Sinceramente acho que o que foi mais grave no lançamento da One, foi o preço de lançamento e a obrigatoriedade de comprar a camera no conjunto, esses foram os principais fatores negativos, depois vieram os demais que se tornaram na bola de neve e queimou de vez o lançamento da consola. Pois em termos de jogos, tanto a One como a PS4 tinham jogos engraçados para uma nova geração, estavam equiparadas.
Diria que foi uma tempestade perfeita: o preço maior por Hardware mais fraco, a imposição do Kinect, o lançamento por Tiers (o que deixou inúmeros países unicamente com a PS4 como opção), e um fracasso na comunicação. A nível de sumo e do que as duas consolas tinham a oferecer, acho que a Xbox tinha vantagem (Ryse, Forza 5, Crimson Dragon, Dead Rising 3, Project Spark, Zoo Tycoon, Killer Instinct, PowerStar Golf, e no ano seguinte ainda veio o Forza Horizon 2, Ori, Sunset Overdrive, Quantum Break, exclusivos temporários como o TitanFall e Ryse of the Tomb Raider, etc).
(sei que alguns jogos fracassaram - por isso exclui alguns dos piores como o LocoCycle ou o Screamride - mas na altura não se sabia)
Já agora, existem rumores que a PS4 também iria impingir a camera (a luz do DualShock 4 é o mesmo sistema usado pelos comandos Move), só que viram o Backslash que a MS levou 2 dias antes na sua conferência e fizeram alterações de última hora, até para poder ter um preço mais baixo.
Na declaração pública da Sony sobre o PS4 Eye:
Furthermore, PlayStation®4 Eye senses the color of DUALSHOCK®4's light bar to judge the positions of multiple players, and set characters in the same positions or let a character talk to a particular player, enabling players to enjoy games in new way.
(não me lembro de alguma vez ver isto a ser usado)
A MS só a meio da geração é que conseguiu reverte a situação e afastar o hate, com vários bons lançamentos, que depois acabaram e foi o que se viu nos últimos 3 anos da consola. Foi quando a PS4 estava com um hype brutal e a MS nada conseguia fazer para reverter a situação antes do final da geração. Quando a MS começou a mexer no Gamepass para chamar a atenção novamente.
Não concordo com o uso do verbo "reverter". A Microsoft entrou bem no que a jogos diz respeito, e manteve-se bem até começar a perder força com alguns cancelamentos que reforçaram uma sensação de vazio no catálogo (Halo 5 Guardians e Gears of War 4 a carregar a consola num deserto). Nessa mesma altura em que começou a perder força, a Sony começou a despejar cá para fora os seus exclusivos AAA que para azar da Microsoft e sorte dos Gamers saíram obras de arte. Como os eventos recentes têm sempre mais força na nossa mente que os passados, obviamente que esta conjugação de factores deixou a Xbox numa posição ainda mais frágil (e algum do bom trabalho feito até então é constantemente esquecido sempre que se fala da geração em questão).
Claro que a remoção da obrigatoriedade do Kinect e a adição da Retro-Compatibilidade da Xbox 360 e Xbox original ajudaram. O GamePass já só apareceu na recta final da geração, por isso nem é muito significativo.
Em relação a geração atual, a MS já viu que cometeu um erro ao lançar a Series S, que está com vendas bastante abaixo do esperado, tanto que já sofreu reduções de preço e vai limitar toda a geração de jogos das consolas Series a esse hardware. Vamos lá ver o que eles fazem para tentar ganhar mais publico, pois o golpe de mestre que seria o Gamepass + Series S para já não está a dar certo.
A redução de preço da Series S foi nacional e numa única loja por tempo limitado, não foi algo decidido pela Microsoft.
A Series S limitar a geração faz pouco sentido. Se assim fosse o PC nunca conseguiria apresentar os resultados visuais e performantes que apresenta com as inúmeras configurações abaixo das recomendadas existentes no mercado. Suportar diversos tipos de Hardware com diferentes capacidades é algo que faz parte da vida de qualquer programador desde que começa a aprender a escrever os seus primeiros algoritmos. Há que saber escrever código escalável com diferentes parametros que permitem activar/adicionar os pormenores adicionais que o melhor Hardware suporta.
Diria que a juventude do novo SDK da Xbox é bem mais responsável pelas dificuldades encontradas por alguns Devs que propriamente a Series S.
Além disso, o objectivo da Series S é ser um Entry Point para o mundo Xbox, e tendo em conta o perfil de pessoas que já a adquiriram e alguns que entretanto já a trocaram por uma Series X sublinha esse propósito (o de dar a conhecer o ecossistema da Xbox a pessoas estranhas ao mesmo, e "prender" as mesmas).
O pessoal só adere aos serviços da Xbox, EA, Ubi, etc. se quiser. Ninguém é obrigado, há poder de escolha. Cada um pode continuar a comprar isoladamente os seus jogos físicos/digitais.
Tu tendo só uma opção ficas a perder.
Por acaso, isto do GamePass parece que deixa as consumidores e mesmo a media especializada um pouco "palerma". Ainda no outro dia li algures alguém a falar de um dado jogo e a dizer "Ah, queria mesmo o jogo, mas não sai no GamePass, assim vou passar ao lado" (o que faria esta gente se fosse numa outra plataforma?! Comprava o jogo?!).
Parece que na cabeça de algumas pessoas, demasiadas, a Xbox resume-se ao GamePass e o modelo tradicional (físico ou digital) simplesmente desapareceu ou foi proibido.
Não deixa de ser engraçado que o aumento de opções (porque o GamePass é um complemento, uma adição, não uma substituição) deixe as pessoas confusas, quando na teoria devia deixar as mesmas mais satisfeitas.
A Series S tem o stock mais facilitado em Portugal como assim?
Em todas as lojas que vou, sem excepção, encontro a Series S em Stock.
É uma das vantagens de ser cliente Xbox em Portugal, graças a isso já apanhei diversas Collector's Edition a preços muito baixos porque ninguém lhes pega.