Electrodomésticos

Olá malta.

Acontece o seguinte, ainda há pouco estive a mudar um candeeiro cá de casa. Tinha desligado a alimentação só no local para não apanhar choque mas ao desligar os cabos deitou o disjuntor abaixo. Até aqui tudo bem.

Quando volto a ligar o disjuntor, a minha placa de indução da Bosch está a emitir um bip periódico e todos os símbolos estão a "-". Alguém faz ideia do que possa ser e como resolver?

Obrigado desde já :)

Provavelmente tocaste o neutro com a terra, e o interruptor diferencial detetou e disparou (comportamento normal). Mesmo com o disjuntor desligado isto acontece.

Não sei é porque é que isso afetou a placa.
 
Desliga a placa no quadro, aguarda 1 ou 2 minutos e liga de novo.

Já o fiz mais tempo do que isso até. Não desliguei foi o geral total.

Provavelmente tocaste o neutro com a terra, e o interruptor diferencial detetou e disparou (comportamento normal). Mesmo com o disjuntor desligado isto acontece.

Não sei é porque é que isso afetou a placa.

Por acaso não sei se tocou mas não seria relevante para o caso.

Agora faço a mesma questão que tu, até porque na cozinha continua tudo a funcionar bem. Até o candeeiro que mudei está a funcionar bem.
 
Mero tiro no escuro, provavelmente sem resultado, mas...

Coloca um recipiente adequado a indução sobre um dos discos, a ver se há alteração.

Porquê?
Por que motivo a zona de cozinhar não aquece e a potência de cozedura está a piscar?
A zona de cozinhar, sobre a qual está pousado o recipiente, não está ligada.
Certifique-se de que a zona de cozinhar, sobre a qual está pousado o recipiente, está ligada.
O recipiente para cozinhar é demasiado pequeno para a zona de cozinhar ligada ou não é adequado para a indução.
Certifique-se de que o recipiente para cozinhar é adequado para indução e que está pousado sobre a zona de cozinhar, cujo tamanho
melhor corresponda ao recipiente. Pode consultar mais informações sobre o tipo, tamanho e posicionamento do recipiente para cozinhar
nos capítulos ~ "Cozedura por indução" e ~ "Função Move".
 
Já o fiz mais tempo do que isso até. Não desliguei foi o geral total.



Por acaso não sei se tocou mas não seria relevante para o caso.

Agora faço a mesma questão que tu, até porque na cozinha continua tudo a funcionar bem. Até o candeeiro que mudei está a funcionar bem.
Tu falaste que podia ter ocorrido um pico de corrente, mas isso não aconteceu. Nada de "mal" aconteceu para provocar uma possível avaria na placa.

E também achei relevante saberes que não correste risco de eletrocução 😁
 
Tu falaste que podia ter ocorrido um pico de corrente, mas isso não aconteceu. Nada de "mal" aconteceu para provocar uma possível avaria na placa.

E também achei relevante saberes que não correste risco de eletrocução 😁

Sim neutro e ground não há pico de corrente, quanto muito teria que ser fase a dar short com um dos dois, mas nem sei se chegou a acontecer isso.
 
https://ann.pt/codigos-de-erro/Eletrodomésticos/Erros placas Balay - Bosch/Erros placas Balay - Bosch

Nesse site diz isto:
traço ou sinal de menos (-): Falha do sistema eletrônico



Solução: cubra a caixa de controle com a mão por um curto período de tempo para garantir uma falha.

A minha placa é da Bosch e aí parece referir Balay.

Bem eu deixei a tomada fogão + exaustor desligada durante a noite e agora durante o dia. Quando voltar do trabalho vou voltar a ligar a ver se continua o problema ou não.
 
Tenho ideia de aqui há uns anos ter acontecido algo semelhante à minha placa do ikea. E não foi por nada que lhe tivesse feito, começou tudo a piscar e a apitar e não respondia a nenhum comando.
Veio o técnico, ainda estava na garantia, e tentou uma combinação de teclas para entrar no modo programador, mas não conseguiu.
Desmontou e era a placa elétrica que tinha uma zona queimada. Teve de levar uma nova.
 
Back
Topo