Infelizmente o Apoio telefónico da Vodafone nem sempre dá informações correctas. Aliás, pensem nisto: Um operador da Vodafone diz ao cliente para passar numa loja e exigir o dinheiro? Em vez de tentar contornar a situação e defender a empresa que lhe paga o ordenado? É no minimo estranho, mas acontece diariamente.
É certo que, quer seja Agente Autorizado ou Loja própria da Vodafone (todas as lojas Vodafone são oficiais, há lojas "oficiosas", mas essas não têm imagem 100% Vodafone) a devolução pode ser feita ou não, conforme a pessoa que vos atende. Praticamente resume-se a isso. Há políticas internas dos Agentes que podem fazer com que recusem logo uma devolução sem margem de manobra. Numa loja própria é mais simples, mas mesmo assim não é tão "toma lá dá cá" a conversa das devoluções.. Apesar da minha loja ser da Vodafone nem sempre devolvemos o dinheiro a um cliente só porque de repente se lembrou que já não gosta do telefone.. A única situação em que a devolução é feita sem serem colocados obstáculos é nas placas de Banda Larga Móvel.
Essa questão do 226 não é defeito, é feitio. São TODOS assim. Pões a carregar, a bateria carrega e aparece no ecrã o texto "bateria carregada", depois desaparece, mas o ícone da bateria continua a "encher". Não há nada a fazer. São os Sagem que são assim. Mesmo o My 411-V é igual. De qualquer das formas, devolveste e pronto. A questão ficou resolvida.
Também trocamos e devolvemos muitos Nokia 5610 porque os clientes queixavam-se que se tiravam a tampa do telefone ele deixava de ler o cartão de memória - devia ser defeito de fabrico! Até que nos disseram que a tampa tem um sensor que quando está aberta impede a leitura do cartão. Enfim. Foram muitos os clientes a reclamar e a exigirem a devolução, etc. E muitos ligaram para o Apoio, explicaram o que acontecia e obtiveram como resposta: "Passe na loja e exija o dinheiro!"
Quanto ao Apoio, voltando a esse assunto porque acho demais! Já muitas pessoas do atendimento 16912/16918 foram despedidas por essa conversa.
Exemplo de uma gravação que eu ouvi: Um cliente ligou para o Apoio a dizer que a Internet estava muito lenta numa Connect Box com 3 dias de uso. Em vez de o assistente encaminhar a chamada para o Apoio Tecnológico, ou tentar ver se o cliente tinha Rede 3G onde usava a placa etc, disse muito rapidamente: "Dispõem de 15 dias para ir à loja devolver. Pode pedir o dinheiro de volta!" O cliente ficou do género: "Ah.. mas eu preciso mesmo da Internet, queria era ver se resolviam isto.." E o assistente: "Pois, mas visto que não funciona como quer, passe na loja e troque por outra placa, e a situação se mantiver, peça o dinheiro." Etc.
Eu sei que o atendimento telefónico é avaliado por tempos de atendimento e aqueles que mais rapidamente despacharem o cliente são os mais beneficiados.. mas assim não dá! O cliente chega à loja com a ideia da devolução e depois, mesmo que a Avaria não seja afinal uma avaria, já não há volta a dar...
Bah. Hoje foi um dia dificil...... :\ ehe