Domótica "Low Cost" (e não só...)

Ando a tentar instalar um shelly 2.5 nas persianas, mas não está fácil. Primeiro, o inversor dos estores tem dois fios no L. Não devia ser um?! Depois lá consegui instalar o shelly, pelo menos está alimentado e acho que as ligações estão bem feitas, mas o estore não mexe. Nem ao carregar nos botões nem através da app. Nem a calibração consigo fazer. Alguém faz ideia do problema? Obrigado
Já experimentou fazer um reset ao Shelly e voltar a configurar tudo através da aplicação?
 
Primeiro remova a persiana da aplicação e só depois faça reset ao shelly. Tem um pequeno botão no shelly para fazer reset. Atenção que não pode ligar o shelly a uma rede 5G.
Obrigado, vou tentar fazer isso e recomeçar a configuração.

Sim, eu sei que tem de ser 2.4Ghz. Até acho que se for 5Ghz o Shelly nem sequer encontra a rede.
 
Primeiro remova a persiana da aplicação e só depois faça reset ao shelly. Tem um pequeno botão no shelly para fazer reset. Atenção que não pode ligar o shelly a uma rede 5G.
Já fiz isto e o problema mantém-se. Ao clicar, na app, para abrir ou fechar o estore ou para fazer calibração, ouço uns clicks no shelly, mas não move a persiana. Tem de estar algo errado na ligação. Obrigado na mesma pela ajuda.
 
Já fiz isto e o problema mantém-se. Ao clicar, na app, para abrir ou fechar o estore ou para fazer calibração, ouço uns clicks no shelly, mas não move a persiana. Tem de estar algo errado na ligação. Obrigado na mesma pela ajuda.
A persiana abre e fecha com os botões que estão na parede? O Shelly tem a luz ligada?
Vê se este vídeo ajuda:
 
A persiana abre e fecha com os botões que estão na parede? O Shelly tem a luz ligada?
Vê se este vídeo ajuda:
Não, com o shelly ligado os botões que estão na parede não funcionam. Só funcionam se remover o shelly. E sim, o shelly tem luz ligada e consigo adiciona-lo na App mas ao tentar fazer calibração, não move os estores. Nem dá erro. Obrigado pelo feedback.
 
Não, com o shelly ligado os botões que estão na parede não funcionam. Só funcionam se remover o shelly. E sim, o shelly tem luz ligada e consigo adiciona-lo na App mas ao tentar fazer calibração, não move os estores. Nem dá erro. Obrigado pelo feedback.
Os botões da parede ficam sempre a funcionar com o shelly instalado, portanto deve ser um problema de ligações. O problema deve estar nos 2 fios no L. Experimente unir os 2 fios que tem no L (os que estão no interruptor da parede) com um ligador e depois faça um pequeno fio para ligar apenas um fio no L do shelly. Depois o outro L do Shelly vai ligar ao interruptor.
 
Última edição:
Para mim você está a trocar os fios neutros com os fios de subir e descer a persiana e por isso não funciona. Experimente soltar um fio de cada vez do interruptor e veja se descobre quais são os fios de subir e descer a pesiana. Tenha cuidado para não apanhar um choque.
 
Os estores é uma dor de cabeça com a quantidade de fios que ficam dentro da caixa.
Com um Shelly então é quase preciso uma prensa para meter tudo lá dentro. Boa sorte com isso
 
Se não forem as caixas mais profundas realmente é algo á justa, mas usar wagos e fios multicondutor de 0.5-0.7mm2 para ligar os interruptores ao Shelly ajuda bastante a nível de espaço e a flexibilidade extra dos fios faz bastante diferença.
 
Boa noite

Tenho um WC que o pessoal passa a vida a esquecer-se da luz ligada [emoji2]

Estava a pensar colocar um Shelly 1 (?) E um botão Shelly ligado a um HA para desligar a luz após x horas

As luzes são focos em teto falso e tenho uma caixa de derivação do lado de fora

Agora, isto será um Lamborghini para uma coisa destas? Se sim, sugestões de abordagem

Obrigado
 
Boa noite

Tenho um WC que o pessoal passa a vida a esquecer-se da luz ligada [emoji2]

Estava a pensar colocar um Shelly 1 (?) E um botão Shelly ligado a um HA para desligar a luz após x horas

As luzes são focos em teto falso e tenho uma caixa de derivação do lado de fora

Agora, isto será um Lamborghini para uma coisa destas? Se sim, sugestões de abordagem

Obrigado
Basta programar o Shelly para desligar ao fim de X horas (minutos no caso da aplicação).
 
Se colocares em Shelly 1 no interruptor do WC, este funciona normalmente e só precisas de programar para desligar ao fim de X tempo. Ou está a escapar-me alguma coisa?
Bom dia

Obrigado

A questão aí é se o botão estando on não irá impedir de o circuito Shelly fazer off.

Quem se sobrepõe? O botão ou timer? A ideia que tenho é que o físico se sobrepõe mas só tem testando

Provavelmente só testando

Nota: e estou a assumir que o interruptor se ligue à entrada de controle do Shelly
 
Bom dia

Obrigado

A questão aí é se o botão estando on não irá impedir de o circuito Shelly fazer off.

Quem se sobrepõe? O botão ou timer? A ideia que tenho é que o físico se sobrepõe mas só tem testando

Provavelmente só testando

Nota: e estou a assumir que o interruptor se ligue à entrada de controle do Shelly
O Shelly deteta se a lâmpada está ligada ou não. O timer vai funcionar de cada vez que seja ligada, quer através do botão físico, quer via APP.
A maior dificuldade é que terás que ter fio neutro na caixa do interruptor, para alimentar o Shelly.
 
Back
Topo