Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

Olá malta (e @mbarbedo especialmente)! Comprei no dia 20 um portátil na loja de tecnologia do grupo Sonae, tendo até activado a extensão de garantia por + 3 anos. Exactamente uma semana depois, e após pouco uso, ao abrir a tampa do mesmo, ouvi um barulho de descolar e, quando reparei, tinha parte da moldura do ecrã descolada. Reparei depois que a causa era a dobradiça da direita estar presa à parte do teclado, prendendo assim a moldura e fazendo-a descolar. Fui de imediato a outra loja da mesma cadeia (não a mesma da compra) e reportei a situação, tendo o portátil sido enviado para garantia. Disseram-me que diriam algo até um máximo de 30 dias. Não houve qualquer queda, nem sequer risco, portanto a culpa não pode ser-me imputada.

Posto isto, algumas questões:
(1) Visto ainda estar nos 15 dias após a compra, tinha direito à substituição imediata do portátil?
(2) Esta cadeia costuma demorar muito nestas coisas? Disseram-me que a Lenovo (marca do portátil) costuma ser bastante rápida nestas coisas, que muitas vezes fazem a substituição dos aparelhos e nem perguntam nada, mas tenho medo que demorem imenso, porque o portátil faz-me alguma falta.
Ora bem, no seguimento disto, os 30 dias terminam hoje e, prevendo que não me dirão nada no que resta do dia de hoje, planeio deslocar-me à loja durante o dia de amanhã. Entretanto já descobri que o problema que eu descrevi é mesmo defeito do produto (exemplo - aconteceu-me a mesma coisa, tal e qual), pelo que vou inicialmente sugerir a substituição por outro portátil, de uma marca diferente (que, curiosamente, está actualmente com o mesmo preço do outro, portanto até facilita). Se eles rejeitarem isto já tenho uma ideia do que fazer mas, caso aceitem, esse processo costuma ser imediato ou demora? @mbarbedo, se souberes a resposta, agradeço.
 
Ora bem, no seguimento disto, os 30 dias terminam hoje e, prevendo que não me dirão nada no que resta do dia de hoje, planeio deslocar-me à loja durante o dia de amanhã. Entretanto já descobri que o problema que eu descrevi é mesmo defeito do produto (exemplo - aconteceu-me a mesma coisa, tal e qual), pelo que vou inicialmente sugerir a substituição por outro portátil, de uma marca diferente (que, curiosamente, está actualmente com o mesmo preço do outro, portanto até facilita). Se eles rejeitarem isto já tenho uma ideia do que fazer mas, caso aceitem, esse processo costuma ser imediato ou demora? @mbarbedo, se souberes a resposta, agradeço.

Se passaram os 30 dias é só chegar à loja e indicar isso mesmo. A resolução é imediata. Podes escolher o mesmo modelo ou um modelo diferente, do mesmo valor ou superior pagando a diferença.
Tao simples quanto isto.
 
Se passaram os 30 dias é só chegar à loja e indicar isso mesmo. A resolução é imediata. Podes escolher o mesmo modelo ou um modelo diferente, do mesmo valor ou superior pagando a diferença.
Tao simples quanto isto.
Alguma ideia das políticas da loja de tecnologia da Sonae em relação a estas coisas? Se costumam resolver sem grandes problemas, por exemplo. Eu sei que a lei está do meu lado, e eles não têm hipóteses algumas de se safar alegando que a responsabilidade do problema é minha, mas mesmo assim... Queria isto resolvido de uma vez por todas, já estou há quase 2 meses sem computador.
 
Alguma ideia das políticas da loja de tecnologia da Sonae em relação a estas coisas? Se costumam resolver sem grandes problemas, por exemplo. Eu sei que a lei está do meu lado, e eles não têm hipóteses algumas de se safar alegando que a responsabilidade do problema é minha, mas mesmo assim... Queria isto resolvido de uma vez por todas, já estou há quase 2 meses sem computador.

Não vão levantar problemas, penso que não é responsabilidade da loja mas sim do reparador, portanto para eles é igual ao litro [emoji846] o reparador é que vai suportar os custos da substituição porque é o reparador que não cumpriu o prazo.
 
Ah, então ok. Só pedirei a resolução do contrato (e respectiva devolução do dinheiro) se eles levantarem problemas, porque caso contrário farei só a troca. É que também já tenho uma extensão de garantia paga, portanto...
 
O que costumam fazer, em caso tenham de devolver dinheiro, dar dinheiro (raro), ou dar o dinheiro em cartão oferta do grupo.

EDIT: Claro, podem alegar que já lá estava, que tu não tens como saber, e eles não são obrigados a telefonar.
 
Eles normalmente só ligam caso o arranjo, neste caso, não estivesse abrangido pela garantia (ou fazer de conta que não estava), ou algo do género, tu é que és o interessado, para eles é igual que esteja lá mais um portátil ou não, infelizmente é assim...

EDIT: O que não quer dizer que não telefonem de facto, mas não é uma prioridade para eles, percebes?
 
Ah ok, percebido. E assumo que já não possa proceder à devolução, visto que o produto já foi para garantia (apesar de ter ido para garantia apenas 7 dias depois da compra)?
 
Sim, mas supostamente tenho direito a devolver o produto nos primeiros 14 dias após a compra. O problema é que fiquei sem ele após 7 dias... :D
 
Compraste online? Se sim por lei até tinhas. Se compraste na loja física, depende das condições da loja, mas tendo ido para reparação e ainda por cima de já arranjaram, já é complicado, mas tendo em conta que não disseste que querias denunciar o contrato, agora é tarde.
 
Bom Dia.

Muito obrigado pelas respostas. No seguimento da minha reclamação à Wiko de perda de garantia devido a humidade recebi os seguintes dados (foto e relatório):

image.jpg

image.jpg


Relatorio_sem_dados.jpg


Alguém me pode dizer se isto é suficiente para alegar perda da garantia? E visto que o único problema que o Smartphone tem é não carregar ligado. Desligado carrega perfeitamente.

De salientar que o smartphone sempre foi usado de forma correta e nunca esteve em contacto com humidade nenhuma.

Obrigado pela ajuda
 
Back
Topo