Duvida SNES

zeze_camarao

Power Member
Boa tarde pessoal..
Acho que o estou a ficar um pouco com a mania de querer voltar atras no tempo e estou a pensar comprar uma NES ou SNES..
Penso que nao ha muita diferença entre as duas mas se houver e se me poderem dizer ainda melhor..
Mas a minha verdadeira pergunta era se por exemplo eu comprar uma dessas consolas e importar jogos do japao daquelas colecçoes lindas que teem la como é que eu poderei jogar aqui..
ja ouvi falar de um conversor mas isso funciona mesmo?e se sim onde poderei arranjar?
obrigado
 
Boas, NES é uma coisa 8 bit, a Snes é outra, 16bit (e rival da Mega Drive).

Acho que precisas de um adaptador. E eu terei mesmo que o comprar, porque se comprar uma SNES tem que ser uma europeia, porque para mim é a mais bonita :D
 
Mas tipo a snes da para jogar os jogos da nes ou nem por isso?
e por acaso sabes onde comprar o conversor?
o culpado es tu vi a tua colecçao do final fantasy e pimba fiquei com saudades desse tempos e agora quero recuperar tempos perdidos:lol:
 
Boa tarde pessoal..
Acho que o estou a ficar um pouco com a mania de querer voltar atras no tempo e estou a pensar comprar uma NES ou SNES..
Penso que nao ha muita diferença entre as duas mas se houver e se me poderem dizer ainda melhor..
Mas a minha verdadeira pergunta era se por exemplo eu comprar uma dessas consolas e importar jogos do japao daquelas colecçoes lindas que teem la como é que eu poderei jogar aqui..
ja ouvi falar de um conversor mas isso funciona mesmo?e se sim onde poderei arranjar?
obrigado

Deixa-me começar por dizer que fazes muito bem :D há verdadeiras pérolas no NES e no SNES, umas muito conhecidas, outras nem por isso.

As diferenças são grandes:

- NES --> 8 bits, lançada em 1983, tecnicamente muito limitada, se não me engano os maiores jogos de NES tinham cerca de 512kb

- SNES --> 16 bits, lançada em 1990, mais avançada, capaz de reproduzir som de alta qualidade (para a altura, claro), de exibir 256 cores em simultâneo, tecnologia Mode 7 que permite realizar rotações do cenário para simular efeitos 3D; mais tarde, o chip Super FX permitiu ao SNES exibir gráficos em 3D; em 1994, o jogo Donkey Kong Country foi o primeiro a dispensar sprites e a utilizar gráficos totalmente pré-renderizados, conhecidos como gráficos ACM

Para teres uma ideia, isto são gráficos bons no NES:

batman_2.gif

Batman 2

windowslivewriterretrogameofthedaybattletoadsinbattlemani-10801battletoads-nes21.png

Battletoads

megaman3.png

Mega Man 3

115.jpg

Metroid

Enquanto que isto são gráficos bons do SNES:

89.jpg

Donkey Kong Country

supermarioworld2yoshisisu3.jpg

Super Mario World 2 - Yoshi's Island

smetroid01lg.jpg

Super Metroid

39_sfii5_1174604687.jpg

Street Fighter II

chrono6.jpg

Chrono Trigger

Como podes ver, há diferenças bastante grandes na parte técnica.

Já volto a editar este post ;) até já



EDIT: Ok, voltei!

Eu pessoalmente prefiro o SNES que considero, juntamente com a Mega Drive, a melhor consola de todos os tempos. O NES é excelente, não haja a menor dúvida, mas é um pouco limitado e embora sejamos capazes de apreciar um jogo pela sua jogabilidade, a verdade é que o NES sofria de alguns problemas - por vezes era preciso insistir para que o jogo carregasse (o que deu origem ao mítico ritual de soprar para os terminais do cartucho) e era normal encontrar situações de sprite flickering. Além disso, o NES não permite a ligação com um cabo AV ou com um cabo RGB (apenas um modelo que saiu em França o permite, se não me engano), e o cabo RF que vem de série além de apenas transmitir som mono, pode sujeitar-se a interferências na imagem.

No caso do SNES podes usar o cabo RF, mas também podes usar um cabo compósito AV e até mesmo um cabo RGB - eu uso sempre o cabo RGB da GameCube e o resultado é fantástico, os jogos até parece que ganham uma nova cor.


Infelizmente, tanto o NES, como o SNES tiveram sucessos muito limitados na Europa - o NES vendeu cerca de 62 milhões em todo o Mundo, desses apenas uns 8 milhões foram vendidos na Europa; o SNES vendeu cerca de 49 milhões, cerca de 8,5 milhões na Europa.

O resultado foi este - na Europa tivemos menos jogos que nos EUA e muito menos que no Japão. Aliás, quer para o NES, quer para o SNES, o Japão foi, de longe, o país onde foram lançados mais jogos.

Agora, há uma coisa que tens de saber, o NES e o SNES têm designs que diferem entre si conforme a região onde foram lançados.

O NES tem as seguintes configurações:

Famicom - Japão, 1983:

Famicom.jpg


Este é o NES japonês, conhecido por lá como Famicom (Family Computer).

Quando foi lançado nos EUA em 1985, o design foi radicalmente alterado e o nome foi mudado para Nintendo Entertainment System (NES). Este é o mesmo design que chegou à Europa.

nintendo_nes_1s.jpg


Fisicamente são muito diferentes, desde o comando até ao cartucho:

82886892_c07544ccfb.jpg


Aqui podes ver o Super Mario 3 japonês e o Super Mario 3 americano.

Em 1992, se não me engano, houve um redesign do NES nos EUA (não sei se chegou ao Japão), conhecido como NES 2:

nes2-2.jpg



Em relação ao SNES, a história foi esta:

Super Famicom, Japão, 1990
retro-sfc01.jpg


Super Nintendo Entertainment System, EUA, 1991
snes02.jpg

É horroroso...a Nintendo fez essa modificação porque tecnicamente, o SNES americano è igual so Super Famicom, até no código regional. Vai daí, para evitar que o pessoal nos EUA encomendasse jogos do Japão, fizeram o SNES americano fisicamente diferente, de forma a que os jogos japoneses não conseguissem entrar na consola americana, e vice-versa. Mas isso foi contornado, já que a única barreira, física, era composta por duas peças de plástico no interior do slot do cartucho.

Super Nintendo Entertainment System, Europa, 1992
SNES_qjpreviewth.jpg

Como se pode ver, é igual ao japonês. Isto porque os jogos japoneses (NTSC) não funcionam num SNES europeu (PAL), logo não foi preciso colocar barreiras físicas às entradas dos jogos, uma vez que eles não funcionam mutuamente.

Super Famicom Jr., Japão, 1997
SuperFamicom_jr.jpg

Redesign do Super Famicom, muito bonito :)

Super Nintendo Jr., EUA, 1997
nintendo_snes_jr_usa.jpg

O mesmo redesign, aplicado ao SNES americano. Mantêm-se as barreiras físicas dentro do slot.


Quanto à compatibilidade:

Já foi aqui dito que o SNES não tem retrocompatibilidade com o NES, por esse assunto estamos encerrados.

Em relação à compatibilidade entre jogos Europeus, Americanos e Japoneses, o caso é este:

Existem adaptadores para o SNES que custam, em média, €20 a €30. Estes adaptadores têm dois slots para cartuchos e o que eles fazem é o seguinte: colocas o adaptador no slot e num dos slots colocas o jogo americano ou japonês que queres jogar; no outro slot colocas um jogo europeu, para que ele possa copiar o código e converter o sinal NTSC 60Hz do americano/japonês para o PAL 50Hz do europeu.

Claro que este exemplo é se quiseres jogar jogos americanos ou japoneses no SNES europeu. O resultado é um pouco discutível - é possível jogar a maior parte dos jogos, mas ele corre a 50Hz (ou seja, 17,5% mais lento que na versão americana/japonesa) e com duas barras pretas no topo e na base do écran. Na prática, é como jogar um jogo europeu. Há cerca de 15-20 jogos que não funcionam com adaptadores, o Super Mario RPG é um deles, já que alguns deles trazem um chip que funciona a 10Mhz, mais rápido que o CPU do SNES, e que não está submisso a este.

Agora tudo depende dos jogos que quiseres - eu tenho um SNES europeu, já com quase 15 anos, e no ano passado comprei um SNES Jr americano no ebay para poder jogar jogos que nunca saíram na Europa.

Não sei qual o teu orçamento nem quais os jogos que queres, mas se puderes fazer "extravagâncias", talvez o mais indicado seja um SNES americano e um adaptador para os jogos japoneses, ou o contrário, um Super Famicom e um adaptador para os jogos americanos - os adaptadores são iguais. Lembra-te que nos jogos japoneses, o texto está praticamente todo em japonês, o que pode ser mau no caso dos RPGs - e RPGs bons é o que não falta no SNES. Por outro lado, é mais fácil encontrar jogos japoneses novos ou quase novos, em muito bom estado com caixa e instruções - além de que o packging japonês é bem mais bonito que o ocidental.

Espero que não tenha sido informação a mais.
 
Última edição:
Bem Yggdrasil com esses argumentos nao ha nada a dizer mesmo 8|..
Tou a ver que es entendido na materia e um apaixonado pela consola e acho muito bem..
sendo assim que sujestoes poderias dar?
sabes algum sitio especifico onde venda jogos e consolas SNES?e a historia do tal conversor sempre se confirma?
 
Já editei o meu post.

Em relação a lojas para comprar material para o SNES, em Portugal é muito difícil - normalmente, só se encontra jogos europeus, sem caixa nem instruções.

Eu quando compro jogos de SNES, faço sempre isso na internet - pode ser no eBay ou no PriceMinister - estes são os dois melhores pontos de venda que eu conheço a nível mundial. Basta procurar e encontras rapidamente.
 
Bem acho que isso responde a todas as minhas duvidas e mais alguma lol..
fantastico post que fizeste..fiquei a saber coisas que nunca imaginava..
Tenho algum dinheiro para algumas extravagancias mas tambem nao me vou esticar muito..
Vou ter que pensar bem como escolher a consola devido ha regiao..mas é como dizes arranja-se mais depressa jogos japoneses todos direitinhos com caixa e tudo do que jogos americanos..
Vai ser uma escolha que tenho que ponderar bem porque quero ter o prazer de voltar a jogar aqueles jogos que tinham..
Mas pelo menos cheguei a conclusao que uma consola europeia nao ira valer muito apena devido a nao haver assim muito escolha como ha nas versoes america e na japonesa.
Obrigado pelo exelente post.
 
Yggdrasil, eu sempre adorei a SNES, pelos seus jogos e desing, não sei explicar, acho-a lindíssima.

Não vou adquirir uma agora, falta de dinheiro, mas ainda devo adquirir este ano. Estou a ver que tenho de adquirir 2. A Europeia, sem duvidas, porque é LINDA :D Pergunto-te se a japonesa é igualzinha em design, porque se for, compro apenas a japonesa, porque assim sempre corre a 60Hz.

Obrigado.
 
Boas pessoal, ora aqui está um tema que eu gosto muito. A Super nintendo claro está, pois não sou grande fã da NES 8 bits. Sinceramente, ponham de lado essas ideias de comprarem esses adapatadores manhosos para jogar jogos importados. Eu tenho um adaptador desses, de por um cartucho pal para o arranque e ter o importado encaixado tambem e isso é uma bela treta.

O ideal é fazerem da forma como eu actualmente tenho a minha SNES europeia, modificada internamente e com um switch para 50hz/60hz pal/ntsc e caso queiram usar cartuchos americanos (jap não é necessario) tem de limar ligeiramente as bordas da entrada dos cartuchos, pois os cartuchos USA são com uma forma diferente, exactamente para na altura se evitar a importação, depois só vos falta um cabo scart RGB, podem usar o da nintendo game cube, pois se não vão ficar com imagem a preto e branco. E quando meterem a vossa snes a 60hz, ai vão ver o que é jogar SNES! até se babam. Tive tambem a oportunidade de comprar uma snes americana, mas está guardada, pois uso sempre a europeia modificada.

Se jogarem a 50hz pal (norma europeia nas snes consolas vendidas cá) vão jogar a uma velocidade muito inferior (as musicas são mais lentas e o jogo em si) e o ecran fica como que achatado, não prenchendo completamente o ecran (Horrivel!!) não sei como nós europeus ficamos sempre com a porcaria. Ora vejam uns exemplos neste site:

http://www.consolepassion.co.uk/modification-super-nintendo.htm
 
Não mudei pois não tenho muito jeito para ferro de soldar, mas é um processo muito simples. Eu comprei a minha assim já com as modificações, no ebay, a um sujeito inglês

Essa consola no ebay está muito fixe, e parece ser para valer, no entanto para mim, numa perspectiva de colecionador nostálgico não tem muito valor, pois prefiro as consolas originais. Se fosse só para jogar, usava os emuladores no pc. Mas não deixa de ser uma boa compra, e a um preço porreiro, mas atenção! isso é no ebay americano, se lhe comprares isso vais de certeza pagar alfandega
 
Última edição:
eu nao estava a pensar em comprar porque tambem penso da mesma maneira que tu..ia perder toda a nostalgia que tinha.so referir porque achei estranho ter visto aquilo assim..
tenho que ver se no ebay.co.uk encontro assim uma como a tua..
 
Acho que o SNES modificado é mesmo a opção mais prática de todas :)

No ano passado uma loja online de Inglaterra onde estavam a vender um SNES Junior modificado, se não me engano era americano, e que além de ter removidas as peças de plástico do interior da drive (para que possam entrar jogos japoneses) ainda tinha o region lock desactivado e o tal switch para mudar entre 50Hz e 60Hz, o que na prática significava que se podia jogar virtualmente todos os jogos de todas as regiões, mas era um pouco caro demais - com os gastos de envio ficava em cerca de €130 e não trazia jogos.

A grande vantagem de um SNES americano ou japonês é que não só podes jogar os jogos na forma como eles foram feitos - ou seja, sem barras no écran e à velocidade original - como ainda podes jogar sem problemas alguns jogos excelente que nunca saíram na Europa, como por exemplo o Chrono Trigger, o Super Mario RPG, três Final Fantasy (japoneses), Earthbound, etc

Já agora, se quiseres ficar com uma ideia da diferença entre os jogos PAL e NTSC até ao final dos anos 90, dá uma olhadela a este vídeo --> http://www.youtube.com/watch?v=b0llsb77Esc
A versão europeia arrasta-se penosamente, até a música é lenta...
 
Última edição:
Bem é uma diferença incrivel o sonic ate parece que esta mais pesado e tudo..
ontem por acaso encontrei uma modificada no ebay e ficava pai por 60euros ja com portes..é um pouco puxado em termos de preço..
acho que me vou ter que converter para o dark side depois de 15 anos so a jogar master system , mega drive , saturn e as 3 play acho que vou ter que adquirir uma SNES.que pena o meu colega onde eu jogava ja nao a ter..
 
No miau já vi la a venda SNES modificadas em venda directa, desde 35 euros até 45, 50 euros. No Ebay arranja-se normalmente por 40 libras, a minha na altura custou me 35 libras. Mas continuo a dizer... se tiverem um pouco de jeito para soldar, fazem isso facilmente, ou então levam uma snes comprada cá que tenham a um electricista com o esquema e ele monta vos isso

Já agora, se quiseres ficar com uma ideia da diferença entre os jogos PAL e NTSC até ao final dos anos 90, dá uma olhadela a este vídeo --> http://www.youtube.com/watch?v=b0llsb77Esc
A versão europeia arrasta-se penosamente, até a música é lenta...

Alem de que o ecran é "espalmado" pois as conversoes ntsc pal eram muito mal feitas, basicamente eles faziam o seguinte... o formato video ntsc tem 480 linhas, enquanto o pal tem 576, melhor então, pensam voçes? errado.. pois eles em vez de fazerem uma versão pal em full screen, o que faziam era meter o jogo a correr com as 480 linhas no ecran pal, metiam lhe uma barra em cima e uma em baixo com as linhas extras (o ecran pal tem mais linhas de informação, mas o tamanho é o mesmo) e estava a andar o jogo para os burros dos europeus, afinal o grande nicho de mercado era os USA e o japão e ninguem queria saber se os europeus até tinham um formato de video standard mais moderno chamado pal...


PS, esse sonic que se ve no video nem sequer é a versão pal, é uma versão USA ou JAP que eles forçaram a correr a 50hz para mostrar a diferença, pois o velhinho sonic PAL, nem sequer as nuvens se mexem, ficam paradas assim como o céu no nivel Marble Zone fica quieto enquanto andamos com o sonic. Ao contrario da versão ntsc, que andamos com o sonic e o céu se mexe, com um efeito muito giro de se ver
 
Última edição:
Já não me lembrava desses pormenores no primeiro Sonic :D a última vez que joguei a versão PAL na Mega Drive ainda foi no século passado, só mais recentemente comprei o Sonic Mega Collection para a GameCube mas esse posso jogá-lo a 60Hz e com um cabo RGB :)

Infelizmente, até mesmo no caso de jogos feitos por estúdios europeus, os lançamentos prioritários foram sempre os dos EUA e Japão e como nessa altura não lhes apetecia gastar dinheiro a reescrever o código para a norma PAL, fomos sendo lixados ao longo dos anos.

Eu só soube disso em 1996, quando comecei a comprar a Computer and Video Games que fazia reviews aos jogos nas versões japonesas e americanas - às vezes eles até davam uma nota mais baixa à versão europeia se a conversão fosse má.
 
Back
Topo