Developer confronta cracker

paperless

Power Member
Game Developer Confronts iPhone Software Cracker

The developer of an iPhone game had a nice surprise when it suddenly saw a surge in users. The game had around ten downloads a day from iTunes, which inexplicably transformed into more than 400 users in a single day. The reason - the game got cracked. Read what happened when the developer confronted the cracker.


Whack ‘em All is a newish game for iPhone and iPod Touch, based on the ‘Whack-a-Mole’ idea. The creators are married couple Constance and James Bossert, who together form Fairlady Media.
James told TorrentFreak “We decided to develop a game for the iPhone while driving one evening and over the next couple of months put Whack ‘em All together in our spare time. Altogether, its taken us about 250 hours to develop the game with about 100 hours worth of graphics work and 150 hours worth of development, bug testing and submitting the app to Apple.”
The game is available for purchase via the iTunes App Store and has steadily been achieving around 10 sales a day. It’s pretty cheap, at just 99 cents.
On January 4th, Fairlady Media got all excited. Suddenly they discovered they had over 400 brand new users in a day, but after checking with iTunes, disappointment set in. Only 12 people had actually purchased the game. It turned out that the surge was down to pirates - someone had cracked the game and offered it for free on the web. While mildly encouraged that there is demand for the game, James told us he decided to confront the person responsible to “try and figure out why there was such a strong market for pirated apps.”

“I’m the developer for Whack ‘em All. I noticed you’re being given credit for cracking Whack ‘em All and making it generally available for free,” he said in his opening email to the cracker. “We (just my wife and I) haven’t even made enough money off of this to pay for the iPhone we had to buy to develop it on. Just yesterday 40 times more people got your version of the app than bought it off the app store!” James told the cracker he was curious about his motives.

Surprisingly, the cracker responded:

“As many iPhone and iPod touch owners have discovered, Apple’s iTunes App Store has many flaws which render it useless to the common user,” he replied. “Apple has chosen to allow a multitude of ridiculous, worthless, poorly-represented applications through its ’strict’ screening process, nearly all written by mediocre programmers with a dream of getting rich quick. Many of these programmers game the reviews system, misrepresent their application in the description, and generally try to swindle the honest buyer.”

The cracker, known as most_uniQue, went on to say that people are fed up with wasting money on these type of applications, so they simply stopped buying them. He then went on to offer a solution. “Apple could quite easily solve this problem by implementing a sort of trial period for each application, but they do not. The user is forced to buy blindly without ever getting to try the application first.

most_uniQue told James that he became motivated to crack iPhone games after he bought a few that didn’t live up to their marketing hype, feeling he could help others ‘try before they buy’. “To solve this problem either talk to Apple to allow trials,” he said, “or you can release your game on Cydia with ads.”
James told TorrentFreak that he was happy with the extra exposure generated by the cracked copy of the game, while hoping this would translate into cash to be invested in the development of future projects.

The outcome of this exchange? “My goal would be to get a response from Apple about this,” he told us, while going on to reveal that a free, ad-supported version of the game (and future games) is in the planning.

Fonte

Apesar de não concordar que os motivos apontados pelo cracker justifiquem a pirataria acho que deveria haver alguma froma de experimentar as aplicações antes de as comprar.
 
Já li isto há uns dias, e realmente as justificações dadas pelo cracker dão bem conta da pouca idade mental (e possivelmente física) que ele tem. É a bela da justificação da moda do pessoal que pirateia por piratear, e que dizem que não pagam por uma app porque não tem qualidade, mas usam-na pirateada. É no mínimo genial ...

Pior, a maioria das apps é tão barata que nem sequer consigo entender estas justificações ridículas e incrivelmente infantis.

De qualquer modo, tal como dizes, todas as aplicações deveriam ter um "trial" para se poder comprovar a qualidade ou não das mesmas.
 
Quem fez o jogo poderia ter criado uma "Demo" com limitações do mesmo jogo.
Assim o pirata antes de piratear o jogo poderia ter sacado a demo de borla e ver se realmente o jogo era do agrado dele ou não para depois sim, comprar a versão completa.

ou estou errado ? :009:
 
Quem fez o jogo poderia ter criado uma "Demo" com limitações do mesmo jogo.
Assim o pirata antes de piratear o jogo poderia ter sacado a demo de borla e ver se realmente o jogo era do agrado dele ou não para depois sim, comprar a versão completa.

ou estou errado ? :009:

Mas isso é possível e há várias aplicações que tem uma versão limitada de borla, sendo a mais evoluída paga. Não sei pq que culpam a Apple. A possibilidade está lá, cabe a quem desenvolve a aplicação lançar uma versão demo e outra paga. Claro que concordo que seria igualmente interessante que pudesse existir um periodo de trial da versão completa. Enfim, pode ser que a Apple oiça os seus "clientes". :D
 
Mas isso é possível e há várias aplicações que tem uma versão limitada de borla, sendo a mais evoluída paga. Não sei pq que culpam a Apple. A possibilidade está lá, cabe a quem desenvolve a aplicação lançar uma versão demo e outra paga. Claro que concordo que seria igualmente interessante que pudesse existir um periodo de trial da versão completa. Enfim, pode ser que a Apple oiça os seus "clientes". :D

"Várias aplicações" significa que percentagem nos vários milhares de apps da AppStore?

Penso que a percentagem nem sequer chega aos 5%, por isso afirmar que é possível experimentar as apps antes de as comprar nada mais é que uma falácia.

E a culpa é da Apple sim senhor (afinall de contas quem manda no formato de negócio, quem o idealizou, criou e estabeleceu as regras? Foram os developers? Parece que não.

A verdade é que a Apple gosta de $$$ e óbviamente que prefere que a AppStore funcione na base do: "ai queres experimentar esta app? Então paga! Ai não te satisfaz? Então paga para experimentares outra!"

Assim é sempre dinheiro em caixa para ela e para os developers, ficam todos contentes.

Os clientes? Os clientes que se lixem, aliás cada vez mais a Apple o demonstra. Deus queira que o "Esteves" se reforme depressa e que vá para lá alguém que realmente queira estimar os clientes.

Eu espero ansiosamente por esse dia.

Cheers :)
 
"Várias aplicações" significa que percentagem nos vários milhares de apps da AppStore?

Penso que a percentagem nem sequer chega aos 5%, por isso afirmar que é possível experimentar as apps antes de as comprar nada mais é que uma falácia.

E a culpa é da Apple sim senhor (afinall de contas quem manda no formato de negócio, quem o idealizou, criou e estabeleceu as regras? Foram os developers? Parece que não.

A verdade é que a Apple gosta de $$$ e óbviamente que prefere que a AppStore funcione na base do: "ai queres experimentar esta app? Então paga! Ai não te satisfaz? Então paga para experimentares outra!"

Assim é sempre dinheiro em caixa para ela e para os developers, ficam todos contentes.

Os clientes? Os clientes que se lixem, aliás cada vez mais a Apple o demonstra. Deus queira que o "Esteves" se reforme depressa e que vá para lá alguém que realmente queira estimar os clientes.

Eu espero ansiosamente por esse dia.

Cheers :)


Nada impede um developer de lançar uma aplicação capada, de teste, demo ou como quiserem chamar, à borla. Cabe ao developer fazer isso, não a Apple. O developer pode simultaneamente lançar a versão completamente funcional mas paga. Há vários exemplos na App Store.

O que é mais difícil, mas não impossível, é proporcionarem o teste de aplicações totalmente funcionais durante um período de tempo.

Enfim, parece-me é que é claro que há muitas gente à procura de justificações para a pirataria.
 
Última edição pelo moderador:
O raciocínio é muito bonito mas também lhe apanho muitos "ses".

Para além do trabalho extra do programador em ter 2x versões do mesmo em vez de uma simples trial (que a Apple não permite), o programador teria de disponibilizar essa versão gratuita no seu próprio website/blog/o que seja, havendo um desfasamento entre o serviço de venda e o serviço onde a trial estaria alojada.

Tem muito mais sentido e comodidade, quer para o developer, quer para os utilizadores finais, os serviços paralelos de aplicações, como já foi referido, o Cydia.

Estamos a falar de 99 centimos... a pirataria como forma de "poupar" uns cobres fica sem sentido.
 
Menos verborreia e mais raciocínio. Nada impede um developer de lançar uma aplicação capada, de teste, demo ou como quiserem chamar, à borla. Cabe ao developer fazer isso, não a Apple. O developer pode simultaneamente lançar a versão completamente funcional mas paga. Há vários exemplos na App Store.

O que é mais difícil, mas não impossível, é proporcionarem o teste de aplicações totalmente funcionais durante um período de tempo.

Enfim, parece-me é que é claro que há muitas gente à procura de justificações para a pirataria.


Sim e o bombardeamento de Demos que assistimos desde que o live entrou em cena até foi por iniciativa dos developers e tudo...
Pelo amor de Deus quem pirateia não precisa de desculpas querem apoiar a apple tudo bem agora acho que todo o consumidor tem direito a experimentar um produto antes de adquiri-lo.
Pelo amor da Santinha meu rico pç...
Abraço
 
Sem dúvida, a coisa mais verdadeira que li neste fórum nos últimos tempos!

:)

Bastava teres seguido uma thread que por aqui havia no fórum sobre pirataria (já nem sei onde é que isso anda) para te partires a rir com a decadência moral que vai na cabeça de muita gente.

Quanto à questão das demos, podia haver uma solução nesse sentido, não sei, sinceramente, mas é como eu disse, e como disse o jatbas, piratear para não ter que pagar 99 cêntimos é a mais profunda forma de idiotice humana, e para piorar, a pessoa em causa ainda se acha com razão por fazer o que fez.
 
Em muitos jogos já se lançam versões lite e acho muito bem que se faça, já "perdi" alguns €, por pensar que a aplicação era uma coisa e vem-se a revelar outra! Contudo, agora há mais informação (sites com reviews)e já se pode comprar com mais confiança, mas continuo a achar que demos oficiais grátis seriam a melhor opção, os screenshots não dão a mínima noção de como se comporta a app
 
Sinceramente, por €0.79/app posso comprar 10 apps que façam a mesma coisa até estar satisfeito, sem fazer mossa no fim do mês....
 
Entre pagas e Free, tenho neste momento 210 aplicações no meu iTunes para o meu iPhone 3G e já gastei mais de 80 euros na App Store, por isso as piadas sobre a pirataria, (de péssimo gosto, por sinal), passam-me completamente ao lado.

Continuo a afirmar que o modelo de negócio foi idealizado, criado e imposto aos developers pela Apple (desde quando é que a Apple deixa outros mandarem no que é dela?).

Por isso só não existem versões Lite ou Trials para todas as Apps pagas porque a Apple assim não exigiu (nem exige).

O resto para mim é apenas areia para os olhos.

Cheers :)
 
Sinceramente, por €0.79/app posso comprar 10 apps que façam a mesma coisa até estar satisfeito, sem fazer mossa no fim do mês....

Ainda bem que assim é para ti, mas deixa-me dizer-te que é uma justificação absurda.
Porque é que temos que comprar várias apps até termos o que queremos? Seja 0.79€ ou 9.99€, a coisa é a mesma, é dinheiro.

E a culpa é da Apple sim senhor (afinall de contas quem manda no formato de negócio, quem o idealizou, criou e estabeleceu as regras? Foram os developers? Parece que não.

A verdade é que a Apple gosta de $$$ e óbviamente que prefere que a AppStore funcione na base do: "ai queres experimentar esta app? Então paga! Ai não te satisfaz? Então paga para experimentares outra!"

Assim é sempre dinheiro em caixa para ela e para os developers, ficam todos contentes.

Os clientes? Os clientes que se lixem, aliás cada vez mais a Apple o demonstra. Deus queira que o "Esteves" se reforme depressa e que vá para lá alguém que realmente queira estimar os clientes.

Eu espero ansiosamente por esse dia.

Cheers :)

Estou solidário com o MultiSpeed... será que é desta que o Jobs dá lugar a alguém mais sensível aos interesses dos clientes?
 
Sinceramente, por €0.79/app posso comprar 10 apps que façam a mesma coisa até estar satisfeito, sem fazer mossa no fim do mês....

Nem mais!
Ou muito me engano, há muitos que se queixam de aplicações para o iPhone a 1 Euro, mas que depois não se importam de dar mais de 60 euros por um jogo para a Playstation.:rolleyes:
 
Sempre fui adepto de quem trabalhar, ter o direito de pedir o que quiser pelo seu trabalho, logo a apple e o senhor steve, devem fazer as coisas as sua maneira de forma a se protegerem. Se o fazem da forma correcta ou não, o mercado certamente terá respostas para isso. Pelo que vejo por ai, o pessoal quer tudo dado, e só sabe criticar.
A appstore não esta perfeita, mas pelo menos dá a possibilidade a um programador tirar algum pelo seu trabalho, independentemente se faz uma demo ou não, e nisso a apple está a frente como esteve no momento que criou a iTunes store.

Tenho um iphone e nunca pensei em fazer jailbrake, e acreditem que já comprei algumas aplicações. Sinceramente não compreendo a mentalidade de pessoal que dá 500€ por um telemovel e depois passa a vida a chorar-se por dar 0.79€ por uma aplicação...
 
(...)
Tenho um iphone e nunca pensei em fazer jailbrake, e acreditem que já comprei algumas aplicações. Sinceramente não compreendo a mentalidade de pessoal que dá 500€ por um telemovel e depois passa a vida a chorar-se por dar 0.79€ por uma aplicação...


No que me diz respeito acho que te escapou o cerne da questão. Como disse acima já gastei muito dinheiro na Apple Store e nunca disse que 0,79€ era muito dinheiro.... para uma só app que valha a pena.

Mas passa a ser muito dinheiro quando tens de pagar por 5, 6 ou 10 apps para veres qual é a que realmente te satisfaz.

Resumindo, se só "acertares" à 5ª tentativa, deitaste literalmente ao lixo 3,16€. Se exponenciares isto pelos diversos tipos de aplicações, podes chegar ao fim de um mês com 15€ para o galheiro e com apenas 3 ou 4 apps desse preço que valem a pena.

E isto porquê? Porque a toda poderosa e arrogante Apple decidiu (sim foi ela e mais ninguém) que não existia possibilidade de se experimentar antes de pagar, mas sim que se deveria pagar para experimentar.

As versões Lite que existem, para além de escassas (bem menos de 5% das apps existentes) foram uma decisão de alguns developers e não por requerimento da Apple.

Por isso volto a referir: o problema da appstore é a ganância da Apple que não permite (leia-se, não está interessada) em criar trial versions para o software que vende e com o qual lucra biliões.

Já agora uma pergunta: a tua argumentação tb se aplica a uma app de 2,99€ ou de 5,99€? é que da maneira que alguns aqui falam até parece que a AppStore é a "Loja dos 79 cêntimos". Que eu saiba a maior parte das apps que valem a pena não são a esse preço e que eu saiba a maioria delas não as podes testar antes de pagar.

Cheers :)
 
Última edição:
É sem duvida um argumento valido, mas não um problema só da apple, porque afinal quantas aplicações existem por ai sem uma versão demo. Será que todos os programadores estariam interessados em fazer uma versão demo?! Falamos de um trabalho extra que nem sempre se mostra proveitoso a nível monetário.
Acho que é sem duvida uma ideia que pode ser interessante, mas não resolve o problema, afinal não faltam ai aplicações com demos que não deixaram de ser crackadas por isso.
Penso que a pirataria estará sempre presente. Em áreas como o software podem-se fazer algumas coisas, assim como na área de conteúdos multimédia (estes sim podiam abrir os olhos e adaptar-se a realidade), mas o principal problema está sempre na mentalidade das pessoas...
 
Back
Topo