Domótica "Low Cost" (e não só...)

Obrigado, pela ajuda, eu sei que existe nas lojas de bricolage individuais (mas custam a volta de 3-4 euros, para isso quase mais vale comprar um sensor que use cr2032) ou mandado vir da china. Eu queria era saber se havia assim um sitio onde se comprasse pilhas sem ser a 3-4 euros cada ou que nao precisasse de esperar 20 dias por elas. em principio devo comprar numa loja tuga online que encontrei no google.
 
Preciso de ajuda com o xiaomi gateway, gostaria que me indicassem um video ou site que me explique como funciona a APP porque:
1º uma parte da MIHome está em chines principalmente nos IF That.
2º não sei qual é o fuso horario que funciona a app, parece que a gateway funciona no fuso horario da china (coloquei mailand) e os sensores de movimento e porta funcionam com a hora do telemovel (portuguesa) pq quando detetam movimento vem mencionado a nossa hora
 
Preciso de ajuda com o xiaomi gateway, gostaria que me indicassem um video ou site que me explique como funciona a APP porque:
1º uma parte da MIHome está em chines principalmente nos IF That.
2º não sei qual é o fuso horario que funciona a app, parece que a gateway funciona no fuso horario da china (coloquei mailand) e os sensores de movimento e porta funcionam com a hora do telemovel (portuguesa) pq quando detetam movimento vem mencionado a nossa hora
Tenho a mesma dúvida... =/
 
TB tenho a dúvida exposta em cima, para já só tenho a câmara dafang e tem diferença nas horas nos alarmes mas nós clips está certo, mas tenho um gateway a caminho e essa questão das horas e de como fazer as automações vai se colocar. Chegou foi hoje o sensor de temperatura e aquilo é mesmo pequeno, estava na ideia que seria bem maior pelas fotos que vi da descrição [emoji39]
 
Boa tarde, seria possível dizerem-me se o seguinte seria possível desta forma?

Tenho uma divisão em que os equipamentos são "burros". Tenho um interruptor simples de parede que acende/apaga a luz do teto e tenho um candeeiro ligado a uma tomada também com um interruptor simples pelo meio.

A ideia seria substituir o interruptor de parede por um livolo 2 gang 1 way (versão switch + remote), substituir o interruptor do candeeiro por um sonoff e acrescentar um echo dot.

Não estando o saída (potência) do interruptor de parede ligada ao candeeiro, será que ao tocar nele envia um sinal wifi ao sonoff e comuta o candeeiro?

Conseguirei ligar e desligar cada uma das luzes quer utilizando o livolo quer o echo dot?

Obrigado!
 
Última edição:
Boa tarde, seria possível dizerem-me se o seguinte seria possível desta forma?

Tenho uma divisão em que os equipamentos são "burros". Tenho um interruptor simples de parede que acende/apaga a luz do teto e tenho um candeeiro ligado a uma tomada também com um interruptor simples pelo meio.

A ideia seria substituir o interruptor de parede por um livolo 2 gang 1 way (versão switch + remote), substituir o interruptor do candeeiro por um sonoff e acrescentar um echo dot.

Não estando o saída (potência) do interruptor de parede ligada ao candeeiro, será que ao tocar nele envia um sinal wifi ao sonoff e comuta o candeeiro?

Conseguirei ligar e desligar cada uma das luzes quer utilizando o livolo quer o echo dot?

Obrigado!

alguma razão para estares a usar equipamentos de marcas diferentes?, porque não usar para interruptor de parede o sonoff touch? e sá falas numa luz de teto, porquê um 2 gang?
 
Pelo que percebi, ele quer um 2-gang na parede em que o 1º botão toggla a luz do tecto e o 2º toggla o candeeiro de mesa de cabeceira. Assim mais ou menos como acontece num hotel.

Bem, posso-te dizer que com só o equipamento que referiste não é possível. Precisarias de ligar tudo a um hub qualquer que tivesse inteligência necessária para gerir isso. Arranjando um e metendo as devidas regras, parece-me bem possível. Talvez fosse preciso flashar o sonoff para meter o firmware Tasmota para melhor ligação ao dito hub.

Mas como eu não tenho nenhuma experiência com hubs, não sei ao certo. Expero pelas respostas de outros.
 
Pelo que percebi, ele quer um 2-gang na parede em que o 1º botão toggla a luz do tecto e o 2º toggla o candeeiro de mesa de cabeceira. Assim mais ou menos como acontece num hotel.

Bem, posso-te dizer que com só o equipamento que referiste não é possível. Precisarias de ligar tudo a um hub qualquer que tivesse inteligência necessária para gerir isso. Arranjando um e metendo as devidas regras, parece-me bem possível. Talvez fosse preciso flashar o sonoff para meter o firmware Tasmota para melhor ligação ao dito hub.

Mas como eu não tenho nenhuma experiência com hubs, não sei ao certo. Expero pelas respostas de outros.

ok, sendo assim pode ir para um Sonoff touch 2 gang e um amazon echo, não precisa de mais nada
 
alguma razão para estares a usar equipamentos de marcas diferentes?, porque não usar para interruptor de parede o sonoff touch? e sá falas numa luz de teto, porquê um 2 gang?

O motivo de serem marcas diferentes é por motivos puramente estéticos.

Isto:

Pelo que percebi, ele quer um 2-gang na parede em que o 1º botão toggla a luz do tecto e o 2º toggla o candeeiro de mesa de cabeceira. Assim mais ou menos como acontece num hotel.

Mas como é que ele fazia a "ligação" entre o 2º botão do interruptor de parede e o sonoff do candeeiro de mesa?

Pois não faço ideia, mas sendo os 2 equipamentos wifi, a ligação não é direta?
 
Boas pessoal,

Tenho lido alguns topicos sobre domotica, e continuo com varias duvidas pois á diversos equipamentos.
O meu objectivo é aos poucos tornar a casa "smart", comprando as coisas por fases.

O que gostaria é:
- Detenção de intrusão,
- Camera de vigilância,
- Controlo das luzes,
- Controlo de Ar Condicionado,
- Controlo das persianas eléctricas,
- ...

Para estas funções o kit da xiaomi serve? Posso adicionar acessórios de outras marcas posteriormente e ter a devida compatibilidade?
 
O motivo de serem marcas diferentes é por motivos puramente estéticos.

Isto:





Pois não faço ideia, mas sendo os 2 equipamentos wifi, a ligação não é direta?

Na minha opinião, nesta area do smarthome, quanto menos equipamentos de marcas diferentes melhor, isto porque a grande maioria dos equipamentos usa os servidores da propria marca para funcionar, e misturar varias marcas, vai criar mais necessidade de configurações, mais apps de controle, os equipamentos vão ter tempos de resposta diferentes etc.

em relação ao teu caso, visto que o circuito do candeeiro não está fisicamente ligado ao interruptor de parede, acho que não vais conseguir que o livolo atue sobre o sonoff, ou seja consegues com o echo dot controlar o candeeiro, mas com o livolo não.

Esse interruptor livolo é compativel com o echo dot?
 
em relação ao teu caso, visto que o circuito do candeeiro não está fisicamente ligado ao interruptor de parede, acho que não vais conseguir que o livolo atue sobre o sonoff, ou seja consegues com o echo dot controlar o candeeiro, mas com o livolo não.

Esse interruptor livolo é compativel com o echo dot?

Se não dá para interligar o livolo a um sonoff, para que serve o wifi nesses interruptores?

Eu penso que seja compativel, mas como poderei ter a certeza??
 
Se não dá para interligar o livolo a um sonoff, para que serve o wifi nesses interruptores?

Eu penso que seja compativel, mas como poderei ter a certeza??

O "wifi" (neste tipo de tecnologia, existem varios protocolos diferentes de comunicação, como zigbee ou z-wave, alguns equipamentos usam rf etc) serve para por exemplo um echo dot, um google assistant ou um qualquer outro hub comunicar com os perifericos (interruptores, lampadas, sensores etc).

O que tu estás a querer fazer é por um periférico a atuar sobre outro periférico, mas esse periférico não foi desenhado para aquilo que queres fazer, o livolo como input aceita toque fisico ou remote, mas como output só controla o que estiver fisicamente no circuito eletrico dele.

De qualquer maneira dei uma vista rapida nos livolo e não encontrei nenhum com suporte de alexa (echo dot)-
 
É nesta parte que dava jeito alguém mais entendido no assunto, mas acredito que o que queres pode ser feito com alguma configuração da tua parte.

Os Sonoff, de base, vêm ligados à aplicação eWelink. A eWelink tem integração com o serviço IFTTT, e se o interruptor de parede também tiver então penso que podias interligar os dois. Dois senões: 1º penso que os Livolo não têm diretamente esta integração, e 2º quando carregasses no interruptor de parede tinhas de esperar que o serviço atuasse. Como é algo feito pela internet, vai haver um delay que poderá ser demasiado para o teu gosto.

Outra opção: podes flashar um software alternativo no Sonoff que permite interligar-se a um hub/gateway local. Se o interruptor de parede também se ligar a este hub, então as mudanças de estado eram instantâneas.

Agora, eu não sei se os interruptores de parede funcionam se não tiveres nada ligado na saída. Uma opção para combater isto era ter "interruptores falsos" tipo este (ia requerer um xiaomi gateway), e metias outro sonoff junto ao candeeiro do teto que servia de interruptor remoto. Mas tens a desvantagem de se a tua rede/hub estiver em baixo não ias conseguir ligar a luz.

E volto a dizer, eu não tenho conhecimento prático quase nenhum nisto, sou um noob e posso estar enganado.
 
Os Livolo são RF e não emitem por isso são muito limitados.
Para integração RF, precisam de um Broadlink RM Pro, e por exemplo um RaspPi com HomeAssistant para fazer a ponte com o Sonoff.

Mesmo assim não funcionaria bem, pois o RF não fornece estado, pelo que se mexerem fisicamente no interruptor o HomeAssistant não sabe.
 
Back
Topo