Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Vai-se continuar a comparar as consolas entre si,com as One e PS4. Porra,até se pode falar em termos de peças PC a diferença entre as ATI HD7000 e as Navi mais recentes para perceber o contexto da escolha de hardware das consolas e as diferenças entre elas.

Resumindo,não contes muito com isso.



Mas isso só estava a acontecer na tua cabeça. Best case scenario a Series X anda ali na vizinhança de um 2070 Super/2080. Mas no mercado ainda existia 2080 Super,2080 TI e (fechando os olhos a não ser exactamente para gaming) a Titan.
Dito isso, a Series X está bem acima do que o típico PC gamer usa,olhando para o Steam Survey.

https://www.google.com/amp/s/www.techpowerup.com/265526/steam-hardware-survey-march-2020-intel-cpus-nvidia-graphics-cards-rising?amp



Em nada a conferência de ontem muda a capacidade da Sony e MS de meterem consolas de 500/600 dólares/euros cá fora.
O que duraria mudança de preço era não usar Navis RDNA2. Basicamente o que aconteceu a gen passada,em que usaram material algumas gerações atrás do disponível no mercado.
O pc
Quem diria que os candy crushs iam levar a esse sucesso... [emoji1787]
So o dinheiro que as pessoas põem em microtransacoes é ridículo :) Acho que o fifa costuma fazer mais de 1 bilião em fifa points (pagos à “parte”).
 
Mas o meu ponto mantem-se, uma gráfica, por mais fantástico que seja o preço/performance, não é alternativa a uma consola.
As switch são inferiores a tudo às actuais PS e Xbox e vendem ao ponto de terem estado esgotadas durante vários meses. Isso sim é mercado de massas, não é PC gaming, infelizmente.

A Switch é uma consola mobile, de todo não é comparavel com PC ou outras consolas..

Quanto ao PC não subsittuir uma consola , é discutivel.
Exclusivos há dos 2 lados, há muito jogo de PC que não há para coonsola e que se os queiseres jogar tens de comprar PC. Isso para mim não é justificação para uma ser melhor que outra, é simplesmente um facto. E nesse aspecto não há hardware ou preço que compense, seja para que lado seja.

A questão aqui está naquilo que há em comum, e para jogar o que há em comum, qual a plataforma a escolher.
E é aqui apenas que entra a comparação entre hardware. As consolas eram tendencialmente mais baratas para a mesma performance, mas esse diferença vai ficar mais pequena que nunca.

E como já te mstraram o PC gaming está bem vivinho da silva.. Se considerares ainda que o preço medio de jogos tende talvez a ser mais baixo em PC ( e outros metodos) o mercado de jogadores PC é bem superior ao que esses numeros mostram.
A nVidia em graficas de gaming fez no ultimo trimestre 1.34$B. Fazendo umas contas de merceiro , as grafica mais vendidas são na gama 1650 - 2060 ( preço medio de uns 300$ , e nem estou a retirar as comissoes ali pelo meio) , estamos a falar de cerca de 4 Milhoes de graficas em 3 meses assim por alto. Num ciclo de consolas de 8 anos estamos a falar de 100M a 150M de graficas vendidas na boa.
E isto só do lado da nVidia, que conta com 75~80% do mercado. Falta mais 20% da AMD. E sem contabilizar o pessoal que joga em graficas Intel no minimo XD.

E já esteve mais alto. Facilmente o numero andará mais perto dos 150M ou mais
NVIDIA-Quarterly-Revenue-Trend.png

E fica aqui uma imagem interessante:
O gaming PC tem descido em %, mas tem mantido volume total. assim como as consolas..

2012-2021-global-games-market-800x495.png
 
Última edição:
@DannyLumix Eu lembro de ver essa noticia da PS querer investir mais no PC, e dps lembro de ver outra a dizerem no dia seguinte que os exclusivos são de extrema importância para a consola.
Resumindo do que percebo é só longo do tempo vais tendo alguns exclusivos da play no PC mas imagina tipo The last of us ou God of war podem nc chegar ao PC.
Bloodborne já tinham rumores indo para PC aos anos e até hoje nada, convém deixarem esperar para verem o que a sony vai fazer mesmo.
 
Ok, concedo. O argumento é válido, dado que as consolas serão lançadas em novembro.

Mas o meu ponto mantem-se, uma gráfica, por mais fantástico que seja o preço/performance, não é alternativa a uma consola.
As switch são inferiores a tudo às actuais PS e Xbox e vendem ao ponto de terem estado esgotadas durante vários meses. Isso sim é mercado de massas, não é PC gaming, infelizmente.

Repito, o mercado de consolas é várias vezes superior ao mercado de PC gaming. O jogador de consola médio nem sonha que estão para sair gráficas novas com ou sem RTX.
A quantidade de pessoas que tem uma torre em casa é cada vez menor e a tendência será diminuir ainda mais. Mesmo portáteis é o que é... No recente confinamento só eu ajudei amigos e familiares a ressuscitar vários portáteis colocando SSDs para os putos poderem acompanhar as aulas online com o mínimo de condições, dado que é só tablets, smartphones e consolas nesses lares.

Discordo amigo, acho que a um tempo atrás baixou mto quem não tinha pc desktop e tinham só um portátil.
Agora as vendas das peças dos pcs aumentaram mto mundialmente, mais vendas de PC desktops.
 
@DannyLumix Eu lembro de ver essa noticia da PS querer investir mais no PC, e dps lembro de ver outra a dizerem no dia seguinte que os exclusivos são de extrema importância para a consola.
Resumindo do que percebo é só longo do tempo vais tendo alguns exclusivos da play no PC mas imagina tipo The last of us ou God of war podem nc chegar ao PC.
Bloodborne já tinham rumores indo para PC aos anos e até hoje nada, convém deixarem esperar para verem o que a sony vai fazer mesmo.

Essa notícia que estás a falar é mais antiga.

No último Corporate Report da Sony, indicam que vão levar first party para o PC com o objectivo de aumentar lucros.
 
@DannyLumix Eu lembro de ver essa noticia da PS querer investir mais no PC, e dps lembro de ver outra a dizerem no dia seguinte que os exclusivos são de extrema importância para a consola.
Resumindo do que percebo é só longo do tempo vais tendo alguns exclusivos da play no PC mas imagina tipo The last of us ou God of war podem nc chegar ao PC.
Bloodborne já tinham rumores indo para PC aos anos e até hoje nada, convém deixarem esperar para verem o que a sony vai fazer mesmo.
E mesmo que forem para PC, será sempre com muitos anos de desfasamento e nunca serão todos (duvido imenso que o Spider-Man alguma vez vá)
 
Essa notícia que estás a falar é mais antiga.

No último Corporate Report da Sony, indicam que vão levar first party para o PC com o objectivo de aumentar lucros.
Essa notícia que estás a falar é mais antiga.

No último Corporate Report da Sony, indicam que vão levar first party para o PC com o objectivo de aumentar lucros.

A galinha de ovos de ouro da Sony é a Ps, na minha ideia o pessoal tá cair numa falácia em pensar que vao jogar todos os exclusivos da play no PC.
Eles sim disseram isso mas não quer dizer que certos exclusivos vão para lá.
E o que acho mtos dos exclusivos mais modestos da sony podem ir tbm para PC de estúdios mais pequenos deles, e outros mais antigos como ex days gone.
E sim foi antes que disseram isso mas isso pouco importa da para ver o que eles pretendem na minha opinião.
Pode ser mto provável nc veres o the Last of us no PC.
 
Última edição:
A galinha de ovos de ouro da Sony é a Ps, na minha ideia o pessoal tá cair numa falácia em pensar que vao jogar todos os exclusivos da play no PC.
Eles sim disseram isso mas não quer dizer que certos exclusivos vão para lá.
E o que acho mtos dos exclusivos mais modestos da sony podem ir tbm para PC de estúdios mais pequenos deles.
E sim foi antes que disseram isso mas isso pouco importa da para ver o que eles pretendem na minha opinião.

Nunca disse que os jogos vão todos para o PC, isso ninguém sabe o futuro. O que digo é o que a Sony escreveu no relatório corporativo, que é muito mais importante do que uma mensagem no Twitter para os fãs.

O que reparo é que existe bastante pessoal que parece que tem receio e/ou medo que os exclusivos da Sony venham todos para o PC, então afirmam que isso é impossível, não vai acontecer, nunca na vida, bla bla, etc etc.

O que eu digo é que há 1 ano atrás, dizia-se que era impossível algum dia qualquer exclusivo da Sony ir parar ao PC.
O Horizon veio para o PC.
Depois diziam que veio o Horizon, mas só para fazer publicidade ao Horizon 2 e mais nenhum exclusivo vai tocar no PC.
A Sony comunica que vai lançar mais exclusivos.
Agora dizem que os exclusivos mais importantes será impossível de sairem no PC.
Acho que já sabem os próximos capítulos.

Uma coisa é certa, neste momento o exclusivo mais certo de vir para o PC, day one ou não, é o Horizon 2, tendo em conta que o primeiro já saiu.
 
Nunca disse que os jogos vão todos para o PC, isso ninguém sabe o futuro. O que digo é o que a Sony escreveu no relatório corporativo, que é muito mais importante do que uma mensagem no Twitter para os fãs.

O que reparo é que existe bastante pessoal que parece que tem receio e/ou medo que os exclusivos da Sony venham todos para o PC, então afirmam que isso é impossível, não vai acontecer, nunca na vida, bla bla, etc etc.

O que eu digo é que há 1 ano atrás, dizia-se que era impossível algum dia qualquer exclusivo da Sony ir parar ao PC.
O Horizon veio para o PC.
Depois diziam que veio o Horizon, mas só para fazer publicidade ao Horizon 2 e mais nenhum exclusivo vai tocar no PC.
A Sony comunica que vai lançar mais exclusivos.
Agora dizem que os exclusivos mais importantes será impossível de sairem no PC.
Acho que já sabem os próximos capítulos.

Uma coisa é certa, neste momento o exclusivo mais certo de vir para o PC, day one ou não, é o Horizon 2, tendo em conta que o primeiro já saiu.

Eu não tenho receio nenhum porque vou jogar Horizon no PC quando o port tiver melhor, agora vejo mta gente a pensar que podem ir todos para PC e isso pode correr mal.
E achas porque será que saiu o 1 no PC? E a sony divulgar logo a seguir o 2? Mta coincidência, é para mto pessoal que adorou o 1 jogo comprar a Ps5.
 
A galinha de ovos de ouro da Sony é a Ps, na minha ideia o pessoal tá cair numa falácia em pensar que vao jogar todos os exclusivos da play no PC.
Eles sim disseram isso mas não quer dizer que certos exclusivos vão para lá.
E o que acho mtos dos exclusivos mais modestos da sony podem ir tbm para PC de estúdios mais pequenos deles, e outros mais antigos como ex days gone.
E sim foi antes que disseram isso mas isso pouco importa da para ver o que eles pretendem na minha opinião.
Pode ser mto provável nc veres o the Last of us no PC.

As consolas são vendidas basicaemnte a preço de custo, não dão lucro. Levam é muita gente para a plataforma, e a gastar €€ lá.
O que faz dinehiro não é a PS, é os jogos e o serviço online.

Se o rumor da Xbox deixar de cobrar pelo online for verdade, que fundamento tem a Sony para continuar a cobrar ?
E perdendo essa fonte de rendimento, os jogos passam a ser a fonte de rendimento primaria. E ter uma base se venda PC e PS é melhor que apenas PS ..
 
As consolas são vendidas basicaemnte a preço de custo, não dão lucro. Levam é muita gente para a plataforma, e a gastar €€ lá.
O que faz dinehiro não é a PS, é os jogos e o serviço online.

Se o rumor da Xbox deixar de cobrar pelo online for verdade, que fundamento tem a Sony para continuar a cobrar ?
E perdendo essa fonte de rendimento, os jogos passam a ser a fonte de rendimento primaria. E ter uma base se venda PC e PS é melhor que apenas PS ..

As consolas ao início dao prejuízo e dps a meio da geração já dão lucro, mas sim o principal é a sony vender para mais gente consumir dentro da plataforma psn, como dizes jogos e serviços.
Mas se lançarem tudo que é exclusivo só vais ter pessoal do PC a comprar exclusivos, e na consola compram serviços e outros jogos.
Esse rumor não passa de rumor, ainda hje vi noticia que aumentaram o Gold e gamer pass na América do Sul, por isso esse rumor não faz mto sentido quando aumentam o preço desse serviço.
 
As consolas ao início dao prejuízo e dps a meio da geração já dão lucro,

duvido que dê grande lucro. E mesmo a gerar, ainda tem de pagar o prejuizo inicial que deu, até dar algum lucro á empresa.


Mas se lançarem tudo que é exclusivo só vais ter pessoal do PC a comprar exclusivos, e na consola compram serviços e outros jogos.

Porque é que não podem continuar a comprar exclusivos na consola?
Ha bastante gente que não tem PC ( ou que não tenha capacidade para jogar) e tem consola.
Não são duas userbases sobrepostas ( duvido até que chegue aos 50% ). Os exclusivos sairem no PC simplesmente aumentam a quantidade de clientes a que podem vender, não muda a 100% de um lado para ao outro e as consolas deixarem de serem vendidas.
 
@brruno
Sim por um lado dou te razão que nc ia ser 50 % por cada lado se mesmo saísse os exclusivos day one no PC.
Mas pronto, no meu ponto de vista a sony vai sim lançar mais exclusivos no PC mas não tenho dúvidas que seja de longe a longe e para aumentar as vendas de um certo estúdio e ajudar estúdios mais pequenos.
Mas com o tempo é que vamos ver, a minha geração tá escolhida Ps5 e PC vai ser melhor dos 2 mundos para mim.
 
Última edição:
O problema de todos os gráficos apresentados anteriormente é que não existe um filtro para percebemos as situações.

Nas percentagens de pessoas a jogar no PC, quantos são com um computador portátil com uma gráfica integrada Intel para jogar league of legends ou farmville (ou algo desse género)? Essa percentagem não reflecte de forma alguma a quantidade de pessoas que jogam jogos AAA no PC, ao passo que na consola, bem, já todos sabemos que as pessoas as compram mesmo para jogar AAA. Se tivéssemos esses dados no PC, então podíamos ter uma comparação justa. Eu dúvido que muitos jogos AAA no PC consigam vender mais que as suas versões consola. Falo de Assassins Creed, Far Crys, FIFAs, Call of Duty e afins.

E sinceramente até achava que o PC era muito mais usado para jogos do que as consolas, porque englobam muito mais tipos de jogadores. Do jogador de Football Manager, passando pelo jogador de farmville, o entusiasta da 2080ti com o Assassins Creed, o eSports gamer com a 2060 no overwatch, etc etc. Portanto o que esses gráficos me dizem é que o gaming nas consolas está ainda mais forte do que eu achava. Pensei que houvesse menos disparidade.
 
Nas percentagens de pessoas a jogar no PC, quantos são com um computador portátil com uma gráfica integrada Intel para jogar league of legends ou farmville (ou algo desse género)? Essa percentagem não reflecte de forma alguma a quantidade de pessoas que jogam jogos AAA no PC, ao passo que na consola, bem, já todos sabemos que as pessoas as compram mesmo para jogar AAA. Se tivéssemos esses dados no PC, então podíamos ter uma comparação justa. Eu dúvido que muitos jogos AAA no PC consigam vender mais que as suas versões consola. Falo de Assassins Creed, Far Crys, FIFAs, Call of Duty e afins.

Mais de 12 Milhões de pessoas jogaram o The Witcher 3 no PC (se contarmos o pessoal que "comprou" o jogo, deve ser prai 20 milhões).

10 Milhões jogaram na PS4.

Basicamente, 10% dos PS4 Gamers jogaram o Witcher 3. Se a percentagem no PC for similar, então mais de 100 Milhões de PC Gamers têm um Gpu suficiente para jogar um titulo AAA current gen.

E sinceramente até achava que o PC era muito mais usado para jogos do que as consolas, porque englobam muito mais tipos de jogadores. Do jogador de Football Manager, passando pelo jogador de farmville, o entusiasta da 2080ti com o Assassins Creed, o eSports gamer com a 2060 no overwatch, etc etc. Portanto o que esses gráficos me dizem é que o gaming nas consolas está ainda mais forte do que eu achava. Pensei que houvesse menos disparidade.

O PC estava à frente das consolas até sair a Switch com o sucesso que teve. Ou seja, o PC vende mais que PS4 e Xbox One juntas.

O que torna a comparação injusta, pois o PC não concorre diretamente com a Switch. Estamos a falar de uma consola que é usada maioritariamente no modo portátil. Era mais justo estar no lado mobile do que nas consolas.

Já o PC concorre diretamente com a PS4 e X1, os jogos até são os mesmos.
Foi preciso duas consolas convencionais, mais uma consola portátil, para se juntarem as 3 e puderem dizer que vendem mais que o PC ;)
 
Mais de 12 Milhões de pessoas jogaram o The Witcher 3 no PC (se contarmos o pessoal que "comprou" o jogo, deve ser prai 20 milhões).

10 Milhões jogaram na PS4.

Basicamente, 10% dos PS4 Gamers jogaram o Witcher 3. Se a percentagem no PC for similar, então mais de 100 Milhões de PC Gamers têm um Gpu suficiente para jogar um titulo AAA current gen.

Não tou a perceber esses números, 12 milhões deve corresponder a cerca de 1% dos pc gamers.
O número de gamers de PC é largamente superior ao número de gamers na PS4.

O PC estava à frente das consolas até sair a Switch com o sucesso que teve. Ou seja, o PC vende mais que PS4 e Xbox One juntas.

O que torna a comparação injusta, pois o PC não concorre diretamente com a Switch. Estamos a falar de uma consola que é usada maioritariamente no modo portátil. Era mais justo estar no lado mobile do que nas consolas.

Já o PC concorre diretamente com a PS4 e X1, os jogos até são os mesmos.
Foi preciso duas consolas convencionais, mais uma consola portátil, para se juntarem as 3 e puderem dizer que vendem mais que o PC ;)

Olhando para os números sem fazer grandes exercícios diria que as vendas no pc são muito mais baixas tendo em conta o número de gamers em cada plataforma, o que demonstra que a consola x, y ou z gera mais dinheiro por cabeça ou seja mais vendas por gamer.

Há jogos que já correm na Switch e que estão no pc, Crysis e TW3 por exemplo.
Só porque não entra nas guerras não quer dizer que não faça parte do mapa, está numa posição neutra.
 
Uma imagem comparativa engraçada entre as placas gráfics 3080, a 3090 e as consolas existentes (Xbox One X e PS4 Pro) e a lançar - Xbox Series X e PS5 (nota: ainda não são conhecidas as dimensões reais da PS5, pelo que esta imagem reflete as dimensões estimadas, mas que não falharão por muito, na medida em que foram calculados por pontos de referência reais: tamanho do leitor de CD, portas USB, etc...)

xpi1k3ewitk51.png


Fonte
 
Nas percentagens de pessoas a jogar no PC, quantos são com um computador portátil com uma gráfica integrada Intel para jogar league of legends ou farmville (ou algo desse género)? Essa percentagem não reflecte de forma alguma a quantidade de pessoas que jogam jogos AAA no PC, ao passo que na consola, bem, já todos sabemos que as pessoas as compram mesmo para jogar AAA. Se tivéssemos esses dados no PC, então podíamos ter uma comparação justa. Eu dúvido que muitos jogos AAA no PC consigam vender mais que as suas versões consola. Falo de Assassins Creed, Far Crys, FIFAs, Call of Duty e afins.

E sinceramente até achava que o PC era muito mais usado para jogos do que as consolas, porque englobam muito mais tipos de jogadores. Do jogador de Football Manager, passando pelo jogador de farmville, o entusiasta da 2080ti com o Assassins Creed, o eSports gamer com a 2060 no overwatch, etc etc. Portanto o que esses gráficos me dizem é que o gaming nas consolas está ainda mais forte do que eu achava. Pensei que houvesse menos disparidade.

Fiz as contas assim por alto ali atras. A nVidia vende em media 16 a 20 milhoes de graficas por ano, a juntar mais 4 ou 5M da AMD. Estamos a falar de 100M a 125 Milhoes de graficas em 5 anos. 100M a 125M de Pc's com capacidade para jogar mais que farmvile . Quantas PS venderam no periodo ?

Aquele grafico é de €€ , não de quantidade de jogadores. p.ex. o LOL que é um jogo amplamente jogado é gratis, tem apenas as transacçoes internas.
A userbase de jogadores de PC diria que é muito maior que das consolas todas juntas, simplesmente em média geram menos €€ por pessoa ( tens pessoas que gastam tanto ou mais que um jogador de consolas, como tens outros que geram pouco €€)
 
Back
Topo