Multiplataforma Discussão sobre Consolas da Nova Geração [Hardware, Comparações Técnicas] - REGRAS 1º POST

Para mim, a estratégia da AMD é primeiro criar um standard industrial e penetrar em massa a industria dos jogos. Aqui, eles querem começar com uma solução suficientemente boa, mas também simples de integrar e universal para todos os GPUs.

É claro que o FSR agora é uma tecnologia de software, e vai continuar a evoluir e incorporar técnicas mais avançadas, mas talvez o mais importante é que quando o FSR se tornar ubíquo e disponível em todos jogos, a AMD vai comercializar gráficas que irão ter suporte de FSR por hardware, ou seja, bem mais eficientes do que placas que não têm esse suporte.

Como em tantos exemplos que temos de tecnologia, o melhor muitas vezes perde com a solução mais barata e mais abrangente.
 
Última edição:
A AMD já disse publicamente que este FSR é apenas a primeira versão. E que têm um roadmap com muitas ideias para implementar e melhorar o FSR.
Fica atrás do DLSS 2.0 e até do TAAU da Epic, mas mesmo assim obtém bons resultados.
Para uma primeira versão, está bom, muito melhor do que o DLSS 1.0
 
Pessoal, um conselho. Tenho PS5 e queria comprar uma Xbox para aproveitar o GPU. Vale a pena esperar pela X que não há stock ou vou já numa de S? Os 3° party serão para jogar na PS5 por isso será mesmo só para o GPU para aproveitar os exclusivos. Irei notar uma diferença grande da PS5 para a S em termos de performance? Não queria sentir muito que agora já estou habituado. A S dá na boa 60 fps na maioria dos jogos, por exemplo?

Os multi na PS5 porque ficam quase à borla. Compro físico no lançamento com desconto e depois aproveito o mercado de usados que na PS5 é mais ativo. A diferença da X para a PS5 para mim não é suficiente para isso ser motivo para ir para a X em vez da S.

Não conto gastar 1€ em jogos na Xbox fora do GPU por isso a falta da drive também não me preocupa.

A minha única dúvida é se vou notar uma diferença de performance grande da S para a PS5, o que na X não sentiria.

Em termos de resolução, sem dúvida. E nos jogos da geração anterior, estarás a jogar a versão One S, que é a inferior.
Se isto é impeditivo para ti, só tu saberás. Eu comprei a S na mesma premissa que tu e acabei por mudar para a X pois acho-a melhor para aquilo que procuro (também tenho a PS5)
Era mesmo isso. Vou esperar pela X então. Queria aproveitar a promoção da Worten mas há de haver outras. Obrigado.
 
Em princípio irás notar, principalmente na resolução, se tiveres monitor/TV e a distância que te encontras do mesmo. Fora isso, devem-se comportar de forma semelhante. Eu estou com uma S, numa TV 4k, mas a 3mt (43") dela, não se nota. Tenho tb um monitor 1440p (27"), o qual ainda n tive tempo para montar (n tenho secretária montada ainda).
De notar que comprei-a pelos 230e, da campanha da worten.
 
Os multi na PS5 porque ficam quase à borla. Compro físico no lançamento com desconto e depois aproveito o mercado de usados que na PS5 é mais ativo. A diferença da X para a PS5 para mim não é suficiente para isso ser motivo para ir para a X em vez da S.

Não conto gastar 1€ em jogos na Xbox fora do GPU por isso a falta da drive também não me preocupa.

A minha única dúvida é se vou notar uma diferença de performance grande da S para a PS5, o que na X não sentiria.

Também percebo essa perspectiva.
Eu próprio o fiz com alguns jogos na PS4 Pro.
Mas digo-te que a nível pessoal, prefiro de longe a abordagem do GP e do mercado digital da Xbox do que andar no mercado de usados a aturar os cromos raros que por lá há sempre. :)

Mas mesmo apenas para o GP e para os first Party Xbox, se tiveres disponibilidade financeira eu continuava a ir para a X.
Os first Party Xbox quando começarem a sair os next gen exclusives, vão certamente aproveitar a X ao máximo.
E com os 23 estúdios que a MS tem e com todos os seus futuros jogos no GP day one, vale a pena a X.
 
Nunca tive uma consola Xbox e, quando era mais novo, usava o PC (que não era grande espingarda) para jogar CS, America's Army e pouco mais. Por isso, quando comprei um PC gaming há uns meses, queria muito explorar os exclusivos da Microsoft. Mas devo dizer que estou desiludido com eles, no geral.

Forza Horizon e Forza Motorsport são muito bons. Os Halo ainda não joguei muito, ainda não tenho uma opinião formada.

Os que mais me desiludiram, até agora, foram os Gears. A história não é nada de especial, mas o pior é mesmo a jogabilidade. Pensei que pudesse ser por se tratarem de jogos mais antigos, visto que ainda estou a passar os primeiros, mas fui fazer uns jogos online no 5 e aquilo é mesmo esquisito.

A câmera é difícil de controlar, os movimentos das personagens são demasiado rígidos, o gunplay é fraco ao pé de outros jogos de tiros disponíveis no mercado e os próprios modos de jogo são muito sem sal. Esperava muito melhor.

Depois, o Sunset Overdrive é divertido, mas acaba por se tornar repetitivo e, a meu ver, não é mesmo nada de especial.

Ah, e o Sea of Thieves é muito engraçado para jogar com amigos. Mas, novamente, nada do outro mundo.

Agora, além dos Halo, ainda tenho de jogar Quantum Break (adorei o Alan Wake, acho que deste vou gostar), Ryse: Son of Rome e State of Decay.

No entanto, já deu para perceber que a Xbox tem realmente um problema a nível de exclusivos há já vários anos. Parece-me que as coisas vão mudar nos próximos tempos, mas a realidade, atualmente, é esta.

Neste aspeto, a concorrência está mesmo a milhas de distância. Isto de acordo com os meus gostos, claro.
 
Nunca tive uma consola Xbox e, quando era mais novo, usava o PC (que não era grande espingarda) para jogar CS, America's Army e pouco mais. Por isso, quando comprei um PC gaming há uns meses, queria muito explorar os exclusivos da Microsoft. Mas devo dizer que estou desiludido com eles, no geral.

Forza Horizon e Forza Motorsport são muito bons. Os Halo ainda não joguei muito, ainda não tenho uma opinião formada.

Os que mais me desiludiram, até agora, foram os Gears. A história não é nada de especial, mas o pior é mesmo a jogabilidade. Pensei que pudesse ser por se tratarem de jogos mais antigos, visto que ainda estou a passar os primeiros, mas fui fazer uns jogos online no 5 e aquilo é mesmo esquisito.

A câmera é difícil de controlar, os movimentos das personagens são demasiado rígidos, o gunplay é fraco ao pé de outros jogos de tiros disponíveis no mercado e os próprios modos de jogo são muito sem sal. Esperava muito melhor.

Depois, o Sunset Overdrive é divertido, mas acaba por se tornar repetitivo e, a meu ver, não é mesmo nada de especial.

Ah, e o Sea of Thieves é muito engraçado para jogar com amigos. Mas, novamente, nada do outro mundo.

Agora, além dos Halo, ainda tenho de jogar Quantum Break (adorei o Alan Wake, acho que deste vou gostar), Ryse: Son of Rome e State of Decay.

No entanto, já deu para perceber que a Xbox tem realmente um problema a nível de exclusivos há já vários anos. Parece-me que as coisas vão mudar nos próximos tempos, mas a realidade, atualmente, é esta.

Neste aspeto, a concorrência está mesmo a milhas de distância. Isto de acordo com os meus gostos, claro.

Não estás sozinho. Tenho PS5 para os exclusivos e XBOX para tudo o resto, multi plataformas e especialmente jogos de outras gerações que usufruem de FPS Boost e Auto HDR (DV).
 
Nunca tive uma consola Xbox e, quando era mais novo, usava o PC (que não era grande espingarda) para jogar CS, America's Army e pouco mais. Por isso, quando comprei um PC gaming há uns meses, queria muito explorar os exclusivos da Microsoft. Mas devo dizer que estou desiludido com eles, no geral.

Forza Horizon e Forza Motorsport são muito bons. Os Halo ainda não joguei muito, ainda não tenho uma opinião formada.

Os que mais me desiludiram, até agora, foram os Gears. A história não é nada de especial, mas o pior é mesmo a jogabilidade. Pensei que pudesse ser por se tratarem de jogos mais antigos, visto que ainda estou a passar os primeiros, mas fui fazer uns jogos online no 5 e aquilo é mesmo esquisito.

A câmera é difícil de controlar, os movimentos das personagens são demasiado rígidos, o gunplay é fraco ao pé de outros jogos de tiros disponíveis no mercado e os próprios modos de jogo são muito sem sal. Esperava muito melhor.

Depois, o Sunset Overdrive é divertido, mas acaba por se tornar repetitivo e, a meu ver, não é mesmo nada de especial.

Ah, e o Sea of Thieves é muito engraçado para jogar com amigos. Mas, novamente, nada do outro mundo.

Agora, além dos Halo, ainda tenho de jogar Quantum Break (adorei o Alan Wake, acho que deste vou gostar), Ryse: Son of Rome e State of Decay.

No entanto, já deu para perceber que a Xbox tem realmente um problema a nível de exclusivos há já vários anos. Parece-me que as coisas vão mudar nos próximos tempos, mas a realidade, atualmente, é esta.

Neste aspeto, a concorrência está mesmo a milhas de distância. Isto de acordo com os meus gostos, claro.

Não querendo "desprezar" a tua opinião, mas honestamente, são opiniões e gostos, e cada um com o seu, mas não consigo mesmo perceber o porque desse "desabafo" num tópico que nada tem a ver com o assunto... Existe um especifico onde se fala dos exclusivos e dos jogos da microsoft...

De qualquer das formas se estiveres a comparar por exemplo o gears a um cod (que por amor de deus, é o cod......) acho mesmo que a zona da xbox e o game pass não será para ti...

Tal como tu só achas 2 ou 3 jogos de jeito exclusivos xbox, eu por exemplo considero que a PS tem 2 exclusivos de jeito, God of War, ratchet and clank e nem mais um... Mas não me vês ir ao tópico da PS5 comentar sem qualquer nexo... quando as criticas ajudam e são construtivas ya força, quando não fazem sentido ainda para mais no sitio errado, fica com elas...
 
Última edição pelo moderador:
Não querendo "desprezar" a tua opinião, mas honestamente, são opiniões e gostos, e cada um com o seu, mas não consigo mesmo perceber o porque desse "desabafo" num tópico que nada tem a ver com o assunto... Existe um especifico onde se fala dos exclusivos e dos jogos da microsoft...

De qualquer das formas se estiveres a comparar por exemplo o gears a um cod (que por amor de deus, é o cod......) acho mesmo que a zona da xbox e o game pass não será para ti...

Tal como tu só achas 2 ou 3 jogos de jeito exclusivos xbox, eu por exemplo considero que a PS tem 2 exclusivos de jeito, God of War, ratchet and clank e nem mais um... Mas não me vês ir ao tópico da PS5 comentar sem qualquer nexo... quando as criticas ajudam e são construtivas ya força, quando não fazem sentido ainda para mais no sitio errado, fica com elas...


Eh,ele usou as palavras chaves:" para os meus gostos". Isso e está a jogar no PC(assumo pela referência a ter comprado um PC mais capaz para gaming),daí ter múltiplos buracos no acesso aos exclusivos de várias gerações da Xbox(e verdade seja dita ele tira ilações baseado em 4/5 jogos,com um deles a ser baseado numas passadas pelo online(Gears 5) e outro completamente desenquadrado que parece ser os gostos dele(Sea of Thieves).

Se discordo de muitas coisas que ele disse?Sim.
Em especial a parte dos Gears. Os Gears são os melhores TPS lineares no mercado em termos de mecânicas e conteúdo. E não falo só de agora,falo desde o início. Foi por isso que durante anos o mercado copiou o trabalho da Epic no 1 e 2. Daí as mudanças em termos de palete de cores e adição de mecânicas que a Epic decidiu trazer no 3.
E coitado do Sunset Overdrive a apanhar por tabela,quando é basicamente a versao AAA punk do trabalho que a Insomniac foi fazendo nos Ratchet&Clank modernos.


Mas hey, "para os meus gostos". Ele está a dar a opinião dele,em vez de achar que está a dizer factos. Aí o que é que há para fazer,mudar os gostos dele? Mandar-lo para a gulag até ele gostar do mesmo que eu ou tu? lol
 
Última edição pelo moderador:
Não querendo "desprezar" a tua opinião, mas honestamente, são opiniões e gostos, e cada um com o seu, mas não consigo mesmo perceber o porque desse "desabafo" num tópico que nada tem a ver com o assunto... Existe um especifico onde se fala dos exclusivos e dos jogos da microsoft...

De qualquer das formas se estiveres a comparar por exemplo o gears a um cod (que por amor de deus, é o cod......) acho mesmo que a zona da xbox e o game pass não será para ti...

Tal como tu só achas 2 ou 3 jogos de jeito exclusivos xbox, eu por exemplo considero que a PS tem 2 exclusivos de jeito, God of War, ratchet and clank e nem mais um... Mas não me vês ir ao tópico da PS5 comentar sem qualquer nexo... quando as criticas ajudam e são construtivas ya força, quando não fazem sentido ainda para mais no sitio errado, fica com elas...

Portanto, segundo a tua lógica, não faz sentido falar dos exclusivos da Xbox no tópico... da Xbox. 🤔

O tópico que existe é de comparação entre os exclusivos Xbox e PlayStation, algo que eu só fiz na última linha de um comentário bastante extenso até.

Além disso, eu acabei o post com esta frase: "Isto de acordo com os meus gostos, claro", exatamente para evitar criar guerras. E a primeira ideia que tu defendes é que isto "são opiniões e gostos". 💁‍♂️

Não percebi como de repente comparas Gears e COD, eu nunca falei em COD no meu post. E muito menos o que isso tem a ver com o Gamepass. Eu tenho Gamepass no PC e estou a dar-lhe muito uso. O que é que isso tem a ver com não gostar dos Geara?

E acabas com um "fica com elas". Portanto, eu só posso dar opiniões neste tópico se forem favoráveis à Xbox. E no da PS5, só posso falar bem da PS5, é isso?

Vamos deixar de ser infantis. Eu vim dar a minha opinião sobre os exclusivos Xbox, um mundo novo para mim, no tópico da Xbox, não vim criar guerras de consolas que isso não é para mim. Haverá quem concorde e quem não concorde com essa opinião. Não é normal isso acontecer? Não estamos num fórum, cujo propósito é debater ideias e opiniões?

Juro que não percebo esta malta que se ofende quando alguém não gosta ou critica a 'sua' consola.

EDIT: Estás a ver? O @RuiBK não concorda nada com a minha opinião, mas não ficou ofendido. Debateu-a, deu a sua e está feito. Ele percebeu os meus argumentos e eu os dele. E cada um vai continuar com as suas preferências, pacificamente.
 
Última edição pelo moderador:
Não vai ser ninguém a mudar opiniões uns aos outros. Quando muita é as experiências. Melhor exemplo que me vem à cabeça é o @Bugu1990 ,no sentido em que foi meses com uma One X que o fez ir de uma opinião semelhante (as milhas de distância) para algo do gênero de "não há um fosso desse gênero,a MS é que fraquejou na recta final e as impressões mais recentes estão mais frescas na memória". Ou pelo menos é a leitura que faço dos posts dele. Se estou enganado peço desculpa @Bugu1990 .
 
Onde no texto, é que tentei fazer com que o @DonSalo mude de opinião ou gosto? só porque honestamente não encontro a linha, o unico ponto que frisei mais foi o facto de se quer dar a opinião dê mas no sitio certo, que não é aqui, tem por exemplo o tópico do game pass que é onde se costuma falar deste tipo de assuntos e engloba todos os exclusivos, ainda bem que ele tem a opinião dele e eu a minha, relativamente ao serviço, não o satisfaz a 100% epah paciência nunca se agradou a gregos nem a troianos nem nunca vai acontecer é uma realidade, tal como para mim não acho perfeito, mas não estou minimamente triste por isso nem chateado por vires dar a tua opinião (que estás nesse direito) de um serviço que uso, não é por estares "insatisfeito" que me vai fazer vê-lo de outra maneira...
Relativamente ainda ao gears, usei o COD como exemplo, porque da maneira que falaste mais parecia que o estavas a comparar a um FPS (coisa que ele não é) logo quis tentar compreender ao que é que estavas a comparar...

Relativamente ao "fica com elas" tudo certo, está mal dito existe liberdade de expressão, mas referia-me a dar essas opiniões em sitios que não são os corretos, por exemplo, neste tópico que é relativamente à Serie * em especifico, a maioria vai-se estar a "lixar" para a tua opinião, se fosses para o tópico do game pass muito provavelmente já haveria uma "discussão" e uma troca de opiniões completamente diferente

Em breve resumo, cada um com o que goste e com o serviço/sistema que prefere, no fundo, queremos é todos jogar.
 
Última edição pelo moderador:
@carrao1997 , mas eu falei no Gamepass e disse que o serviço não me satisfazia? Eu só dei a minha opinião sobre os exclusivos. Com o Gamepass estou muito satisfeito.

Quando inventam coisas que eu não disse, então não vale a pena.

Quem quiser discutir a qualidade dos jogos da Xbox tem a minha atenção. O resto, é para ignorar.
 
Sou um fã do comando da Xbox desde a 360. Tenho ainda o original que forçosamente o reformei porque tenho dois da XSX mas que ainda funciona.

Mas desde que comecei a usar o Dualsense, tenho que admitir que a Sony esmerou-se no comando. Super confortável, silencioso, os gatilhos são qualquer coisa, é bonito mas ... minha nossa aquela bateria é o calcanhar de aquiles.

Se não fosse por causa da bateria diria que este comando é em tudo superior ao da Xbox. Depois de umas horas com o dualsense, voltar a pegar no da Xbox, aquelas teclas barulhentas fazem-me imensa impressão.
 
Sou um fã do comando da Xbox desde a 360. Tenho ainda o original que forçosamente o reformei porque tenho dois da XSX mas que ainda funciona.

Mas desde que comecei a usar o Dualsense, tenho que admitir que a Sony esmerou-se no comando. Super confortável, silencioso, os gatilhos são qualquer coisa, é bonito mas ... minha nossa aquela bateria é o calcanhar de aquiles.

Se não fosse por causa da bateria diria que este comando é em tudo superior ao da Xbox. Depois de umas horas com o dualsense, voltar a pegar no da Xbox, aquelas teclas barulhentas fazem-me imensa impressão.

A bateria na realidade até melhorou quando comparado ao Dualshock 4.

O problema é que se jogares jogos com que usem e abusem dos gatilhos e haptic feedback, a duração da bateria acaba por ser quase igual (um pouco mais duradoura) ao DS4.

Se não usares micro, adaptive triggers ou haptic feedback a bateria dura um bom bocado mais que o Dualshock 4.

Mas tendo isto, sim também gostava que a bateria durasse mais.
 
Sou um fã do comando da Xbox desde a 360. Tenho ainda o original que forçosamente o reformei porque tenho dois da XSX mas que ainda funciona.

Mas desde que comecei a usar o Dualsense, tenho que admitir que a Sony esmerou-se no comando. Super confortável, silencioso, os gatilhos são qualquer coisa, é bonito mas ... minha nossa aquela bateria é o calcanhar de aquiles.

Se não fosse por causa da bateria diria que este comando é em tudo superior ao da Xbox. Depois de umas horas com o dualsense, voltar a pegar no da Xbox, aquelas teclas barulhentas fazem-me imensa impressão.
Exatamente a minha opinião.

Nem tenho pegado na PS5 ultimamente, mas o comando está mesmo muito bem feito.
Não é que o da Xbox não seja igualmente bom. Troco-os facilmente e não sinto nenhum problema com ambos. Mas o da PS5 teve alguma atenção a mais.
Funcionalidades extra à parte, o da xbox é melhor na bateria. Mas peca no barulho desnecessário dos botões. O da PS5 podia ter mais alguma atenção à qualidade de construção. De resto, para mim, perfeito (tirando a questão da bateria).
 
Sou um fã do comando da Xbox desde a 360. Tenho ainda o original que forçosamente o reformei porque tenho dois da XSX mas que ainda funciona.

Mas desde que comecei a usar o Dualsense, tenho que admitir que a Sony esmerou-se no comando. Super confortável, silencioso, os gatilhos são qualquer coisa, é bonito mas ... minha nossa aquela bateria é o calcanhar de aquiles.

Se não fosse por causa da bateria diria que este comando é em tudo superior ao da Xbox. Depois de umas horas com o dualsense, voltar a pegar no da Xbox, aquelas teclas barulhentas fazem-me imensa impressão.

Todos os comandos têm os seus positivos e negativos. Infelizmente, devido a isso e aos problemas que todos apresentam, torna-se impossível dizer sem dúvida qual o comando melhor (aqui incluo também o Pro Controller da Switch). Dito isto, também gosto mais de utilizar o DualSense. Um jogo que utilize algumas das suas funcionalidades oferece geralmente uma melhor experiência que o mesmo jogo com o comando Xbox.

Um exemplo disso é o WRC 9. Tenho 84 horas na PS5 e há umas semanas atrás comprei-o em promoção na Xbox Store por ~4€ para ver em primeira mão (no pun intended) se haviam muitas diferenças com e sem haptic feedback. E após mais de 16 horas na XSX, posso dizer que existem diferenças notórias. Em termos globais, o feedback oferecido pelo DualSense é consideravelmente superior, mas acima de tudo, oferece feedback em coisas que o comando Xbox não oferece (literalmente, porque nem permite ligar no menu). No WRC 9, o comando Xbox não inclui vibração para suspension, ground surface, engine, e collision. É claro que isto acaba por ter impacto na experiência e jogabilidade, porque há informação que não recebes ou recebes de forma mais limitada. Aliás, acho que a forma como o DualSense transmite a informação dos diferentes tipos de solo acaba por facilitar a aprendizagem do jogo.

Concordo com a questão da bateria do DualSense, mas pessoalmente, troco de bom grado uma menor autonomia se isso fizer com que o periférico utilizado para interagir com um jogo ofereça uma melhor experiência interactiva. É uma pena que ainda haja quem pense que isto seja um gimmick e não considere que o pedaço de hardware utilizado para interagir com um jogo também faça parte da geração.
 
A bateria na realidade até melhorou quando comparado ao Dualshock 4.

O problema é que se jogares jogos com que usem e abusem dos gatilhos e haptic feedback, a duração da bateria acaba por ser quase igual (um pouco mais duradoura) ao DS4.

Se não usares micro, adaptive triggers ou haptic feedback a bateria dura um bom bocado mais que o Dualshock 4.

Mas tendo isto, sim também gostava que a bateria durasse mais.
A bateria piorou em relação ao DS4 v2 pelo menos.
Isto com tudo ligado, e com os leds no mínimo, tal como tinha no meu v2.

A bateria até pode ser maior, imagino que seja, mas em termos práticos a autonomia é pior.

Para mim também é o calcanhar de Aquiles do comando.
De resto agora mim é em tudo superior ao antecessor e ela por ela com os rivais em termos ergonómicos.
 
Também sou fã do controller da XBox, e adoro o Elite S2.

Mas como diziam atrás, depois de várias horas a jogar a PS5 com jogos que utilizam o DualSense no seu potencial e a sentir aquele feedback, quando voltava ao controller da XBox parecia-me árido. Não tenho dúvidas que a Microsoft vai puxar o envelope na próxima iteração do controller, tal como a Sony o fez nesta.
 
Back
Topo