DSLR: Para filmar natureza (Floresta Tropical)?

B-roll é aqueles clips literalmente para encher, planos da zona envolvente, pormenores e afins que podes usar para meter aqui e ali, por exemplo tens um gajo a contar uma "aventura" e vais mostrando partes de sitios parecidos ou mesmo do sitio onde isso aconteceu, e vários pormenores que ele está a descrever.

Deslocar a camara do ponto A ao B deviam estar a referir-se a planos em que usam sliders, ou outro estabilizador.

Antes de ires gravar, deves ter uma ideia geral do que queres mostrar, do que queres que as pessoas sintam ao ver o documentário (por exemplo se queres que sintam ódio aos idiotas que andam a cortar árvores na floresta, se queres mostrar só o lado bonito da floresta), e arranjares um inicio, meio e fim para o documentário.
Um Documentário não é (normalmente) ficção, não podes controlar o video todo do inicio ao fim, podes planear algumas cenas e fazer recriações, mas não podes fazer um storyboard e esperar que fique exactamente o que planeaste antes de filmar.

Quanto ao tripé, eu comprei o velbon de 50€ no inicio, para fotografia acho que é o suficiente (para mim), para video a cabeça é muito má, Pan lento é impossivel, Tilts ainda pior, lentes com bom zoom para documentário é fundamental, porque muitas vezes não tens tempo para andar a trocar de lentes, o problema é que lentes com bom zoom, abertura e qualidade de imagem são carissimas =S

Quanto ao meu video, eu conheço alguns dos elementos da tal equipa de resgate e eles "chatearam-me" para fazer algo do genero com eles, e como nunca fiz nenhum video deste genero aceitei o desafio, como não é um video com deadlines (quer dizer eles gostavam de ter o video feito na altura do Natal, tendo em conta que começamos a planear o video em dezembro, temos tempo suficiente para planear e filmar o video), e claro pela aventura em si, eles vão fazer simulações para grutas e pedreiras com alturas consideráveis (ainda no outro dia fui ver a boca de um dos algares verticais onde eles querem filmar, e segundo eles, o primeiro nivel do algar tem 80m de profundidade, eu mandei uma pedra e demorou na boa 5 segundos a cair lá em baixo, só se consegue ver os primeiros 20m do buraco o resto era escuridão total), e a ideia é eles meterem-me lá em baixo e filmarmos um suposto salvamento e o interior daquilo.
Quando começar a ganhar mais forma eu abro um tópico e vou contando a aventura (vai ser certamente uma aventura, visto que gosto bastante de ser os pés em chão firme, e a ideia de estar 80m debaixo de terra tambem não me agrada muito, mas pronto tem de ser :P), o proximo dia 28 de Março vai ser para fazer essa gravação no algar).
 
Última edição:
B-roll é aqueles clips literalmente para encher, planos da zona envolvente, pormenores e afins que podes usar para meter aqui e ali, por exemplo tens um gajo a contar uma "aventura" e vais mostrando partes de sitios parecidos ou mesmo do sitio onde isso aconteceu, e vários pormenores que ele está a descrever.
Ok, vou investigar melhor pois não percebi bem, e gostava de saber

Deslocar a camara do ponto A ao B deviam estar a referir-se a planos em que usam sliders, ou outro estabilizador.
yep :)

Antes de ires gravar, deves ter uma ideia geral do que queres mostrar, do que queres que as pessoas sintam ao ver o documentário (por exemplo se queres que sintam ódio aos idiotas que andam a cortar árvores na floresta, se queres mostrar só o lado bonito da floresta), e arranjares um inicio, meio e fim para o documentário.
Não falo do script, falo de épocas de acasalamento, sitios propicios a captar ave X ou reptil X.. tas a perceber? Claro que um script se tem de fazer, mesmo em documentário que não se têm o control total da coisa (não é um filme em que tu estipules o que vai acontecer)

Um Documentário não é (normalmente) ficção
Existe documentário de ficção?

não podes controlar o video todo do inicio ao fim, podes planear algumas cenas e fazer recriações, mas não podes fazer um storyboard e esperar que fique exactamente o que planeaste antes de filmar.
Exato.

lQuanto ao tripé, eu comprei o velbon de 50€ no inicio, para fotografia acho que é o suficiente (para mim), para video a cabeça é muito má, Pan lento é impossivel
Eu nunca utilizei o meu (custou metade) para video, e usar é plano fixo lol.
lentes com bom zoom para documentário é fundamental, porque muitas vezes não tens tempo para andar a trocar de lentes, o problema é que lentes com bom zoom, abertura e qualidade de imagem são carissimas =S
Lá está a conversa de como me iniciar no trabalho.. era mesmo por causa disso

como não é um video com deadlines (quer dizer eles gostavam de ter o video feito na altura do Natal, tendo em conta que começamos a planear o video em dezembro, temos tempo suficiente para planear e filmar o video)
E editar?

e claro pela aventura em si, eles vão fazer simulações para grutas e pedreiras com alturas consideráveis (ainda no outro dia fui ver a boca de um dos algares verticais onde eles querem filmar, e segundo eles, o primeiro nivel do algar tem 80m de profundidade, eu mandei uma pedra e demorou na boa 5 segundos a cair lá em baixo, só se consegue ver os primeiros 20m do buraco o resto era escuridão total), e a ideia é eles meterem-me lá em baixo e filmarmos um suposto salvamento e o interior daquilo.
Sim, estar a 80m de profundidade deve ser muito giro...
Espera, não estou a ajudar pois não? :D
 
Existe documentário de ficção?
E editar?

Sim, estar a 80m de profundidade deve ser muito giro...
Espera, não estou a ajudar pois não? :D

O que queria dizer com o "normalmente" era por exemplo aquele tipo de documentário tipo CSI (mas casos que acontecem mesmo) em que tens as vitimas a contar a história ou os policias e tens recriações completas das cenas, ou seja nesse caso podes planear o video todo porque é o video que vai aparece é ficticio e já sabes antes de começar a rodar o que é que aconteceu, mas não deixa de estar a documentar um acontecimento.

Claro que esse tempo tambem tem de dar para editar, e vai demorar bastante tempo, quero fazer uma edição com pés e cabeça e quero juntar-me com um primo meu que é productor musical (já trabalhou em várias produtoras) para fazermos a banda sonora e tratamento do audio.

Não estás a ajudar não :P
Mas estou relativamente tranquilo, embora tenha algum receio, quem me vai levar a esses sitios é pessoal treinado, e descem-me e sobem-me com relativa facilidade, e ainda bem porque já não faço escalada nem rappel há uns anos :P
 
O que queria dizer com o "normalmente" era por exemplo aquele tipo de documentário tipo CSI (mas casos que acontecem mesmo) em que tens as vitimas a contar a história ou os policias e tens recriações completas das cenas, ou seja nesse caso podes planear o video todo porque é o video que vai aparece é ficticio e já sabes antes de começar a rodar o que é que aconteceu, mas não deixa de estar a documentar um acontecimento.
Acaba por ser um documentário com vários filmes. "Presos no estrangeiro"

Claro que esse tempo tambem tem de dar para editar, e vai demorar bastante tempo, quero fazer uma edição com pés e cabeça e quero juntar-me com um primo meu que é productor musical (já trabalhou em várias produtoras) para fazermos a banda sonora e tratamento do audio.
Como disseste que dava para entregar no Natal, filmando em Dezembro, dai a minha questão :)

A minha opção por começar com fotografia prendia-se exatamente pelo conhecimento de campo..
Talvez terei de me virar para os livros..
E quanto ao dinheiro, McDonnald´s é o que não falta por ai :(
 
Como disseste que dava para entregar no Natal, filmando em Dezembro, dai a minha questão :)

A minha opção por começar com fotografia prendia-se exatamente pelo conhecimento de campo..
Talvez terei de me virar para os livros..
E quanto ao dinheiro, McDonnald´s é o que não falta por ai :(

Começamos a planear o video em Dezembro passado, é para estar feito em Dezembro deste ano :P

Uma coisa super importante num documentário é a informação estar certa, de biologia não percebo nada, mas se é um documentário sobre um animal que queres fazer convem conheceres bem o bicho :P
 
Back
Topo