Download Vídeos RTP

@mfa20 Boa noite
Terá o amigo por acaso o ep.3 da t3 que me possa "desenrascar" dado que o meu tem "travões" e só o vejo aos soluços. Tentei refrescá-lo com o VLC mas não resultou. O tempo para dedicar a outras opções é escasso por questões familiares (setentas e tais já cá cantam).
Um obrigado de antemão.
 
@mfa20 Boa noite
Terá o amigo por acaso o ep.3 da t3 que me possa "desenrascar" dado que o meu tem "travões" e só o vejo aos soluços. Tentei refrescá-lo com o VLC mas não resultou. O tempo para dedicar a outras opções é escasso por questões familiares (setentas e tais já cá cantam).
Um obrigado de antemão.
Boa noite.
Sim claro, aqui deixo o link do episódio em questão.
Peço desculpa pela demora.
Cumprimentos.
 
Olá malta.
Eu sei que isto é um possível tiro no escuro, mas aqui vai. Há uns bons meses passou um documentário à cerca dos Gulags na RTP. Na altura pensava que eram apenas dois episódios, então consegui grava-los na box DVR aqui de casa. Infelizmente, na altura não tive disponibilidade para os ver, e só passado umas semanas é que descobri que afinal eram três episódios, fui logo ver ao RTP Play e já não estava disponível.
Alguém, por acaso, tem isto guardado em algum lado? Num outro tópico aqui no fórum sugeriram-me enviar email à RTP a explicar a situação, criando assim alguma motivação para que eles fizessem um reair do programa. Infelizmente nem email de resposta tive.
@AmnesiaPT caso ainda não tenha conseguido, aqui estão os 3 episódios do documentário.🤜🤛
https://anonfiles.com/H2YaG2Lex2/Gulag_-_Uma_Hist_ria_Sovi_tica_zip
 
@Red_Acid

Bom dia e obrigado pelas aplicações.

Depois de copiar o comando no Termux obtenho, no final, este erro "CANNOT LINK EXECUTABLE "wget": library "libssl.so.3" not found: needed by main executable".
Ao tentar obter o ficheiro no rtp play surge-me um aviso "$HOME/bin/termux-url-opener".

Como posso resolver este problema?
 
@Red_Acid

Bom dia e obrigado pelas aplicações.

Depois de copiar o comando no Termux obtenho, no final, este erro "CANNOT LINK EXECUTABLE "wget": library "libssl.so.3" not found: needed by main executable".
Ao tentar obter o ficheiro no rtp play surge-me um aviso "$HOME/bin/termux-url-opener".

Como posso resolver este problema?
Pelos vistos é um erro recente:
Estás a usar a versão que recomendei ou a versão da Play Store? Poderá fazer diferença para tentar resolver o problema.
 
Agora surge outro erro:

Código:
/data/data/com.termux/files/home/bin/termux-url-opener:
1: youtube-dl: not found

[Process completed (code 127) - press Enter

Nada de vídeos.
 
Bem, depois de ver aqui tantos pedidos, resolvi tentar arranjar uma solução mais definitiva para este problema da RTP.

----

Como já falado há umas publicações atrás, um dos softwares mais utilizados para guardar vídeos dos sites é o youtube-dl. Surgem então duas situações:
- No que toca à RTP, este tem um problema que está identificado e cuja resolução já existe há largos meses mas que ainda não foi aceite pelos programadores principais - está em pull request para quem entende da coisa;
- Por si só é um software para ser usado na linha de comandos e é possível que muitos de vós não estejam confortáveis em usar.

Assim, o que fiz foi gerar uma build do youtube-dl com a resolução desse problema incluída e disponibilizar o seguinte para mais facilmente sacarem os vídeos do RTP Play:

  • Nota prévia: estando fora do país, os vídeos da RTP que tenham bloqueio geográfico só podem ser sacados usando uma VPN ligada a um servidor de Portugal
  • Para Windows
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 31/10/2021 às 13h50)
    • Extrair e executar o ficheiro YDL-UI.exe (cortesia da interface gráfica aqui disponibilizada)
    • As definições já têm as alterações necessárias na aba Binaries para usar os executáveis que estão na pasta bin e que são necessários para o correcto funcionamento do programa - nunca devem fazer actualização manual do youtube-dl dentro desta aba pois essa actualização irá sobrepor o ficheiro mais importante e irá deixar de funcionar para os vídeos da RTP
    • Poderão alterar as restantes definições, inclusive mudar o idioma para português
    • Na barra superior carregar em Download e depois Add URL..., irá surgir uma nova janela e devem introduzir no campo o endereço da página de onde querem obter o vídeo (por exemplo, https://www.rtp.pt/play/p6242/e430268/sul ou https://www.rtp.pt/play/p8157/telejornal ou https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7776/portugues-1-ano, etc.), carregar no botão Add e esperar que o download seja efectuado

  • Para macOS
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 20/12/2021 às 23h00)
    • Ferramenta desenvolvida recorrendo a Shell Scripting e a AppleScript
    • Permite inserir um URL específico ou carregar um ficheiro ".txt" com múltiplos URLs (um por linha), escolher o directório destino e depois esperar que o download termine na janela que aparece.

  • Para Linux
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 14/01/2022 às 10h40)
    • Apenas o executável já complicado, tal e qual como também é usado internamente na versão macOS mas sem estar encapsulado numa ferramenta.

  • Para Android
    1. (actualizado a 28/08/2021 às 21h30)
    2. Instalar a aplicação Termux da loja open-source F-Droid - https://f-droid.org/en/packages/com.termux/. Recomendo esta via pois é absolutamente segura e tem a versão actualizada da aplicação uma vez que a Google não permite mais actualizações da aplicação na Play Store. Podem também obter o ficheiro APK na página para instalação directa sem usar a loja.
    3. Ainda assim, se não quiserem usar a via anterior, podem instalar a versão desactualizada da Play Store - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.termux
    4. Abrir a aplicação
    5. Copiar todo o comando seguinte, colar na aplicação e carregar no Enter
      Código:
      apt update; pkg install wget -y && wget "https://cld.pt/dl/download/39bfd144-f56f-4f8d-a8ab-295c068c8214/youtube-dl-rtp-support-android-20210828.zip" && unzip youtube-dl-rtp-support-android-20210828.zip && dos2unix install.sh && chmod u+x install.sh && ./install.sh
    6. O comando executa de forma quase totalmente automatizada a instalação de pacotes e configurações necessárias, a única excepção é que terá de ser permitido pelo utilizador o acesso ao armazenamento interno quando aparecer a janela seguinte (carregar em "Allow"/"Permitir"):
      Screenshot-20210613-174710.png
    7. No final de todo o processo ter terminado, aparecerá o seguinte:
      Screenshot-20210613-175552.jpg
    8. Depois é abrir a aplicação da RTP Play, escolher um vídeo e carregar no ícone de partilhar:
      Screenshot-20210613-175647.jpg
    9. No menu de partilha que aparece escolher a opção Termux:
      Screenshot-20210613-175727.png
    10. A aplicação Termux irá abrir e iniciar automaticamente o processo de download do vídeo:
      Screenshot-20210613-175749.jpg
    11. No final do processo de download, a aplicação fecha sozinha e o vídeo estará disponível na pasta "Downloads-Termux". Depois é só abrir com um qualquer reprodutor de vídeo e desfrutar!
    12. Naturalmente, o processo de instalação será mais rápido ou mais lento dependendo da velocidade da internet e da capacidade de processamento do telemóvel de cada um. O mesmo também se aplica ao download de cada vídeo.

E pronto, acho que é isso. Espero que seja útil!


Infelizmente, parece que o dia temido chegou...:grumpy: Pelo que pude analisar no código fonte de vários vídeos, a RTP está a adicionar protecção DRM em todos eles, o que irá inutilizar a ferramenta e dificilmente nos próximos tempos haverá algo parecido.


As minhas competências técnicas não me permitem muito mais do que fiz até agora, pelo que da minha parte dificilmente irei gastar mais neurónios com isto. Foi bom enquanto durou.
 
Muito obrigada pela ajuda. Estava a funcionar muito bem mas de repente hoje só me dá erro e não consigo fazer o download. Será que já não funciona?
Pois, está a dar erro, tanto em macOS como em Windows, por exemplo com: https://www.rtp.pt/play/p10004/e605130/terra-historias-da-ceramica
Aqui funcionou, agora mesmo em Windows, com o link que o @TheJPL forneceu. Precisas desse vídeo @TheJPL, ou foi só uma experiência aleatória?

Usei a versão "YDL-UI_v2.9.0.0_rtp-support-20211031".
 
Aqui funcionou, agora mesmo em Windows, com o link que o @TheJPL forneceu. Precisas desse vídeo @TheJPL, ou foi só uma experiência aleatória?

Usei a versão "YDL-UI_v2.9.0.0_rtp-support-20211031".

Agora já funcionou, deve ter sido um problema temporário no site da RTP.
Sim @ppt , precisava pois estou a ripar essa série no docspt, mas já cá canta, obrigado pela disponibilidade. :-)
 
Back
Topo