1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Encomendo o funeral ou há vida depois da morte?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Ricasete, 11 de Agosto de 2007. (Respostas: 31; Visualizações: 1727)

1. Ricasete

Ricasete Power Member

Preciso de opiniões aqui da malta antes de mandar a mobo pela janela...

Resolvi montar um media center para o meu irmão aproveitando o pc dele (que estava a funcionar a 100%). As únicas alterações foram a nível da gráfica (comprou-se uma hd2400pro) e mais 1gb de mem. A caixa escolhida foi a Nox Imon.

O sistema:
    Mobo: Intel D915PCY
    CPU: P 3.2
    Cooler: Thermaltake Silent 775
    Gráfica: HD2400Pro
    Mems: 1gb + 2x512
    Disco: Maxtor 250 (sata)
    2 Drives DVD da Samsung
    Fonte: LC Power 550 Silent Green

Montei tudo (3º pc nesse dia) mas quando liguei o power na caixa...népias...
    Bem, fui tirando peça a peça e tentando...2x népias...

Nesta altura já estava a bufar. Seria da fonte? Não, funciona noutro sistema... O botão power da caixa? Não, liguei outra mobo à caixa e funcionou...

Chegamos então à mobo. Ela estava a funcionar na outra caixa. Além disso, a luz junto ao conector de 24 pinos liga. No entanto ouve-se o click metálico quando ligo a fonte, dando a sensação que a mobo não tem corrente.

Já ando à dois dias nisto. Aceitam-se sugestões (mesmo que pareçam idiotas...)

Cumps

Última edição: 11 de Agosto de 2007
  2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Liga os componentes todos fora da caixa..

Notaste alguma electricidade estática?

cumps

3. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

Ligaste só o conector de 20/24 pinos ou ligaste também os conectores auxiliares?

Cumps.

4. Ricasete

Ricasete Power Member

Boas.

Liguei fora da caixa e também os conectores: o de 20/24, o auxiliar de 4 pinos, bem como o power sw.

Thanks

5. MinisterOfSound

Antes de tudo vê nas costas da motherboard se não tens nenhum pino a fazer mal contacto ou curto. Usaste uma superficie não conductora e semi-rigida para por a motherboard em cima?

Cumps.

6. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Tira o dissipador do chipset....liga tudo...e depois de tudo ligado liga a fonte.....verifica depois de 2 ou 3 minutos se o chipset está quente.

Vê também o southbridge

cumps

7. MinisterOfSound

Tirar o dissipador do chipset para q???

Não tires o dissipador do Chipset, faz o que te pedi no post anterior e reponde.

Cumps.

8. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

M8..a solução não passa por dizeres ao user Ricasete para não fazer aquilo que eu proponho.

Ha muitas boards que ficam em curto circuito e o chipset ou o southbridge aquecem muito, quase esquentam.

É so para ter a certeza. Ou é curto-circuito na board ou não.

9. MinisterOfSound

1º - Só porque o Chipset não aquece não quer dizer que esteja a fazer curto
    2º - Há Chipsets que aquecem "comó carai" normalmente
    3º - Se o Chipset aquecer muito basta colocar os dedos á volta da base do dissipador que nota logo.
    4º - Eu disse para não o fazer porque se a board tiver em garantia e se o descolar sem saber como coloca-lo lá sem que notem pode perder a garantia.

Cumps.

10. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Eu estou a dizer só com a motherboard ligada.

Abraço

11. WhizzZ

WhizzZ Power Member

quando ligaste a MB fora da caixa o que tinhas ligado nela?, o que tinhas por debaixo dela?, como tentas-te a fizer ligar?

12. Ricasete

Ricasete Power Member

A mobo já tem mais de 3 anos, por isso não há garantia.

Neste momento tenho a mobo fora da caixa em cima de uma espuma (que veio na caixa de outra mobo). Tenho ligado à board, neste momento, apenas os conectores que referi acima e uma fan para ver se passa a corrente ou não.

À 2 dias a mobo tava a funcionar bem.

Não está na mobo mais nada (cpu, dissipador, mems, gráfica, etc.)

P.S. Com outra mobo que tenho aqui parada e ligada exactamente da mesma forma a fan funciona (logo há corrente).

Última edição: 11 de Agosto de 2007
  13. WhizzZ

WhizzZ Power Member

so se a desmontar deste um toquezinho em qualquer coisa k esteja ai a fazer um curto circuito pk n tem muita logica... ainda mais estranho é teres a luz de corrente ligada e ela n fazer nada.

ja fizes-te um reset a bios?

esse click metalico so costuma acontecer quando ah cum curto circuito :/ ve se por acaso ao ligares a fonte a board nenhum dos conectores saiu fora da ficha de plastico tb pode ter acontecido isso.

14. OdracirPT

OdracirPT Power Member

Uma questão: Essa board não tem dois encaixes suplementares de energia para além do de 20 pinos?

15. Ricasete

Ricasete Power Member

Esta mobo tem 2 encaixes principais e um auxiliar. O auxiliar serve apenas quando se liga o cabo de 20 pinos(sem os outros 4). Apesar disso já tentei de todas as formas.

Já troquei a pilha e nada.

O que me faz confusão é o led do "standby power" acender, sugerindo que a board está a ser alimentada.

16. Viva.

Eu faria assim, com todo o material fora da caixa:

1º- Só mobo, speaker, cpu+cooler e psu.
    2º- Ver se apita e dá erro.
    3º- Se der erro e apito tudo bem.
    4º- Se nada aconteçer, tocar o que está entre a mesa e a cadeira.

Quem manda o sapateiro tocar rabecão.

[email protected]

17. OdracirPT

OdracirPT Power Member

Então, tu para além de ligares o de 20 pinos, só podes ligar UM DOS DOIS (ou aquele quadrado ou o molex) de 4 pinos.

- Se a tua fonte não tiver aquele encaixe em formato quadrado, então ligas um dos fios da fonte ao encaixe do Molex.
    - Se tiver, não precisas de ligar o molex.

É que tenho uma board que tem esses dois encaixes e no manual dizem que só se deve ligar um deles e não os dois ao mesmo tempo.

Mas contudo, é estranho. Por acaso já fizeste o clear CMOS para repor tudo em default?

18. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Então é possível que seja a board a dar os últimos fôlegos

Abraço

19. Ricasete

Ricasete Power Member

1º Já tentei dessa forma: nesta altura só com a fonte e uma fan já dá para ver se há "corrente" ou não. Se a fan ligar, óptimo. Se não liga temos problema, uma vez que sugere que há algum problema com a mobo.
    2º Não apita.
    3º Não sou sapateiro nem toco rabecão. Esse tipo de comentários não acrescentam absolutamente nada. Não sei a tua idade mas provavelmente antes de teres nascido já tinha montado pcs. Quando me deparei com esta problema este já era a terceira máquina que tinha assemblado no próprio dia.

Apenas levantei esta dúvida porque poderá haver alguma coisa que me está a falhar e quero esgotar todas as opções antes de comprar outra mobo.

20. Se te tocou foi porque doeu.
    PC's? Por dia? São no minimo e com calma uns 20.
    Se realmente sabes o que fazes não estavas aqui a colocar a questão.
    A minha idade é no minimo o dobro da tua a dividir por 2 menos o iva.
    Tém dó...
    Se estava a trabalhar porque foste mexer... não entendo..
    (lá vou eu levar mais um postit negativo.... e por tua culpa)

Partilhar esta Página