Danfoss NL11F esventrado !!

Apesar de os motores de carro serem similares em funcionamento mecanico os motivos de falhas são bastante diferentes

Primeiro, os compressores não agarram por aquecimento, pois a parte que aquece nos compressores electricos é a bobinagem e não a parte mecanica. A bobinagem queimava muito antes algum componente dilatar (antes disso acontecer o termico desligava a corrente...)

Por falta de oleo de facto podia agarrar, mas não era este o caso.

Desgaste de uso não era, compressor danfoss com 2,5 anos era dificil hehehe... ja vi compressores danfoss com mais de 10 anos a funcionar, funcionar dia e noite, não como numa prommy :)

De facto a biela estava ligeiramente dobrada, e o cilindro riscado devido ao movimento da biela apos partir

Falando em termos de performance, axo que ainda não perceberam que um capilar de 3,2mts vai ter pior performance e não melhor LOL, capilar de 0,7 normalmente uso 2,15 mts :S

Esta prommy estava com 70cms de capilar extra, no meu load tester so dava isto :(

0001.jpg
 
Primeiro, os compressores não agarram por aquecimento, pois a parte que aquece nos compressores electricos é a bobinagem e não a parte mecanica. A bobinagem queimava muito antes algum componente dilatar (antes disso acontecer o termico desligava a corrente...)

não quer dizer que tenha sido essa a causa, mas desde a temp ambiente ~25ºc a 40ºc~60ºc, e até mais, de funcionamento do compressor o material dilata sempre, por muito pouco que seja, as folgas são projectadas para esse efeito ;), senão havia percas de compressão a frio
 
Última edição:
não quer dizer que tenha sido essa a causa, mas desde a temp ambiente ~25ºc a 40ºc~60ºc, e até mais, de funcionamento do compressor o material dilata sempre, por muito pouco que seja, as folgas são projectadas para esse efeito ;), senão havia percas de compressão a frio

qres dizer que num motor em que não ha combustão e que funciona a rpms constantes o pistão iria subir muito de temperatura e o cilindro iria manter-se a uma temperatura constante?

volto a dizer que isto não é um pistão de um motor de combustão... ou seja, não há ignições dentro dos cilindros a 1800ºC, e as rpms mantem-se, não variam desde as 800 ate as 6000++

es mecanico de automoveis? ja te chegaram a oficina motores partidos apos haver cheias e ruas ficarem alagadas? :)
 
qres dizer que num motor em que não ha combustão e que funciona a rpms constantes o pistão iria subir muito de temperatura e o cilindro iria manter-se a uma temperatura constante?
Não, tambem não disse muito

volto a dizer que isto não é um pistão de um motor de combustão... ou seja, não há ignições dentro dos cilindros a 1800ºC, e as rpms mantem-se, não variam desde as 800 ate as 6000++
Não percebi porque frizaste as rpm's, a serio :)

es mecanico de automoveis? ja te chegaram a oficina motores partidos apos haver cheias e ruas ficarem alagadas? :)
E sabe-se bem o que acontece, motores partidos, bielas empenadas.... mas tambem tem a haver com o facto do choque de temperatura dentro do cilindro quando a agua é aspirada pelo motor
 
parece isso ...

axo que ele tá a usar a mesma sucção e o mesmo capilar do compressor antigo.

É outra, claro. Mas está como chegou, testo sempre antes para depois ver a diferença.


Slack, um pistão de motor de combustão atinge a temperatura de operação em segundos devido a temperatura da propria combustão. O cilindro ja demora muito mais tempo a atingir a temperatura de operação. Essa é uma das razões por que acelerar muito o motor a frio pode ser muito prejudicial ao mesmo.
Ja num compressor ambos o compressor e cilindro aquecem a mesma velocidade, a temperatura de pistão e cilindro são muito similares quer a frio quer a quente, havendo portanto um dilatação semelhante quer no cilindro quer no pistão.

Quando um motor a combustão aspira agua normalmente abafa Slack. Cá no Porto chove bastante hehehe, e por desconhecimento as pessoas, depois do motor abafar por aspirar agua têm tendencia a tentar ligar-lo novamente... e é ai que o motor parte... podes perguntar ao teu chefe de oficina :)

EDIT: Lol sou o Blaster... não estou em casa :P...
 
Última edição:
Sim, mas tambem partem instantaneamente, nem sei qual a maior parte dos casos acontece uma ou outra.

BTW: Perguntar ao chefe de oficina?
 
Sim, mas um motor que se abre e volta a soldar não é bem a mesma coisa...

Isto de reabilitar motores é um desenrasca, não um objectivo em si, a meu ver.
 
ok, uma promy diferente, então tá descalibrada certo? ou com o capilar dá -12? :-D

bombinha, pk é k não fica o mesmo? qual é a explicação logica da coisa? se for bem feito, no maximo fica com pior aspecto pois leva uma soldadura nova.

ya, fazer uns transferes, rebobinar com mais ou menos passagens, cortar pistão, retficar cilindro, biela mais curta, rebaixar colaça :D vruum
 
Bem, primeiro não faz sentido reabilitar motores pois há tanto motor na sucata e no lixo por aí fora que não se justifica! A não ser que tenhas um carinho especial pelo motor...

Depois, como tu próprio disseste, pode ficar com mau aspecto. Só por isso não é a mesma coisa. Mas também podes dar calor a mais durante a solda, por exemplo. A tampa depois de rebarbada não é tão fácil de soldar, a solda pode não ficar perfeita e um dia salta-lhe a tampa :lol: . Podes queimar a bobinagem...Sei lá...Mas o mesmo nunca fica.


Mas um soldador competente como tu decerto fará bem o serviço, e o motor ficará como novo. Olha, tens o compressor do sl4ck para consertar, dá o teu melhor :D

PS: "Bombinha"? lol nunca me chamaram isso. Até achei fofo :D
 
Love is in the air!!! :D

Man, agora o que está na moda é eficácia, e recuperar motores, é do best! :)

É amigo do ambiente! :D


(e sempre se poupa uns trocos valentes!)
 
o carter não toca no motor propriamente dito, e a soldadura não é feita propriamente com maçarico, depois axo k não tamos a falar de compressores da sucata...

um nl11f, por exemplo não é assim tão facil arranjar na sucata. e a unica x k fui a uma sucata e olhei para os compressores.... tavam todos ao molho dentro dum contentor à chuva, mesmo k arranjes la algum fechado etc, nem sabes os anos que tem de funcionamento, enfim, não me pareçe assim tão estupido arranjar compressores, algums de 200E ou 300E em perfeito estado de saude, novos por exemplo k apenas teem uma junta lixada.

ha certo tipo de compressores k é facil ter um carinho especial, nem k seja pelo dinheiro que custam. e pela função para que são usados, não é por acaso que se perdem horas a estudar caracteristicas do compressor para o usar em x aplicação. não tenho por abito pegar num compressor ***** para fazer o que quero :S e mesmo assim no que diiz respeito ao barulho por exemplo a maioria das x k usas um compressor k nunca usaste é sempre uma incógnita.

podes arranjar boas coisas na sucata, mas são sempre uma incognita, a não ser k os abras, mas aí ja tamos na mesma lol. é mais facil para mim ter confiança num compressor arranjado, em que vi o estade de saude, do que num que veio da sucata.
mas pronto, sucata all the way.
 
Última edição:
Não disse que era estúpido. É algo de valor arranjar um motor porque é algo diferente, e que nem todos fazem. Mas tentar fazê-lo e conseguir com que fique bem são coisas bem diferentes.

Quanto a ser uma incógnita, não é bem assim...Podes avaliar se o motor está bom, antes de o soldares num sistema, através de alguns testes simples, não precisas de o abrir... O barulho também é algo que se verifica ao ligar o motor para ver se ele arranca.

Em suma, julgo que uma vez por outra em casos especiais como um NL11F,ou se não há mais nenhum motor, pode valer a pena tentar, mas na maior parte dos casos, penso que é trabalho a mais por algo incerto.
 
Última edição:
peço desculpa desenterrar isto, e desta forma abro () no meu não postar nesta parte do fórum.

acabei de abrir uma mach2 GT com factura de 2006 nunca modada! completamente stock. Espanto meu quando vi que de origem vem com 80cm de capilar a mais!! ora vejam la as fotos.

caporigri0.jpg


capmaiscm7.jpg



achei piada suficiente para postar.
 
Última edição pelo moderador:
acabei de abrir uma mach2 GT com factura de 2006 nunca modada! completamente stock. Espanto meu quando vi que de origem vem com 80cm de capilar a mais!! ora vejam la as fotos.

qual o tamanho do resto do capilar? ja vi algumas com 2,4mts e outras com 2mts e menos :)


Ja agora, suponho que vás retirar esses 80cms. Qual o tamanho final que vais meter?
 
Back
Topo