Fibra Óptica [Dúvida] NOS vs Vodafone vs MEO

Contudo parece que só olham para isso, e tu mais uma vez provas o meu ponto. 5 ou seis pontos diferentes, e se calhar até o OP pode ter ftth e mesmo o assim perguntas o porquê?
Mas temos de pôr os dois cenários.

Se a escolha for de internet entre NOS HFC e Vodafone FTTH e o preço for o mesmo, acho a opção Vodafone a mais lógica.
Se a escolha for de internet entre NOS FTTH e Vodafone FTTH e o preço for o mesmo, já tenho mais dúvidas porque aí a diferença já não é tão grande. Mas, se fosse eu, desempatava a dúvida com o facto de a Vodafone instalar um router norma AC e testes com indicadores objetivos como o do DSL Reports darem consistentemente a Vodafone com melhor a avaliação.
 
mas tu continuas, não leste que o OP vai meter wifi próprio?

é isto que me irrita, desinformação e argumentos irrelevantes, box, wifi, comando, upload são tudo coisas que o OP não requer
O sinal de tv rf da Vodafone é inferior ao da NOS (sem EPG e muito menos canais digitais e HD)

ok tens razão, convém ver os dois scenarios, tal como a segunda casa pode ter apenas ADSL da vodafone, pensaste nisso?
Se calhar convém confirmar primeiro...
 
mas tu continuas, não leste que o OP vai meter wifi próprio?
Sim, tens toda a razão sobre o wifi. Só li depois.
é isto que me irrita, desinformação e argumentos irrelevantes, box, wifi, comando, upload são tudo coisas que o OP não requer
Ó homem desculpa lá, mas não acho que seja caso para ficares irritado. Estamos num fórum de partilha de opiniões e de experiências. Ninguém está a pôr em causa as tuas opiniões, existem é pontos de vistas diferentes, o que é saudável.

Sobre a box, ele diz que não faz questão de a ter, o que é bem diferente. Mas, se for oferecida, melhor. Por exemplo a NOS só faz 3P pacotes com box incluída, portanto, não concordo que seja uma questão irrelevante.
O sinal de tv rf da Vodafone é inferior ao da NOS (sem EPG e muito menos canais digitais e HD)

ok tens razão, convém ver os dois scenarios, tal como a segunda casa pode ter apenas ADSL da vodafone, pensaste nisso?
Se calhar convém confirmar primeiro...
Quanto à TV é um facto, mas ele conhece o serviço da Vodafone. Ele inicialmente diz que é cliente Vodafone fibra, daí os conselhos que todos demos.


Ele que diga o que tem na casa para a qual vai mudar. Se tiver Vodafone FTTH, parece-me a melhor opção.
 
Última edição:
Na casa para onde vou sei que tenho Vodafone fibra e MEO fibra, a NOS é sempre aquela incógnita, porque já perguntei ao meu familiar e ele disse que era fibra até à caixa e cabo coaxial a partir da caixa para dentro de casa... O que me deixou muitas dúvidas e pedi-lhe para confirmar com os serviços se é FTTH ou HFC e a isso já não soube responder sendo que ficou de confirmar.

O preço que faz é semelhante, porque ten a box e a Vodafone com box fica equivalente.. Sem box a Vodafone ainda fica 2€ mais barata (questão irrelevante), porque a box oferecida seria sempre una mais valia.
 
assim já sabes, se não quiseres o HFC como disse inicialmente duvido muito que a Vdf nao te ofereçam a box se fores a loja, mas se for contrato novo é preço actual, mais vale continuar a regatear.
 
@franciscojnc negoceia com a Vodafone. No tópico de negociações há quem tenha conseguido oferta da box, box por 1€ ou desconto 2€. Isto é tipo feira da ladra... Quem negociar melhor leva mais.
 
Motivo simples para não ir para o HFC da NOS, sendo que o utilizador deixou claro que dá valor à Internet... A NOS sobre HFC não é Full-Duplex. Sendo que basta estar ele a utilizar ~90% do Upload que o Download ardeu e o irmão lá em cima que quer ver a bonecada no Netflix dá logo o berro (exemplo). E vice versa mesma coisa, utilizando o Download ao seu máximo as latências explodem e o Upload fica logo inutilizável fazendo logo que a irmã lá de cima dê o berro também porque não consegue fazer o seu direto para o Instagram/Facebook ou não consegue postar a foto que tirou com a melhor amiga nas redes sociais (outro exemplo).
Cenário mais que real na NOS (por ser péssima no serviço de Internet, seja ele FTTH ou HFC). NOS tem de ser a penúltima escolha (ganhando somente para a NOWO) quando o intuito do cliente é um serviço de Internet estável, etc... Sem contar que configurações de backbone, escalonamento, roteamento, distribuição de carga da PON por célula e etc é simplesmente medíocre na NOS... O que isso tudo acarreta no serviço final de Internet do cliente é justamente o que referi lá em cima (os exemplos), sendo que de forma descritiva resume-se em um mal bufferbloat (seja ele em FTTH ou HFC, sendo que tenho conhecimentos de que no FTTH ainda é pior que no HFC), latências 99% superiores à concorrência, coisas desse género...

A MEO tem uma configuração básica e minimamente estável, vai conseguindo repartir bem os balanceamentos de carga e etc nas PON's, mas ainda habita na idade da pedra no que toca configurações de roteamento e etc... (sendo que parece que há clientes VIP's onde as rotas só funcionam bem para 0,002% dos clientes)

Cenário da Vodafone é parecido ao da MEO, ressaltando que roteamento é sempre o melhor possível, e se não for em poucos dias passa a ser, escalonamento de PON's é calculado antes das instalações serem permitidas, isto é 99% das vezes tem mais do que banda passante de sobra...

Agora o utilizador que tem de decidir. Em Portugal a nível de Internet é Vodafone>MEO>NOS>NOWO.

P.S: O Upload é SEMPRE necessário. Sendo que simplesmente a navegar na Internet ele é mais do que necessário. E o mal escalonamento do Upload face ao Download pode provocar throttling e etc na ligação, sim senhor...

Cheers
 
Em termos de bufferbloat? A sério? Tu que percebes mais do assunto, qual poderá ser a causa disso?
Motivo certo não sei, pois não sei que equipamentos utilizam na GPON, não sei como é feita configuração deles por PON/Cliente, não sei qual firmware, routers vetores e etc que utilizam... Aliás, saber até tenho uma vaga ideia, mas existem centenas de vertentes mínimas que podem logo mudar completamente o cenário.
Sei é que, exemplo: ligado a um programa VOiP, ligação UDP, alguma prioridade, (teamspeak exemplo) e utilizando o upload máximo em HFC espera-se um bufferbloat (escalonado de A a D) tenha-se um B, grande parte das vezes um C, mais ou menos, e um ping estável de 40ms suba para ~400ms por exemplo com algum packet loss frequente, sendo que em FTTH, 90% das vezes tenha-se um bufferbloat mais elevado e já vi com meus olhos latências estáveis de 40ms saltarem até ~6000ms (tenho prints disso e amanhã no PC posso as colocar aqui!).
Eu desconfio de hardware fraco fazendo a gestão em backbone, pois a ligação "explode" no momento em que o upload chega ao máximo e o packet loss sobe aos ~50% instantâneamente, enquanto o upload está na fase de aumento (subir) é pouco notório.

A NOS em HFC tem uma configuração/regra que poucas pessoas sabem/notam... Estrangulando a ligação ao máximo e tendo algo ligado via UDP constantemente com o mesmo IP, de x em x segundos ela dropa esse IP. São medidas estúpidas que ela tem para evitar tráfego banal quando a ligação está no seu "auge"...

Cheers
 
Última edição:
Um dos problemas do FTTH da NOS é que eles simulam o HFC em casa do cliente. Router, boxs, etc é tudo por cabo coaxial em casa do cliente.
 
Motivo certo não sei, pois não sei que equipamentos utilizam na GPON, não sei como é feita configuração deles por PON/Cliente, não sei qual firmware, routers vetores e etc que utilizam... Aliás, saber até tenho uma vaga ideia, mas existem centenas de vertentes mínimas que podem logo mudar completamente o cenário.
Sei é que, exemplo: ligado a um programa VOiP, ligação UDP, alguma prioridade, (teamspeak exemplo) e utilizando o upload máximo em HFC espera-se um bufferbloat (escalonado de A a D) tenha-se um B, grande parte das vezes um C, mais ou menos, e um ping estável de 40ms suba para ~400ms por exemplo com algum packet loss frequente, sendo que em FTTH, 90% das vezes tenha-se um bufferbloat mais elevado e já vi com meus olhos latências estáveis de 40ms saltarem até ~6000ms (tenho prints disso e amanhã no PC posso as colocar aqui!).
Eu desconfio de hardware fraco fazendo a gestão em backbone, pois a ligação "explode" no momento em que o upload chega ao máximo e o packet loss sobe aos ~50% instantâneamente, enquanto o upload está na fase de aumento (subir) é pouco notório.

A NOS em HFC tem uma configuração/regra que poucas pessoas sabem/notam... Estrangulando a ligação ao máximo e tendo algo ligado via UDP constantemente com o mesmo IP, de x em x segundos ela dropa esse IP. São medidas estúpidas que ela tem para evitar tráfego banal quando a ligação está no seu "auge"...

Cheers
Obrigado pela explicação.
Um dos problemas do FTTH da NOS é que eles simulam o HFC em casa do cliente. Router, boxs, etc é tudo por cabo coaxial em casa do cliente.
O router penso que não é por coaxial (têm um router adaptado com WAN). As boxes é que têm de ter dois cabos ligados: RJ45 e coaxial
 
No teu lugar esquecia a NOS. E mudaria para a MEO fibra, a vodafone não está muito interessada em manter clientes. E a MEO após os 24 meses oferece mais servidos ou então baixa o preço.
Em termos de internet MEO ou Vodafone é igual.
 
OP se as opções que tiveres na nova morada forem FTTH vai para uma delas, a que conseguires melhores condicções (se estás satisfeito com a vodafone tenta puxar uma boa proposta deles)

a NOS por HFC não é tão mau como pintam, mas é no mínimo pior que FTTH ou , se tiveres o azar de ser uma zona com a rede demasiado sobrecarregada de clientes, muito pior que FTTH.

Eu até Março tinha NOS e também uso a internet mais para multimedia e gaming, mudei para a vodafone o para os mesmos jogos (rocket league, CSGO...) os pings em comparação são pelo menos metade do que eram pelo que se jogares online risca a nos das opções se esta não tiver para a morada FTTH (se tiver então desconheço a qualidade do serviço pois eu era por HFC).

Já entre meo e vodafone as diferenças são residuais, há quem diga que as routes da vodafone são melhores, há quem diga que já foram melhores, mas são diferenças creio eu mais residuais, a diferença do HFC essa sim é muito notória pela negativa.

O que a NOS tem de vantajoso relativamente a outros operadores é conteúdos de tv (o plafond de SA, conseguir fazer ofertas de canais tvcine com facilidade...) e serviços adicionais (cartão nos cinema por exemplo) coisa que não parece ter significado para o OP.
 
Última edição:
Coloquei a NOS de parte.

Agora a duvida principal é entre MEO e Vodafone, sendo que a diferença entre elas nas propostas com box é 0,50€(diferença irrisória) contudo, a Vodafone oferece telefone e a MEO não, o telefone ia usar apenas para ligar a central de alarme...
A minha questão é a qualidade da internet e o apoio técnico visto que já vi vários testemunhos que a MEO tem erros sucessivos nas fatorações...
 
Viva zwamers,

Estou numa zona fibra com as 3 operadoras, tenho Vodafone 3p, com período de fidelização já terminado, contudo, vou mudar de casa e a Vodafone vai aumentar drasticamente o valor cobrado, pago 24,99€ pelo serviço 3p (primeiros contratos) sem box, neste momento, querem 28,90€ sem box e não querem mesmo oferecer a box, pelo que com box querem 32,90€ o que é preço das outras operadoras.

Posto isto, interessa-me mais a internet que o serviço de TV, contudo, o melhor dos dois "mundos" é impossível, mas gostava de saber, se a fibra de NOS é boa em termos de internet ou se é efetivamente uma pseudo fibra, como tenho lido. Na NOS, posso até ter melhores condições porque um familiar é comercial deles, mas gostava de saber se a net tem falhas ou é estável como a Vodafone tem sido até à data, em 2 anos e meio tive 3 falhas de internet onde foi necessário apenas reiniciar o modem e 2 onde tive de contatar o serviço de apoio ao cliente, onde disseram que era "falha geral" mas foram 5* no atendimento.
 
Vantagens do RF da MEO e Vodafone em relação à NOS:

  • Na MEO e Vodafone a norma do RF Digital é DVB-T, enquanto que na NOS é DVB-C
Nos televisores digitais a compatibilidade é igual - mas nos receptores STB existe maior compatibilidade com DVB-T pois qualquer receptor TDT consegue descodificar os canais DVB-T. Já os receptores DVB-C não são assim tão comuns.​

Em termos de qualidade de imagem não existe vantagem entre DVB-T e DVB-C (pois para a qualidade de imagem o que interessa é o bitrate, tipo de resolução, codificação e modulação e não propriamente a norma de difusão/transmissão digital DVB)​


  • Na MEO e Vodafone o RF Analógico PAL-BG tem mais canais.
Vodafone tem 62 canais analógicos

MEO tem 31 canais analógicos

NOS tem 23 canais analógicos​

Esta vantagem só faz sentido para quem tem televisores muito, muito antigos e não quer investir em receptores STB Digitais.​

Para quem tem televisores modernos isto não tem qualquer interesse e até nem faz sentido perderem tempo a sintonizar os canais analógicos pois existe sempre o mesmo canal digital na grelha​


  • Existem mais opções/modelos no mercado para Moduladores HDMI na norma DVB-T e são mais baratos que os Moduladores DVB-C (isto pode ser útil para quem quiser criar/juntar o seu próprio canal na distribuição do cabo RF de casa - exemplo, Cameras CCTV, STB, box RTSP, box android, etc)
Apesar de ser perfeitamente possível misturar no cabo RF canais das diferentes normas, pois basta ter o cuidado de usar frequências diferentes - exemplo um cliente NOS pode ter a grelha da NOS em DVB-C e pode adicionar o seu canal HD modulado em DVB-T mas é preferível optar pela mesma norma do operador pois assim será mais fácil fazer zapping entre os canais do operador e os canais HD privados modulados (é só mais um canal ao lado dos restantes) - de outra forma para ver os canais HD modulados se esses estiverem numa norma diferente será necessário comutar o tuner do televisor entre DVB-C e DVB-T e normalmente essa comutação só é possível via menu de configuração do televisor​



Vantagens no RF da NOS em relação à Vodafone e MEO:

  • A NOS tem mais canais digitais pois é o único operador que coloca TODOS os canais no RF DVB-C (mesmo os canais de subscrição)
NOS tem 150 canais DVB-C abertos mais 125 canais DVB-C de subscrição/encriptados

Vodafone tem 67 canais DVB-T (os canais de subscrição não estão disponíveis no RF, apenas na box IPTV)

MEO tem 101 canais DVB-T (os canais de subscrição não estão disponíveis no RF, apenas na box IPTV)​


  • A norma DVB-C é mais vocacionada para soluções CATV enquanto que a norma DVB-T é para transmissões over-the-air, se bem que para comprimentos de cabo inferiores a 50m não existe vantagem obvia do DVB-C sobre o DVB-T
 
Última edição:
Back
Topo