Energia Magnética.............

É o seguinte pessoal, eu no curso de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, curso o qual já estou a concluir, tenho que fazer uma prova de aptidao profissional, na qual decidi juntar as energias renováveis com os computadores.
O meu tema é o seguinte, gostava de com um computador portátil, podesse alimenta-lo através da energia magnética, essa energia é gerado através de imanes magnetizados, mas tenho muitas duvidas, gostaria de saber a vossa opiniao sobre o meu projecto, ou se sabem de algo que me possa ajudar na sua realização.......

O meu muito obrigado.........

Fica aqui um video acerca da energia magnética que eu achei muito bom:

http://www.youtube.com/watch?v=q2uhmfVi8nQ
 
O conceito é genial, mas a sua implementação pode ser mais complicada do que parece.

Recorrer à energia magnetica gerada por imans pode não ser o mais benéfico para os componentes dum pc.


Penso que isto será movido para a devida secção.
 
É o seguinte pessoal, eu no curso de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, curso o qual já estou a concluir, tenho que fazer uma prova de aptidao profissional, na qual decidi juntar as energias renováveis com os computadores.
O meu tema é o seguinte, gostava de com um computador portátil, podesse alimenta-lo através da energia magnética, essa energia é gerado através de imanes magnetizados, mas tenho muitas duvidas, gostaria de saber a vossa opiniao sobre o meu projecto, ou se sabem de algo que me possa ajudar na sua realização.......

O meu muito obrigado.........

Fica aqui um video acerca da energia magnética que eu achei muito bom:

http://www.youtube.com/watch?v=q2uhmfVi8nQ

Boas, esta nao e a secçao mais correcta.

Sim, é um bom projecto, mas nao é muito facil para o teu curso. Além de ser bastante relacionado com energias renovaveis, e nao com GEI.

Mas se conseguires, vai ser sem duvida um bom projecto, visto que tens eletronica no curso, e podes relacionar esses conhecimentos na tua PAP.
Nao sei como te ajudar, eu conheço essa tecnologia, mas ainda esta um pouco subdesenvolvida, daí a escacez de informaçao.

Muito boa ideia, eu na minha PAP(mesmo curso do que tu), vou optar por algo relacionado na area de redes e base de dados, onde estou mais a vontade.
 
Mas que salganhada é esta? Qualquer fonte de informação sobre "energia" que no meio fala em movimento perpétuo, ainda por cima usando ímanes... Aconselho-te a consultar um manual de física do 8º ano, porque se vais ter com um professor a falar disto, ele vai-se rir na tua cara.

Não estou a cascar em ti, mas uma coisa são energias renováveis, outra coisa é a magia que são estas energias do movimento perpétuo.
 
Para haver indução magnética tem que haver um fluxo variável.

Como o campo magnético dum iman permanente não é variável no tempo para obteres um fluxo variável tens que deslocar o iman permanente no espaço (por exemplo faze-lo rodar em torno dum eixo).

Enfim tens que construir um gerador de imans permanentes, o que não é propriamente original. Na onda das energias renováveis, uma parte dos aerogeradores do mercado usa um gerador síncrono com ímanes permanentes no rotor da máquina.
 
Talvez porque possa desmagnetizar o disco rigido?
O que tinha na ideia era numa caixa em acrilico montar o circuito todo à parte do computador e depois a partir da caixa conseguir liga-lo

Para haver indução magnética tem que haver um fluxo variável.

Como o campo magnético dum iman permanente não é variável no tempo para obteres um fluxo variável tens que deslocar o iman permanente no espaço (por exemplo faze-lo rodar em torno dum eixo).

Enfim tens que construir um gerador de imans permanentes, o que não é propriamente original. Na onda das energias renováveis, uma parte dos aerogeradores do mercado usa um gerador síncrono com ímanes permanentes no rotor da máquina.
Achas possível! Pelo que me andem em informar uns dizem ke sim outros que nao........

Nao sei se hei-de andar para a frente

Mas que salganhada é esta? Qualquer fonte de informação sobre "energia" que no meio fala em movimento perpétuo, ainda por cima usando ímanes... Aconselho-te a consultar um manual de física do 8º ano, porque se vais ter com um professor a falar disto, ele vai-se rir na tua cara.

Não estou a cascar em ti, mas uma coisa são energias renováveis, outra coisa é a magia que são estas energias do movimento perpétuo.
Eu sei que a energia magnética, nao tem nada a ver com as renováveis, é bem mais dificil, e daí a minha vontade de fazer algo diferente, algo que nunca ninguem viu......so ainda nao sei é por onde começar
 
Última edição pelo moderador:
Se leres bem o que escrevi reparas que tens que fornecer energia mecânica (no caso em questão tens que fazer rodar um veio). Não é nenhuma máquina do movimento perpetuo.

É apenas um conversor de energia mecânica em energia eléctrica.
 
Para por em movimento usas um método qualquer para accionar o veio. O vento, uma turbina a vapor, uma turbina a água, .... à manivela etc...

E uma máquina dessas não se constrói na esquina. Pelo menos uma para funcionar como deve ser. Para fazer um brinquedo didáctico até se pode fazer um motor/gerador com uma lata de coca cola.
 
Para por em movimento usas um método qualquer para accionar o veio. O vento, uma turbina a vapor, uma turbina a água, .... à manivela etc...

E uma máquina dessas não se constrói na esquina. Pelo menos uma para funcionar como deve ser. Para fazer um brinquedo didáctico até se pode fazer um motor/gerador com uma lata de coca cola.
Achas possievel fazer isto para alimentar um computador??

Que tipo de materiais é preciso comprar?
 
Para fazer em casa tenho algumas dúvidas. Fabricar um gerador envolve mecânica de precisão.

E como te disse estarias a construir um gerador. Não sei se isso tem muito a ver com o curso em questão.
 
Talvez porque possa desmagnetizar o disco rigido?

Os discos estao muito bem protegidos acredita, ja vi testes em que os levantaram com um electroiman de lavantar caros, e no final testaram o disco, e estava a funcionar perfeitamente sem perda de dados.

Quanto ao projecto, sim, isso é possivel, eu ja vi projectos sobre isso a funcionarem. mas é muito complicado faze-lo, acredita, nos projectos que vi, tinham um grupo de engenheiros a trabalhar nisso.

É uma boa ideia, mas no teu curso nao tens os conhecimentos necessarios para construir o dito gerador.
 
Os discos estao muito bem protegidos acredita, ja vi testes em que os levantaram com um electroiman de lavantar caros, e no final testaram o disco, e estava a funcionar perfeitamente sem perda de dados.

Quanto ao projecto, sim, isso é possivel, eu ja vi projectos sobre isso a funcionarem. mas é muito complicado faze-lo, acredita, nos projectos que vi, tinham um grupo de engenheiros a trabalhar nisso.

É uma boa ideia, mas no teu curso nao tens os conhecimentos necessarios para construir o dito gerador.
Eu sei mas tenho stores ke me ajudam e percebem muito de electronica, e tenho um tio meu que é Engenheiro Mecânico e percebe muito disso.............
 
Que tal ligares um computador a uma bicicleta...só dava para funcionar enquanto pedalasses.

Agora fora de brincadeiras, acho que para fim de curso devias procurar ideias originais mas viáveis, penso que o que pretendes será demasiada areia para o teu camião...mas por outro lado, há alguma pessoas que andam por aí, que também tiveram ideias "complicadas" e por as terem resolvido são agora ricos :).
 
Última edição:
Que tal ligares um computador a uma bicicleta...só dava para funcionar enquanto pedalasses.

Agora fora de brincadeiras, acho que para fim de curso devias procurar ideias originais mas viáveis, penso que o que pretendes será demasiada areia para o teu camião...mas por outro lado, há alguma pessoas que andam por aí, que também tiveram ideias "complicadas" e por as terem resolvido são agora ricos :).
Pois eu sei que vai ser bem complicado, mas gostava mesmo de o conseguir resolver, nem que seja faço só um projecto daquilo que eu tenho planeado!
 
Não sou perdido nem achado neste assunto, mas perguntas tu se vais conseguir alimentar um computador com isso?! se for uma coisa de grandes dimensões, penso que ainda consegues induzir energia suficiente, mas tem mesmo de ser algo muito bem trabalhado. Quando andava no 8º ano a stora mostrou uma dakelas engenhocas de indução de energia, uma coisa do tamanho de duas mãos, com uns imanszitos. Tanto se esforçou, mas a stora quase que nem tinha força para rodar a manivela depressa suficiente para aquilo produzir uma luz visível... Por isso é como te digo, tem de ser muito bem estudado, cálculos de fluxo magnético e fazer umas peskisas sobre o assunto.... Não me parece nada fácil... Aquilo com que eu ficava mais preocupado era conseguir produzir energia suficiente para alimentar o computador...

Cumps
 
Back
Topo