Delidding - i7 4790k & Pasta térmica

Greywolf

Power Member
Boa Tarde,

Valeria a pena fazer delide a um i7 4790k?
Eu tenho-o com oc moderado (através de ai suite) de 4.5 GHz com temperaturas por volta dos 76º .
Sei que cada chip é diferente, mas consoante a média para que valores conseguiria fazer oc?

Outro assunto para não abrir nova thread.
Uso a noctua nt-h1 que tem qualidade.

Porém, desta vez só posso escolher entre algumas e nenhuma delas é noctua.
O que pretendia era uma pelo menos com a mesma performance (eu uso o método da ervilha) e fácil de aplicar, excluindo "liquid metal":

  • Thermal Grizzly Kryonaut (aparentemente a melhor mas muito mais cara)
  • Cooler Master MasterGel Maker
  • Artic Silver 5
  • Thermal Grizzly Aeronaut
  • Artic mx-4
  • Thermal Grizzly hydronaut (-1º grau que o kyronaut)
ps: uso Corsair h100i para cooler do cpu

Cumprimentos
 
Última edição:
Achas que vale a pena por 100mhz ou 200mhz? Nem tens temperaturas más sequer... não te metas nisso. Ganhavas mais performance comprando memórias DDR3 rápidas em segunda mão ou assim do que com o delid.
 
Achas que vale a pena por 100mhz ou 200mhz? Nem tens temperaturas más sequer... não te metas nisso. Ganhavas mais performance comprando memórias DDR3 rápidas em segunda mão ou assim do que com o delid.

As memórias são umas G.Skill tridentx 2400.
Se o overclock não me vai dar mais que 100 mhz não me vou meter nisso.

Quanto à pasta térmica, estou muito inclinado para a Cooler Master MasterGel Maker.
O que achas?
 
O risco e trabalho de abrir o cpu para ter ganhos de 100-200MHz não compensam na minha opinião.
O mesmo para as rams: o gasto não compensa ganhos.

- Compra uma pasta térmica melhor, a temperatura é capaz de baixar um par de graus.

Isso do oc por Ai suite, é a aplicação no windows?
Tira o oc daí, desinstala essa aplicação, e faz oc na BIOS, mas lê sobre o assunto antes - deve haver alguns tópicos de oc nesse cpu por este fórum.
 
O risco e trabalho de abrir o cpu para ter ganhos de 100-200MHz não compensam na minha opinião.
O mesmo para as rams: o gasto não compensa ganhos.

- Compra uma pasta térmica melhor, a temperatura é capaz de baixar um par de graus.

Isso do oc por Ai suite, é a aplicação no windows?
Tira o oc daí, desinstala essa aplicação, e faz oc na BIOS, mas lê sobre o assunto antes - deve haver alguns tópicos de oc nesse cpu por este fórum.


É um software da asus que trabalha em cima da board, portanto, o que queria dizer é que o overclock foi automático.
https://www.asus.com/support/FAQ/1012780/

Das pastas térmicas que listei ( se bem que a Noctua nt-h1 que uso actualmente, tem qualidade) qual é melhor que a pasta da Noctua?

Considerando custo/benificio estou inclinado para a Cooler Master MasterGel Maker.
 
Se ainda por cima tens memórias a 2400, o que é bestante bom para DDR3, é mesmo só mudares pasta térmica, usa uma qualquer das que mencionaste. As diferenças vão ser 1º ou 2º no máximo, depenendo sempre da aplicação até mais do que das marcas... irrelevante.
 
É um software da asus que trabalha em cima da board, portanto, o que queria dizer é que o overclock foi automático.
https://www.asus.com/support/FAQ/1012780/

Das pastas térmicas que listei ( se bem que a Noctua nt-h1 que uso actualmente, tem qualidade) qual é melhor que a pasta da Noctua?

Considerando custo/benificio estou inclinado para a Cooler Master MasterGel Maker.

Sobre esse overclock o mesmo que fosse app do Windows: tirar isso e fazer OC manual.

É fazer reset/definições de fabrica na BIOS depois fazer OC manual.

Pode parecer complicado mas é fácil, basta ler um bocado sobre o assunto.
Para quem estava disposto a fazer delid.. até é bem fácil.

Podes não conseguir mais OC que o que tens mas é muito provável que consigas vcore mais baixo e, com isso, baixar alguns graus a temperatura em load.


Sobre a pasta térmica á uns tempos (1 ano e tal talvez) comprei uma das melhores sem ser as liquid metal que são mais perigosas. Mas não lembro o nome. :/
Se entretanto a vir depois digo.


Mas uma Mx-4 ou Mx-5 já é melhor que a Noctua Nt-h1.
Essa Noctua não é propriamente má, mas com as realmente boas nota-se diferença.
 
Bom dia,

Desde já o meu agradecimento pela ajuda.

Acabei por comprar e aplicar a Cooler Master MasterGel Maker e baixei cerca de 4 graus na temperatura.
A melhor seria a Thermal Grizzly Kyronaut, mas esta que comprei fica a 1 º se tanto (pelo menos nos charts consultados online) quase a metade do preço.
O máximo que obtive em stress test foram 74º e foi um pico num core depois de muitos stress tests seguidos.
Não seria eu a fazer dellid... só pus essa questão aqui para me aperceber se ganharia algo substancial na performance...

Cumprimentos e Obrigado,
 
Última edição:
voltagem usadas no cpu e durante oc ?

Eu não fiz overclock manual, nem tenho pratica para tal...
Simplesmente usei o wizard na bios (asus maximus vii hero).

Porém, ao correr o intel xtu ele dá-me 1,275v com oc a 4.5ghz (base é 4.0 com turbo boost de 4.4).
A voltagem é variável mesmo com as definições por defeito da asus.

1,254v é o valor mais alto registado num único core com frequência de 4.4 ghz, settings por defeito da bios mais perfil xmp.


--------------------------------------------------

Bem, optei por fazer oc manual.
Estive muito tentado a deixar o processador a 4.7ghz mas com a voltagem a 1.3, as temperaturas a baterem nos 80º... optei por recuar... ja que depois de 4 horas de testes (xtu e aida64 extrme) tive um bsod...

Tenho o processador a 4.5ghz com voltagem a 1.21 (adaptativa)... fartei me de correr testes (xtu 2 horas mas aida64 quase uma hora)...


Estou agora a correr o intel burn test (este da me temperaturas a atingir 85º mas no modo de teste very high)... de qualquer das formas não econtrei estas temperaturas nem no aida64 (72º max) nem no xtu (79º max)... porém, a média anda bem abixo dos 80º...

Vou jogar um pouco mas devo de deixar ficar...
 
Última edição:
Fizeste délid com qual pasta termica ao cpu.

Sem delid...
As únicas coisas que fiz quando decidi fazer OC foi comprar mais umas ventoinhas para melhorar a circulação de ar na caixa e mais 2 ventoinhas para o h100i para o por em configuração push and pull... além da massa térmica...

As temperaturas desceram pelo menos uns 5 graus...
 
Testa em prime95 v26.6 blend e depois diz. Se ficar abaixo de 85 a 4.5 não vale a pena delid...

Eu fiz delid no meu 4790k. Tinha temps de quase 100 graus a 4.3 1.15v e ganhei 30 graus no core mais quente e uns 5 no core mais frio e não usei nada exótico, apenas MX5. Também com um h100i com 2 noctuas.

A massa original estava completamente seca. Nem precisei de alcool nem nada, só raspar o IHS.

Hoje uso a 4.5 1.24v 24/7, temps máximas de 85 graus a jogar e 90 ai no prime95. Ainda é um bom bocado, provavelmente só com LM para ter melhores resultados.

Por fim OC automático = erro. No meu CPU metia 1.26v para default só ao activar o XMP...
 
Eu fiz delid com meu i5 8600k consegui baixar temperatura loading testado com prime 29.8 tenho 50°c tenho wc custom cpu + gpu + vrm cm radiador 2x240mm
Pasta termica conductonaut liquid metal.
 
Testa em prime95 v26.6 blend e depois diz. Se ficar abaixo de 85 a 4.5 não vale a pena delid...

Eu fiz delid no meu 4790k. Tinha temps de quase 100 graus a 4.3 1.15v e ganhei 30 graus no core mais quente e uns 5 no core mais frio e não usei nada exótico, apenas MX5. Também com um h100i com 2 noctuas.

A massa original estava completamente seca. Nem precisei de alcool nem nada, só raspar o IHS.

Hoje uso a 4.5 1.24v 24/7, temps máximas de 85 graus a jogar e 90 ai no prime95. Ainda é um bom bocado, provavelmente só com LM para ter melhores resultados.

Por fim OC automático = erro. No meu CPU metia 1.26v para default só ao activar o XMP...



Vou usar o prime 95 (se bem me recordo tem de ser essa versão que indicas ou inferior)...
Com OC a 4.5ghz - 1.21v / 4.6ghz - 1.25v, o intelburntest (Intel(R) Linpack) (de todos os que testei este é o que afecta muito mais a temperatura) atinge 85º de máximo em modo máximo do stress test e só na 3ª ronda do teste (consiste em lançar n de vezes uma carga ao cpu)...
Na primeira carga fica a 81/82º... mas depois começa a subir quando repete a carga (deve de ser a água do h100i quente)...
Muito provavelmente acaba por passar os 85º se repetir consecutivamente o teste.

Também não vou abusar pois gosto de silêncio (nf p12 (x2) 1200rpm + cooler master silencio (x2) mas limitada a umas 1100 rotações em configuração push and pull), portanto há um compromisso entre performance e silencio.

A jogar ou outra actividade qualquer raramente chego aos 70º (só uma vez aconteceu)... com OC a 4.5ghz 1.21v...


Eu fiz delid com meu i5 8600k consegui baixar temperatura loading testado com prime 29.8 tenho 50°c tenho wc custom cpu + gpu + vrm cm radiador 2x240mm
Pasta termica conductonaut liquid metal.

Tens um perfil diferente, muito mais hardcore no que respeita a OC.
 
Se não passa dos 70 a jogar, Deixa ficar assim.

Já agora estes 70 é o core mais quente? que é o que interessa e não o sensor "central".

eu tive que fazer o delid dado que mesmo em jogos ia acima dos 80 graus e com delta de 20+ entre o core mais frio e mais quente, que ia acima dos 30 em testes de stress.
 
Sobre a pasta térmica á uns tempos (1 ano e tal talvez) comprei uma das melhores sem ser as liquid metal que são mais perigosas. Mas não lembro o nome. :/
Se entretanto a vir depois digo.
A que comprei foi a Gelid GC-Extreme. Mas é capaz de ter sido à mais tempo que a comprei, não lembro bem.
 
Se não passa dos 70 a jogar, Deixa ficar assim.

Já agora estes 70 é o core mais quente? que é o que interessa e não o sensor "central".

eu tive que fazer o delid dado que mesmo em jogos ia acima dos 80 graus e com delta de 20+ entre o core mais frio e mais quente, que ia acima dos 30 em testes de stress.


Core package... no único caso que me deu 70º, penso que nenhum core atingiu os 70º
O normal a jogar é 50 a 60º... mas também pes2019 e actualmente um pouco de devil may cry 5... não puxam assim tanto.

-------------
Não consegui encontrar link funcional da versão 26.6 do prime95 então testei com a 26.5:

Temps 4790k 4.5ghz:

- idle 25º

- small ffts 68º max

- blend 62º max

- large ffts 67º max
 
Última edição:
Boas
vou dar-te a minha opinião sobre este assunto nesse CPU vale a pena fazer delid os ganhos são muito bons
eu foi um dos que comprei um i7 4790k e tive bastantes problemas com isso nem mesmo um CORSAIR H110i GT witch 4X NF-A14 industrialPPC-3000 PWM me safou isto em push pull com 3000 rpm batia sempre nos 100ºc sempre que tentava 1.3V/1.25V um desperdício de dinheiro porque na altura ninguém percebia o porque das temps sempre altas e fora da specs abandonei a tentativa de oc e meti um arctic cooling para o dia a dia (isto +/- 2014? talvez não me lembra bem)
este mês decidi que tinha que fazer delid e meti mãos a obra estive a ver a melhor massa térmica que podia meter e era a Coollaboratory Liquid Pro com 80 W / mK e assim fiz.
mas primeiro teste em 2 cpu g3258k que tenho na sala e 1 no sotão e com melhorias e diferenças de 30ºC
chegou hoje a vez do 4790k tive que fazer o delid duas vezes porque da primeira o metal liquido encostou nos micro smd que esta ao lado do cpu(o pc tinha temps altas e desligava-se), limpei refiz o delid melhor e desta vez tudo certo

antes do delid com mx4
km0QHzk.jpg


delid com Coollaboratory Liquid Pro e também no IHS

LraEgvy.jpg


aqui a diferença foi de 20ºC

o próximo passo e ligar hyperthreading e arranjar estabilidade
não tive muita sorte com esta plataforma alem destes problemas no incio troquei de fonte 3 vezes era uma seasonic snow series 1050W queimavam todas nos 5V standby e afinal era da board isto visto na loja, depois mandei a board para a garantia e a asus fez credito quanto a fonte a seasonic não trocou mais deixou credito também
a board problemática era uma asus hero
o cooler que tenho agora é o Noctua NH-U12A muito bom :)
fica aqui a minha experiência e testemunho
muito cuidado com a aplicação da Coollaboratory Liquid Pro porque é condutiva e tive sorte
cumprimentos
 
Back
Topo