dúvida na compra de um macbook

Bem me parecia. Nunca tive experiência de compra na loja online da Apple e sinceramente não me parece que sejam coerentes em algumas das suas políticas.

Ex:
Na compra de Macbook 2,1 Ghz White
upgrade - 4GB 667MHz DDR2 SDRAM - 2x2GB = 240,00 €
upgrade - 250GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm = 135,00 €
Versão base 999€ - Com upgrades = 1.374,00 €

Na compra de Macbook 2,4 Ghz White
upgrade - 4GB 667MHz DDR2 SDRAM - 2x2GB = 160,00 €
upgrade - 250GB Serial ATA Drive @ 5400 rpm = 90,00 €
Versão base 1.199,00 € - Com upgrades = 1.449,00 €

Não percebo se os discos e as memórias são diferentes, ou se sou apenas mais um apple user que não gosta de ser chamado de otário.

Os custos são diferentes porque são upgrades diferentes. No Macbook base só tens disco de 120GB e 1GB de RAM, no intermédio já tens mais disco e mais RAM, logo eles não levam tanto pelo upgrade.

De qualquer forma é marketing puro, para "obrigar" a compra o modelo seguinte, porque "compensa" mais nos upgrades. Por isto é que ninguém faz os upgrades na loja. Compras o que quiseres, e fazes o upgrade em casa com a maior das facilidades, e ainda ficas com um disco extra para usar como disco externo.
 
O marketing não deve ser melindroso, faz parte das boas práticas. 240 euros em moeda antiga são 50 contos por 4Gb de RAM que se arranjam por menos de 1/3 do preço em qualquer loja de informática. Além disso como não devolvem a RAM de origem o custo de actualização fica ainda por um valor francamente superior.
 
A solução existe e já foi dada...
Compra o que corresponde financeiramente e specs ao mais interessante e faz os restantes upgrades tu mesmo.

Memória e Disco, com a vantagem de ficares com os antigos e vender ou usar.

Quanto a Apple e questões de marketing... isso mais coisa menos coisa todas as empresas fazem o mesmo e além do mais é às claras, com os valores á mostra. Logo só opta por essas soluções quem quer.
 
240 euros por umas memórias que se compram por 50? [:D]
má fé da apple. por 240 euros já quase que se compra um portátil [:P]

Não é má fé, quem não sabe, não quer ter trabalho ou pura e simplesmente apetece-lhe gastar mais uns euros mas que o pc venha de origem como pretende e ter garantia para os componentes adicionais juntamente com o portátil, em todos estes casos acho muito bem que procedam ao upgrade pela Apple Store.
Só compra quem quer, ninguém é obrigado a nada.
 
não achas má fé cobrarem 5x mais do que o preço de mercado por um extra que muita gente nem sequer sabe que pode comprar em qualquer lado, mantendo a garantia?...
só mesmo a apple para haver quem defenda isto.

já agora, porque não cobrar 500 euros em vez de 250? é tão razoável um valor como o outro. afinal haverá sempre "gente que não sabe e gente que prefere manter a garantia como um todo e não ter trabalho de instalar uma memória" :rolleyes:
 
Última edição:
Não é só a Apple que se "estica" nos preços. Regra geral todas as marcas Apple friendly têm tendência a dar um valor acrescentado aos seus produtos. Como já foi dito aqui é preciso saber filtar muita coisa e não alimentar situações de claro aproveitamento por parte das empresas.
Sempre fiz upgrades nos meus macs com material idêntico e assim já poupei muitas centenas.
 
(...)
já agora, porque não cobrar 500 euros em vez de 250? é tão razoável um valor como o outro. afinal haverá sempre "gente que não sabe e gente que prefere manter a garantia como um todo e não ter trabalho de instalar uma memória" :rolleyes:

E porque não? Ou porque não cobrar 1000 euros?
Não vejo porque não, é com eles. E novamente, só compra quem quer.
Eu bem sei que para além das FB do Mac Pro, não compraria ram ou discos pela Apple Store. Agora cada um sabe de si.
 
E porque não? Ou porque não cobrar 1000 euros?
Não vejo porque não, é com eles. E novamente, só compra quem quer.
Eu bem sei que para além das FB do Mac Pro, não compraria ram ou discos pela Apple Store. Agora cada um sabe de si.

está visto que não compreendes que TU és uma pessoa INFORMADA, e que se calhar 90% das pessoas que compram computadores (e muitas dessas pessoas aparecem aqui a abrir tópicos) pensam que os macs têm memórias especiais que só dão nos macs e que perdem a garantia se tentarem meter outras memórias... e por isso compram o extra de origem. e pagam um valor astronómico por algo que vale 5x menos.

se achas isto correcto (aproveitarem-se do desconhecimento das pessoas), então porreiro para ti. espero que sejas enganado em muitos negócios, afinal de contas só compra quem quer :rolleyes:
 
está visto que não compreendes que TU és uma pessoa INFORMADA, e que se calhar 90% das pessoas que compram computadores (e muitas dessas pessoas aparecem aqui a abrir tópicos) pensam que os macs têm memórias especiais que só dão nos macs e que perdem a garantia se tentarem meter outras memórias... e por isso compram o extra de origem. e pagam um valor astronómico por algo que vale 5x menos.

se achas isto correcto (aproveitarem-se do desconhecimento das pessoas), então porreiro para ti. espero que sejas enganado em muitos negócios, afinal de contas só compra quem quer :rolleyes:

Só é desinformado quem quer. Por esse mesmo motivo não vejo ninguém a ser enganado.

A "prospecção" impede quem quer que seja de ser enganado. Como tal só é enganado quem é burro e quem não faz o trabalho-de-casa, a culpa é inteiramente deles, como tal merecem ser enganados.
 
Só é desinformado quem quer. Por esse mesmo motivo não vejo ninguém a ser enganado.

A "prospecção" impede quem quer que seja de ser enganado. Como tal só é enganado quem é burro e quem não faz o trabalho-de-casa, a culpa é inteiramente deles, como tal merecem ser enganados.

ok, então estás a admitir que as pessoas que compram extras na apple store são burras e merecem ser enganadas. fantástico!
aliás, a apple devia subir os preços dos extras ainda mais, porque se alguém os comprar, por inocência e desconhecimento, é porque mereceu ser enganado pela apple. e é burro.

:rolleyes: o pessoal anda a fumar umas coisas engraçadas
 
Ninguém compra numa loja online sem saber minimamente o que anda a fazer. Que muita gente (a maioria) seja enganada pelas lojas, concordo a 100%, mas pá, basta ter um pouco de discernimento.

Anyway, ninguém está a enganar ninguém, qualquer um é livre de comprar e fazer ou não os upgrades que quizer. Quem não estiver minimamente informado, leva com um preço de upgrade brutal, mas isso também to fazem numa Fnaqc ou noutro sítio qualquer, em presença. Leva o laptop a uma loja para te instalarem a memória em vez de o fazeres em casa, e vais ver o preço que te levam. É a vidinha, cada um faz pela sua ...

É prática comum, as marcas e as lojas têm que fazer pela vida. Se fosse só a Apple que fizesse isto ... Eu não condeno, estão lá os preços, discriminados, tudo preto no branco, só cai quem quer, é tão simples quanto isso.
 
Back
Topo