Empregos de informática no estrangeiro

Wg-gesucht para veres quartos em apartamentos partilhados.

Para ver apartamentos mesmo assim de cor n sei,mas tenho no pc.
Mas ja estas em Berlim ou vais-te mudar para Berlim?
 
Pois bem me parecia que havia ali qualquer coisa de errado. Que site aconselham para ver apartamentos?

Se ainda não estiveres em Berlim aconselho-te a arranjar alojamento temporário 1/2 meses e quando já cá estiveres procuras, visto que para teres um sitio de "longa duração" (contrato de casa sem termo ou a vários anos) muito senhorio pede-te documentos que só vais ter quando cá estiveres.

Diria que para apartamentos o maior website será este:
https://www.immobilienscout24.de/
(Aconselho a leitura deste blog)

Sem querer assustar e até porque podes ter mais ou menos sorte, mas prepara-te para muita competição no arrendamento; Berlim está lotadissimo com muito mais procura que oferta e muita gente demora imenso tempo a encontrar casa; por consequência, os preços também aumentaram drásticamente nos últimos anos, ainda assim é uma cidade europeia com um custo de vida bem barato.
 
Mas ja estas em Berlim ou vais-te mudar para Berlim?

Não estou. Estou só a avaliar o custo de vida para já, pois tenho visto muito trabalho que vai ao encontro do que pretendo em Berlim e Alemanha em geral. (outro país que tenho analisado e gostado bastante é Holanda)

Sem querer assustar e até porque podes ter mais ou menos sorte, mas prepara-te para muita competição no arrendamento; Berlim está lotadissimo com muito mais procura que oferta e muita gente demora imenso tempo a encontrar casa;

Qual o tempo em média que estão a demorar a arranjar casa? Qual o valor que consideram em média por um T1 minimamente decente mensalmente?

Acham que compensaria mais em termos de custo de vida tentar outra cidade como Munique, Colónia ou Frankfurt?
 
Não estou. Estou só a avaliar o custo de vida para já, pois tenho visto muito trabalho que vai ao encontro do que pretendo em Berlim e Alemanha em geral. (outro país que tenho analisado e gostado bastante é Holanda)



Qual o tempo em média que estão a demorar a arranjar casa? Qual o valor que consideram em média por um T1 minimamente decente mensalmente?

Acham que compensaria mais em termos de custo de vida tentar outra cidade como Munique, Colónia ou Frankfurt?
"Qual o tempo em média que estão a demorar a arranjar casa?"
Isto depende de muita coisa, principalmente timing, localização que procuas e quanto estás disposto a pagar.

Por exemplo: Toda a gente se queixa que é muito difícil arranjar casas em Berlim. Há malta que passa 2/3 meses à procura de um apartamento e nada.
Eu comecei a procurar em dezembro e, em menos de 2 semanas, encontrei uma casa perfeita. Porque?
1) Tive uma sorte do caraças e vi no facebook um tuga a dizer que ia sair do apartamento e falei diretamente com ele
2) Estou a pagar uns 20% acima do valor de mercado. Ou melhor, conseguia arranjar uma casa com condições ligeiramente piores por menos 20% prai...

"Qual o valor que consideram em média por um T1 minimamente decente mensalmente?"
Bem localizado, diria que se arranja por +/- 700-800€ com tudo incluído.

"Acham que compensaria mais em termos de custo de vida tentar outra cidade como Munique, Colónia ou Frankfurt?"
Munique paga melhor e tem mais feriados (mais 7 feriados por ano... A brincar a brincar é semana e meia de férias se calhar tudo à semana), mas as rendas também são mais altas. Para além disso, a perceção que tenho é que o mercado de IT está melhor em Berlim do que em Munique.

Quanto às outras duas: não faço ideia.

Notas soltas sobre arranjar casa na Alemanha:
* Falando alemão fica tudo muito mais fácil. Diria que prai 50% das pessoas nem sequer te vão responder se mandares mails em inglês.
* É preciso mandar muitos, muitos emails até ter respostas. Tipo, vais mandar uns 100 emails a perguntar por quartos/casas e vais ter umas 10 respostas, se tanto.
* Ser informático ajuda bastante no processo, principalmente porque os senhorios sabem que ganhamos um ordenado acima da média. Aqui os senhorios seguem uma "lei não escrita" de que a renda tem que ser 30% do ordenado líquido. Tendo um ordenado como IT, é fácil cumprir essa regra (a não ser que apontes a um palácio, óbvio).

Se precisares de mais alguma ajuda, avisa ;)
 
"Qual o tempo em média que estão a demorar a arranjar casa?"
Isto depende de muita coisa, principalmente timing, localização que procuas e quanto estás disposto a pagar.

Por exemplo: Toda a gente se queixa que é muito difícil arranjar casas em Berlim. Há malta que passa 2/3 meses à procura de um apartamento e nada.
Eu comecei a procurar em dezembro e, em menos de 2 semanas, encontrei uma casa perfeita. Porque?
1) Tive uma sorte do caraças e vi no facebook um tuga a dizer que ia sair do apartamento e falei diretamente com ele
2) Estou a pagar uns 20% acima do valor de mercado. Ou melhor, conseguia arranjar uma casa com condições ligeiramente piores por menos 20% prai...

"Qual o valor que consideram em média por um T1 minimamente decente mensalmente?"
Bem localizado, diria que se arranja por +/- 700-800€ com tudo incluído.

"Acham que compensaria mais em termos de custo de vida tentar outra cidade como Munique, Colónia ou Frankfurt?"
Munique paga melhor e tem mais feriados (mais 7 feriados por ano... A brincar a brincar é semana e meia de férias se calhar tudo à semana), mas as rendas também são mais altas. Para além disso, a perceção que tenho é que o mercado de IT está melhor em Berlim do que em Munique.

Quanto às outras duas: não faço ideia.

Notas soltas sobre arranjar casa na Alemanha:
* Falando alemão fica tudo muito mais fácil. Diria que prai 50% das pessoas nem sequer te vão responder se mandares mails em inglês.
* É preciso mandar muitos, muitos emails até ter respostas. Tipo, vais mandar uns 100 emails a perguntar por quartos/casas e vais ter umas 10 respostas, se tanto.
* Ser informático ajuda bastante no processo, principalmente porque os senhorios sabem que ganhamos um ordenado acima da média. Aqui os senhorios seguem uma "lei não escrita" de que a renda tem que ser 30% do ordenado líquido. Tendo um ordenado como IT, é fácil cumprir essa regra (a não ser que apontes a um palácio, óbvio).

Se precisares de mais alguma ajuda, avisa ;)
700 - 800€ em Berlim wow, a sério wow, porque lisboa esta quase nesses valores com metade do ordenado :014:
 
Muito obrigado casdio pelas informações!

"Qual o valor que consideram em média por um T1 minimamente decente mensalmente?"
Bem localizado, diria que se arranja por +/- 700-800€ com tudo incluído.

800€ ou até um pouco mais parece-me excelente.

"Acham que compensaria mais em termos de custo de vida tentar outra cidade como Munique, Colónia ou Frankfurt?"
Munique paga melhor e tem mais feriados (mais 7 feriados por ano... A brincar a brincar é semana e meia de férias se calhar tudo à semana), mas as rendas também são mais altas."

Não fazia ideia que existia diferenças de feriados tão significativas entre as cidades.

Notas soltas sobre arranjar casa na Alemanha:
* Falando alemão fica tudo muito mais fácil. Diria que prai 50% das pessoas nem sequer te vão responder se mandares mails em inglês.
* É preciso mandar muitos, muitos emails até ter respostas. Tipo, vais mandar uns 100 emails a perguntar por quartos/casas e vais ter umas 10 respostas, se tanto.
* Ser informático ajuda bastante no processo, principalmente porque os senhorios sabem que ganhamos um ordenado acima da média. Aqui os senhorios seguem uma "lei não escrita" de que a renda tem que ser 30% do ordenado líquido. Tendo um ordenado como IT, é fácil cumprir essa regra (a não ser que apontes a um palácio, óbvio).

Se precisares de mais alguma ajuda, avisa ;)

Pois Alemão aqui é zero, seria mesmo para começar a aprender se fosse para lá. Em principio teria que fazer como o @BarataPT disse, teria que arranjar alojamento temporário até arranjar algo decente permanente. Obrigado mais uma vez!
 
hm Lisboa dificilmente arranjas por 700 / 800€ um T1 no centro. Quanto mais com tudo incluído. :S
Nem estava a pensar nesse caso, era mais nas zonas limítrofes pois é um cenário mais realista para programadores como nós, mas se dizes que por esse valor se arranja no centro de Berlim ainda fico mais espantado!
 
Última edição:
Se possível que não fosse muito longe do metro de Berlim, estaria optimo.

A esse nível Berçim e mt bom. Estás sempre perto de um metro ;)

Demora e bastante a ir de um lado pro outro porque a cidade e grande x)
Fazer viagens de 30min no metro e o normal.

Eu demoro 30min a chegar ao trabalho, mas ando sempre de bike. 6km pra cada lado +/-
Se fosse de metro demorava praticamente a mesma coisa pq tinha que mudar de metro a meio...
 
Bons dias malta,

A minha empresa (Londres) encontra-se presentemente a recrutar (e ja consegui por duas pessoas deste forum aqui :P).

Estamos neste momento a recrutar para backend developer, QA e tambem para um business analyst.

E um ambiente espectacular, onde ha muita liberdade tecnologica. Os leads confiam na autonomia dos devs o que nos permite ter muita liberdade no que toca a tecnologia, dependendo do problema.

Posso oferecer mais informacao sobre o negocio se quiserem, pralem de mais detalhes (salario etc) caso queiram.

De momento, apenas possuo uma job spec para o role de backend dev, que podem encontrar aqui: https://www.linkedin.com/jobs/view/557239087/

Somos tambem muito flexiveis com os horarios e trabalhar remotamente. Costumo trabalhar 1 ou 2 semanas remotamente quando preciso, de portugal ou seja de onde for.

Caso estejam interessados, mandem uma PM e posso tratar do referral :)
 
Boa tarde,

Chegou a minha vez de estar desempregado e de estar à procura de trabalho.
Depois de centenas de currículos enviados e nenhumas oportunidades direccionadas para a área de software, encontro-me numa posição em que estou apontado a sair para o estrangeiro.
Se alguém souber (solicito envio por pm) e possa ter conhecimento ou ajudar a encontrar oportunidades para posições júnior, com bom conhecimento de inglês e disponibilidade imediata seria fantástico.
 
Boa tarde,

Chegou a minha vez de estar desempregado e de estar à procura de trabalho.
Depois de centenas de currículos enviados e nenhumas oportunidades direccionadas para a área de software, encontro-me numa posição em que estou apontado a sair para o estrangeiro.
Se alguém souber (solicito envio por pm) e possa ter conhecimento ou ajudar a encontrar oportunidades para posições júnior, com bom conhecimento de inglês e disponibilidade imediata seria fantástico.

De que zona es ? E estranho nao aparecer nada, compreendo se nao aparecer aqueles que "desejas". Mas caso tenhas disponibilidade fazes bem em ir para fora, nao trabalhas para aquecer como em PT
 
  • Não contar o dinheiro na carteira
  • Não ter que passar mais de 1h em transportes públicos para ir e vir do trabalho
  • Ter uma rede de transportes públicos desenvolvida ao ponto de não necessitar de carro
  • Ter uma rede de transportes públicos nacionais ao ponto de não necessitar de carro para viajar dentro do país (sem tempos de demora anormais, tipo 7h para fazer 300km)
  • Ter cuidados de saúde excelentes
  • Não ter de viver numa casa partilhada
  • Não ter de viver num barraco a pagar balúrdios
  • Ter o que uma cidade oferece ao nível de entretenimento (desde cinema a concertos a bares a futebol etc)
  • Não viver ou trabalhar num local caótico com horas de ponto insuportáveis
  • Poder viver no centro da cidade ou a menos de 30min de transportes do centro
  • Viver numa apartamento/casa confortável e em condições (isolamento, manutenção, aquecimento, luz solar, etc)
Não necessariamente nesta ordem.
Assim de cabeça é isto.

EDIT: Viver numa cidade segura e com baixa criminalidade.

Já agora, podes dar exemplos de outras cidades?
 
Já agora, podes dar exemplos de outras cidades?

Alemanha (qualquer cidade media/grande), Holanda (Utrech, Den Hag - Amsterdão está a ficar tipo londres), Dinamarca (Copenhaga, Aarhus), Austria (Viena, Salzburg, Graz) e depois tens Polónia e Rep. Checa onde certos empregos (principalmente na área de IT) são pagos com altos salários e um custo de vida baixo (semelhante ao PT ou mais baixo dependendo do local).

Na Suíça também compensa bastante se não tiveres filhos, o custo de vida sobe exponencialmente a partir do momento que tens filhos.

Conheço quem esteja em Varsóvia, Cracóvia e Wroclaw a ganhar mais de 2000€ limpos mês.
Isto só assim de cabeça e na Europa.

Nem tudo é UK e Londres. Existe um mundo por aí fora.
 
Back
Topo