Domótica "Low Cost" (e não só...)

Bem, ainda não cheguei a esse nível mas existem varias modificações no gihtub para por os vários dispositivos lowcost a funcionar em servidores locais.
De qualquer forma, se formos por ai, o melhor será esquecer o iot.
 
Android 7 e superior permite especificar que permissões dão a cada aplicação.
No meu caso fui ver a app da Yeelight e não tinha nenhuma activa.
No caso da MiHome, esta sim tem muito mais mas é possível desactivar as que parecem menos "éticas"
 
nao sei se leste o artigo mas a app faz gravação de áudio por exemplo...

Li, mas na verdade fico na mesma, o que é que os chinocas vão fazer com esses milhões de terabytes em áudio e em linguas que precisam de um tradutor?
E vão gastar milhões a tratar e traduzir todos esses áudios para no fim me ouvirem a chamar a minha filha para ela arrumar o quarto? Há coisas bem mais perigosas que isso.
 
Mas todos fazem isso, não é por comprar um device "barato" que estou mais sujeito a isso.
A única forma de não ser tracked é não usar um smartphone (ou não usar sequer telemóvel) e usar um PC sem net.

Ah, e pagar sempre tudo em dinheiro, inclusivamente portagens.
 
Última edição:
Existe o caso da Alexa, que não é propriamente lowcost e que está sempre a escuta ... o que eles fazem depois com essa informação, ui ui ... é melhor nem saber.

@ciberg , também não podes passar nas portagens pois fica registado em vídeo :)
 
Existe o caso da Alexa, que não é propriamente lowcost e que está sempre a escuta ... o que eles fazem depois com essa informação, ui ui ... é melhor nem saber.

@ciberg , também não podes passar nas portagens pois fica registado em vídeo :)

True, pronto, evitar as portagens, but wait há cameras numa data de estradas, e as compras? nunca num centro comercial ou supermercado, enfim...
Conclusão, a não ser que vivamos numa aldeia, sem net, nos desloquemos de bicicleta (as bombas têm câmeras) e façamos compras na mercearia do bairro e a pagar em dinheiro estamos constantemente a ser tracked...

E ainda nem sei como levantariamos o dinheiro...
 
Boas pessoal.
Tenho uma pergunta talvez um pouco estranha para fazer, não sei se alguém me pode ajudar.

A minha casa está completamente smart neste momento. Tenho lâmpadas Wi-Fi por toda a casa, grande maioria das tomadas também já tem adaptadores Wi-Fi/RF, Amazon Echos em todas as divisões, etc.

O que eu queria neste momento era encontrar interruptores que ficassem 'dentro' da parede, mas não sei se isso sequer existe... Gostava de ter algo que visualmente fosse apenas uma tampa branca, por exemplo, que pudesse abrir e usar um pequeno interruptor que ficasse mesmo instalado dentro da caixa na parede apenas para emergências... Estou farto de pesquisar e não encontro nada sequer parecido. Será que já alguém inventou isto? [emoji16]
 
A única coisa que me ocorre são os painéis cegos da Efapel,, por exemplo, que são aplicados quando não há nada instalado numa caixa funda. Não funcionam é como pretendes (abrir para usar um interruptor no interior), mas se o objetivo for só tapar o buraco, talvez sirvam.
E Efapel deve ser o que é usado na maioria das habitações, pelo que é o que deves ter na aparelhagem elétrica.
 
com a integração do ewelink no ifttt, consegui finalmente o que queria.
quando me aproximo de casa, cerca de 100 ou 200 metros antes, o portão de entrada, começar a abrir, quando chego à entrada, nem tenho que esperar.
antes, tinha que pegar no telemóvel, abrir o ewelink e dar o comando de abertura, agora é executado pela zona definida em GPS.
e como tenho programado o motor para fechar automaticamente após 30 segundos, nem tenho que me chatear mais com isto :)
 
é simples, vais às receitas do ifttt e escolhes em android se o teu telemovel entrar na localização x então trigger no switch do ewelink.
pessoalmente não gosto dessa receita para abrir algo pois posso passar à porta de casa e não ter de entrar mas uso por exemplo para ligar o wifi do tlm
abrir a garagem faço através do gear s2 com um botão
 
omega, elabora pf como fizeste isso, para mim era espectacular ter um sistema desses
para abrir o motor da garagem, não pode ser um dispositivo de on/off normal.
tem que ser um interruptor de pulso, isto é, carregas no botão, ele manda uma ordem, e depois volta ao normal.
os sonoff normais é ligado e desligado, esses não dão para os portões de garagem
o modelo que precisas é este:
1 Channel Inching /Self-lockIing Mode WiFi Wireless Switch 5V/12V
inching_self-locking_wifi_wireless_switch_4.jpg


a configuração que vais usar é esta:
self-locking-inching-wireless-switch-5V-inching1.gif


podes ligar com a própria alimentação do motor, que deve ser 12 volts, ou então ligas um cabo usb, tanto faz, para mim é mais cómodo usar a própria alimentação do motor.
essa parte onde vês a lâmpada apagar e acender é onde vai ligar os fios que dão o comando de abertura.
vais ligar isto em NO (normaly open) e em COM (comum) pois isto vai ser um interruptor que está sempre desligado e só liga quando é accionado.
no motor vais ligar onde diz PP e COM (o PP é o comando de abertura manual) é o que é accionado pelas normais botoneiras de parede.

Antes de efectuares as ligações ao motor, convém ligar o dispositivo à rede wifi :)
depois é só configurar no IFTTT para dar uma ordem de abertura ao estares numa determinada área.

claro que pode acontecer aquilo que o @ferraznich disse, mas basta configurar o portão para ele fechar automaticamente ao fim de algum tempo, mesmo que abra sem quereres, ele volta a fechar :)

@ferraznich explica la como é que tu fazes mesmo?
eu antes de isto estar integrado com o IFTTT abria o ewelink e quando estava perto de casa, mandava o portão abrir.
agora é quase a mesma coisa, mas é por GPS
 
Última edição:
@bam_bam Querias um interruptor que ficasse faceado com a parede? Acho que não há nada...

Não queres partilhar com a malta que equipamentos tens pela casa? Marcas, modelos, etc
Tenho de investigar a solução da Efapel que outro user aqui mencionou.
Quanto aos equipamentos, são alguns... Vamos ver se de cabeça não deixo nada para trás:
- Raspberry Pi 3 a correr Home Assistant;
- Lâmpadas Lifx em toda a casa (na minha opinião, Lifx é superior à gama Hue);
- Ikea Tradfri Floalt na cozinha, a substituir a armadura que usava lâmpadas de tubo;
- Ikea Tradfri Gateway (para incluir a Floalt e possíveis novas adições Zigbee ao HA);
- 8x tomadas RF;
- 2x Fibaro tomadas zwave;
- 5x Amazon Echo Dot, uma para cada divisão da casa;
- Chromecast na sala;
- 2x Amazon Fire TV (sala e quarto);
- 1 Harmony Hub na sala, para controlar a TV e Soundbar;
- 1 Broadlink RM pro para a TV e Soundbar no quarto, e também para controlar as tomadas RF;
- 1 Camara Sricam na entrada de casa;
- 2 Cameras Xiaomi Xiaofang;
- Fibaro Motion Sensor nas casas de banho;
- Z-wave Aeotec Stick (gen 5);
- Sensor de portas/janelas Xiaomi em todas as portas e janelas;
- Sensor Xiaomi temperatura e humidade em todas as divisões de casa;
- Xiaomi (Honeywell) sensor de fumo na cozinha (o plano é pôr um em cada divisão, no futuro).

Acho que está aqui tudo, ou pelo menos o principal. Vou fazendo adições a cada 2/3 meses, ainda não tenho tudo como quero... A questão dos interruptores era mais por uma questão estética e porque os convidados em casa têm sempre a mania de ir com a mão ao interruptor, sem eles era uma forma de resolver a situação. Outra forma seria instalar interruptores inteligentes também, mas a esmagadora maioria são de formato dos EUA (mais pequenos e estreitos), que tenho quase a certeza que não funcionam cá. Até a instalação deve ser um pesadelo.
 
Boas,
alguém que usa a app eWeLink para os dispositivos Sonoff, já conseguiram partilhar/ dar acesso aos dispositivos com outras pessoas ?

E coloco o email da conta a quem quero dar acesso ao dispositivo, e aparece uma mensagem a dizer que está a aguardar resposta, mas não acontece nada
 
Boas,
alguém que usa a app eWeLink para os dispositivos Sonoff, já conseguiram partilhar/ dar acesso aos dispositivos com outras pessoas ?

E coloco o email da conta a quem quero dar acesso ao dispositivo, e aparece uma mensagem a dizer que está a aguardar resposta, mas não acontece nada

Tens que criar conta a pessoa que queres partilhar, depois inseres o mail dessa conta. Comigo correu tudo bem. Tenho partilhado com mais 2 pessoas.
 
Que broadlink aconselham para usar com tv,box (neste caso sera uma wetek), ar condicionado e portoes electricos (rua e garagem)? Neste caso dos portoes o que é necessário ter em atençāo?
Ja agora, posso interligar com alexa/google home e depois um destes com o smartthings hub?
 
Para isso tudo o RM Pro (tenho o RM3), só não sei se terá alcance para os portões, tenho esse problema, só consigo abrir o da rua e tenho que pôr o broadlink num local específico, tenho que ver como aumentar o range.

Tens que ver se os portões usam códigos dinâmicos ou fixos, se forem dinâmicos não dá porque o Broadlink aprende um código e manda sempre o mesmo (apesar de que o comando original envia sempre um código diferente - vi pelo Home Assistant - e não consigo usar o mesmo código duas vezes seguidas, para obviar isto tenho 2 botões um para abrir e outro para fechar e assim nunca mando o mesmo código 2 vezes seguidas).

Para integrares com Alexa ou Google Home podes usar o Home Assistant, mas pelo menos para o Google Home não é muito direto. SmartThings não sei.
 
Última edição:
Back
Topo