[Discussão] Possível Google Nexus QWERTY slider

jo_Ny

Power Member
Aqui fica a noticia:

http://www.patentbolt.com/2012/04/google-patent-reveals-a-qwerty-styled-smartphone-design.html

Considero um excelente segmento de mercado que a Google não está a aproveitar. O mundo empresarial necessita de smartphones com qwerty fisicos e os slide qwerty proporcionam o melhor de 2 mundos. Com a RIM a não conseguir fazer produtos competitivos e a afundar-se, a HTC já disse adeus a fabricar novos modelos qwerty, os Motorola não chegam à Europa, há uma falha gritante na oferta deste tipo de equipamentos.

O que acham de um Nexus slide qwerty? Compravam? Acreditam que venha a ver a luz do dia?
 
O que acham de um Nexus slide qwerty? Compravam? Acreditam que venha a ver a luz do dia?

Se vem a ver a luz do dia ou não, não sei. Mas caso se concretizasse, eu seria comprador. Note-se que o meu telemóvel anterior era um Nokia E7, que gostei bastante a nível de hardware/utilização. Se houvesse um Nokia E7 com ICS (ou mesmo GB) lá dentro e uma câmara com auto-focus (o cancro do E7 por não ter) eu tinha um com toda a certeza. Para uma utilização mais profissional, com muitas respostas a emails, etc., continuo a achar esse formato o melhor que se pode ter.
 
Última edição:
É um passo atrás em tech que já só serve para alimentar um nicho.
A função da Google é inovar e elevar fasquias, não investir em becos. Posto isto duvido muito que isso vá para a frente, se até dos botões físicos já se livraram... agora seria ridículo lançar um nexus com qwerty.
 
É um passo atrás em tech que já só serve para alimentar um nicho.
A função da Google é inovar e elevar fasquias, não investir em becos. Posto isto duvido muito que isso vá para a frente, se até dos botões físicos já se livraram... agora seria ridículo lançar um nexus com qwerty.

Sim, concordo que assim seja, e a tendência é mesmo essa de acabar com os botões.

Mas às vezes tenho umas certas saudades do teclado do E7.
 
T-Mobile e 2009 pedem o Design de volta :-D

htcg14.jpg



A brincar mas o meu primeiro Android (lagava tanto com o 2.2, coitado).



A falar mais a serio, nao vejo grande sentido hoje em dia num Qwerty, os ecras sao cada vez maiores e mais confortaveis para escrever, ninguem vai fazer um testamento mesmo num Qwerty logo o Touch chega para o que se pretende de um smartphone. Para alem disso, nao consigo achar aparelhos com teclado hoje em dia, bonitos, é o mesmo que a Renault lançar um carro actual com o mesmo desgin de um Renault 5...
 
Última edição:
Parece-me bastante óbvio que isto é uma patente para o HTC Dream/T-Mobile G1 e não de um produto futuro.
 
A questão é que há uma larga faixa de mercado que utiliza equipamentos com qwerty fisico. Por exemplo na minha área 90% dos profissionais andam com BB (por razões de segurança, email, teclado, autonomia etc) mas estes equipamentos deixam bastante a desejar em termos de ux. Nos EUA sempre existe mais escolha com os qwerty da Motorola que se fartam de vender.

Nos últimos tempos alguns governos e grandes corporações têm equacionado migrar os seu staff para produtos e serviços Apple mas é uma solução que não é consensual. Android está longe deste panorama devido às questões de segurança embora para este ano estejam previstos passos significativos por parte da Google neste campo.

Vários oem já têm planos para voltar à carga com qwertys wp8. A google com estas patentes pode pretender dar precisamente um passo à frente em tecnologia, inovando no tipo de slide qwertys que se podem fazer. Os slide qwerty sempre venderam muito bem desde enquanto acompanharam características topo de gama.

(...)

A falar mais a serio, nao vejo grande sentido hoje em dia num Qwerty, os ecras sao cada vez maiores e mais confortáveis para escrever, ninguem vai fazer um testamento mesmo num Qwerty logo o Touch chega para o que se pretende de um smartphone. Para alem disso, nao consigo achar aparelhos com teclado hoje em dia, bonitos, é o mesmo que a Renault lançar um carro actual com o mesmo desgin de um Renault 5...

Este ponto é muito pertinente, e resume-se a produtividade. Para quem usa o smartphone como ferramenta de trabalho, escrever dezenas de emails e msgs por dia é muito mais confortável, rápido e preciso, num qwerty físico do que num touch. Não ficamos constrangidos pelo tempo que levamos a escrever 3 ou 4 linhas; não temos de rever texto e pontuação; não temos de parar tudo o que estamos a fazer porque temos de olhar para o touch e ver onde tocamos; não temos de nos editar a nós próprios (escrevendo menos e pior) por causa do hardware. A experiência em browsing e principalmente em gaming também é muito melhor num modelo com qwerty.

PS: ICS não precisar de botões de menu é uma coisa; smartphones com teclado slide qwerty são outra. Não há uma relação causa-efeito aqui.

Parece-me bastante óbvio que isto é uma patente para o HTC Dream/T-Mobile G1 e não de um produto futuro.

Parece-me também bastante óbvio que não leste a noticia. Isto é uma patente submetida para aprovação em Janeiro deste ano pelo Rubin.

Apesar do mercado neste momento não estar virado para este segmento, são os fabricantes que fazem tendências. Se a Google lançar um Nexus slide qwerty inovador acredito que os outros vão atrás.
 
Parece-me também bastante óbvio que não leste a noticia. Isto é uma patente submetida para aprovação em Janeiro deste ano pelo Rubin.

Parece-te mal. O que acontece é que ao contrário de ti, eu sei que as patentes tanto são submetidas antes de os produtos sairem para o mercado como depois. Por exemplo, em Abril a Apple submeteu patentes para as estruturas das suas lojas de Shangai e do Upper West Side (Nova Iorque), mas isso não quer dizer que vão fazer lojas novas iguais a essas. O que acontece é que estão a patentear trabalho já feito, e é isso que eu acredito que está a acontecer com a patente a que te referes.

De qualquer forma, todo o choradinho à volta da ausência de smartphones qwerty é ridículo. É um mercado relativamente pequeno, e como tal a oferta é também pequena, mas continua a existir. A Motorola tem vários modelos qwerty e ao contrário do que dizes eles chegam à Europa, só não chegam a Portugal porque a Motorola saiu do nosso mercado. Não fiques com esperanças que a Google lance um Nexus qwerty só porque Portugal precisa, uma vez que o resto do mundo está bem servido.
 
Parece-te mal. O que acontece é que ao contrário de ti, eu sei que as patentes tanto são submetidas antes de os produtos sairem para o mercado como depois. Por exemplo, em Abril a Apple submeteu patentes para as estruturas das suas lojas de Shangai e do Upper West Side (Nova Iorque), mas isso não quer dizer que vão fazer lojas novas iguais a essas. O que acontece é que estão a patentear trabalho já feito, e é isso que eu acredito que está a acontecer com a patente a que te referes.

De qualquer forma, todo o choradinho à volta da ausência de smartphones qwerty é ridículo. É um mercado relativamente pequeno, e como tal a oferta é também pequena, mas continua a existir. A Motorola tem vários modelos qwerty e ao contrário do que dizes eles chegam à Europa, só não chegam a Portugal porque a Motorola saiu do nosso mercado. Não fiques com esperanças que a Google lance um Nexus qwerty só porque Portugal precisa, uma vez que o resto do mundo está bem servido.

Mercado pequeno? Sabes por acaso a fatia de mercado da RIM na América do Norte há uns 2/3 anos? Achas que tinha tantos clientes pk? Só a perdeu pq a store da BB é péssima porque o conceito do slide qwerty a nível de trabalho está a anos-luz de apenas touch. Já experimentaste responder a um mail com 1000 palavras num tlm por nao estares com um pc ao pé? Se os putos agora aderiram aos teclados touch é outra história, quem trabalha, entre um e outro seguia para teclado fisico + touch.

Seguramente se a Google quiser apanhar uma grande fatia dos utilizadores da RIM e não só se lançasse um modelo destes. Eu comprava
 
Se houvesse tanto mercado para QWERTY então Android e iOS não deviam ter/estar a crescer exponencialmente e a Nokia e RIM a cair a pique.
E eu escrevo tão rápido num touch como num QWERTY. Então nos meus tempos do Swype...
 
Se houvesse tanto mercado para QWERTY então Android e iOS não deviam ter/estar a crescer exponencialmente e a Nokia e RIM a cair a pique.
E eu escrevo tão rápido num touch como num QWERTY. Então nos meus tempos do Swype...

E achas que a RIM e a Nokia caem porque têm teclados? Ou será porque os SO são inferiores e não têm stores como a Apple e a Google?
 
São gostos.. eu detesto ter de escrever em touch.. por essa razao fui para o xperia mini pro.. telemovel barato, compacto e com qwerty.

Mas o ferraznich tem razão.. Antes de olhar para o telemovel olha-se para o SO. Se não queres ficar limitado pela apple e ter de fazer jailbreak a unica alternativa viavel é o google que disponibiliza uma grande store e um crescimento impressionante.
 
Eu até sou utilizador de BB no tlm e Android no meu tablet (Asus Slider) e aguardo que chegue um tlm Android com qwerty slider que me faça mudar. Os motorola parecem-me optimos mas cá não existem. No tablet sinto o mesmo, ate consigo utilizar o touch algum tempo mas para texto longo para mim é horrivel
 
E achas que a RIM e a Nokia caem porque têm teclados? Ou será porque os SO são inferiores e não têm stores como a Apple e a Google?

Este tipo de coisas nunca é unifactorial, é claro que há diversas variáveis determinantes mas se o teclado QWERTY fosse uma feature tão boa e importante como a querem pintar, então os telemóveis com tal, mesmo com um SO inferior, acabariam por ir vendendo, o que não acontece.

No fundo é muito fácil de resumir esta questão, QWERTY é neste momento um nicho em que as fabricantes vêem como cada vez mais inútil de investir porque não compensam e é moda passada. Uma fabricante agora lançar um flagship com QWERTY era um descalabro, ridículo, tiro no pé e motivo para grandes despedimentos. A tendência é para largar teclas como até já o Samsung Galaxy Nexus veio a demonstrar, não para as acrescentar. Tempos mudam, get used to it porque esperar por um flagship QWERTY não passa de ingenuidade.
 
Este tipo de coisas nunca é unifactorial, é claro que há diversas variáveis determinantes mas se o teclado QWERTY fosse uma feature tão boa e importante como a querem pintar, então os telemóveis com tal, mesmo com um SO inferior, acabariam por ir vendendo, o que não acontece.

No fundo é muito fácil de resumir esta questão, QWERTY é neste momento um nicho em que as fabricantes vêem como cada vez mais inútil de investir porque não compensam e é moda passada. Uma fabricante agora lançar um flagship com QWERTY era um descalabro, ridículo, tiro no pé e motivo para grandes despedimentos. A tendência é para largar teclas como até já o Samsung Galaxy Nexus veio a demonstrar, não para as acrescentar. Tempos mudam, get used to it porque esperar por um flagship QWERTY não passa de ingenuidade.

Não preciso que o anunciem como o salvador do mundo, só que o lancem hehe
 
Aliás, os QWERTY Android são os telemóveis com as piores vendas das fabricantes, incluindo os slider.
Veja-se o caso do SE Pro, até vendeu menos que o Ray (nicho dos mid/high-end ~3.5").

Até me questiono se este ano já foi anunciado algum QWERTY... acho que não.
 
Aliás, os QWERTY Android são os telemóveis com as piores vendas das fabricantes, incluindo os slider.
Veja-se o caso do SE Pro, até vendeu menos que o Ray (nicho dos mid/high-end ~3.5").

Até me questiono se este ano já foi anunciado algum QWERTY... acho que não.

Por não saírem grandes alternativas é que ainda se vende BB. Nos EUA saíram o droid 3, o epic 4g e outro q n me estou a recordar do nome. Lá têm sucesso. Vá-se la saber pk, crazy yankees
 
Aliás, os QWERTY Android são os telemóveis com as piores vendas das fabricantes, incluindo os slider.
Veja-se o caso do SE Pro, até vendeu menos que o Ray (nicho dos mid/high-end ~3.5").

Até me questiono se este ano já foi anunciado algum QWERTY... acho que não.

É com pena que vejo esse mercado afundar. Sou dono de um SE Xperia Pro e não me vejo usar um full touch, e sim, já experimentei muitos.

Se esta noticia se concretizar, pode ser que venha a ser o meu futuro telemóvel:P
 
Para mim essa conversa de não conseguir escrever em touch é apenas uma questão de hábito... E então agora com teclados como o SwiftKey X (por exemplo) é perfeitamente possível escrever depressa e bem num touch...
 
Back
Topo