EA - PC is rapidly becoming the largest gaming platform in the world

.DX. disse:
Tambem vai ser curioso ver como a plataforma de jogos PC se vai adaptar a realidade que os laptops estao a vender mais que os desktops.

Os portáteis não deixam de ser PCs, da mesma maneira que há muitos portáteis da treta com placas gráficas integradas também há portáteis de qualidade perfeitamente capazes de jogar tudo o que aí anda, ainda que mais dispendiosos do que um desktop de qualidade similar. O PC como plataforma de jogos não perde em nada com isso, continuam a ser máquinas viáveis que podem correr jogos, ainda que apresentem especificações inferiores.

Mas já agora gostava de saber qual é a fonte para essa afirmação, não há dados concretos sobre o número de gaming desktops que existem pois uma boa parte são montados individualmente - seja por lojas particulares a pedido do cliente ou pelos próprios utilizadores -, daí que assumir que as vendas duma marca específica se reflectem na tendência generalizada do mercado não passa duma falácia.

Ainda assim, quando se tem 43 mil milhões de dólares de receitas anuais apenas em PCs e hardware destinado a jogos, fico na dúvida como é que isso é um ponto negativo.

A maior plataforma - mais difundida - não significa a tecnologicamente mais avançada. A verdade é que, se quisermos ser rigorosos, em quase todos os PCs do mundo (seguramente 99,99%) é possível jogar. Nem que sejam jogos mais antigos e/ou casuais, como o Solitário.

Isto dito, todos vemos que a distribuição digital está aí, sem dúvida, e para ficar, e, por outro lado, o mercado dos jogos casuais continua a crescer e a atingir novos públicos.

Quem leia esta notícia pense em todas as maneiras de jogar e todos os diferentes jogos que os computadores - mesmo os velhinhos - permitem, e não no comezinho e falacioso "ah ya, mas nenhum portátil corre o GTA4 fluidamente lulz".

O mercado de jogos casuais será sempre o maior mercado da indústria e vai continuar a crescer, seja para PC ou consolas. Qualquer plataforma com um mínimo de popularidade tem obrigatoriamente de apelar a jogadores casuais, logo, esse público tem de ser tido em conta. E não se está apenas a falar dos jogos mais simples com orçamentos baixos como muita gente pensa, franchises como o Fifa, Madden, Need for Speed e afins são claramente direccionados ao público mais casual, caso contrário não venderiam milhões.

Obviamente que quando se fala de gaming PCs e mais especificamente no caso da EA, não estão certamente a contabilizar PCs com 6 anos ou placas gráficas integradas da treta. Mesmo o maior franchise da EA, o The Sims, dava alguns problemas a correr em placas gráficas integradas e isso levou a que a EA tivesse de fazer o motor mais escalável para o The Sims 3.

Se limitarmos a plataforma apenas a gaming PCs capazes de jogar decentemente e/ou relativamente recentes, continua a ter um enorme número de utilizadores e a ser a plataforma mais extensa, o que não será muito difícil de verificar pelos reports da fabricantes de hardware ou da PCGA. Mas não seria a atitude mais correcta por parte das editoras, porque se há algo que se pode constatar pelo sucesso global na indústria - e neste caso incluindo todas as plataformas existentes - é que o avanço tecnológico está longe de ser uma prioridade para o sucesso duma plataforma e dos seus respectivos jogos.
 
Última edição:
Os portáteis não deixam de ser PCs, da mesma maneira que há muitos portáteis da treta com placas gráficas integradas também há portáteis de qualidade perfeitamente capazes de jogar tudo o que aí anda, ainda que mais dispendiosos do que um desktop de qualidade similar. O PC como plataforma de jogos não perde em nada com isso, continuam a ser máquinas viáveis que podem correr jogos, ainda que apresentem especificações inferiores.

Mas já agora gostava de saber qual é a fonte para essa afirmação, não há dados concretos sobre o número de gaming desktops que existem pois uma boa parte são montados individualmente - seja por lojas particulares a pedido do cliente ou pelos próprios utilizadores -, daí que assumir que as vendas duma marca específica se reflectem na tendência generalizada do mercado não passa duma falácia.

Ainda assim, quando se tem 43 mil milhões de dólares de receitas anuais apenas em PCs e hardware destinado a jogos, fico na dúvida como é que isso é um ponto negativo.

Ha uma tendencia de mercado, que limita o leque de escolha de jogos para quem compra um portatil. Logo vai tambem ter impacto nas vendas de jogos. Nao tenho duvidas que os desktops vendem mais jogos que os laptops, é esse ponto de vista que queria passar. Quando se fala em crescimento o que interessa é a facturaçao. Ou seja no PC os jogos tem que encontrar criatividade, o poder bruto dos graficos passa para segundo plano. As proprio mercado de graficas esta entagnado, sendo que nos ultimos anos a evoluçao tem sido pouca.

Gostava de ver um comparaçao nao em numeros brutos de facturacao, em que o PC lidera, mas sim em percentagem de crescimento nos ultimos anos das consolas vs PC. Nao é apenas o mercado de jogos PC que tem crescido em grande numero.

Ha uns anos o que vendia era PS1, PS2, o resto pouca vendia. Hoje em dia tens 3 plataformas a vender, a juntar as plataformas PSP e DS. Este mercado cresceu exponencialmente.

No seu todo o mercado de videojogos contraria a crise mundial.

For the first time, laptop PC sales outranked desktop PC sales during last quarter. Brands like Hewlett-Packard Corp. (NYSE: HPQ), Dell, Inc. (NASDAQ: DELL), Apple, Inc. (NASDAQ: AAPL) and Taiwan's Acer sold an astounding 38.6 million portable PCs, compared with 38.5 million desktop units, according to research firm iSuppli.
http://www.bloggingstocks.com/2008/12/29/laptop-pcs-outsell-desktop-pcs-for-first-time-ever/

Nao deixa de ser curioso como a EA muda de discurso de um ano para o outro:

The PC as a platform for authentic, fully-licensed, simulation sports games has declined radically in the past three years as the next generation consoles, with their high definition graphics and 5.1 sound capabilities have attracted millions of consumers to eschew the “lean in” PC sports gaming experience for the “lean back” full room console experience.

Piracy is an issue. Sorry, I know many of you disagree with me on this, but the numbers don’t lie. Companies spend millions developing content, and deserve to see a return on investment for their risk. The employees developing the game design, writing code and creating art deserve to get paid for their work. Period.
http://www.rockpapershotgun.com/2008/07/04/peter-moore-hates-your-pc/
 
Última edição:
Então, apesar de n estar no geral e de supostamente ser um assunto elitista para quem é adepto do PC gaming (q n é o meu caso), aqui fica o meu bitaite... :rolleyes:

Tanta "loucura" à volta de uma notícia em q maior n é sinónimo de melhor nem tão pouco implica directamente q seja a plataforma q mais lucro dá a editora X ou Y com jogo A ou B(se alguém se quiser dar ao trabalho de ver nº vendas de jogos multiplataforma da EA, está à vontade)...

E n deixa de ser irónico q estas conclusões venham logo da EA, uma das editoras q volta e meia, gosta de deixar o PC como plataforma de jogos na gaveta.

Depois por outro lado, resta saber o quanto vasta é realmente essa userbase, isto se formos contabilizar aqueles q compram os jogos (q quer gostem ou n é um ponto importante no q toca a avaliar uma plataforma de jogos) ou q têm PCs capazes de correr esses 32 jogos q saíram no último ano fiscal com um bom compromisso (é q a plataforma "todos" a temos em casa, agora usá-la para esse fim e pagar para isso já é outra história).

Outra coisa q é pena n saber, é qual a receita dos 32 jogos lançados no PC face à receita dos 26 jogos lançados na 360 ou até mesmo dos 23 lançados na PS3.

Portanto, se já é ou se está a tornar na maior plataforma de jogos do mundo, é bastante relativo mesmo, já q na minha opinião como gamer (e n sou mas já fui PC gamer), também é plataforma com mais problemas ou dilemas (se preferirem) por resolver, algo q se arrasta desde q conheço o PC como plataforma de jogos.
 
Ha uma tendencia de mercado, que limita o leque de escolha de jogos para quem compra um portatil. Logo vai tambem ter impacto nas vendas de jogos. Nao tenho duvidas que os desktops vendem mais jogos que os laptops, é esse ponto de vista que queria passar. Quando se fala em crescimento o que interessa é a facturaçao. Ou seja no PC os jogos tem que encontrar criatividade, o poder bruto dos graficos passa para segundo plano. As proprio mercado de graficas esta entagnado, sendo que nos ultimos anos a evoluçao tem sido pouca.

Depende do que entendes por limitar. Os jogos mais exigentes a nível de hardware vão obviamente acabar limitados em portáteis mais fracos, mas um dos pontos positivos da plataforma é o facto do mercado ser suficientemente extenso ao ponto de acomodar variadíssimos tipos de jogos para todos os gostos e "bolsos". Não são apenas os blockbusters que vendem, os jogos mainstream, os jogos com orçamentos mais reduzidos, os géneros mais exigentes com fanbases mais pequenas, os jogos de nichos, o mercado indie, os jogos casuais e tudo o mais marcam uma forte presença no mercado, o que é uma das vantagens inerentes duma plataforma aberta sem custos de licenciamento e com uma userbase global muito extensa.

Depois também acresce o facto de não haver "gerações", ou seja, mesmo os jogos mais antigos continuam a vender durante vários anos a um bom ritmo. Isto significa que jogos mais antigos hoje em dia ainda são viáveis e encontras vários com comunidades muito activas, enquanto outros jogos que podem ser lançados hoje em dia mas que o utilizador X não tem oportunidade de experimentar por ter um PC mais datado, vão continuar a ser uma opção interessante daqui a uns meses ou anos quando o dito utilizador decidir fazer um upgrade ou comprar novo PC. Logo, o crescimento da plataforma e o aumento das vendas de laptops não tem necessariamente uma conotação negativa nas vendas de software, pois o mercado é suficientemente vasto para que esse crescimento vá também beneficiar as vendas de software.

Não concordo que o mercado de placas gráficas esteja estagnado, longe disso. O hardware está cada vez mais barato e continua a evoluir a um ritmo elevado, hoje em dia tens placas gráficas de €100-€150 com a performance que anteriormente se esperava duma placa gráfica de €250, e placas de €200-€250 com a performance que se esperava duma de €400.

No entanto, diria que é importante remover do mercado as placas integradas e GPUs de baixa gama com performance miserável, simplesmente não se justifica hoje em dia. A Intel parece estar a dar um passo em frente nesse aspecto, mas teremos de esperar para ver os resultados.

Gostava de ver um comparaçao nao em numeros brutos de facturacao, em que o PC lidera, mas sim em percentagem de crescimento nos ultimos anos das consolas vs PC. Nao é apenas o mercado de jogos PC que tem crescido em grande numero.
Se leres o report vais lá encontrar bastantes dados, não vale a pena estar a postar tudo aqui. Salienta-se especialmente o grande crescimento de mercados como a Rússia, India, Brasil, Ásia do Sul e afins, juntamente com os maiores mercados que continuam a expandir-se ainda mais e a apostarem bastante na distribuição digital. Mencionam também que houve um crescimento notável tanto a nível de software como de hardware, embora o crescimento de hardware nos últimos 12 meses tenha sofrido uma ligeira redução por causa da crise económica.

Ha uns anos o que vendia era PS1, PS2, o resto pouca vendia. Hoje em dia tens 3 plataformas a vender, a juntar as plataformas PSP e DS. Este mercado cresceu exponencialmente.

No seu todo o mercado de videojogos contraria a crise mundial.
Concordo em parte. O mercado cresceu bastante graças à Wii e DS, porque apesar da X360 e PS3 venderem bem, não são valores substancialmente diferentes dos números que as plataformas das gerações anteriores já haviam feito.

Mas é um facto que o mercado de videojogos no seu todo continua a crescer a olhos vistos, e isso é um ponto muito positivo para qual plataforma. A competição só beneficia os consumidores.

Como podes ver pelos dados do link que postaste:

For the first time, laptop PC sales outranked desktop PC sales during last quarter. Brands like Hewlett-Packard Corp. (NYSE: HPQ), Dell, Inc. (NASDAQ: DELL), Apple, Inc. (NASDAQ: AAPL) and Taiwan's Acer sold an astounding 38.6 million portable PCs, compared with 38.5 million desktop units.
Não deixam de ser excelentes valores para a plataforma no seu total e uma diferença mínima de valores entre vendas de laptops e desktops, que só contabilizam as vendas de PCs pré-feitos dessas marcas num único trimestre. Não vejo propriamente um ponto negativo nisso.
 
Última edição:
Back
Topo