DailyTech: Crytek, Microsoft and NVIDIA Downplay DirectX 10.1

Zarolho

Power Member
Game developers, hardware manufacturers and Microsoft all have something to say about the next-generation DirectX protocol, but none have anything to say too positive

AMD's Radeon HD 3850 and HD 3870 will be two of the hottest graphics adaptors for the 2007 holiday season. The Radeon HD 3800 series, previously codenamed RV670, is a 55nm optical shrink of the 80nm R600 architecture.

One of the only features added to RV670 is the inclusion of DirectX 10.1 support, an API layer that will be rolled out with Microsoft's upcoming Windows Vista Service Pack 1.

When asked about the advantages of picking up a DirectX 10 graphics adaptor today, versus waiting for NVIDIA or AMD DirectX 10.1 products, Microsoft's senior global director of Microsoft games on Windows, Kevin Unangst, replied, "DX10.1 is an incremental update that won’t affect any games or gamers in the near future."

Microsoft isn't the only developer downplaying DirectX 10.1. Cevat Yerli, CEO of Crytek, states,"We pride ourselves on being the first to adopt any important newtechnology that can improve our games so you would expect us to getwith DX10.1 right away but we've looked at it and there's just nothingin it important enough to make it needed. So we have no plans to useit at all, not even in the future."

NVIDIA also has a response for AMD's DirectX 10.1 support, a feature of AMD's new HD 3800 series that the company has been rather vocal about.

NVIDIA's corporate roadmap details plans to include DirectX 10.1 in its ninth-generation GPU architecture, codenamed D9. However, the first D9 processors will not debut until next year, likely after the release of Microsoft's Vista Service Pack 1.

NVIDIA's latest guidance describes DirectX 10.1 as "a minor extension of DirectX 10 that makes a few optional features in DirectX 10 mandatory."


http://www.dailytech.com/Crytek+Microsoft+NVIDIA+Downplay+DirectX+101/article9656.htm

FLOP!!!
 
Tal como eu tinha dito.
As features do DX10.1 já estavam no DX10, mas eram opcionais (tal como as "capability bits" do tempo do DX9).

Por alguma razão se chama "DX10.1" e não "DX11" ou "DX10.0b"...
 
Já que eles estão nessa linha também o DX10 por enquanto não vale a pena...jogo o crysis em DX9 e DX10 e as dierenças gráficas são mínimas, sinceramente para mim são nulas.
E também o devem ser para os tipos da Crytek porque retirarm artificialmente o very high settings do DX9 para não parecer igual ao DX10.
Agora virem dizer que o DX10.1 não acrescenta nada também acho de mau gosto, porque no jogo que eles desenvolveram a única coisa que o DX10 acrescenta é pior performance.

E o que o senhor da Microsoft diz é que o DX10.1 não vai afectar nehum jogo no futuro próximo e isso é mais que obvio...com o tempo que os jogos demoram a desenvolver :).

E o que a Nvidia diz duhh...se tivessem suporte para Dx10.1 nunca diriam isto mesmo que fosse verdade. Não estão cá para dar tiros nos pés. Ou queriam que dissessem que o DX10.1 era muito bom e tinham pena de ainda não term soluções para isso?
 
Última edição:
Isto pode muito bem ser uma manobra de marketing, visto que nestes dias a ATI está receber a atenção toda dos gamers.

Eu preciso de comprar uma gráfica nova e não vai ser de certeza directx 10, mas como não é para já, não sei se vai ser ATI ou Nvidia.
 
Dependendo do que vais gastar, talvez compense uma DX10 que uma VGA DX9... Por exemplo, se fores gastar 200€ numa DX9 mais vale juntares mais uns troquitos (9€) e comprares uma 8800GT que é DX10... Come ***** gráfica DX9 do mercado!
 
Dependendo do que vais gastar, talvez compense uma DX10 que uma VGA DX9... Por exemplo, se fores gastar 200€ numa DX9 mais vale juntares mais uns troquitos (9€) e comprares uma 8800GT que é DX10... Come ***** gráfica DX9 do mercado!

eu penso que ele quis dizer que não ia comprar DX10, mas sim uma com DX10.1...

pelo que esta a afirmar é isso que se entende...


E isto não tem lógica...
Por alguma razão se chama "DX10.1" e não "DX11" ou "DX10.0b"...
 
Esse artigo ta bastante ridiculo pelos tipo de comentarios que fazem.
É puramente um ATi vs Nvidia e não algo que fale sobre as inovações do DX_10.1 e por isso so logo ai tira a razão.

-MS rep was talking in a Nvidia sponsored event so to me his statement was more marketing policy for Nvidia then suggesting that DX10.1 was no good

Apropria Nvidia vai suportar DX_10.1 a partir de Janeiro.... so faltava dizer que o DX_10.1 nao vai existir e que não vai ser lançado para nada.

É fundamental suportar DX_10.1? Nao.
Mas é uma boa fetature que é bom suportar? Sim.

Também da ultima vez que esses senhores falaram o DX_10 iria ser a melhor invençao a seguir á roda e actualmente é a porcaria que se vê, por isso tou crente queagora que eles dizem que não vai ser nada de especial vai acontecer exactamente o oposto :D
 
Última edição:
Tal como eu tinha dito.
As features do DX10.1 já estavam no DX10, mas eram opcionais (tal como as "capability bits" do tempo do DX9).

Se as features que o DX10.1 torna obrigatorias ja estavam incluidas no DX10 mas eram opcionais pq é que as graficas actuais que suportam DX10 não haviam de suportar essas tais features opcionais e assim serem compativeis com o DX10.1? Está ai uma grande confusão que precisa de ser explicada (pelo menos para mim... xD)
 
Se as features que o DX10.1 torna obrigatorias ja estavam incluidas no DX10 mas eram opcionais pq é que as graficas actuais que suportam DX10 não haviam de suportar essas tais features opcionais e assim serem compativeis com o DX10.1? Está ai uma grande confusão que precisa de ser explicada (pelo menos para mim... xD)

O DX_10.1 trás alterações ao hardware e retira algumas limitações ao DX_10.
Nao é uma coisa tão simples assim, porque se fosse o que tu falaste aplicar-se-ia.
Trás performance updates a nivel de shading, texturas, AA.
Os programadores poderão controlar o AA directamente e ainda introduz algumas inovações de lightning e cube maps ou la como se chamava.
 
Tal como eu tinha dito.
As features do DX10.1 já estavam no DX10, mas eram opcionais (tal como as "capability bits" do tempo do DX9).

Por alguma razão se chama "DX10.1" e não "DX11" ou "DX10.0b"...
Pois é por isso que todas as nVidia DX10 vão passar a suportar DX10.1 depois de um update de drivers, como andaste a pregar.

Oh wait..


Not.
 
se fosse apenas + umas features do DX10.0 todos nós com graficas DX10.0 conseguiriamos correr DX10.1 e nao e isso que se passa , é necessario hardwre especifico para o correr , se assim fosse a Nvidia tb nao ia lançar ja no inicio de 2008 novas graficas 9000 series com dx10.1 ...........



em relaçao ao que a crytek disse é perfeitamente normal , nao iam dizer o contrario apos terem lançado um jogo "DX10.0" (nem DX10 é) em parceria com uma companhia que apenas possui graficas DX10.0 neste momento.



Já que eles estão nessa linha também o DX10 por enquanto não vale a pena...jogo o crysis em DX9 e DX10 e as dierenças gráficas são mínimas, sinceramente para mim são nulas.


isso e pk o Crysis "nao e" DX10 , tanto que consegues ter os mesmos efeitos em DX9 com um tweak , ainda nao ha jogos DX10 de raiz

cumps
 
Última edição:
As novas 8800GTS devem vir ainda no fim deste ano.
Naturalmente, como são baseadas no mesmo G92 que já está nas 8800GT, não irá ter suporte DX10.1.

isso é que me leva a crer que todas as graficas que suportam DX10 suportam DX10.1... e podem dar muitas referencias pelo nome.. mas isso não me diz nada..

vamos lá ver o que sai daqui
 
Foi a mesma história do DX8 vs DX8.1.

Na prática e falando em jogos, não me lembro de muitos exemplos em que havia assim uma diferença substâncial entre os 2.
 
Foi a mesma história do DX8 vs DX8.1.

Na prática e falando em jogos, não me lembro de muitos exemplos em que havia assim uma diferença substâncial entre os 2.

exacto , a questao nao e se ha grandes diferenças , ate pk temos como exemplo o DX9 para DX10 que teoricamente deveria ser um salto ainda maior do que dx10.0 >> dX10.1 e no entanto a nivel grafico as diferenças sao minimas ( pelo menos neste momento) em contraste com grande perca de performence , a questao e que e necessario hardwre especifico para correr DX10.1 , tanto o é que a AMD e a Nvidia optaram por o fazer já nesta geraçao de graficas e a microsoft implementar o mesmo ja no Windows Vists Sp1 . O DX10.1 podera ate ser uma ajuda para os game developers que estao a ter algumas dificulades em implementar dx10.0 nos jogos sem terem grandes percas de performance , nao sabemos se um update para DX10.1 os poderá ajudar nesse aspecto..........

Agora dizer que neste momento ter uma grafica com dx10.1 ou dx10.0 e a mesma coisa , isso sim e verdade pk nao ha aplicaçoes DX10.1 tal como se passou durante 1 ano com as graficas dx10.0 , no entanto com o DX10.1 penso que nao devera ser tanto tempo pois penso que basta usarem um Patch DX10.1 nos jogos DX10.0.... .. o trabalho maior ja foi feito : DX9 >> DX10


Cumps
 
Última edição:
Só o facto da Nvidia se juntar também ao lote deve ajudar mais para o DX10.1 ter revelância.

No caso do DX8 vs DX8.1 em que o R200 suportava PS1.4 de raíz, a Nvidia não desenhou hardware específico para essa norma, pelo que só o suportaram depois na GeForceFX que já trazia também suporte para PS2.0.
 
Foi a mesma história do DX8 vs DX8.1.

Na prática e falando em jogos, não me lembro de muitos exemplos em que havia assim uma diferença substâncial entre os 2.
Calma, existia sim uma diferença notável entre PS1.1 e PS1.4.
A diferença residia principalmente em efeitos que as Radeon 8500 faziam numa passagem aquilo que as Geforce4 tinham que fazer em 4.
A diferença entre PS1.1 e PS1.4 foi várias vezes comparada à diferença entre PS2.0 e PS3.0. Ambas conseguem fazer o mesmo mas a segunda tem vantagens a nível de performance.

Existem até alguns jogos que correm apenas em PS1.4 (DX8.1, Radeon 8500) e não correm em PS1.1(DX8, GF3 e GF4 Ti):
Battlefield 2
Battlefield 2: Special Forces
Battlefield 2142
Battlefield 2142: Northern Strike
Hitman: Blood Money
Star Trek: Legacy
Transformers - The Movie
 
Back
Topo