Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Matt Piscatella, analista da industria de videojogos do grupo NPD... O gamepass é brutal para os jogadores, mas do ponto de vista empresarial, é insustentável.

O EA Play não coloca lá os best sellers day one, o FIFA por exemplo, quando lá entrou já tinha dado centenas de milhões em lucros.

A EA coloca os seus jogos day 1 no EA Play Pro que custa 15€ por mês. Muitos jogos até têm acesso antecipado a quem tem a subscrição activa.

Mesma coisa com a Ubisoft. Joguei o AC Valhalla, Day 1 com o Ubisoft+ que me ficou por 15€.

Já agora, Matt Piscatella tem acesso aos dados da Microsoft para poder dizer algo? É que ele apenas sabe o que todos nós sabemos, que é o relatório de contas da Microsoft.

Levou logo resposta do Jez Corden, que é um Microsoft Insider:

 
Matt Piscatella, analista da industria de videojogos do grupo NPD... O gamepass é brutal para os jogadores, mas do ponto de vista empresarial, é insustentável.
Obrigado por indicares a fonte. Eis o tweet em questão:


Those folks saying subscription services like Game Pass aren't sustainable are correct.

Game Pass and subscription services like it are actually industry growth drivers.

Que não se deverá ler como "o Game Pass não é sustentável", e sim como "o Game Pass vai para além de sustentabilidade, é um promotor de crescimento na indústria" ;)
 
Última edição:
Sem dúvida, é insustentável para 99,99% das empresas. Felizmente a MS não faz parte dessa percentagem!

De resto é realmente um promotor enorme na indústria, ajuda na democratização dos videojogos e introduz variedade a um preço interessante. Como proposta de valor está lá neste momento.
 
15 euros por mês da EA Play Pro é 180 euros por ano, ou o correspondente a 3 ou 4 jogos AAA por ano, que nem chegam a ser teus. Não me parece que EA perca dinheiro com esse modelo. A Sony também podia cobrar esse valor anual para os seus exclusivos, mas não sei até que ponto é que fico a ganhar como cliente se quiser apenas um ou dois jogos, ainda mais se quiser ficar com eles ou revende-los.

A questão é que os jogos AAA com hype fazem dinheiro nas primeiras semanas e depois um ano ou dois anos abrandam. E é aqui que o game pass começa a fazer sentido para todas as partes.

O Netflix não precisa de ter filmes ou séries que saiam recentemente no cinema ou na TV. É complementar: se queres algo recente, compras - caso contrário, passa de lado e quem sabe um dia tens no game pass É claro que a Netflix tem exclusivos (Witcher, etc) que é para angariar novos clientes, e penso que é essa função de alguns exclusivos que vêm daí da Microsoft.
 
Resumindo, não vale pena generalizar.

De acordo, mas disse o que disse em função daquilo tenho lido em vários locais. Sei que a Xbox também tem os seus problemas, mas tipicamente os desta estão de alguma forma conectados a um lote (recordo facilmente problemas nos lotes de lançamento da One e da One X, onde fui uma vítima e tive que enviar as consolas para o suporte). Alguns dos temas a que se tem assistido na PS5 parecem-me ser mais generalistas e algo mais relacionado com Software.

Já agora, não que seja muito relevante, mas ainda há o AutoHDR a adicionar na lista da Xbox.

Temos opiniões totalmente diferentes do quão bem sucedida uma consola pode ser. Como tal, nem dou mais conversa lol

Em 2013 até podem ter trabalhado bem em exclusivos, mas o lançamento foi uma desgraça. A partir de 2017 mesmo sem jogos FP começaram a lançar os alicerces para o momento que estão agora.

O que o @RuiBK quer dizer/relembrar, é que as pessoas generalizam a Xbox One a partir dos seus piores anos, e fazem o processo contrário para a PS4.

Nos primeiros anos de PS4 não existia uma diferença a nível de exclusivos, essa só começou a ser mais clara quando os estúdios da Sony começaram a lançar os seus AAA em contraste com a perda de tesão da Xbox. Apesar do que ficou escrito na história e/ou do que as pessoas recordam, a Xbox One teve um arranque mais forte que a PS4 a nível de LineUp.

Esta percepção não existe muito provavelmente por causa do lançamento faseado da consola (só chegou 1 ano depois a diversos países, Portugal inclusive).

Fala-se muito do lançamento e da história da "TV, TV, TV", mas eu além de gostar muito da integração da minha Box com os Overlays nativos da Xbox, esse suposto foco não impediu a Xbox One de arrancar com vários jogos, adicionar novas Features ao comando (como os Rumble Triggers), etc. Mesmo na história do Always Online, não deixa de ser irónico que a PS4 vire um tijolo se a pilha morrer e não for possível conectar os serviços da PSN.

Existiram erros graves na comunicação do pessoal da Xbox, mas também houve muita matreirice da Sony ao pintar-se como um White Knight (o famoso vídeo de como emprestar jogos, alterar a estratégia da consola após ver o Feedback das massas perante a adversária, etc).

--------------------------------------------------

Relativamente à sustentabilidade do GamePass, só o facto do sistema existir sob o leme do Nadella, já diz muito sobre isso. Qualquer coisa que não esteja ligada ao Azure e seja questionável é logo vítima do Nadella, disso não tenham dúvidas.
 
Última edição:
15 euros por mês da EA Play Pro é 180 euros por ano, ou o correspondente a 3 ou 4 jogos AAA por ano, que nem chegam a ser teus. Não me parece que EA perca dinheiro com esse modelo. A Sony também podia cobrar esse valor anual para os seus exclusivos, mas não sei até que ponto é que fico a ganhar como cliente se quiser apenas um ou dois jogos, ainda mais se quiser ficar com eles ou revende-los.

A questão é que os jogos AAA com hype fazem dinheiro nas primeiras semanas e depois um ano ou dois anos abrandam. E é aqui que o game pass começa a fazer sentido para todas as partes.

O Netflix não precisa de ter filmes ou séries que saiam recentemente no cinema ou na TV. É complementar: se queres algo recente, compras - caso contrário, passa de lado e quem sabe um dia tens no game pass É claro que a Netflix tem exclusivos (Witcher, etc) que é para angariar novos clientes, e penso que é essa função de alguns exclusivos que vêm daí da Microsoft.


Tenta lembrar-te que a EA tem várias séries anuais de desporto,que tem uma rotação de shooters e jogos de carros,o ocasional novo IP,os indies do Partner Program e um ou outro jogo de outras editoras que tentam meter no serviço.

Dá uma olhadela:

https://www.ea.com/ea-play/games-ea-play-pro
 
De acordo, mas disse o que disse em função daquilo tenho lido em vários locais. Sei que a Xbox também tem os seus problemas, mas tipicamente os desta estão de alguma forma conectados a um lote (recordo facilmente problemas nos lotes de lançamento da One e da One X, onde fui uma vítima e tive que enviar as consolas para o suporte). Alguns dos temas a que se tem assistido na PS5 parecem-me ser mais generalistas e algo mais relacionado com Software.

Já agora, não que seja muito relevante, mas ainda há o AutoHDR a adicionar na lista da Xbox.





O que o @RuiBK quer dizer/relembrar, é que as pessoas generalizam a Xbox One a partir dos seus piores anos, e fazem o processo contrário para a PS4.

Nos primeiros anos de PS4 não existia uma diferença a nível de exclusivos, essa só começou a ser mais clara quando os estúdios da Sony começaram a lançar os seus AAA em contraste com a perda de tesão da Xbox. Apesar do que ficou escrito na história e/ou do que as pessoas recordam, a Xbox One teve um arranque mais forte que a PS4 a nível de LineUp.

Esta percepção não existe muito provavelmente por causa do lançamento faseado da consola (só chegou 1 ano depois a diversos países, Portugal inclusive).

Fala-se muito do lançamento e da história da "TV, TV, TV", mas eu além de gostar muito da integração da minha Box com os Overlays nativos da Xbox, esse suposto foco não impediu a Xbox One de arrancar com vários jogos, adicionar novas Features ao comando (como os Rumble Triggers), etc. Mesmo na história do Always Online, não deixa de ser irónico que a PS4 vire um tijolo se a pilha morrer e não for possível conectar os serviços da PSN.

Existiram erros graves na comunicação do pessoal da Xbox, mas também houve muita matreirice da Sony ao pintar-se como um White Knight (o famoso vídeo de como emprestar jogos, alterar a estratégia da consola após ver o Feedback das massas perante a adversária, etc).

--------------------------------------------------

Relativamente à sustentabilidade do GamePass, só o facto do sistema existir sob o leme do Nadella, já diz muito sobre isso. Qualquer coisa que não esteja ligada ao Azure e seja questionável é logo vítima do Nadella, disso não tenham dúvidas.

Sinceramente acho que o que foi mais grave no lançamento da One, foi o preço de lançamento e a obrigatoriedade de comprar a camera no conjunto, esses foram os principais fatores negativos, depois vieram os demais que se tornaram na bola de neve e queimou de vez o lançamento da consola. Pois em termos de jogos, tanto a One como a PS4 tinham jogos engraçados para uma nova geração, estavam equiparadas.

A MS só a meio da geração é que conseguiu reverte a situação e afastar o hate, com vários bons lançamentos, que depois acabaram e foi o que se viu nos últimos 3 anos da consola. Foi quando a PS4 estava com um hype brutal e a MS nada conseguia fazer para reverter a situação antes do final da geração. Quando a MS começou a mexer no Gamepass para chamar a atenção novamente.

Em relação a geração atual, a MS já viu que cometeu um erro ao lançar a Series S, que está com vendas bastante abaixo do esperado, tanto que já sofreu reduções de preço e vai limitar toda a geração de jogos das consolas Series a esse hardware. Vamos lá ver o que eles fazem para tentar ganhar mais publico, pois o golpe de mestre que seria o Gamepass + Series S para já não está a dar certo.
 
Sinceramente acho que o que foi mais grave no lançamento da One, foi o preço de lançamento e a obrigatoriedade de comprar a camera no conjunto, esses foram os principais fatores negativos, depois vieram os demais que se tornaram na bola de neve e queimou de vez o lançamento da consola. Pois em termos de jogos, tanto a One como a PS4 tinham jogos engraçados para uma nova geração, estavam equiparadas.

A MS só a meio da geração é que conseguiu reverte a situação e afastar o hate, com vários bons lançamentos, que depois acabaram e foi o que se viu nos últimos 3 anos da consola. Foi quando a PS4 estava com um hype brutal e a MS nada conseguia fazer para reverter a situação antes do final da geração. Quando a MS começou a mexer no Gamepass para chamar a atenção novamente.

Em relação a geração atual, a MS já viu que cometeu um erro ao lançar a Series S, que está com vendas bastante abaixo do esperado, tanto que já sofreu reduções de preço e vai limitar toda a geração de jogos das consolas Series a esse hardware. Vamos lá ver o que eles fazem para tentar ganhar mais publico, pois o golpe de mestre que seria o Gamepass + Series S para já não está a dar certo.
Está a dar certo com gamepass e Series X. Descontos da Series S não são feitos pela MS. No entanto basta ver o Hype e as consolas que a S vendeu na semana passada.
A Series S está a cumprir a sua função que é trazer pessoas para a Xbox, seja na função de segunda consola ou de consola barata. O público alvo para massificar a Series S não entra tão cedo na geração, vai entrar quando começar a existir descontos regulares.
Até se pode dizer que muitas pessoas que compram a Series S a estão a vender, no entanto fazem - no para comprar a X.
 
Em relação a geração atual, a MS já viu que cometeu um erro ao lançar a Series S, que está com vendas bastante abaixo do esperado, tanto que já sofreu reduções de preço e vai limitar toda a geração de jogos das consolas Series a esse hardware. Vamos lá ver o que eles fazem para tentar ganhar mais publico, pois o golpe de mestre que seria o Gamepass + Series S para já não está a dar certo.
"a MS já viu que cometeu um erro ao lançar a Series S"
"está com vendas abaixo do esperado"
"vai limitar toda a geração de jogos das consolas Series a esse hardware"
"o golpe de mestre que seria o Gamepass + Series S para já não está a dar certo"

Fonte? Não valem analistas que dizem exatamente o contrário do que afirmaste que diziam :p

A Series S é, muito evidentemente, uma consola feita para vender às massas que não compram consolas nem no dia de lançamento nem no começo da geração, mas sim na Black Friday e nas épocas natalícias. Um público alvo muito diferente daquele que tem comprado a Series X e PS5. O facto de não vender atualmente tanto como a Series X, muito apesar do preço inferior, muito pouco surpreende.
 
Última edição:
Sinceramente acho que o que foi mais grave no lançamento da One, foi o preço de lançamento e a obrigatoriedade de comprar a camera no conjunto, esses foram os principais fatores negativos, depois vieram os demais que se tornaram na bola de neve e queimou de vez o lançamento da consola. Pois em termos de jogos, tanto a One como a PS4 tinham jogos engraçados para uma nova geração, estavam equiparadas.

A MS só a meio da geração é que conseguiu reverte a situação e afastar o hate, com vários bons lançamentos, que depois acabaram e foi o que se viu nos últimos 3 anos da consola. Foi quando a PS4 estava com um hype brutal e a MS nada conseguia fazer para reverter a situação antes do final da geração. Quando a MS começou a mexer no Gamepass para chamar a atenção novamente.

Em relação a geração atual, a MS já viu que cometeu um erro ao lançar a Series S, que está com vendas bastante abaixo do esperado, tanto que já sofreu reduções de preço e vai limitar toda a geração de jogos das consolas Series a esse hardware. Vamos lá ver o que eles fazem para tentar ganhar mais publico, pois o golpe de mestre que seria o Gamepass + Series S para já não está a dar certo.
E eu a pensar que as promoções tinham sido apenas e só porque é a única que o stock está mais facilitado(em Pt), afinal foi pelo insucesso da mesma. Estranho que la fora mesmo a S seja difícil de comprar, será que também houve promoções e acabou o stock?
E a história de limitar a geração já cansa um bocado, não é por causa da S que a X tem tido piores resultados que a PS5 por exemplo
 
E eu a pensar que as promoções tinham sido apenas e só porque é a única que o stock está mais facilitado(em Pt), afinal foi pelo insucesso da mesma. Estranho que la fora mesmo a S seja difícil de comprar, será que também houve promoções e acabou o stock?
E a história de limitar a geração já cansa um bocado, não é por causa da S que a X tem tido piores resultados que a PS5 por exemplo
A Series S tem o stock mais facilitado em Portugal como assim?
 
A Sony também podia cobrar esse valor anual para os seus exclusivos, mas não sei até que ponto é que fico a ganhar como cliente se quiser apenas um ou dois jogos, ainda mais se quiser ficar com eles ou revende-los.
O pessoal só adere aos serviços da Xbox, EA, Ubi, etc. se quiser. Ninguém é obrigado, há poder de escolha. Cada um pode continuar a comprar isoladamente os seus jogos físicos/digitais.

Tu tendo só uma opção ficas a perder.
 
"a MS já viu que cometeu um erro ao lançar a Series S"
"está com vendas abaixo do esperado"
"vai limitar toda a geração de jogos das consolas Series a esse hardware"
"o golpe de mestre que seria o Gamepass + Series S para já não está a dar certo"

Fonte? Não valem analistas que dizem exatamente o contrário do que afirmaste que diziam :p

A Series S é, muito evidentemente, uma consola feita para vender às massas que não compram consolas nem no dia de lançamento nem no começo da geração, mas sim na Black Friday e nas épocas natalícias. Um público alvo muito diferente daquele que tem comprado a Series X e PS5. O facto de não vender atualmente tanto como a Series X, muito apesar do preço inferior, muito pouco surpreende.

Bem sinceramente não percebo a duvida de muitos.
Não vejo futuro em que a Xbox Series S não seja um sucesso.
Sinceramente acho as criticas meio despropositadas.
Mesmo sem jogos verdadeiramente Next Gen, não a vejo capar em nada a Series X.
Além de consola de entrada, servirá excelentemente como segunda consola a adquirir talvez para o ano, para os possuidores da PS5.
Sempre disse que a partir desta geração a única solução era termos as duas consolas, deviamos celebrar a Series S e a Ps5 digital, sem estas consolas era a tabela dos 1000€ :coolshad:
 
Sinceramente acho que o que foi mais grave no lançamento da One, foi o preço de lançamento e a obrigatoriedade de comprar a camera no conjunto, esses foram os principais fatores negativos, depois vieram os demais que se tornaram na bola de neve e queimou de vez o lançamento da consola. Pois em termos de jogos, tanto a One como a PS4 tinham jogos engraçados para uma nova geração, estavam equiparadas.

Diria que foi uma tempestade perfeita: o preço maior por Hardware mais fraco, a imposição do Kinect, o lançamento por Tiers (o que deixou inúmeros países unicamente com a PS4 como opção), e um fracasso na comunicação. A nível de sumo e do que as duas consolas tinham a oferecer, acho que a Xbox tinha vantagem (Ryse, Forza 5, Crimson Dragon, Dead Rising 3, Project Spark, Zoo Tycoon, Killer Instinct, PowerStar Golf, e no ano seguinte ainda veio o Forza Horizon 2, Ori, Sunset Overdrive, Quantum Break, exclusivos temporários como o TitanFall e Ryse of the Tomb Raider, etc).

(sei que alguns jogos fracassaram - por isso exclui alguns dos piores como o LocoCycle ou o Screamride - mas na altura não se sabia)

Já agora, existem rumores que a PS4 também iria impingir a camera (a luz do DualShock 4 é o mesmo sistema usado pelos comandos Move), só que viram o Backslash que a MS levou 2 dias antes na sua conferência e fizeram alterações de última hora, até para poder ter um preço mais baixo.

Na declaração pública da Sony sobre o PS4 Eye:

Furthermore, PlayStation®4 Eye senses the color of DUALSHOCK®4's light bar to judge the positions of multiple players, and set characters in the same positions or let a character talk to a particular player, enabling players to enjoy games in new way.

(não me lembro de alguma vez ver isto a ser usado)

A MS só a meio da geração é que conseguiu reverte a situação e afastar o hate, com vários bons lançamentos, que depois acabaram e foi o que se viu nos últimos 3 anos da consola. Foi quando a PS4 estava com um hype brutal e a MS nada conseguia fazer para reverter a situação antes do final da geração. Quando a MS começou a mexer no Gamepass para chamar a atenção novamente.

Não concordo com o uso do verbo "reverter". A Microsoft entrou bem no que a jogos diz respeito, e manteve-se bem até começar a perder força com alguns cancelamentos que reforçaram uma sensação de vazio no catálogo (Halo 5 Guardians e Gears of War 4 a carregar a consola num deserto). Nessa mesma altura em que começou a perder força, a Sony começou a despejar cá para fora os seus exclusivos AAA que para azar da Microsoft e sorte dos Gamers saíram obras de arte. Como os eventos recentes têm sempre mais força na nossa mente que os passados, obviamente que esta conjugação de factores deixou a Xbox numa posição ainda mais frágil (e algum do bom trabalho feito até então é constantemente esquecido sempre que se fala da geração em questão).

Claro que a remoção da obrigatoriedade do Kinect e a adição da Retro-Compatibilidade da Xbox 360 e Xbox original ajudaram. O GamePass já só apareceu na recta final da geração, por isso nem é muito significativo.

Em relação a geração atual, a MS já viu que cometeu um erro ao lançar a Series S, que está com vendas bastante abaixo do esperado, tanto que já sofreu reduções de preço e vai limitar toda a geração de jogos das consolas Series a esse hardware. Vamos lá ver o que eles fazem para tentar ganhar mais publico, pois o golpe de mestre que seria o Gamepass + Series S para já não está a dar certo.

A redução de preço da Series S foi nacional e numa única loja por tempo limitado, não foi algo decidido pela Microsoft.

A Series S limitar a geração faz pouco sentido. Se assim fosse o PC nunca conseguiria apresentar os resultados visuais e performantes que apresenta com as inúmeras configurações abaixo das recomendadas existentes no mercado. Suportar diversos tipos de Hardware com diferentes capacidades é algo que faz parte da vida de qualquer programador desde que começa a aprender a escrever os seus primeiros algoritmos. Há que saber escrever código escalável com diferentes parametros que permitem activar/adicionar os pormenores adicionais que o melhor Hardware suporta.

Diria que a juventude do novo SDK da Xbox é bem mais responsável pelas dificuldades encontradas por alguns Devs que propriamente a Series S.

Além disso, o objectivo da Series S é ser um Entry Point para o mundo Xbox, e tendo em conta o perfil de pessoas que já a adquiriram e alguns que entretanto já a trocaram por uma Series X sublinha esse propósito (o de dar a conhecer o ecossistema da Xbox a pessoas estranhas ao mesmo, e "prender" as mesmas).

O pessoal só adere aos serviços da Xbox, EA, Ubi, etc. se quiser. Ninguém é obrigado, há poder de escolha. Cada um pode continuar a comprar isoladamente os seus jogos físicos/digitais.

Tu tendo só uma opção ficas a perder.

Por acaso, isto do GamePass parece que deixa as consumidores e mesmo a media especializada um pouco "palerma". Ainda no outro dia li algures alguém a falar de um dado jogo e a dizer "Ah, queria mesmo o jogo, mas não sai no GamePass, assim vou passar ao lado" (o que faria esta gente se fosse numa outra plataforma?! Comprava o jogo?!).

Parece que na cabeça de algumas pessoas, demasiadas, a Xbox resume-se ao GamePass e o modelo tradicional (físico ou digital) simplesmente desapareceu ou foi proibido.

Não deixa de ser engraçado que o aumento de opções (porque o GamePass é um complemento, uma adição, não uma substituição) deixe as pessoas confusas, quando na teoria devia deixar as mesmas mais satisfeitas.

A Series S tem o stock mais facilitado em Portugal como assim?

Em todas as lojas que vou, sem excepção, encontro a Series S em Stock.

É uma das vantagens de ser cliente Xbox em Portugal, graças a isso já apanhei diversas Collector's Edition a preços muito baixos porque ninguém lhes pega.
 
Última edição:
"a MS já viu que cometeu um erro ao lançar a Series S"
"está com vendas abaixo do esperado"
"vai limitar toda a geração de jogos das consolas Series a esse hardware"
"o golpe de mestre que seria o Gamepass + Series S para já não está a dar certo"

Fonte? Não valem analistas que dizem exatamente o contrário do que afirmaste que diziam :p

A Series S é, muito evidentemente, uma consola feita para vender às massas que não compram consolas nem no dia de lançamento nem no começo da geração, mas sim na Black Friday e nas épocas natalícias. Um público alvo muito diferente daquele que tem comprado a Series X e PS5. O facto de não vender atualmente tanto como a Series X, muito apesar do preço inferior, muito pouco surpreende.


O que tenho visto é o contrário amigo a xbox sx a vender muito e sempre esgotada e a xbox ss apanhar pó como vi hoje.
E ao falar com vendedor da worten ele diz que SS venderam muito pouco, não só ali como em muitas outras lojas.
 
O que tenho visto é o contrário amigo a xbox sx a vender muito e sempre esgotada e a xbox ss apanhar pó como vi hoje.
E ao falar com vendedor da worten ele diz que SS venderam muito pouco, não só ali como em muitas outras lojas.

Mas Portugal é um um Pais muito pequenino, que não serve de grande exemplo. Ainda para mais quando deve ser dos Países com maior percentagem de massa adepta da Playstation.

Lá fora, a Series S tem estado esgotada, tal como a series X.

O que podemos dizer é que a Microsoft tem produzido mais Series X, o que é verdade. Tal como a Sony tem produzido mais consolas com o Leitor.
 
O que tenho visto é o contrário amigo a xbox sx a vender muito e sempre esgotada e a xbox ss apanhar pó como vi hoje.
E ao falar com vendedor da worten ele diz que SS venderam muito pouco, não só ali como em muitas outras lojas.
Deviam mandar esse stock para o UK. Aqui anda esgotado.
 
O que tenho visto é o contrário amigo a xbox sx a vender muito e sempre esgotada e a xbox ss apanhar pó como vi hoje.
E ao falar com vendedor da worten ele diz que SS venderam muito pouco, não só ali como em muitas outras lojas.

Primeiros ano é o hardcore a mexer mais unidades,e esses vão para a X.
Arrisco-me a dizer que cá no burgo devem vender mais SS neste momento a malta com uma PS5 mas com curiosidade acerca da Xbox.
 
Back
Topo