Ecrã do portátil! Qual o tamanho ideial?

6r4ff3r

Portugal@Home Member
Pretendo adquirir brevemente um portátil para trabalho e SOMENTE TRABALHO! Vai ser usado pra net, office e afins, mas principalmente pra programação! Queria saber opiniões sobre o número de polegadas ideal pra as finalidades que acabei de referir mas que seja leve e compacto! Já considerei ter um de 12' mas já me disseram e li em reviews que arruina a vista! Já me sugeriram nos mínimos os de 14.1' mas já cheguei a ver os de 13.3' (que são poucos mas existem) e achei-os equilibrados! No entanto, preciso de opiniões de quem já experimentou ou tem experiência com eles!

Cumprimentos a todos!
 
Para mim 12" all the way... Mas se te faz confusão um de 14 é mais k suficiente... Mais k isso torna-se um laptop pesado e pouco transportável...
 
God_Lx disse:
Para mim 12" all the way... Mas se te faz confusão um de 14 é mais k suficiente... Mais k isso torna-se um laptop pesado e pouco transportável...

Por isso é que "torço o nariz" com os de 14''! Eu já experimentei de 12'' mas foi por alguns minutos em mais do que um caso, só que as consequências que já observei dos de 12'' acontecem após algumas horas seguidas! É que por mim quanto mais pequeno melhor e como ando bastante a pé nas deslocações entre a faculdade e a casa era excelente que fosse leve e compacto!
 
os de 14" ainda são +/- leves... Daí para cima é k é complicado... Eu não tenho qq problema com os olhos após muitas horas agarrado a um de 12"...
 
para mim o ideal é 13.3" (se soubesse o q sei hoje jamais me teria metido num 15.4"), mais concretamente o SONY VAIO SZ2: (espero que continuem esta série nos processadores 64 bits... é a unica coisa que me detém de ir buscar um)
SZ2-Series
The SZ2-Series isn’t just an ultra-lightweight notebook for business, it’s a statement.

A full 1GB of 533MHz DDR2 SDRAM is now standard across the range. The top-end VGN-SZ2VP/C is powered by the T2600 – the fastest Intel® Core™ Duo processor currently available. Along with the VGN-SZ2XP/C it achieves a remarkably low weight of just 1.68kg thanks to advanced carbon fibre construction. Both models also feature one of the thinnest notebook screens ever created, a mere 4.5mm front to back. As ever, X-black LCD™ enhancement means sharper contrast, richer colours and effective reflection reduction.

This impressive fusion of style and substance is also secure. Trusted™ Platform Module (TPM) hardware and fingerprint recognition combine to make the VP/C and XP/C as tough to crack digitally as they are physically. To protect your data from accident, G-Sensor hard disk technology on all models auto parks the disk’s read/write heads at lightning speed if there’s an impact.

The innovative Stamina mode feature lets you switch between the integrated Intel GPU for everyday use and the NVIDIA® GeForce® Go 7400 for maximum video or 3D performance. This means the battery doesn’t have to power the NVIDIA engine except when needed, pushing battery life to over six hours depending on model and usage.
 
A mim os de 12'' parecem-me demasiados pequenos, isto é passo a explicar melhor.
Uma pessoa tem-se que dobrar significativamente para estar a escrever e a ler ao mesmo tempo, nota-se principalmente quem for mais alto, precisa dobrar muito mais o pescoço :P
Enquanto com um 14 ou 15, consegue estar mais tempo a olhar mais para cima.
Em qualquer dos tamanhos a resolução é importante.
 
Pretender disse:
A mim os de 12'' parecem-me demasiados pequenos, isto é passo a explicar melhor.
Uma pessoa tem-se que dobrar significativamente para estar a escrever e a ler ao mesmo tempo, nota-se principalmente quem for mais alto, precisa dobrar muito mais o pescoço :P
Enquanto com um 14 ou 15, consegue estar mais tempo a olhar mais para cima.
Em qualquer dos tamanhos a resolução é importante.
Eu tenho 1.87m e continuo a não querer nada para alem do meu powerbook 12'' :) Mas também vejo bastante bem :P.

Na minha opiniao, os portáteis de 12'' são melhores em todos os aspectos para quem anda mesmo com ele por todo o lado. Os de 14'' ainda não são muito pesados, mas sente-se a diferença (até porque já não cabem em todo o lado :wvsore: ).

Para quem quer substituir um desktop, talvez seja de considerar uma opção com ecrã de 15'' (ou, se se sentir mesmo entusiasmado, de 17'' :P).
 
pois, para quem nao tem desktop... 15.4" ou 17 caso o peso nao lhe afecte muito, tenho um colega com um hp de 17" (alta monstro) mas como nao leva bateria para a faculdade e vai sempre de carro, nao lhe afecta nada.. ja eu tenho um de 15,4" e já é o suficiente para as vezes me doer o ombro de andar com ele para todo o lado (uma mochila para portátil é a melhor compra que se pode fazer.. e ando a ver umas para comprar), nao comprei de 12 pois era muito caro... e eu precisava de um portatil minimamente decente para correr certos programas que necessito... pois o meu pai tem um IBM 12" e um portátil daquele tamanho é do melhor hehehe

CUmPZz
 
Depende do que se faz.
Para mim, que tenho sempre montes de janelas abertas, 12'' está completamente fora de questão.
Eu tenho um m3n de 14'', com 1400x1050 e acho muito bom (e só pesa 2.3 kg) ... e tenho mais de 4 horas de autonomia se me controlar.
15.4 também está fora de questão a n ser que fosse um powerbook, senão são quase 3 kg às costas e como ando muito a pé e de transportes públicos, não me interessava.
Claro que isto é tudo muito subjectivo, mas depende do que fazes, da autonomia que precisas, do meio de transporte que usas ...

Outra cena importante é a resolução ...
 
M4N!4K disse:
pois, para quem nao tem desktop... 15.4" ou 17 caso o peso nao lhe afecte muito, tenho um colega com um hp de 17" (alta monstro) mas como nao leva bateria para a faculdade e vai sempre de carro, nao lhe afecta nada.. ja eu tenho um de 15,4" e já é o suficiente para as vezes me doer o ombro de andar com ele para todo o lado (uma mochila para portátil é a melhor compra que se pode fazer.. e ando a ver umas para comprar), nao comprei de 12 pois era muito caro... e eu precisava de um portatil minimamente decente para correr certos programas que necessito... pois o meu pai tem um IBM 12" e um portátil daquele tamanho é do melhor hehehe

CUmPZz
Pra quem tem carro tasse bem! Agora pra quem faz percurso entre a faculdade e casa a pé e não precisa de requisitos gráficos e muito menos de um desktop replacer ( tenho um desktop em casa), dava jeito um portátil a sério em peso e dimensões, mas principalmente peso! No caso dos 15 e 15.4'' muito poucos são aqueles que pesam menos que 2.5 Kg e as dimensões depende da mochila que se usar, mas pronto, o peso é mais importante tendo em conta que as costas suportarão a mochila em si! Claro que os preços nesses mais pequenos são geralmente maiores embora tem surgido ultimamente modelos mais baratos de 12' (de 13' só encontrei um da Packard Bell com 1gb de ram e 80 gb de disco de um Tsunami F13D com specs mais fraquitas)!

xtr3me disse:
Depende do que se faz.
Para mim, que tenho sempre montes de janelas abertas, 12'' está completamente fora de questão.
Eu tenho um m3n de 14'', com 1400x1050 e acho muito bom (e só pesa 2.3 kg) ... e tenho mais de 4 horas de autonomia se me controlar.
15.4 também está fora de questão a n ser que fosse um powerbook, senão são quase 3 kg às costas e como ando muito a pé e de transportes públicos, não me interessava.
Claro que isto é tudo muito subjectivo, mas depende do que fazes, da autonomia que precisas, do meio de transporte que usas ...

Outra cena importante é a resolução ...

Costumo ter várias janelas abertas tanto quando uso o XP como o Mandriva! Geralmente elas estão no máximo a não ser quando tenho 2 janelas lado-a-lado, principalmente quando programo!
 
Última edição pelo moderador:
xtr3me disse:
Depende do que se faz.
Para mim, que tenho sempre montes de janelas abertas, 12'' está completamente fora de questão.
Eu tenho um m3n de 14'', com 1400x1050 e acho muito bom (e só pesa 2.3 kg) ... e tenho mais de 4 horas de autonomia se me controlar.
O teu é leve :) o meu powerbook é de 12'' e pesa menos 200 e tal gramas :P em termos de bateria é semelhante...mas para mim ganha na qualidade do ecrã e nas dimensões.

xtr3me disse:
15.4 também está fora de questão a n ser que fosse um powerbook, senão são quase 3 kg às costas e como ando muito a pé e de transportes públicos, não me interessava.
Foi por isso que escolhi o de 12'' :D é bastante mais prático andar com ele nessas circunstâncias (pq eu também ando a pé :P)
 
Eu quando tinha o meu powerbook 15'' (wide, visto que a apple não tem doutra forma) não tinha stresses e andava a pé, mas pesava 2.5 kg e não quase 3 como um acer ou um hp.
No entanto digo-te, um de 12'' para mim era impossível. De forma dificilmente alguma vez trabalharei num portátil tão pequeno.

6r4ff3r disse:
Costumo ter várias janelas abertas tanto quando uso o XP como o Mandriva! Geralmente elas estão no máximo a não ser quando tenho 2 janelas lado-a-lado, principalmente quando programo!

Pois. Eu também tenho sempre montes de janelas abertas e não tendo exposé :P vai-se logo a hipótese do 12'' pó galheiro.
Pah, o meu 14'' 1400x1050 chega e bem para o que faço e tenho sempre montes de janelas abertas (principalmente quando estou a programar ou a fazer algum trabalho mais teórico) e como pesa pouco não tenho problemas em andar com ele às costas (não esquecer a adição do peso do carregador, que parece que não mas tem bastante importância ... um colega meu tem um carregador que pesa quase tanto com o meu portátil :P)
 
Última edição pelo moderador:
Eu também não consigo usar portáteis muito pequenos
Até já usei um de 10" e acho aquilo quase um brinquedo. Só tem interesse para fazer apresentações, ver filmes, net, enfim aplicações que não metam muito teclado
Se for um portátil estilo Apple que são geralmente mais leves que o normal para o respectivo tamanho de ecran até de safo bem com um de 17 (alias ja trabalhei bastante com umu PB17 e vivia muito bem com aquilo... não me custava nada :p)
Mas a comprar um novo (e comprarei um dia) era um 14 ou 15,4 wide (ainda ia ver esses de 13,3 que agora andam ai). Alem disso sao os que tem melhor relação preço/qualidade/specs.
 
timber disse:
Eu também não consigo usar portáteis muito pequenos
Até já usei um de 10" e acho aquilo quase um brinquedo. Só tem interesse para fazer apresentações, ver filmes, net, enfim aplicações que não metam muito teclado
:lol: Também não é preciso exagerar :P os de 10'' são para dar estilo, não para trabalhar :D

timber disse:
Se for um portátil estilo Apple que são geralmente mais leves que o normal para o respectivo tamanho de ecran até de safo bem com um de 17 (alias ja trabalhei bastante com umu PB17 e vivia muito bem com aquilo... não me custava nada :p)
Os PB 17'' são bonitos...mas para dar umas olhadas na prateleira da loja...:smilliex: é que dar €2700 por um portátil não é para toda a gente :P eu paguei perto de €1000 pelo de 12'' (usado, claro) e já me custou bastante...
 
pois 12" é o tamanho perfeito.. e até às 14" é o ideal!

isto para quem tem um desktop com monitor 19" como eu :D

infelizmente (mas não desapontado) tenho um asus m6ne de 15.4", nao me arrependo da compra, pois comprei na altura que estava a trocar o desktop e fiquei 2 meses sem um.

Agora se podesse ia um PB de 12" ou Vaio de 13 ou Asus 14" :D
 
eu tenho um 15.4" e o unico defeito que vejo é o facto de so ter 800 na vertical..

Para programaçao, pelo menos eu valorizo mt isso, a resoluçao vertical é mt importante..

De resto, se queres um portatil mais compacto, aposta num 14.1.. eu acho que menos que isso ja e mt pequeno.. e 14.1 ja e bem pequenino! :P

eu acho! :lol:
 
eu tenho um acer 370 de 12''. Anda todos os dias comigo na universidade. jamais o trocaria por qqer portatil que nao fosse de 12'', mesmo que tivesse terabytes de memoria e teraghz de cpu.

uso exclusivamente para programar,comunicação com PIC's e afins,net e pouco mais.
As 12'' é uma questao de habito. Antes de o ter, tb estava ceptico em relaçao ao ecran, mas depois de usar algum tempo, mudei de horas.

Associado ao tamanho do ecran estao as dimensoes gerais e peso, caracteristicas importantissimas para mim, pois andar com 2,5 kg ás costas ou menos 1kg é muito diferente....

Mesmo que este morresse, espero bem que não, as specs principais na escolha de um futuro pc, seria o peso e o tamanho....
 
Desculpem não ter dito mas quero agradecer-vos pelas opiniões que deram neste tópico e por enquanto não vou comprar portátil, mas pelo menos fiquei com uma ideia sobre o que pedi neste tópico e em princípio vou pra 14'' no máximo dos máximos! Obrigado a todos!

Cumprimentos!
 
ois a todos.
aproveitando esta thread, estou neste momento a utilizar um powerbook g4 de 15´ e ja estou farto deste peso bruto e do facto da bateria n aguentar mais k 10 min, aliando ao facto do disco ser de 30gb e da merd do usb ser 1.1 =p.
Estou a pensar adquirir um portatil em breve e gostaria de saber a vossa opiniao.
Quero utiliza-lo para musicas, filmes, net e trabalhos em office. nada de jogos.
Ja vi alguns celerons a precos bacanos mas tenho medo k se arrastem. nao queria gastar mais que 900-1000 euros uma x que ja tenho um pc em casa. Se existir alg mais barato k isto e seja porreiro ainda melhor=)
Dou grande valor ah bateria, peso e kualidade do ecran.
Que acham que deveria comprar?

pergunto isto pk ando mto desactualizado em informatica....erasmus na holanda n perdoa=)=)=))

Abraço a todos e mto obrigado.
 
Back
Topo