EGPU, vale a pena ou não?

MR. Yenko

Power Member
Boa noite meus caros!


Este tópico serverá para informar as pessoas (e para me informar a mim), quanto mais não seja por curiosidade.

Abri um tópico recentemente porque gostava de ter mais performance e idealizei que a melhor maneira de conseguir mais performance do que tenho atualmente no meu portátil seria ir para desktop, qualquer coisa em segunda mão, procurar uns bons negócios e finalizar uma máquina que me desse 80/90 frames estáveis no PUBG (era esta a meta). Nesse contexto o user amrc10 deu-me uma ótima sugestão.

Caso queiram ver este é o tópico: https://forum.zwame.pt/threads/super-low-budget-gaming-pc-350.1028424/

Feito isto, já meio que decidido a começar a procurar bons negócios pelos usados, falei com um amigo meu, por mera curiosidade, que minerou com uma 1060 3gb (não é a melhor para minerar certamente mas pronto :facepalm:) e agora descobriu algo como o módulo "EXP GDC Beast".

Versão Mini PCIe:

dlHPMwD.jpg



Ele falou-me que vai colocar este módulo com a placa no seu portátil já antigo. E eu pensei, "Ok, já ouvi falar de gráficas externas para portáteis mas, se bem me lembro era um processo complicado e pouco prático."

E a verdade é que o mercado mexeu imenso nesse aspeto e várias grandes marcas já se apresentam com soluções para gráficas externas. A Razer, a HP, AORUS entre outras marcas criaram várias versões de "gaming box(es)".

No entanto estas soluções só funcionam para quem tem portáteis com Thunderbolt 3. Uma porta especial (digamos, recente) usada para transferência rápida de dados, para ligar monitores entre outros mas que serve também para ligar gráficas externas.

Tudo isto é meio que fascinante porque de repente tens uma GTX 840M que já não corre jogos como querias e de repente tens um processador capaz mas a gráfica limita-te. E daí surge a gráfica externa. Como?
Com este módulo consegues fazer isso. Precisas de uma PSU + EXP GDC Beast + Gráfica. E é só isso !

A maioria das pessoas que pensa nesta solução tem portáteis em que é possível usar a porta Mini PCIe, que é utilizada nos portáteis para ter a placa de Wifi. Abdicam do "Wifi Adapter"e ligam este módulo com a gráfica externa. Podem haver complicações mas sim, isto funciona!

No meu caso já necessitaria de uma EXP GDC com conexão M.2 para ter uma externa a correr ! O módulo encarece um pouco e será que compensa mesmo??



Já em aspeto de conclusão:

ExpressCard < Mini PCIe < TB3 < M.2 SLOT, tanto quanto sei é esta a ordem das velocidades e consequentemente a performance é superior no último.

Para quem não percebe muito do assunto (tal como eu), é fácil. A PCIe normal num desktop suporta até 128Gbps e a Thunderbolt 3 até 32Gbps (generalizando). Ou seja a minha largura de banda para ter uma gráfica externa está limitada à velocidade da porta que estou a utilizar.

O que isto quer dizer? Vou fazer bottleneck na minha gráfica externa?
A resposta é SIM! Em todos os casos a gráfica sofre sempre bottleneck.

Esse bottleneck é significativo?
De acordo com este forum sim, cerca de 20% numa 1060 6gb. FONTE: https://egpu.io/forums/mac-setup/pcie-slot-dgpu-vs-thunderbolt-3-egpu-internal-display-test/

Sabias que para tirares proveito da capacidade da Gráfica externa que utilizas tens de usar monitor externo?
É verdade, só consegues explorar o potencial de uma ligação a uma eGPU com monitor externo. Pois no interno as melhorias são irrisórias.

Afinal vale ou não a pena?

MUITO POR ALTO VAMOS A CONTAS:

PSU - 50€
EXP GDC - 50-80 (dependendo da ligação e dos cabos necessários)
WIFI ADAPTER USB (externo) - 20€ (para recuperar a ligação que se perde ou ligar a gráfica ocupada pelo slot do wifi adapter
Gráfica - Exemplo : RX 570 8Gb ARMOR OC - 180€
Monitor Externo - Exemplo= 90€ (LG22MK)

Total = 390-420€.

Afinal não sai assim tão barato se tiveres que comprar tudo!

Ainda assim há muitas situações.

Eu precisava de comprar tudo. Mas não vou perder a mobilidade do meu portátil (ter tampas abertas por causa do cabo, desligar e ligar tudo sempre que mudo o portátil de sítio...)

Imagina que compras já uma boa PSU, uma boa gráfica e um monitor suficientemente bom. Se pretenderes ir mais tarde para a construção de um desktop, aproveitas tudo desta configuração. Ou seja parte do investimento está feito.

Este assunto pode vir a ser interessante para muitas pessoas.

Este tópico irá ser reformulado, conto com os vossos conhecimentos e interesse neste tópico. Se escrevi algo errado por favor alertem-me. Queria que este tópico se desenvolvesse porque não existem páginas em português sobre o assunto, pelo menos não vi muita coisa.

Vamos lá tornar um tópico interessante, desculpem a extensão do mesmo !

Abraço a todos e um ótimo fim de SEMANA!
 
Boas, já existe um tópico mas que tem andado um pouco morto: https://forum.zwame.pt/threads/egpu-placa-grafica-externa-para-portatil.916112/

Já agora há a opção de usar a porta mini PCIe ou M.2 com "PCE164P" que custa apenas uns 5 euros, apenas fica-se limitado é a 1X. Eu há cerca de dois anos tinha um setup com isso e gastei cerca de 100 euros (5 euros PSU + 5 euros essa placa que disse e 90 euros um gtx 960). Vendi há cerca de 4 meses a 960 por 75 euros, valeu bem apena! (tenho nesse tópico o meu setup se não me engano)
 
Última edição:
Tinha visto mal o nome que entretanto corrigi. No meu caso como era uma porta mini PCIe tinha estas soluções: https://egpu.io/external-gpu-buyers-guide-2019/#mPCIe-interface e utilizei a mais barata (Pelo o que li não há diferenças em termos de desempenho).
Esse site que pus é um dos melhores sites em termos de informação sobre egpus e tem vários setups de várias pessoas.
Tambem conhecia.. mas então qualquer cabo dos baratos da para a função? O meu problema é perceber como se liga. A psu apenas alimenta a gráfica? Esse cabo é direto do slot que há para a gráfica externa certo?
 
A PCE164P (mais barata) trás já um cabo usb 3.0 para mini-usb, a onde o mini-usb liga à pecinha que conecta-se no slot mPCIe ou M.2 do portátil (depende da versão a comprar). A ponta USB 3.0 vai ligar à placa a onde se mete a gráfica externa. A PSU vai alimentar tanto a placa (por 6-pin/ 4-pin depende da versão a comprar) e a gráfica também (se esta precisar).
 
Back
Topo