Nakamuura
Power Member
Boa tarde. Tenho uma dúvida que pelo que percebi não há muito pela internet.
Vou deixar uma smartband para ser reparada. A mesma está imaculada, não tem mesmo nenhuma marca. Por lei, tenho direito a exigir um documento tipo "folha de reparação" ou algo do género, que nos entregam quando deixamos algo para reparação no período de garantia, em como deixei o equipamento em óptimo estado e sem marca nenhuma, para comprovar o mesmo quando o receber da reparação?
Não sei se me fiz entender bem. Mas por exemplo: o iphone da minha namorada foi para reparar na apple, e não tinha mesmo marca nenhuma, e nós pedimos que isso ficasse registado na folha de reparação que eles entregam quando deixamos o equipamento para reparar, e isso ficou tudo descriminado na folha. Por lei nós podemos exigir isto em todos os comerciantes?
Será estranho se não aceitarem escrever. Aliás, eu diria que tens de ter cuidado porque é habitual escreverem uma coisa standard tipo "alguns riscos de utilização". É prática muito comum, mesmo quando não há riscos nenhum. Eu não assino nada sem ver o que escreveram no estado do bem.
IMO se não escreverem nada presume-se que está como novo.
De qqs das formas se recusarem é de ficar com o nome da pessoa, dia e hora e escrever no livro de reclamações que o bem está como novo mas que foi recusada essa indicação na folha de reparação. Pelo menos terás um indício de que houve uma discussão sobre isso na entrega do bem, just in case. É melhor não fazer falta e teres do que não teres nada. Uma testemunha que presencie a conversa também ajuda, além da reclamação.
Pode parecer que é entrar a matar, à espera do conflito, mas a verdade é que uma empresa qu se recuse a escrever isso também não está e boa fé e tem de se lidar de acordo com essa postura.