Domótica "Low Cost" (e não só...)

Depende mt da instalação , mas a resposta quase de certeza será sim.

Eu estou a pensar colocar um shelly em cada circuito de iluminação, serão 16 se contar com o exterior...

A fazer contas...
 
Última edição:
Projecto: abrir/fechar o portão de entrada remotamente/através de wifi.

Vou instalar uma motorização no portão de entrada da minha moradia. Vem com dois comandos (suficientes para o uso de casa), mas queria dar-lhe um toque mais geek... dado que tenho sinal wifi junto do portão, lembrei-me de o colocar a abrir/fechar através do telefone, através de uma app.

Limitações/condicionantes: a placa de controlo dos motores e os próprios motores funcionam a 24V DC, ainda que a alimentação da placa seja a 230V AC.

A intenção é ligar um módulo interruptor wifi à entrada da placa de controlo que permite a abertura/fecho do portão através de um comando por chave. Pelo que consigo perceber, o funcionamento do comando por chave apenas gera um impulso que indica à placa para abrir/fechar o portão, consoante a posição em que o mesmo esteja.

Ora, se o que li está correcto, com o módulo Sonoff SV (com alimentação entre 5 e 24V DC), configurado na app para o modo Pulsar (ou "inching"), ligado a dita entrada na placa de controlo do portão destinada ao módulo de abertura por chave deverá fazer o que eu pretendo, certo? Ou estou a baralhar isto tudo?
 
Projecto: abrir/fechar o portão de entrada remotamente/através de wifi.

Vou instalar uma motorização no portão de entrada da minha moradia. Vem com dois comandos (suficientes para o uso de casa), mas queria dar-lhe um toque mais geek... dado que tenho sinal wifi junto do portão, lembrei-me de o colocar a abrir/fechar através do telefone, através de uma app.

Limitações/condicionantes: a placa de controlo dos motores e os próprios motores funcionam a 24V DC, ainda que a alimentação da placa seja a 230V AC.

A intenção é ligar um módulo interruptor wifi à entrada da placa de controlo que permite a abertura/fecho do portão através de um comando por chave. Pelo que consigo perceber, o funcionamento do comando por chave apenas gera um impulso que indica à placa para abrir/fechar o portão, consoante a posição em que o mesmo esteja.

Ora, se o que li está correcto, com o módulo Sonoff SV (com alimentação entre 5 e 24V DC), configurado na app para o modo Pulsar (ou "inching"), ligado a dita entrada na placa de controlo do portão destinada ao módulo de abertura por chave deverá fazer o que eu pretendo, certo? Ou estou a baralhar isto tudo?
E usares um Broadlink RM Pro, está fora de questão? É que já tem RF e configuravas isso num piscar de olhos.
 
E usares um Broadlink RM Pro, está fora de questão? É que já tem RF e configuravas isso num piscar de olhos.

A intenção era colocar o dispositivo no interior da caixa da placa de controlo dos motores, e esse Broadlink é demasiado grande para o efeito. E em termos de €€€€ (isto é uma brincadeira/iniciação neste mundo da automação doméstica), a diferença entre um Sonoff SV e o Broadlink ainda é considerável (cerca de 5€ para perto de 20€).

No entanto fica a ideia do Broadlink para um outro projecto futuro :)
 
Percebo a intenção. Mas o RM pro nem precisa de estar junto ao motor do portão. Se a tua sala não for muito longe da garagem podes até tê-lo lá para controlar tv, box, ac, ou o que quiseres, e enviar sinal RF para o portão da garagem quando é preciso. É só um exemplo, quem diz sala diz outra divisão qualquer a teu gosto. É só uma ideia. ;)
 
O Broadlink é o que uso para o portão da garagem e da rua, e tem um alcance bastante bom. Ainda o integrei com o Google Home e posso abrir e fechar os portões com comando de voz.
 
A ideia do Broadlink é muito interessante, e até poderia substituir a ideia original. Será que consegue um alcance de cerca de 30m a partir do equipamento em direcções opostas? Nessa situação, colocando ao aparelho no centro da casa (junto ao router wifi) resolveria a abertura tanto do portão da entrada como do portão da garagem (em linha recta, portão da garagem e portão de entrada distam cerca de 50m um do outro, contando com a construção da casa pelo meio...)
 
Para resolver o problema da distância dos portões à casa, uma solução, que talvez funcione (depende de alguns condicionalismo fisicos da instalação), era trazer um contato (fios) de cada um dos portões p/ o quadro elétrico da casa e colocor um sheely 2.5.
 
A ideia do Broadlink é muito interessante, e até poderia substituir a ideia original. Será que consegue um alcance de cerca de 30m a partir do equipamento em direcções opostas? Nessa situação, colocando ao aparelho no centro da casa (junto ao router wifi) resolveria a abertura tanto do portão da entrada como do portão da garagem (em linha recta, portão da garagem e portão de entrada distam cerca de 50m um do outro, contando com a construção da casa pelo meio...)
Não é fácil encontrar informação acerca do alcance, mas na página da amazon indica RF Control Range :20M.
O mais certo será esperar que alguém que tenha o dito aparelho se manifeste...
 
Back
Topo