[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

@nunoxad Tenho uma sala dedicada 26m2, feita de raiz e tratada acusticamente com difusores, painéis de absorção e ressoadores de Helmholtz onde habita um sistema 7.2.4 com PJ e tela. O som é fantástico (para o meu gosto :)), mas, como em tudo, procura-se sempre melhorias e, gerir modos (nulos e peaks) em salas pequenas (<50m2), é um desafio.

Uso o REW há uns anos (desde que foi criado como TMREQ, dado que na altura eu tinha um AV da TAG McLaren 32DP) e um Umik-1 que uso para as medições da sala.

Gosto muito de acústica e por isso sempre dediquei (com prazer) horas e horas com experiências, desde equalização paramétrica (como a APP dos SVS), posicionamento de subs, nº de subs, alinhamento temporal, etc... é um mundo de possibilidades.

Nunca liguei muito ao Audyssey, apesar de ter lido bastantes coisas sobre ele e sobre sistemas como o ARC ou Dirac para processamento de som e a teoria acústica da Harman e Toole para posicionamento de subs e outros temas associados à acústica em salas pequenas.
Em teoria, serei mais fã do Dirac (embora ainda não tenha ainda experimentado), isto no reino dos mortais dado que bom mesmo seria o RoomPerfect da Lyngdorf ou o Trinnov, mas recentemente tenho feito mais testes com Audyssey.

Das experiências que fiz, e no meu caso, os factores que tiveram maior impacto na sala (com audições/testes subjectivas e medições) foram:

- 3 ou 4 subs. 2 é bem melhor do que 1, mas, 3 ou 4 não só tornam a resposta em frequência mais linear como garantem que é homogénea em toda a sala (e não só no sweet spot). É fantástico, mas pode ser difícil de implementar (em termos logísticos e financeiros)
- O posicionamento dos subs tem um impacto enorme mas é preciso gostar muito disto para passar horas a fio a fazer medições e mudar equipamentos de sítio (tenho 2 subs, cada um pesa 53Kg...).
- Equalização paramétrica pode ter um bom impacto mas é essencialmente para um ponto da sala (embora possas corrigir para uma média, é uma questão de estratégia) e algo redutor, IMHO. No meu caso foi um compromisso aceitável mas nunca me satisfez plenamente.

Sobre o Audyssey, para ser sincero, de todas as abordagens que fiz foi a que, de longe, melhor resultado e mais impacto teve no meu sistema depois de costumizar a target curve e só corrijo frequências abaixo dos 300Hz. Quer em termos de medições com o REW quer pelo que ouço com as faixas que tipicamente me servem de referência. Diria que com Dirac ou RoomPerfect ainda será melhor (sei que o Dirac usa uma abordagem diferente) mas, para já, e no meu setup, tem muito melhor resultado do que com equalização paramétrica. YMMV.

Não sei se vai funcionar, mas aqui está um exemplo do before & after Audyssey de uma das iterações da resposta dos subs na minha sala


https://meocloud.pt/link/4650845f-140d-4b64-8007-3cef071ca7c4/Subwoofers Audyssey.jpg/

Mav
 
Última edição:
@nunoxad Tenho uma sala dedicada 26m2, feita de raiz e tratada acusticamente com difusores, painéis de absorção e ressoadores de Helmholtz onde habita um sistema 7.2.4 com PJ e tela. O som é fantástico (para o meu gosto :)), mas, como em tudo, procura-se sempre melhorias e, gerir modos (nulos e peaks) em salas pequenas (<50m2), é um desafio.

Uso o REW há uns anos (desde que foi criado como TMREQ, dado que na altura eu tinha um AV da TAG McLaren 32DP) e um Umik-1 que uso para as medições da sala.

Gosto muito de acústica e por isso sempre dediquei (com prazer) horas e horas com experiências, desde equalização paramétrica (como a APP dos SVS), posicionamento de subs, nº de subs, alinhamento temporal, etc... é um mundo de possibilidades.

Nunca liguei muito ao Audyssey, apesar de ter lido bastantes coisas sobre ele e sobre sistemas como o ARC ou Dirac para processamento de som e a teoria acústica da Harman e Toole para posicionamento de subs e outros temas associados à acústica em salas pequenas.
Em teoria, serei mais fã do Dirac (embora ainda não tenha ainda experimentado), isto no reino dos mortais dado que bom mesmo seria o RoomPerfect da Lyngdorf ou o Trinnov, mas recentemente tenho feito mais testes com Audyssey.

Das experiências que fiz, e no meu caso, os factores que tiveram maior impacto na sala (com audições/testes subjectivas e medições) foram:

- 3 ou 4 subs. 2 é bem melhor do que 1, mas, 3 ou 4 não só tornam a resposta em frequência mais linear como garantem que é homogénea em toda a sala (e não só no sweet spot). É fantástico, mas pode ser difícil de implementar (em termos logísticos e financeiros)
- O posicionamento dos subs tem um impacto enorme mas é preciso gostar muito disto para passar horas a fio a fazer medições e mudar equipamentos de sítio (tenho 2 subs, cada um pesa 53Kg...).
- Equalização paramétrica pode ter um bom impacto mas é essencialmente para um ponto da sala (embora possas corrigir para uma média, é uma questão de estratégia) e algo redutor, IMHO. No meu caso foi um compromisso aceitável mas nunca me satisfez plenamente.

Sobre o Audyssey, para ser sincero, de todas as abordagens que fiz foi a que, de longe, melhor resultado e mais impacto teve no meu sistema depois de costumizar a target curve e só corrijo frequências abaixo dos 300Hz. Quer em termos de medições com o REW quer pelo que ouço com as faixas que tipicamente me servem de referência. Diria que com Dirac ou RoomPerfect ainda será melhor (sei que o Dirac usa uma abordagem diferente) mas, para já, e no meu setup, tem muito melhor resultado do que com equalização paramétrica. YMMV.

Não sei se vai funcionar, mas aqui está um exemplo do before & after Audyssey de uma das iterações da resposta dos subs na minha sala

https://meocloud.pt/link/4650845f-140d-4b64-8007-3cef071ca7c4/Subwoofers Audyssey.jpg/

Mav

Quando marcamos aí uma sessão? :D :D Antes de mais parabens pelo sistema que deve estar fantastico. Eu nos proximos dias devo por umas fotos de um espaço aqui em casa que estou a pensar usar para cinema e vou mesmo querer umas dicas suas. Já agora o valor disso deve estar uma coisa astronomica nao? Eu quero um projeto para varios anos mas tenho medo que os valores assustem :D
 
Quando marcamos aí uma sessão? :D :D Antes de mais parabens pelo sistema que deve estar fantastico. Eu nos proximos dias devo por umas fotos de um espaço aqui em casa que estou a pensar usar para cinema e vou mesmo querer umas dicas suas. Já agora o valor disso deve estar uma coisa astronomica nao? Eu quero um projeto para varios anos mas tenho medo que os valores assustem :D

Obrigado, Miguel.

Se eu pensar em termos de sistemas, diria que esta é a versão 5 :). Começou há quase 20 anos, em salas de estar e só as duas últimas versões em salas dedicadas. Tem sido um caminho fantástico quando olho para trás com muitas iterações, mas é (ou pode ser) um hobby caro :). Nem quero fazer contas...
Não é preciso gastar muito para ter um sistema dedicado fantástico, mas pode gastar-se uma fortuna... O importante é ir fazendo aos poucos com sentido e planeamento e desfrutando o processo. Estive em salas dedicadas com setups relativamente 'baratos' onde a experiência cinemática era excelente. Como disse, bem pensado e bem planeado consegue-se resultados muito bons sem custar uma fortuna.

Em termos de imagem, por exemplo, comecei com uma TV de 32", depois Plasma 37"+ tela 81", tela 100", tela 117" e hoje tela de 138" :).

Subs já tive REL, SVS e agora dois JLAudio.

Mav
 
Só aqui uma experiencia:

Já vi um Rel 1508 a tocar melhor que um SVS SB16. Mesma sala, mesmo sistema. Calibração bem feita, e por quem sabe. Não falo de descer aos 16Hz etc e tal... Falo de som rápido, preciso, sem embrulhar o grave. E atenção, eu também tenho um SVS no sistema de cinema :coolshad:

Mais uma vez, não olhem só para os números. Às vezes não dizem nada. :beerchug:
Os numeros em alguns casos sao só numeros mesmo, quando comparas o svs 3000 com o 4000 sem olhar para numeros tenho quase a certeza que vais para o 3000 ;)
no meu caso entre o sb16ultra e o pb3000 optei por o pb3000, ambos ao mesmo preço na altura que comprei, pois parece loucura mas é verdade...porque será?
 
@RMaverick podias colocar umas fotos do teu Home Theater.

Cumps.

Não tenho nada de jeito tirado e não estou em casa para fotografar, mas mais tarde tiro e posto.

Tenho aqui uma no telefone, mas é só da parte da frente

aHcvOA.jpg
[/URL]

Mav
 
@RMaverick
Eu acho que conheço essa sala de outras bandas :rolleyes: e se é a que penso, é só a melhor sala que vi (não ouvi) até hoje num forum :beerchug:

Não é qualquer sub que acompanha a rapidez dessas Focal.
 
Ja agora se quiserem dar uma olhada mais aprofundado no que o minidsp pode fazer para alem do que nao se sabe é so clicar aqui
quem nao conhece pode parecer confuso mas é muito simples, ao inicio perde-se tempo mas depois ja sabendo explorar é bem facil.
deixo um video tambem publicado a pouco tempo que explica muito bem o que é Bass EQ
 
@RMaverick
Eu acho que conheço essa sala de outras bandas :rolleyes: e se é a que penso, é só a melhor sala que vi (não ouvi) até hoje num forum :beerchug:

Não é qualquer sub que acompanha a rapidez dessas Focal.

Esta é uma versão 2.0 daquela que penso que estás a falar :). É um segundo projeto e, como constatas, com muitas semelhanças. Aqui tive mais espaço (pude, por exemplo por uma tela de 138" - na outra era 100") e está (ainda) mais bem tratada acusticamente. Tem mais altura (a noutra seria complicado por as 4 colunas do Atmos, por ex).

Os subs são os da JLAudio e integram muito bem (diria até melhor do que quando tinha as B&W 802D).

Mav
 
@nunoxad Usas a NVIDIA para ver filmes ou só o UB9000?

Eu tenho um NAS onde coloco todos os meus conteúdos (faço rips 1:1 dos meus filmes em MKV e guardo no NAS) e depois uso o Kodi numa Shield (versão 2017). Estou a pensar comprar um BD 4K ou um media center tipo Zappity ou Zidoo se a qualidade de vídeo for melhor... Fizeste alguma comparação da Shield com o Panasonic?

Mav
 
@nunoxad Usas a NVIDIA para ver filmes ou só o UB9000?

Eu tenho um NAS onde coloco todos os meus conteúdos (faço rips 1:1 dos meus filmes em MKV e guardo no NAS) e depois uso o Kodi numa Shield (versão 2017). Estou a pensar comprar um BD 4K ou um media center tipo Zappity ou Zidoo se a qualidade de vídeo for melhor... Fizeste alguma comparação da Shield com o Panasonic?

Mav
Ao usar o kodi nao perdes o hdr? Nao era preferivel o plex?
 
Ao usar o kodi nao perdes o hdr? Nao era preferivel o plex?

Não perdes. Uso o Kodi sempre e activa-me o HDR em quase todos os filmes que vejo.

@RMaverick

Parabéns pelo teu sistema, deve ser qualquer coisa assistir um filme nessa sala :beerchug:

Já tive a Zidoo Z9S e era muito boa em qualidade de imagem mas em streeming era para esquecer.
Agora tenho a Nvidia Shield Pro 2019 e a nível de qualidade não noto diferença para a Zidoo mas em streeming dá-lhe 20 a 0.
Na Zidoo gostava muito da aplicação home theater 2.0 que é uma biblioteca de filmes com muita costumização.
 
Última edição:
@RMaverick sim lado a lado em qualidade de imagem a NVIDIA perde um pouco, nada de grave mas nota-se, tens mais nitidez no UB mas o ponto forte onde notas mais são as cores NVIDIA é prática porque corre praticamente tudo e da sempre para fazer uns jogos para passar tempo, eu não tenho NAS, a utilização da NVIDIA é conjunta com o meu PC, ando para comprar um NAS já a bastante tempo mas ainda não tive a aprofundar muito nesse mundo, normalmente antes de comprar algo passo uns bons dias a procura e a ver comparações etc...ainda não tive essa disponibilidade.

A tua sala não me é estranha não sei se é a mesma, tenho a sensação que não era bem assim que me lembro mas era uma muito semelhante, tá top.
 
pessoal não será bem o tópico indicado mas cá vai. Tenho uma "smart tv" Kubo fracota mas serve para o uso mas navegar nos menus daquilo é super chato. Sabem-me dizer se com um comando "air mousse" daqueles sem fios e que funcionem por bluetooh por exemplo, consigo controlar a tv??
Algum bom modelo que me possam recomendar?
obrigado.
 
Back
Topo