[Dúvidas] PC Antigo / fraco / poucos recursos

Bem,acho que postar aqui é mais "correcto" que na parte do Guia...
Tenho uma dúvida,quanto a distros para pcs antigos...
o que é que define o hardware suportado?kernel?Xorg?a própria distro?
É que por exemplo,tenho aqui o seguinte sistema:
Processador: k6@366MHz (66x5.5)
Motherboard: Abit TX5 com chipset intel 430tx
Ram:2x128mb pc133
disco:seagate 40gb 7200rpm
som: Creative AWE32 (placa "full" com 2mb ou 4mb de simms para midis)
video: matrox millenium 2mb + 2x 3DFx Voodoo 2 12Mb Sli
rede: placa de rede isa 3c590b + placa usb smc (de momento não me lembro do chipset)
USB: placa pci com chipset ALi,usb 2.0

E já testei algumas distros como puppy linux,kurumin 7.0 e por último vector linux,e o estranho (pelo menos para mim) é que por exemplo no puppy e no vector a gráfica só lá vai com drivers vesa e no kurumin funciona bastante bem com o driver MGA.
Outra coisa que estranho é a placa de rede...no puppy não me lembro,mas no kurumin não era detectada e no vector linux,na parte de auto detecção de hardware também não (só que depois,quando abri o wicd,ele tinha lá a rede com fios e conectou na boa!).
Curtia ter alguns parâmetros para escolher uma distro para este bichinho...embora tenha ficado um bocado encantado tanto com o vector linux como com o kurumin.
Já agora numa gráfica como esta matrox a opção dri deve estar activa?no kurumin estava..mas kreio que no vector essa opção poderia estar a fazer com que o X não funcionasse...
Tentei também uma s3 virge de 4mb e X é mentira...só com vesa..
Sugestões?
 
Tenho o seguinte problema: Pentium 200 MMX, 128MB de ram, disco 6.4GB, vga PCI 4MB. Preciso ainda de ter uma placa de rede USB SMCWUSBT-G de 54Mbps, e uma placa de som externa USB, numa hub USB1.1.

Terá de ser algo abaixo de XFCE, estou inclinado para o Enlightment ou Fluxbox. Portanto o ideal penso que seria o Fluxbuntu, por partilhar os repositorios do ubuntu. Mas aquilo parou na versão 7.10.

Conhecem alternativas recentes?

CRUNCHBANG http://crunchbanglinux.org/
Por baixo é ubuntu sem gnome (só gtk puro) e por cima é openbox.
 
CRUNCHBANG http://crunchbanglinux.org/
Por baixo é ubuntu sem gnome (só gtk puro) e por cima é openbox.
Apesar de me parecer uma distro impecável,acho que o suporte a old hardware,por parte do ubuntu secalhar não é tão bom como noutras distros mais orientadas para isso.

Tenho o seguinte problema: Pentium 200 MMX, 128MB de ram, disco 6.4GB, vga PCI 4MB. Preciso ainda de ter uma placa de rede USB SMCWUSBT-G de 54Mbps, e uma placa de som externa USB, numa hub USB1.1.

Terá de ser algo abaixo de XFCE, estou inclinado para o Enlightment ou Fluxbox. Portanto o ideal penso que seria o Fluxbuntu, por partilhar os repositorios do ubuntu. Mas aquilo parou na versão 7.10.

Conhecem alternativas recentes?

Eu ia para puppy linux..eu tenho essa placa de rede e funciona em ubuntu 9.04 out of the box,em kurumin com recurso ao ndiswrapper (não me dei ao trabalho de testar mais) e no vector também out of the box.
O vector linux talvez fosse uma distro a considerares..mas deve andar longe da rapidez do puppy
 
Back
Topo