Dúvidas Duvida entre esxi ou Pc com Vmware

Boas,

Eu editei o meu post anterior para exemplificar.

Então se eu criar uma VM no esxi , posso simplesmente aceder fora da rede desse servidor só a partir da VM? Não sabia disso ... <- Podes aceder através da VM ou outro PC ligado na mesma rede, o acesso não está limitado a VM's do ESXi.

Ainda estás "formatado" para pensar Windows como S.O. e depois VM, aqui é o contrário, Windows só se quiseres.

Não tens que configurar nada se usares um cliente VNC, tipo Anydesk que é gratuito, instalado numa VM ou PC na mesma rede.
A tua segurança para entrar na consola de gestão do ESXi é o username e password.

Cumps.

EDIT: Podes experimentar uma solução DDNS mas acho arriscado em termos de segurança, mesmo sendo para algo "doméstico".
Acho que já entendi a tua solução e faz sentido
Basicamente instalo o esxi no PC, crio uma VM com Windows dentro do esxi e acedo pelo browser desse Windows à gestão do esxi
A única cena que preciso é deixar a VM que faz a gestão do esxi ligada e com um anydesk ou team viewer ligado

Era isso certo?

Estava a ser burro também ...
 
Boas,

Tás quase certo...

Não há uma VM com a gestão do ESXi atribuída, qualquer PC na mesma rede ou qualquer VM daquele ESXi tem acesso à consola de gestão via browser.

Cenários hipotéticos:

Podes aceder à consola de gestão através de um PC ou Portátil que esteja na mesma rede da tua casa, seja presencialmente ou indirectamente por um cliente VNC.

Podes aceder à consola de gestão através de qualquer VM criada no ESXi, desde que ligada, se acederes remotamente por um cliente VNC. (O que exemplifiquei na imagem)

Cumps.

EDIT: o acesso à consola fazes inserindo o IP do PC com ESXi num browser qualquer.
 
Boas,

Tás quase certo...

Não há uma VM com a gestão do ESXi atribuída, qualquer PC na mesma rede ou qualquer VM daquele ESXi tem acesso à consola de gestão via browser.

Cenários hipotéticos:

Podes aceder à consola de gestão através de um PC ou Portátil que esteja na mesma rede da tua casa, seja presencialmente ou indirectamente por um cliente VNC.

Podes aceder à consola de gestão através de qualquer VM criada no ESXi, desde que ligada, se acederes remotamente por um cliente VNC. (O que exemplifiquei na imagem)

Cumps.
Yap, eu revi o teu post editado e era isso que queria dizer
Como estão na mesma rede (o esxi e uma VM qualquer ) posso aceder a essa VM pelo anydesk e acedo depois ao esxi ya , já entendi ^^
 
Boas,

Óptimo, segue a minha sugestão de experimentar instalares numa Pen USB e experimentares.

Conselhos / Avisos:

Não instales o ESXi num disco grande porque se apodera do espaço todo e tentar particionar o espaço dá problemas.
Como te disse, um disco pequeno e baratuxo basta para o que é, até pode ser mecânico.

Antes de poderes criar VM's vais ter que criar Storage Pools onde criar as VM's, precisarás de um disco com espaço não particionado para o ESXi usar.

Quando tiveres mais dúvidas, que vais ter :P , coloca aí .

Cumps.
 
Por isso é que disse, se tiveres um server vpn na tua rede consegues sempre dar a volta e aceder ao esxi de fora de casa como se fosse um PC ao lado, não tens necessariamente de aceder a uma máquina lá dentro para depois aceder ao esxi.
 
Boas,

Óptimo, segue a minha sugestão de experimentar instalares numa Pen USB e experimentares.

Conselhos / Avisos:

Não instales o ESXi num disco grande porque se apodera do espaço todo e tentar particionar o espaço dá problemas.
Como te disse, um disco pequeno e baratuxo basta para o que é, até pode ser mecânico.

Antes de poderes criar VM's vais ter que criar Storage Pools onde criar as VM's, precisarás de um disco com espaço não particionado para o ESXi usar.

Quando tiveres mais dúvidas, que vais ter :P , coloca aí .

Cumps.
Quando dizes grande falas em que tamanho mais ou menos?
Pelo que vi é bastante simples instalar o esxi e criar uma VM e pronto

Eu vou precisar de 6 vms mais ou menos, ou seja , ainda é algum tamanho de disco


Por isso é que disse, se tiveres um server vpn na tua rede consegues sempre dar a volta e aceder ao esxi de fora de casa como se fosse um PC ao lado, não tens necessariamente de aceder a uma máquina lá dentro para depois aceder ao esxi.

POis ja entendi xD , mas neste caso nao vou precisar de VPN, basta aceder por AnyDesk

Em termos de tamanho de disco é que nao sei, acho que 500 GB era mais que suficiente
 
Última edição:
Instala uma distro Linux. Consome menos recursos que Windows, isto para gestão do ESXi.

Como referiram, cria uma VM e configura-a para servir de VPN Server, podes instalar pfSense que será uma boa opção.

Quanto ao disco, 500 GB poderá ser o suficiente...
Quando criares as VMs, tens duas opções thin provisioning ou thick provisioning. Na primeira, alocas 50 GB a um disco e ele irá consumir o espaço alocado, no caso da segunda opção, alocas 50 GB mas o OS e alguns dados só pesam 10 GB, só te irá utilizar 10 GB, vais crescendo à medida que vai crescendo com dados.

Cumps
 
Instala uma distro Linux. Consome menos recursos que Windows, isto para gestão do ESXi.

Como referiram, cria uma VM e configura-a para servir de VPN Server, podes instalar pfSense que será uma boa opção.

Quanto ao disco, 500 GB poderá ser o suficiente...
Quando criares as VMs, tens duas opções thin provisioning ou thick provisioning. Na primeira, alocas 50 GB a um disco e ele irá consumir o espaço alocado, no caso da segunda opção, alocas 50 GB mas o OS e alguns dados só pesam 10 GB, só te irá utilizar 10 GB, vais crescendo à medida que vai crescendo com dados.

Cumps
Vou manter me com aquela opção de usar anydesk em vez de usar VPN (no futuro trato disso porque convém ter uma camada de segurança)

Então isso do disco o melhor será escolher a segunda opção, sempre posso poupar recursos

Tinha outra questão em relação à placa de rede . Uma vez que é um PC fixo, não tenho placa de rede sem ser a onboard, mas tenho uma TP-Link Wireless N 150Mbps

Será suficiente ? Em relação ao resto do hardware que meti aqui, acho que é compatível
 
Boas,

Na questão dos discos precisarás, idealmente, de 2 discos:

1 onde instalarás o ESXi, que recomendo ser pequeno e ficará dedicado ao ESXi;
1 onde criarás as Storage Pools para as VM's ou armazenamento.

Se usares as versões do ESXi modificadas que te coloquei, a tua placa de rede funcionará.
Não sei qual o controlador/Chip que a tua placa wireless tem, portanto não sei se funcionará.

O restante hardware deverá funcionar, em principio terás pass-through também, mas criando VM's vais utilizar drivers "Vitual-IO" para alguns componentes.
Recomendo que ao criares as VM's selecciones as opção de carregar os drivers "Virtual-IO".

Cumps.
 
Boas,

Na questão dos discos precisarás, idealmente, de 2 discos:

1 onde instalarás o ESXi, que recomendo ser pequeno e ficará dedicado ao ESXi;
1 onde criarás as Storage Pools para as VM's ou armazenamento.

Se usares as versões do ESXi modificadas que te coloquei, a tua placa de rede funcionará.
Não sei qual o controlador/Chip que a tua placa wireless tem, portanto não sei se funcionará.

O restante hardware deverá funcionar, em principio terás pass-through também, mas criando VM's vais utilizar drivers "Vitual-IO" para alguns componentes.
Recomendo que ao criares as VM's selecciones as opção de carregar os drivers "Virtual-IO".

Cumps.
Estive a ver melhor o link que enviaste com as builds alternativas e acho que encontrei lá uma compatível com a minha placa

Em relação aos discos como ainda só tenho um disponível , vou instalar lá e criar lá às Vms

Uma coisa, como o @At Work falou, quando for para configurar o disco devo escolher thin provisioning ou thick provisioning?
 
Uma cena , eu tenho um HDD 2.5 com Windows que serve mesmo só como storage .. no entanto estava a pensar meter lá o esxi visto que o disco é pequeno e criava as Vms noutro odisco 3.5 dede 500 gbsb que tenho encostado

Tenho é duas questões
O disco 2.5 dava blue screen , achas que não havia problema em meter lá o esxi? Tenho receio que volte a dar problemas

Outra cena é, o disco 3.5 pode ter lá o Windows e eu usar esse disco para criar Vms do esxi?
 
Boas,

Recomendo que uses um software para testar o HDD de 2,5 antes de o utilizares, do fabricante de preferência.

O de 3,5 pode ter lá o Windows, desde que tenha espaço livre / não particionado para o Esxi usar.
Caso precises podes usar um software gratuito para redimensionar e/ou apagar partições nesse disco.

Cumps.
 
Boas,

Olha que a gestão dos adaptadores de rede virtuais das VMS's são geridos pelo ESXi.

Lembra-te do que te escrevi sobre discos no tópico, tentar instalar o ESXI num disco com espaço particionado pode dar barraca, pode apagar-te as restantes partições e podes perder a informação.

E as dúvidas que tiveres, coloca no tópico s.f.f.

Cumps.

Estas a dizer então que devo arranjar 1 disco pequeno só para o ESXI e outro para as VMs é isso?
 
Boas,

O ESXi é pequeno, ocupa mais em swap files e logs eheheh

Eu coloquei um SSD 128GB para o ESXi porque não havia nada novo e mais pequeno, mas se arranjasse um de 16GB novo tinha optado por esse.
As Vm's estão em armazenamento NVMe e a informação num volume Raid 1 de dois Hitachis 8TB.

Cumps.

EDIT: Eu não te disse anteriormente que até podes experimentar instalar numa Pen USB? Ou SD Card até...
 
EDIT: Eu não te disse anteriormente que até podes experimentar instalar numa Pen USB? Ou SD Card até...

Yup disseste sim mas pensei que era só para experimentar mas já andei a ver e a pesquisar sobre o assunto e há muita gente que instala numa Pen USB e deixa la o ESXI e pronto , fica a funcionar na perfeição. Acho que vou fazer isso com uma pen de 16 gbs uma vez que assim não preciso de gastar dinheiro e o consumo diminui bastante
 
Eu próprio em casa tenho o ESXi instalado numa PEN USB de 16 GB. O ESXi ocupa uns ~700 MB, coisa pouco. Configuras o boot para a PEN, e voilá.

Cumps
 
Back
Topo