Artigo/Análise Eduroam em telemóveis Nokia

alph

Power Member
Ao contrário do que se pensa, os telemóveis Nokia já conseguem ligar à rede Eduroam e não necessitam de nenhum update. Here's how.

Nota: este guia está feitinho para o Nokia E51, mas para o resto dos telemóveis o método é muito parecido.

  1. É necessário sacar e instalar o cerificado da Universidade no telemóvel. Normalmente obtém-se através da rede eduroam-guest, à qual é bastante fácil ligar.
  2. No telemóvel escolher Definições > Ligação > Pontos de Acesso.
  3. Opções > Novo ponto de acesso.
  4. Nome da ligação: eduroam
    Portadora dos dados: LAN sem fios
    Nome da rede WLAN: eduroam
    Estado da rede: Público
    Modo da rede WLAN: Infraestrutura
    Modo de seg. WLAN: 802.1x
  5. Escolher Defs. segur. de WLAN.
  6. WPA/WPA2: EAP
  7. Escolher Defs. do plug-in EAP.
  8. Desactivar todas as opções e deixar apenas a opção EAP-PEAP activa. Carregar na opção EAP-PEAP para configurar as definições de segurança.
  9. Certificado pessoal: não definido
    Certif. de autoridade: escolher o certificado da Universidade
    Nome utilizador em...: Def. pelo utilizador
    Nome de utilizador: colocar o nome de utilizador normal da vossa rede (normalmente login@domain)
    Realm em uso: Def. pelo utilizador
    Realm: vazio
    Permitir PEAPv0: Sim
    Permitir PEAPv1: Sim
    Permitir PEAPv2: Sim
  10. Carregar para a direita, para o menu dos EAPs.
  11. Desactivar todas as opções e deixar apenas a opção EAP-MSCHAPv2 activa. Carregar na opção EAP-MSCHAPv2 para configurar as definições de segurança.
  12. Nome de utilizador: o mesmo nome de utilizador que lá em cima
    Pedir senha: Não
    Senha: colocar a senha relativa ao vosso login

Enjoy. :)
 
Bom guia.
tou com 1 problema, nao consigo instalar o certificado. No meu caso, isep, entro na eduroam-guest mas ao instalar o certificado diz que está corrompido (mas instalo em windows e dá).

RESOLVIDO > http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1994666&postcount=9

Mas falha-me sempre autenticação :S E51 tb.
Em que univ foi testado??

:o
então o certificado para telemoveis é o mesmo que usa no pc?
no meu caso, n80 e um amigo(n95).. já tinhamos dado voltas e mais voltas e sem sucesso.

até tinhamos perguntado aos encarregados de trabalho e nada..
bem, por agora já não faz diferença porque so vou ao isep para exames
2ªfeira vou testar
 
Ao contrário do que se pensa, os telemóveis Nokia já conseguem ligar à rede Eduroam e não necessitam de nenhum update. Here's how.

Nota: este guia está feitinho para o Nokia E51, mas para o resto dos telemóveis o método é muito parecido.

  1. É necessário sacar e instalar o cerificado da Universidade no telemóvel. Normalmente obtém-se através da rede eduroam-guest, à qual é bastante fácil ligar.
  2. No telemóvel escolher Definições > Ligação > Pontos de Acesso.
  3. Opções > Novo ponto de acesso.
  4. Nome da ligação: eduroam
    Portadora dos dados: LAN sem fios
    Nome da rede WLAN: eduroam
    Estado da rede: Público
    Modo da rede WLAN: Infraestrutura
    Modo de seg. WLAN: 802.1x
  5. Escolher Defs. segur. de WLAN.
  6. WPA/WPA2: EAP
  7. Escolher Defs. do plug-in EAP.
  8. Desactivar todas as opções e deixar apenas a opção EAP-PEAP activa. Carregar na opção EAP-PEAP para configurar as definições de segurança.
  9. Certificado pessoal: não definido
    Certif. de autoridade: escolher o certificado da Universidade
    Nome utilizador em...: Def. pelo utilizador
    Nome de utilizador: colocar o nome de utilizador normal da vossa rede (normalmente login@domain)
    Realm em uso: Def. pelo utilizador
    Realm: vazio
    Permitir PEAPv0: Sim
    Permitir PEAPv1: Sim
    Permitir PEAPv2: Sim
  10. Carregar para a direita, para o menu dos EAPs.
  11. Desactivar todas as opções e deixar apenas a opção EAP-MSCHAPv2 activa. Carregar na opção EAP-MSCHAPv2 para configurar as definições de segurança.
  12. Nome de utilizador: o mesmo nome de utilizador que lá em cima
    Pedir senha: Não
    Senha: colocar a senha relativa ao vosso login

Enjoy. :)

Ai sim? Então tenta lá ligar-te à rede aqui da Universidade de Coimbra sem PAP. Ligas-te à guest e já vais com sorte...
 
Eu não percebi uma coisa, eu ja configurei uma vez o meu telemóvel, N80, para a eduroam, mas depois formatei e la se foi a configuração. Já não me lembro que certificado faço download, eu também sou da FCT UNL e aquilo tem la certificado para XP VISTA LINUX WM MAS OSx...alguem me sabe dizer qual e? :)

EDIT: Instalei o certificado do WM, deu, não se queixou, logo a tarde quando for a FCT é que vejo se funcionou.
 
Última edição:
onde e que vosses arranjam o certificado da vossa univ? e que a mim mandao me ir ao site securew2 para ir buscar o ficeheiro mas nao tem nada para symbian
 
Para o ismai é na mm eduroam, mas n é mt simples... eu tentei consegui aceder mas esta constantemente a ir abaixo o q sera ?

O q é o Permitir PEAPv2: Sim ? o meu o gajo configurou me e meteu não.
 
Última edição:
Back
Topo