Enviar Som 5.1 de 1 portátil para Home Cinema através de S/PDIF

Ok. Mas sendo assim, não percebo porque é que só alguns PC's é que dizem SPDIF a partir dos auscultadores... Visto que podemos ligar um cabo 3.5mm - RCA e depois injectá-lo numa dessas peças para convertê-lo para digital, então todas as saídas de 3.5mm fazem isso, certo??
E sendo assim, não me serve para o efeito que quero. É que a tal peça só tem saída de 2 canais, não faz 5.1: "The output digital audio signal is 2-channel uncompressed LPCM with sampling rate at 48 KHz - Amplified digital output (extends cable range by approx 5m depending on cable quality))"

Se calhar tenho mesmo de optar entre a placa de som externa, ou então um áudio splitter HDMI (recebe HDMI e envia HDMI vídeo + Óptico/Coaxial áudio). Só que qualquer uma destas soluções é bem mais cara... A minha dúvida é sempre se os 5.1 são mesmo enviados para o home cinema ou não... Penso que o único que o faz de certeza será o áudio splitter HDMI


André Petinga já te disse qual a solução a adoptar e consegues por menos de 10€!
 
André Petinga já te disse qual a solução a adoptar e consegues por menos de 10€!

Sim, já me disseste. Mas das placas que encontrei nenhuma me dá a certeza de passar os 5.1! A maioria diz isto:
"Dolby digital audio streaming via S/PDIF out; In digital playback mode, it receives audio stream form PC via USB interface and transmits audio data according to the AES\EBU, IEC60958, S\PDIF consumer interface standards. Only R L channel PCM audio in 5.1 channel can be conveyed in digital playback mode. In analog playback mode, it supports 6 channels codec for analog playa"

Ou seja, pelo que percebi, quando vem sinal 5.1, apenas os canais direito e esquerdo podem ser transportados para o sinal digital.
No modo analógico, suporta então os 6 canais (5.1). Tipo, se ligar umas colunas nas saídas 3.5mm (dir., esq., central, sub. e surround dir. e surround esq.) então tenho saída 5.1, se ligar o S/PDIF out, apenas tenho 2.0...
Daí não ter ainda comprado nenhuma placa destas...

As únicas 2 que encontrei e que dizem efetivamente que fazem a passagem dos 5.1, ativando o S/PDIF Passthrough são: Placa de Som 7.1 Usb Sweex SC016 e Placa de Som USB Sound Blaster X-Fi Surround 5.1 PRO.
Só que custam 34€ e 65€! Mas olha, se calhar tenho de optar por uma destas...
 
Ok. Mas sendo assim, não percebo porque é que só alguns PC's é que dizem SPDIF a partir dos auscultadores... Visto que podemos ligar um cabo 3.5mm - RCA e depois injectá-lo numa dessas peças para convertê-lo para digital, então todas as saídas de 3.5mm fazem isso, certo??
E sendo assim, não me serve para o efeito que quero. É que a tal peça só tem saída de 2 canais, não faz 5.1: "The output digital audio signal is 2-channel uncompressed LPCM with sampling rate at 48 KHz - Amplified digital output (extends cable range by approx 5m depending on cable quality))"

Se calhar tenho mesmo de optar entre a placa de som externa, ou então um áudio splitter HDMI (recebe HDMI e envia HDMI vídeo + Óptico/Coaxial áudio). Só que qualquer uma destas soluções é bem mais cara... A minha dúvida é sempre se os 5.1 são mesmo enviados para o home cinema ou não... Penso que o único que o faz de certeza será o áudio splitter HDMI

É assim, o som que todos os pcs tem a partir do jack 3.5mm é em formato analógico, nada tem a ver com o digital SPDIF. Os pcs apenas usam o jack de 3.5mm para não estarem a criar uma outra para o SPDIF.
Essas peças usam o formato digital fornecido pelo pc para o converter em digital óptico. Isto quando activas devidamente o SPDIF no pc. Volto a salientar, a sinal normal dos auscultadores é analógico e nós estamos a falar em digital.
Esta solução que te falo envia o sinal 5.1 original.
Se calha o conversor que referiste ontem não fazia isso e eu vi mal...

Agora tu é que tens que ver o que te fica mais em conta, se um conversor desses ou um placa de som externa.
 
Back
Topo