vou contar como o meu irmão de ~10 anos e eu roubamos a conta de email de alguem...
certo dia, a uns valentes anos atrás, o meu irmao perguntou o que era aquela barra no facebook "~falta validar o email".
Eu - Ok tens de carregar aqui, o FB manda um email para ti para confirmares que aquele email é teu.
Eu - Wow o teu email é
[email protected]? super estranho nunca terem registado isso, grande sorte.
Eu - qual é a password?
Irmão - Não faço ideia
Eu - tenta a pass do FB
Irmão - não é
Eu - quem é que te criou a conta do FB? quem é que criou o email?
Irmão - foi a prima
Eu- ok vamos tentar recuperar a password
Eu- "cor favorita"?
Irmão - vermelho
Eu - "equipa? , benfica se não levas porrada"
Eu - Ok, já esta, qual é a pass que queres?
entro no email, e vejo que tem meia duzia de emails apenas, e são de uma universidade, fu*k era o email de alguem.
So tinha emails publicitarios de uma univercidade do porto, zero contactos, zero emails pessoais, zero maneira de descobrir de quem era.
Basicamente a "prima" pensava que podia meter qualquer coisa na criação da conta do FB (no inicio dava), ela nem sabia bem o que era um email XD
Deixamos as perguntas de segurança iguais não fosse o dono original recuperar a conta pelo menos uns 5 anos, nunca recebemos nada sem ser publicidade da universidade.
TLDR, cuidado com as perguntas de recuperacao
Neste caso não me parece ser o caso.
Quando esta situação começou mudei logo a password do mail, e pelo que vejo em todos os registos de actividade, não vejo nada de estranho.
Após uma pesquisa na ajuda só Gmail, encontrei casos como o meu.
"Boa tarde, descobri recentemente que alguém tem um email igual ao meu. Utilizo este email desde o inicio do gmail e é o meu email pessoal e profissional, recebo emails e publicidades relativas a outra pessoa, com o primeiro nome igual ao meu, um tal de dario fernando prieto garcia, que, pelo que entendi, se encontra num país da america do sul. Como é possivel isto acontecer e o que fazer nesta situação?"
Resposta da Google:
"Olá.....,
Veja a explicação abaixo.
Vamos supor que o João CRIOU o e-mail joaomaria gmail.com no GMAIL, certo?
Depois que o João criou este e-mail NINGÚEM consegue mais criar NENHUM e-mail utilizando as letras JOAOMARIA
Mesmo que ele coloque PONTOS no meio das letras.
O conjunto JOAOMARIA é de quem criou primeiro.
Quem tentar criar depois, vai ter que adicionar mais letras ou números. Ex.: joaomaria123 .
Se a pessoa tentar colocar PONTOS no meio do JOAOMARIA o GMAIL vai dizer que aquele e-mail já existe e ele não vai conseguir criar um novo e-mail.
A gente fica meio confuso porque OUTROS e-mails PERMITEM que você crie várias contas como:
joaomaria
joao.maria
joaom.aria
e assim por diante...
Em outros e-mails, cada um dos exemplos acima é um E-MAIL DIFERENTE (uma pessoa diferente).
No GMAIL não! Quem criar o joaomaria primeiro é dono de TODAS as variações com pontos do JOAOMARIA.
Ou seja, a regra já nasce no momento da criação da conta, não permitindo que outros usuários consigam fazer e-mails parecidos!
A outra pessoa, na verdade, digitou errado o e-mail no cadastro de outros sites. Porque se aquele e-mail não pode existir (pelas regras do GMAIL) não há como essa pessoa utilizá-lo. Então ela digitou errado!
Se alguém criar um e-mail chamado joao.maria (com ponto) por exemplo, NINGUÉM vai conseguir criar um joaomaria (sem ponto) por exemplo.
EXEMPLIFICANDO:
"O meu e-mail é joao.maria e do nada passei a receber e-mails de um tal joaomaria. Por que?"
Porque alguém cadastrou em um site externo o e-mail joaomaria INDEVIDAMENTE.
Ou seja, essa pessoa NÃO TEM o e-mail joaomaria .
Ela deve ter um joaomaria123 ou joaomaria1 ou qualquer outro parecido.
A pessoa se equivocou e digitou errado, entendeu?
"Como que eu resolvo então?"
Tem duas alternativas:
1 - Você pode entrar em contato com o site externo e dizer que o e-mail é SEU e por isso houve um cadastro indevido, solicitando a correção/exclusão.
2 - Você mesma pode entrar nesse site externo e efetuar a recuperação do cadastro (utilizando o joaomaria mesmo, porque ele é seu!) e excluí-lo em definitivo (acho muito radical essa opção. Só utilizaria se o site externo não corrigir o cadastro!).
Quando a gente entende isso, fica claro que na verdade a falha NÃO ESTÁ NO GMAIL.
A falha está nos sites externos que NÃO FAZEM aquela validação de cadastro.
Sabe aquela que quando você termina o cadastro você precisa ir lá no seu e-mail e CONFIRMAR clicando em um link que você recebeu?
Então, se o joaomaria tivesse se cadastrado em um site que faz este tipo de validação ele não iria conseguir concluir o cadastro NUNCA (porque ele digitou um e-mail que não é dele) e o problema morreria ali mesmo.
Entendeu?
"
Abraço,