DVD-ROM Bloquear PC?

AlmaMater

Power Member
É estranho mas um DVD-Rom MSI num sistema AMD Athlon XP c/ uma Abit NF7-S por vezes e desta última sistemáticamente bloqueia por completo o sistema ao inserir 1 DVD..

fica tudo estagnado e nem o rato se mexe.. só mesmo reset.. e se deixar lá o DVD o windows qdo está a detectar o Hardware no ecran preto volta a bloquear qdo está a detectar o DVD-rom (possivelmente)..

se tirar o DVD do MSI e o meter num Pionner DVD-RW funciona lindamente,

Já mudei o cabo IDE e tb o Slot mas a situação continua.. só me falta testar noutro PC a ver se é mesmo da drive MSI.. mas já aconteceu a alguem? em principio é da drive correcto? que axam..

[]
 
Ás vezes acontece-me o mesmo quando gravo um disco numa drive da Phlips e uso esse disco
numa drive LG.
Ás vezes acontece que durante o processo de gravação faça alguma coisa ao disco e o torne
ilegível noutra drive.
Meto o dvd e a drive está lá sempre a tentar ler o disco e o sistema pára.

E com outros DVDs? A drive funciona bem?
 
Ás vezes acontece-me o mesmo quando gravo um disco numa drive da Phlips e uso esse disco
numa drive LG.
Ás vezes acontece que durante o processo de gravação faça alguma coisa ao disco e o torne
ilegível noutra drive.
Meto o dvd e a drive está lá sempre a tentar ler o disco e o sistema pára.

E com outros DVDs? A drive funciona bem?

Teste a drive MSI num pc mais velhote e o mesmo DVD leu sem problemas... reiniciei umas poucas de vezes e nunca bloqueou... será da Abit? vou fazer 1 update à BIOS a ver se resolve... estranho! pq será que o leitor ao começar a ler o dvd o sistema pára.. raios! mas n é sempre
 
Pa fiz o update à BIOS e esquecime que o Disco estava num slot SATA e o windows foi instalado neste disco..

após o update da BIOS deixou de reconhecer o disco pq n tm as drivers.. alguem sabe alguma maneira de instalar as drivers (diskete de drivers SATA) sem ser reinstalando o Windows xp?????

é que agora estou confuso, aquele software da Silicon SATA que aparece no arranque do PC a detectar as drivers SATA é instalado só através da opção F6 do cd do xp?
 
Última edição:
Que confusão estás a fazer por aí.
Vamos por partes.
Para o MSI verifica se estava em UDMA mode2 (device manager procura pelo IDE channel e verifica).

Quanto ao update da bios, por fazeres bios update não precisas de meter mais nenhumas drivers.

Confirma que tens o SATA como boot primário, e a SATA ROM enable.

O software da silicon aparece se tiveres o que disse acima activo.
Se o disco não for na mesma detectado no menu da silicon tenta colocar na bios na opção "integrated Peripherals", "EXT-P2P's Discard Time", em que o default é "30 us" "1 ms".
 
Que confusão estás a fazer por aí.
Vamos por partes.
Para o MSI verifica se estava em UDMA mode2 (device manager procura pelo IDE channel e verifica).

Quanto ao update da bios, por fazeres bios update não precisas de meter mais nenhumas drivers.

Confirma que tens o SATA como boot primário, e a SATA ROM enable.

O software da silicon aparece se tiveres o que disse acima activo.
Se o disco não for na mesma detectado no menu da silicon tenta colocar na bios na opção "integrated Peripherals", "EXT-P2P's Discard Time", em que o default é "30 us" "1 ms".

Ah, o ecran da silicon é que nãi me aparece, mas vou ver as settings indicadas :) ja volto
 
PRETENDER Obrigado! Era o SATA ROM que estava em Disable.. raios.. uma opção escondida la num menu!

mas para minha desilução o DVD-ROM conitua a bloquear.. mas reparei agora que é só com Verbatim.. sony,memorex,tdk lê sem problemas, qdo meto 1 verbatim qdo vai pa iniciar a leitura encrava o sistema todo.. pk será..

no gestor de dispositvos está assim:
dvd.JPG


está como slave ligada a 1 pionner em master no mesmo IDE.. mas já testei em ide diferentes!
 
Pois não sei...

Pode ser tanta coisa :x mas um update com um firmware mais recente não lhe deve fazer mal ;)

Mas se quiseres, já que estás aqui tão perto, posso passar aí mais o meu martelo :D


lol és da zona então.. martelo tb tenho paki mas n keria recorrer para já à violência :)

de facto so falta update ao firmware do msi.. vou espreitar no site do fabricante..
 
Também estou a ver que estás a usar as drivers IDEs da nvidia...
Existiu muitas queixas sobre isso e houve uma altura em que se recomendava as do windows, que as da nvida davam mts problemas (ecrã azul, etc).

Experimenta com as IDE genéricas do WXP. (deve ser removendo essas e aquando de detectar drivers indicares as do windows).
Outra coisa que às vezes se faz é remover IDE/ATAPI controller (tem lá um botão em cima) e depois o windows pede para reiniciar (2x), isto é indicado quando por exemplo a drive teima em forçar o PIO MODE4

PS: Ainda bem que consegui ajudar ;)
 
Back
Topo