E o GPU da Playstation 3 vai ser.....*tambores*

Nemesis11

Power Member
.....nVidia

TOKYO and SANTA CLARA, Calif., Dec. 7 Sony Computer Entertainment Inc. (SCEI) and NVIDIA Corporation (Nasdaq: NVDA - News) today announced that the companies have been collaborating on bringing advanced graphics technology and computer entertainment technology to SCEI's highly anticipated next-generation computer entertainment system. Both companies are jointly developing a custom graphics processing unit (GPU) incorporating NVIDIA's next-generation GeForce(TM) and SCEI's system solutions for next-generation computer entertainment systems featuring the Cell* processor.

This collaboration is made under a broad, multi-year, royalty-bearing agreement. The powerful custom GPU will be the graphics and image processing foundation for a broad range of applications from computer entertainment to broadband applications. The agreement will encompass future Sony digital consumer electronics products.

"In the future, the experience of computer entertainment systems and broadband-ready PCs will be fused together to generate and transfer multi-streams of rich content simultaneously. In this sense, we have found the best way to integrate the state-of-the-art technologies from NVIDIA and SCEI," said Ken Kutaragi, executive deputy president and COO, Sony Corporation, and president and Group CEO, Sony Computer Entertainment Inc. "Our collaboration includes not only the chip development but also a variety of graphics development tools and middleware, essential for efficient content creation."

"We are thrilled to partner with Sony Computer Entertainment to build what will certainly be one of the most important computer entertainment and digital media platforms of the twenty-first century," added Jen-Hsun Huang, president and CEO, NVIDIA. "Over the past two years NVIDIA has worked closely with Sony Computer Entertainment on their next-generation computer entertainment system. In parallel, we have been designing our next-generation GeForce GPU. The combination of the revolutionary Cell processor and NVIDIA's graphics technologies will enable the creation of breathtaking imagery that will surprise and captivate consumers."

The custom GPU will be manufactured at Sony Group's Nagasaki Fab2 as well as OTSS (joint fabrication facility of Toshiba and Sony).

http://www.hexus.net/content/press_releases/press_release.php?dXJsX3ByZXNzX3JlbGVhc2VfSUQ9MTMyMw==

Xbox2 Vs Ps3
Ati Vs nVidia

p.s. - Não sei se esta noticia fica melhor no hardware ou nos jogos. Se quizerem mudem.
 
E porreiro isso. Quer dizer que a PS3 vai ser mais aparentada com um PC que a PS2 portanto a complexidade de desenvolvimento devera ser menor.
Agora e so deixa-las pousar
 
Talvez vá ser mais aparentada com um PC. Depende do que eles quiram dizer com "Custom Gpu".

Over the past two years NVIDIA has worked closely with Sony Computer Entertainment on their next-generation computer entertainment system. In parallel, we have been designing our next-generation GeForce GPU. The combination of the revolutionary Cell processor and NVIDIA's graphics technologies will enable the creation of breathtaking imagery that will surprise and captivate consumers.

Dois anos e não transpirou nada cá para fora.
Não sei até que ponto esta noticia tem a haver com os rumores do cancelamento da NV50. Será que vamos ter um "Cell based" Gpu?
 
Última edição:
Realmente gastar dois anos de esforço e dinheiro da empresa sem sinergias nao faz grande sentido
Talvez o NV50 fosse um projecto pararelo ainda aparentado com a actual arquitectura e este esteja com mais potencial e por levou a luz verde. Bem nao interessa. Especular e divertido
 
O que eles devem querer dizer com "custom gpu" deve ser que só vai existir na PS3. O que também não faz muito sentido se à partida já meteram a NV50 nas urtigas...

"Cell based" também não me cheira. Embora 2 anos seja suficiente para fazer uma monstruosidade dessas...

Dever ser uma coisa à lá SLI não?
 
à lá SLI não me parece no feeling
uma coisa para enfiar numa consola tem de ser pequena, consumir relativamente pouca energia, ter poucos requisitos de cooling e relativamente barata
ou seja tudo o que o SLI nao e.
 
Sim, Sli também não me parece. Para uma consola não me parece fazer sentido. Espaço, consumo, calor, custo.........

Só vejo duas hipoteses. Ou a nVidia vai pelo caminho facil e mete um gpu baseado nas Geforces para pc, ganha em custo, facilidade de portar jogos de pc para Ps3.
Ou algo totalmente novo na Ps3 e depois basear os gpu PC nessa tecnologia. É capaz de ser mais "poderoso", mas a nivel de custos não deve ser brincadeira.
O que me fez pensar que podia ser cell based é o fim do comunicado.

The custom GPU will be manufactured at Sony Group's Nagasaki Fab2 as well as OTSS (joint fabrication facility of Toshiba and Sony).

Toshiba, um dos parceiros no Cell.

Enfim, estejam atentos -> http://finance.yahoo.com/q/bc?s=NVDA&t=1d&l=on&z=m&q=l&c=
 
Acho que desta é que ninguem estava à espera..

Á sony conseguir ter mantido tal acordo em segredo durante 2 anos foi uma proeza anti-leaking como nunca vi..


Depois de tantos stresses burocráticos entre a microsoft e a nvidia, não estava à espera que outra companhia de consolas convidasse a nvidia para fazer o respectivo GPU...
 
Bem suponho que a nivida nao fez o que quiz nesta parceria e que teve que concertar-se com a Sony e a Toshiba portanto nao pode simplesmente decalcar para la uma GeForce FX qq coisa.
Eu estou a torcer pro "mais poderoso". Nao tenho grande maneira de adivinhar mas e a opçao que me agrada mais e a Sony gearelmente costuma apostar em arquitecturas nao muito convencionais nas consolas deles :D
As acçoes da nvidia e natural que sebam, seja qual for o GPU vende-lo na PS3 e dinheiro em carteira garantido.

Pelo que li os stress da nvidia e a MS nao fazem grande sentido. A MS nao foi muito esperta a assinar os contratos. A nividia limitou-se a exigir o que sempre esteve acordado.
 
Ás vezes vale a pena ler noticias antigas :D.
A colaboração com a Sony começou há 2 anos e a noticia é de 01/09/2003.

http://www.gamesindustry.biz/content_page.php?section_name=dev&aid=2161

A rumour linking graphics chipset manufacturer NVIDIA with the PlayStation 3 has been described as "ridiculous" by a senior source.

"Sony has its own chip design teams and manufacturing facilities with massive experience in this sort of thing," he commented. "Lashing NVIDIA's technology onto the PS3 architecture would simply make no sense either technologically or commercially."

This matches up with comments from other development sources who claim that the PS3 will feature a graphics chip not dissimilar to the Graphics Synthesizer in the PS2 - "effectively GS Mark Two", one told us - which Sony's internal teams are far better placed to create than NVIDIA's.

However, our source could not rule out the possibility of discussions between Sony and NVIDIA. "I'd expect that Sony talk to a lot of people," he commented. "In a business like that you always explore all the options, but it would take a hell of a pitch to change minds at Sony about internally developing the GPU, and NVIDIA just don't have that pitch. People hear a whisper that someone from NVIDIA is talking to someone from Sony and bang, you have a massive rumour, but it really doesn't mean anything - people from these companies talk all the time."

Enfim.........:D

Quanto à parte fincanceira, o press release não dá pormenores.
Se não me engano, tanto a nVidia como a Ati recebiam um X por cada consola vendida (Xbox e Gamecube).
No caso da Xbox2, parece que foi pago numa quantia unica.
 
Pelo que me lembro a questao era que a nvidia recebia X por chipset que vendia (ou seja por consola na pratica). Ora acontece que quando se fabrica exactamente a mesma coisa ao longo do tempo os custos so podem descer enquanto o preço esta fixo. A consola no entanto tem de descer de preço ao longo da sua vida comercial portanto a MS continuava a pagar X a uma coisa que a nvidia fabricava cada vez mais barato enquanto que a MS tb tinha de vender o produto final mais barato.
Portanto houve alguem na MS que nao foi muito esperto a negociar os contratos.
Isto se nao me falhou a memoria do que li na altura
 
Nemesis11 disse:
Sim, Sli também não me parece. Para uma consola não me parece fazer sentido. Espaço, consumo, calor, custo.........

Só vejo duas hipoteses. Ou a nVidia vai pelo caminho facil e mete um gpu baseado nas Geforces para pc, ganha em custo, facilidade de portar jogos de pc para Ps3.
Ou algo totalmente novo na Ps3 e depois basear os gpu PC nessa tecnologia. É capaz de ser mais "poderoso", mas a nivel de custos não deve ser brincadeira.
O que me fez pensar que podia ser cell based é o fim do comunicado.

Enfim, estejam atentos -> http://finance.yahoo.com/q/bc?s=NVDA&t=1d&l=on&z=m&q=l&c=


Sli não parece? Depende do que se entende por SLI. Se Sli significar mais do que um GPU/CPU/CELL para renderizar a imagem então não tenhas dúvidas. Afinal é essa a essência da arquitectura CELL. Ter vários CPU's semelhantes a fazer as coisas. Multi-processamento, mais simplesmente. O que a Nvidia vai fazer é aquilo que um GPU tem que os CELL's não vão fazer. O que é exactamente dá pano para mangas.

finance.yahoo.com? Opps, ainda vai parar ao Geral!!! :D

Nvidia entrou hoje a +5%. Humm...

Depois de fazer 200% com a AMD ando agora a pensar em Nvidia, IBM, Sun e Apple. Qual destas vai subir mais até Janeiro/Fevereiro. Acho que vou apostar na Apple por causa dos IPOD's. Parecem pãezinhos quentes a sair das padarias.
 
Última edição:
Xpirit disse:
Sli não parece? Depende do que se entende por SLI. Se Sli significar mais do que um GPU/CPU/CELL para renderizar a imagem então não tenhas dúvidas. Afinal é essa a essência da arquitectura CELL. Ter vários CPU's semelhantes a fazer as coisas. Multi-processamento, mais simplesmente. O que a Nvidia vai fazer é aquilo que um GPU tem que os CELL's não vão fazer. O que é exactamente dá pano para mangas.

Sim, estava só a referir no caso do Gpu ser baseado na Geforce NV40 + tweaks. No fundo, o que eles fizeram na Xbox.
Nesse caso o Sli, como o conhecemos, não faz muito sentido.

Estou curioso de ver o que vai dar. Este anuncio não era esperado.
Neste momento temos Microsoft + Ibm + Ati + Sis + Samsung contra Sony + Ibm + nVidia + Toshiba + Rambus.
 
1º k tudo a xbox nao ter tido grande sucesso face ah rival ps2 nao foi devido a grafismo pois a xbox eh melhor (em termos d grafismo) foi devido a outros pormenores como licenças d jogos, etc.
ps3 e pc axo k nao vao ter nd a ver uma coisa com a outra. a sony eh japonesa logo complexidade e nd ah lah europeia. :D
pra finalizar NUNCA MAIS SAI A PS3 :005:
 
Uns updates

LOS ANGELES, Dec 7 (Reuters) - Nvidia Corp. (NVDA.O: Quote, Profile, Research) will supply graphics technology for Sony Corp.'s (6758.T: Quote, Profile, Research) next-generation PlayStation video game console, the companies said on Tuesday, sending Nvidia shares up as much as 15 percent.

.................

Nvidia could see royalties of around $5 per chip, which would equal more than $100 million in annual revenue during the peak of the next video-game cycle, said American Technology Research analyst Erach Desai, who upgraded his recommendation to a "buy" rating from a "hold."

.................

http://www.investor.reuters.com/bus...t=/stocks/news/recentnews&page=busnewsarticle
 
Ena pa q isto agora eh q vai akecer :D boas noticias realmente :D
Quando eh q eh a apresentaçao oficial da PS3?
Sei q a da Xbox 2 eh dia 5 de Janeiro de 2005, só ai eh q se vai saber o formato e caracteristicas finais da consola :D Can't wait :P
 
A Nvidia é esperta! ;)

Essa ideia de terem conseguido contracto com a Sony foi muito boa, para os bolsos! ;)

Mas há uma coisa que me deixa intrigante, tanto a PS3 como a Xbox2 não permitem retrocompatibilidade com jogos das consolas anteriores, correcto?
 
Havia um rumor que a MS podia usar tecnologia da Connectix (que a MS comprou e tem uma versão do VirtualPC para Apple), mas agora com isto da nVidia a "passar" para o lado da PS3, não sei como isso vai ficar.
Da PS3 não faço ideia.
 
Back
Topo