Domótica "Low Cost" (e não só...)

para que queres o sonoff no termoacomulador?
em teoria ele tem termostato, desliga automaticamente.
é que se deixares cair muito a temperatura, depois gastas mais energia para a aqueceres de novo, do que se a tentares manter quente.
penso eu
btw, os meus dispositivos nem aparecem na app ewelink, servidor deve estar off
 
para que queres o sonoff no termoacomulador?
em teoria ele tem termostato, desliga automaticamente.
é que se deixares cair muito a temperatura, depois gastas mais energia para a aqueceres de novo, do que se a tentares manter quente.
penso eu
btw, os meus dispositivos nem aparecem na app ewelink, servidor deve estar off
Certo, isso é muito giro mas os termoacumulador, mesmo sendo inteligentes como o meu, ainda não são espertos o suficiente para saber a que horas a electricidade é mais barata (neste momento tenho EDP com opção tri-horaria, vou mudar para a Endesa bi-horaria).

Desta forma sai me mais barato aquecer a agua de madrugada, para alem de que o meu termoacumulador, mesmo desligado, não perde assim tanto calor, estamos a falar de 1-2 grau por hora.

Neste momento tenho um relogio de tomada e funciona bem, mas queria por um sonoff POW para poder ligar o termoacumulador, antes de chegar a casa para o caso de ter de tomar banho a uma hora que não a habitual.
 
Última edição:
boas
estou a pensar comprar um echo dot e tirar algum partido do mesmo para alem das perguntinhas que lhe podemos fazer.

neste momento quase todos os estores de casa são eléctricos, como posso controla-los com a Alexa?

um dos estores é de botão push e o outro é normal, com um botão para subir e outro para baixar
 
Eu não percebo muito do assunto, mas acho que tens 2 opções.

1) manteres os switches que tens e adicionares-lhes um relay que possa ser controlado ou por um hub (Fibaro Roller Shutter 2, depois controlado pelo broadlink hub) ou por uma app (já vi pessoas usarem 2 Sonoff basic para controlar 1 switch). O problema é onde meter estes relays, porque normalmente não tens espaço dentro das caixas dos switches. Talvez mais perto do motor em si, se lá houver espaço.

2) comprares switches novos, "inteligentes".

Na opção 2 podes (a) comprar um switch controlado por RF / Zwave / Zigbee e depois um hub que o permita ligar à internet / Alexa, ou (b) comprar um switch que se ligue diretamente ao wifi e à Alexa. A opção (b) praticamente ainda não existe (só encontrei este) mas acredito que comecem a aparecer.
 
Eu não percebo muito do assunto, mas acho que tens 2 opções.

1) manteres os switches que tens e adicionares-lhes um relay que possa ser controlado ou por um hub (Fibaro Roller Shutter 2, depois controlado pelo broadlink hub) .

so uma pequena correçao o broadlink nao fala zwave por isso não é compativel com o fibaro, mas em vez de broadlink podes usar um hub smartthings (~70€) para usar com o fibaro.

As soluçao mais populares neste forum para estores sao sonoff/Homeassistant e fibaro/smartthings, ambas dão para usar alexa, tudo depende da tua disponibilidade financeira, grau de exigencia das funcionalidades e skills de IT. Depois tens soluçoes RF tipo chacon e assim mas ai nao sou o melhor para falar.
 
http://www.eurox10.com/Product/Insteon/Interfaces/INS_2245-422.htm

http://www.eurox10.com/Product/Insteon/Atuadores/INS_2444-422.htm

não sei se esta será a melhor opção e a mais económica, mas em comparação com o home assinstant da fibaro é bastante mais em conta, embora o hub smartthings seja ainda mais em conta.

para controlar o ac preciso de algo que emita iv o quê?

Se tens orçamento para ~50 euros por estores então aconselho hub smartthings (~70) e fibaro fgr200 (~50 por estores), não precisas de mais nada. eu tenho 6 estores foi dos melhores 300 euros que gastei, uso todos os dias com o google home.

podes ir para outras tecnologias tipo insteon, mas ja são soluçoes fechadas em termos de integração com outros vendors não são tão flexiveis.

Para IR dos AC ve os broadlink ou harmony hub.
 
Se tens orçamento para ~50 euros por estores então aconselho hub smartthings (~70) e fibaro fgr200 (~50 por estores), não precisas de mais nada. eu tenho 6 estores foi dos melhores 300 euros que gastei, uso todos os dias com o google home.

podes ir para outras tecnologias tipo insteon, mas ja são soluçoes fechadas em termos de integração com outros vendors não são tão flexiveis.

Para IR dos AC ve os broadlink ou harmony hub.

em relação aos estores, os fibaro permitem ligar, quer a estores com 2 botões quer a estores com com botão push?
 
chegaram os 2 sonoff touch que comprei, ia agora instalar 1 mas nas ligações pede um neutro um line in e um line out, desmontei o interruptor antigo e só tenho 2 cabos castanhos, não tenho neutro, alguma maneira de resolver?
 
chegaram os 2 sonoff touch que comprei, ia agora instalar 1 mas nas ligações pede um neutro um line in e um line out, desmontei o interruptor antigo e só tenho 2 cabos castanhos, não tenho neutro, alguma maneira de resolver?
Provavelmente deves ter uma caixa de derivação mesmo por cima dos interruptores, é só passares um fio neutro (azul) por lá. Em minha casa é assim :P
 
Puxar da caixa de derivação

Provavelmente deves ter uma caixa de derivação mesmo por cima dos interruptores, é só passares um fio neutro (azul) por lá. Em minha casa é assim :P

tirando o interruptor antigo tenho a cavidade, e dentro da cavidade existe um tubo para baixo e outro tubo para cima, e cada um destes tubos tem um cabo castanho, não vejo caixa de derivação
 
as caixas costuma estar junto ao teto, segue o tubo para cima que vais encontrar é uma coisa quadrada . Poderás ter que arranjar um guia, principalmente se o caminho não for a direito
 
Back
Topo