superior, mais rapidamente ele pode olhar para as estruturas curriculares dos cursos e ver quais, em termos teóricos, abordam coisas mais relacionadas com aquilo que lhe interessa.

Para aprender softwares nada melhor que lynda.com, foi através desta plataforma que enquanto estudante solucionei muitas dores de cabeça quando tinha de fazer trabalhos práticos. Porque softwares nas aulas, quase nem vê-los...mas mesmo assim tens de fazer e apresentar trabalhos usando esses softwares.


Cumps
 
. Porque softwares nas aulas, quase nem vê-los...mas mesmo assim tens de fazer e apresentar trabalhos usando esses softwares.


Cumps

Aí é que está o cerne da questão :)

Aqui aprende-se Flash e um pouco de Photoshop, mas pouco mais, a nível de software em si. Depois cada um que se desenrasque :\
 
Para aprender softwares nada melhor que lynda.com, foi através desta plataforma que enquanto estudante solucionei muitas dores de cabeça quando tinha de fazer trabalhos práticos. Porque softwares nas aulas, quase nem vê-los...mas mesmo assim tens de fazer e apresentar trabalhos usando esses softwares.


Cumps

Exactamente!
 
Back
Topo