Opinião Estado da indústria e futuro do PC como plataforma de jogos?

A diminuição dos exclusivos AAA no PC prende-se com dois factores: o aumento dos custos de produção, que implicam chegar ao maior número possível de consumidores de forma a rentabilizar ao máximo o produto final e a facto de as arquitecturas das consolas actuais permitirem, precisamente, essa conversão do software, com uma facilidade que até aqui não era uniforme a todas as plataformas.

Relativamente ao futuro da plataforma PC enquanto as pessoas valorizarem plataformas abertas em detrimento de plataformas fechadas, o PC vai ter sempre o seu espaço.
 
Talvez não esteja a ver bem o panorama, mas qual a vantagem de se estar a jogar um jogo que seja exclusivo? Valorizam tanto os exclusivos numa consola porquê? Para se justificarem que fizeram a compra acertada da plataforma? Eu compreendo a existência dos exclusivos, não percebo é a valorização dos jogadores.
 
Talvez não esteja a ver bem o panorama, mas qual a vantagem de se estar a jogar um jogo que seja exclusivo? Valorizam tanto os exclusivos numa consola porquê? Para se justificarem que fizeram a compra acertada da plataforma? Eu compreendo a existência dos exclusivos, não percebo é a valorização dos jogadores.

Vinha dizer exactamente isto. Eu se jogo um jogo, quero lá saber se é exclusivo para a minha plataforma ou se está aberto a toda a gente. O que me interessa é se eu o posso jogar ou não. O facto do Zé Manel o poder jogar ou não é-me indiferente.

Para mim um jogo competitivo acrescenta uma dimensão de stress e ansiedade a que não me quero sujeitar para estar a subir em rankings.

Os jogos são um Hobbie em que quero relaxar. :)

Outra coisa que não entendo, porque é que um jogo online tem de ser competitivo? Só é competitivo se jogares modos competitivos, ou se fores jogar com essa mentalidade. Podes perfeitamente relaxar num overwatch/rocket league/etc, se o jogares com essa mentalidade.

Os jogos sempre foram competitivos, mesmo antes do online gaming, ou com jogos single player. Podes tentar recordes, ser o primeiro no mundo a fazer X, tens as speed runs, etc. No outro lado da moeda, qualquer jogo pode ser "competitivo" se fores com essa mentalidade para o jogo.
 
Última edição:
Talvez não esteja a ver bem o panorama, mas qual a vantagem de se estar a jogar um jogo que seja exclusivo? Valorizam tanto os exclusivos numa consola porquê? Para se justificarem que fizeram a compra acertada da plataforma? Eu compreendo a existência dos exclusivos, não percebo é a valorização dos jogadores.
Acho que, tal como (espero) a maioria, não apoiamos a existência de exclusivos, mas sim numa perspetiva de a plataforma X tem exclusivos que não estão presentes noutra plataforma, logo vou para a plataforma X, para jogar esses exclusivos, porque não há outra maneira de os jogar. No fundo, conformamo-nos com a existência de exclusivos.
 
Isso faz mais sentido, mas não parece nada disso que leio, mas sim que as pessoas valorizam muito a chegada dos exclusivos... E no final do dia, são jogos como outros... Aparece a E3. A Sony e a MS fazem poucos exclusivos, é visto de forma negativa...
 
O PC pode já não ter jogos AAA singleplayer exclusivos (tirando os total war como já foi mencionado e talvez mais algumas sagas que não me lembro), mas não faltam jogos AAA singleplayer de qualidade. E hoje em dia, a situação do PC neste ramo está muito melhor que antigamente. Antes, haviam imensos géneros e sagas que só saíam nas consolas. O que me vem mais à cabeça, são os jogos japoneses (Final Fantasy, Tales Of, Naruto, Dragon Ball, Devil May Cry, Nier, Castlevania), que antes só saíam nas consolas. Mas existem muitos outros jogos que começaram a ter presença no PC recentemente. Ultimamente, o PC tem muito menos exclusivos, mas tem muito mais variedade. Tirando os exclusivos da Playstation e Nintendo, praticamente tudo sai para PC.
 
Sim, isso é verdade.
Actualmente o PC tem uma excelente biblioteca.
E tem a vantagem dos jogos que são exclusivos xbox e PC e depois os que são exclusivos Playstation e PC.
O PC acaba por ter excelentes jogos que vêm dos dois lados da barricada e isso é óptimo.

No entanto, na minha opinião, isso também é uma desvantagem, já que os jogos que não são indies e vêm de grandes estúdios para o PC hoje em dia, são jogos que vêm das consolas.
Ou seja, os motores de jogo são desenvolvidos para as consolas e depois no PC podem ser carregados com assets de melhor qualidade e resolução ou ter efeitos de pós processamento e pipelines mais avançados.
Mas isso faz que não se puxe pelo PC como se devia ou como se fazia antigamente.

Eu também sei que na altura o hardware avançava muito mais rápido.
Lembro-me na altura do half life 2 tinha uma 9700 pro e aquilo corria que era uma maravilha!
Pouco depois saiu o doom 3 e a 9700 já se borrava toda e tive de ir buscar uma nvidia 6800.
 
Tb sou da opinião que o pc nunca esteve tão em alta como actualmente e tudo se deve à globalização do acesso à internet as companhias conseguiram arranjar forma de combater a pirataria de forma mais eficaz tornando-se assim uma plataforma mais rentável seja através de microtransações ou de subscrições como o caso da origin é óbvio que têm alguns aspectos negativos mas tudo leva o seu tempo até que algumas companhias deixem de abusar desses sistemas de incoming.
Quanto aos exclusivos é com muita pena minha que em titulos single player o pc fique muito atrás no que toca á qualidade e quantidade dos mesmos ideal mesmo era poder ter exclusivos da sony e nintendo no pc nem que se tivesse que pagar uma subscrição e os jogos exclusivos nunca baixassem o preço de forma a fazer algum sentido ainda possuir uma consola mas prontos sonhar não faz mal...
 
Quanto aos exclusivos, sou sincero quando digo que gostava muito de ver o gow, horizon ou last of us no pc.
Mas infelizmente isso nunca vai acontecer.
Penso que a Sony está na posição em que está devido ao seu software first party. E basta ver a e3 deste ano para se perceber que essa estratégia está para ficar.

Os exclusivos third party já é outra história e esses vejo com tendência a desaparecer.
Recentemente foram anunciados os yakuza para pc.
O nioh já lá estava.
O nier vai para a xbox.

Vamos ver o futuro...
 
Quanto aos exclusivos, sou sincero quando digo que gostava muito de ver o gow, horizon ou last of us no pc.
Mas infelizmente isso nunca vai acontecer.
Penso que a Sony está na posição em que está devido ao seu software first party. E basta ver a e3 deste ano para se perceber que essa estratégia está para ficar.

Os exclusivos third party já é outra história e esses vejo com tendência a desaparecer.
Recentemente foram anunciados os yakuza para pc.
O nioh já lá estava.
O nier vai para a xbox.

Vamos ver o futuro...

Não,a Sony está na posição que está por camelice da MS. É que a onda de home runs atrás de home runs só começou em 2017.Até lá foi os acordos com third parties a carregar a consola.E mesmo agora ponho em causa o peso dos exclusivos no geral depois de uns números que lembro de ver acerca de vendas nos States em 2016.
 
Os exclusivos first party da Sony são bons jogos, mas são também uma grande máquina de marketing e de criar hype.
Se formos ver, e aqui entra muito a minha opinião, mas desde que saiu a Ps4 temos o uncharted 4 em 2016, o gt sport, horizon e uncharted lost legacy em 2017 e o Detroit e God of war em 2018.

Todos jogos que criaram muito hype e muito marketing.
Mas também são jogos muito bons!
Mas em 3 anos foram 6 jogos.
Nesse período, realmente o PC mais jogos interessantes, apesar de muitos também existirem nas consolas, o PC é a melhor plataforma para os jogar.

Se gostava de ter esses 6 exclusivos no PC? Sim, gostava muito!
Se trocava o PC por esses 6 exclusivos? Aí já não.

O que gostava de ver mais no pc eram jogos desenvolvidos com a mentalidade com que a Sony criou esses jogos. O de serem a melhor experiência single player possível, com o máximo de atenção ao detalhe, o mais elevado nível de perfeccionismo técnico, um ritmo de história muito bom e pensado como experiência completa e não como possibilidade de realizar income posterior com dlcs, loot boxes, pay to win, etc...
 
Os exclusivos first party da Sony são bons jogos, mas são também uma grande máquina de marketing e de criar hype.
Se formos ver, e aqui entra muito a minha opinião, mas desde que saiu a Ps4 temos o uncharted 4 em 2016, o gt sport, horizon e uncharted lost legacy em 2017 e o Detroit e God of war em 2018.

Todos jogos que criaram muito hype e muito marketing.
Mas também são jogos muito bons!
Mas em 3 anos foram 6 jogos.
Nesse período, realmente o PC mais jogos interessantes, apesar de muitos também existirem nas consolas, o PC é a melhor plataforma para os jogar.

Se gostava de ter esses 6 exclusivos no PC? Sim, gostava muito!
Se trocava o PC por esses 6 exclusivos? Aí já não.

O que gostava de ver mais no pc eram jogos desenvolvidos com a mentalidade com que a Sony criou esses jogos. O de serem a melhor experiência single player possível, com o máximo de atenção ao detalhe, o mais elevado nível de perfeccionismo técnico, um ritmo de história muito bom e pensado como experiência completa e não como possibilidade de realizar income posterior com dlcs, loot boxes, pay to win, etc...

Ok,já percebi que este tópico não é acerca de PC gaming.É acerca tu justificares a tua manutenção de hardware da Sony.O endeusamento da Sony nesse último parágrafo já mostra que estás a cair no teu próprio hype.
 
e não como possibilidade de realizar income posterior com dlcs, loot boxes, pay to win, etc...
Mas isso não tem nada a ver com o ser PC ou consolas, parece que ainda não percebeste isso....
A decisão de ter microtransações não é por os jogos saírem no PC, também tens microtransações nas consolas..
 
Ok,já percebi que este tópico não é acerca de PC gaming.É acerca tu justificares a tua manutenção de hardware da Sony.O endeusamento da Sony nesse último parágrafo já mostra que estás a cair no teu próprio hype.
Boas, por acaso nem por isso.
Estou em processo de fazer uma nova build.
Converti-me ao itx e depois de pesquisa e planeamento lá me decidi nos componentes e avancei.

Precisamente por esta build ainda ser um investimento considerável e que vai ser apenas para jogar, criei este tópico porque eu próprio andava a pensar nisto e no futuro da plataforma.

Um abraço
 
Talvez não esteja a ver bem o panorama, mas qual a vantagem de se estar a jogar um jogo que seja exclusivo? Valorizam tanto os exclusivos numa consola porquê? Para se justificarem que fizeram a compra acertada da plataforma? Eu compreendo a existência dos exclusivos, não percebo é a valorização dos jogadores.

Não que eu tenha algum lado nesta "guerra", mas há uma razão actualmente para se jogar exclusivos: porque o jogo foi feito com a plataforma que estás a jogar em mente, as suas qualidades e limitações. E na gigantesca maioria dos casos esses exclusivos são publicados pela platform holder, logo extraem "sumo" extra da plataforma e têm uma qualidade bastante acima da média quer em termos do jogo em si como de polimento. De certeza que a Nintendo não faria Super Marios tão bons se tivessem de os fazer para várias plataformas, tal como a Naughty Dog seria incapaz de fazer Uncharteds da mesma qualidade se tivessem de dividir esforços entre builds diferentes, como a Creative Assembly seria incapaz de optimizar o motor de jogo para plataformas mais fechadas.

Ou em menos palavras: atualmente um exclusivo numa consola é um sinónimo de qualidade inegável. E quem não quer jogar jogos de qualidade inegável?
 
Não que eu tenha algum lado nesta "guerra", mas há uma razão actualmente para se jogar exclusivos: porque o jogo foi feito com a plataforma que estás a jogar em mente, as suas qualidades e limitações. E na gigantesca maioria dos casos esses exclusivos são publicados pela platform holder, logo extraem "sumo" extra da plataforma e têm uma qualidade bastante acima da média quer em termos do jogo em si como de polimento. De certeza que a Nintendo não faria Super Marios tão bons se tivessem de os fazer para várias plataformas, tal como a Naughty Dog seria incapaz de fazer Uncharteds da mesma qualidade se tivessem de dividir esforços entre builds diferentes, como a Creative Assembly seria incapaz de optimizar o motor de jogo para plataformas mais fechadas.

Ou em menos palavras: atualmente um exclusivo numa consola é um sinónimo de qualidade inegável. E quem não quer jogar jogos de qualidade inegável?
Boas,
Concordo contigo.
Os exclusivos são jogos a nivel técnico, de polimento e de atenção ao pormenor de um outro nível.
Por exemplo o Decima engine foi feito de raiz para extrair tudo possível da ps4 e o horizon é fantástico.
Ao contrário por exemplo do Dunia engine que é um motor para correr em ps4, Xbox one e um sem número de configurações possíveis num PC, desde uma 1050 a uma 1080ti.
Assim o far cry não atinge um nível técnico tão elevado, mesmo a correr num PC de vários milhares.

Mas depois há aquela questão. Por muito bons que os exclusivos sejam, por exemplo eu pego na lista first party da ps4 desde o seu lançamento em 2013 e até à data há 5 jogos que eu considero segundo o meu gosto pessoal como must play.
Fora isso, todos os outros jogos que saíram nesses 6 anos que eu gostava de jogar, correm melhor no pc. Quer a nível de framerate, resoluções, post processing, etc.

É um trade-off a escolha de plataforma se só se puder ter uma.
 
Ou em menos palavras: atualmente um exclusivo numa consola é um sinónimo de qualidade inegável. E quem não quer jogar jogos de qualidade inegável?

Qualidade inegável duvido muito... já andei a jogar exclusivos e são jogos bons. São dos melhores que joguei? Não. Tenho muito hype gerado... o problema é que a mentalidade que se tem é como sou obrigado a comprar uma plataforma para jogar um jogo bom eu compro a plataforma. Na minha opinião qq jogo deveria ser bom por si próprio, não para aumentar uma parte da indústria. Eu discordo com os exclusivos. A existência deles não tem sentido. Tantos jogos multi-plataforma que tem excelente performance em qq plataforma que se escolha e que são muito bons, logo não deveria haver exclusivos, e a defesa deles.
 
Pelo que leio a questão prende-se não à inexistência de jogos exclusivos de qualidade mas mais à falta de informação em relação a esse aspecto, não nego que existem certos géneros de jogos que permanecem superiores nas consolas, em particular jogos como Jak & Dexter, Ratchet & Clank, God of War, Last of Us, são jogos que, embora existam outros do mesmo género em outras plataformas, continuam a ser alguns dos melhores do seu género, a Sony tem excelentes empresas a trabalhar para eles, que produziram alguns dos melhores jogos que saíram nestes últimos anos, e o que tem ajudado bastante com a dominância da marca nestas ultimas três gerações (mesmo depois do desastre de Marketing que foi a Playstation 3), a titulo pessoal tenho uma Playstation 2 com 90 jogos e planeio obter uma Playstation 3 para obter mais uns quantos exclusivos, já com a Playstation 4... sim, consigo lembrar-me de uns quantos jogos que me interessam, mas será algo para comprar daqui por uns 3 anos.

Matematicamente um PC apresenta uma escolha superior, é o que tem mais jogos, é o que mais potencial apresenta e, se querem adicionar o factor emulação ai então podemos adicionar a Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Wii U (e é uma questão de tempo até adicionarmos a Switch à lista), não refiro as consolas da Microsoft que estas são tão pobres em exclusivos que nem vale a pena referir, tenho uma Xbox 360 emprestada há anos, com uns 20 jogos e não me lembro de nenhum que também tenha para PC ou que é realmente exclusivo à consola que queira mesmo jogar nela... não, nenhum mesmo, já no caso das consolas da Sony e Nintendo...

No entanto, o titulo de bons exclusivos para consolas é muito limitado em termos de género, são, na sua maioria plataformas ou alguma derivação de tal, a questão é que são realmente os géneros de jogos mais relaxantes, simples e divertidos, claro que adoro um bom Civilization ou Endless Legend, um Europa Universalis é um jogo externamente complexo e desafiante, adorei os XCOM e estou a gostar de explorar o ShadowRun Returns e o Invisible Inc., mas são jogos que requerem um mindset muito especifico, acho que todos nós podemos apreciar um bom Shadow of Mordor ou um Darkstalkers mas, não nego que, retirando jogos como o The Witcher há realmente uma certa falta de jogos recentes de qualidade num certo sector, mas é um sector muito especifico e a escolha de apostar numa consola ou manter-se / voltar / iniciar-se em PC Gaming vai depender muito de tempo, gostos, até da própria disposição física da nossa casa, o tipo de vida social que levamos, etc..

Há que considerar que a fase da nossa vida em que nos encontramos vai definir bastante as nossas escolhas, não é à toa que a Nintendo, consola tão "vaiada" por ser para "miúdos" tem uma boa percentagem de jogadores acima de 30 a jogar jogos como Zelda e Mário enquanto jogos como Call of Duty e afins apresentam uma média de idades por volta dos.. 15?! Há alturas que apenas queremos algo simples e divertido e não queremos saber a que resolução é que o jogo corre ou com que suavidade... embora, não, não consigo admitir um jogo como o Zelda a correr a 30, isso é apenas parvo, eu já nem suporto correr a 60, quanto mais a metade disso, ish...


Começando agora mesmo de raiz, se eu escolheria investir o que investi num PC e respectivos jogos e acessórios? Nem por isso, comprei um monitor UltraWide de 144hz com uma GTX 1070 a alimentar o mesmo... para estar a jogar Stardew Valley, Streets of Rogue e River City Ransom... o ultimo jogo que joguei e realmente deve requer algo do meu GPU e CPU é o World of Warcraft, que ainda jogo por aborrecimento e, muito honestamente, para estar a justificar os 500 € que recentemente dei pelo monitor (já os 200 € pelo rato e teclado, ah esses adoro-os, excelente compra, mal os liguei notei logo, "isto sim", já o monitor foi "Bem... melhor do que isto só pelo dobro do preço, lá terá que ser"). Não digo que perdi o gosto pelo PC Gaming, apenas acho que me fartei do género de jogos que este apresenta e agora procuro algo muito mais simples que honestamente só o vejo em consolas, ou em emulação das respectivas.

Muito se fala na lista de jogos que o PC Gaming apresenta mas há que considerar que a nossa percepção de qualidade e respectiva diversão dependente da nossa experiência, o PC tem mais jogos de qualidade, é verdade, mas não te adianta de muito se já os jogastes quase todos, depois de jogar Divinity: Original Sin não consegui jogar Wasteland, o jogo é mesmo muito bom, mas não é nenhum Original Sin, ainda estou para encontrar um jogo que supere os Burnout da Playstation 2 (não aquela seca de morte do Burnout Paradise, a sério, estive à procura de um jogo simples e divertido do género para PC, parece que os deixaram de fazer desde o Need for Speed: Underground... estes "novos" Need for Speed, Dirt e afins.. mas que seca de jogos! Aqueles menus de meia-hora do Dirt / Grid e tudo que é Codemasters é um tédio! Não é suposto eu berrar "Oh *****, deixa-me jogar, *****!" quando estou a querer jogar algo).

Diria até que o limite das consolas é algo que me atrai nelas, o que nos é apresentado é o que é, não há andar ás voltas com configurações, ajustes de gráficos e afins, o que me dão é o que tenho, uma analise a um jogo de uma consola irá reflectir em 100% a experiência que eu irei ter, e sim, um PC em teoria oferece uma versão superior desse jogo (desde que não seja nenhum jogo de uma empresa Japonesa, ai há uma boa possibilidade de conseguirem piorar o jogo), não tenho que pensar em que monitor / televisor comprar (isto é, ajuda que tenha FreeSync, felizmente aparenta tornar-se norma e é bem possível que a Playstation 5 o suporte nativamente), mas os tempos da Xbox 360 e Playstation 3 a correr jogos a 720p já lá vão, infelizmente ainda há empresas que acham que jogos a correr a 30 é boa ideia mas, enfim... ao menos correm a 1080p ou até 4K... ish, lembro-me de ter ligado a minha Playstation 2 ao meu televisor 4K "que porreiro, porque é que não fiz isto mais cedo?... oh, oh, já me lembro bem porquê".
 
Não que eu tenha algum lado nesta "guerra", mas há uma razão actualmente para se jogar exclusivos: porque o jogo foi feito com a plataforma que estás a jogar em mente, as suas qualidades e limitações. E na gigantesca maioria dos casos esses exclusivos são publicados pela platform holder, logo extraem "sumo" extra da plataforma e têm uma qualidade bastante acima da média quer em termos do jogo em si como de polimento. De certeza que a Nintendo não faria Super Marios tão bons se tivessem de os fazer para várias plataformas, tal como a Naughty Dog seria incapaz de fazer Uncharteds da mesma qualidade se tivessem de dividir esforços entre builds diferentes, como a Creative Assembly seria incapaz de optimizar o motor de jogo para plataformas mais fechadas.

Ou em menos palavras: atualmente um exclusivo numa consola é um sinónimo de qualidade inegável. E quem não quer jogar jogos de qualidade inegável?

Já eu vejo a questão pelo prisma completamente oposto. Tu achas que um jogo é bom porque é exclusivo, já eu digo que um jogo é exclusivo porque é bom.

Porque é que uma Sony tem interesse em fazer de um jogo que vá sair, um exclusivo da sua consola? Porque o jogo é bom, logo se só houver para a Playstation, vai atrair vendas da consola. Se o jogo fosse mau, não iriam querer pagar X para que fosse exclusivo. Há 20 anos (ou lá quando foi) fizeram isso com o tomb raider 2. O primeiro foi um sucesso gigante, fizeram um acordo com a Eidos para ter exclusividade. Tal como tem a Naughty Dog sobre a sua alçada, porque os gajos são bons. Se só fizessem jogos fracos, deixavam de ter esse acordo.

A Nintendo faz o mesmo com 1st party games. Se a forma de atrair gente é com os seus exclusivos, vão contratar os melhores e investir bom dinheiro para ter jogos de maior qualidade.
 
Já eu vejo a questão pelo prisma completamente oposto. Tu achas que um jogo é bom porque é exclusivo, já eu digo que um jogo é exclusivo porque é bom.

Por acaso não é isso que eu digo. Eu só digo que "atualmente" os jogos exclusivos são realmente bons. Nem sempre foi esse o caso (mesmo na geração passada), mas hoje em dia é o que acontece, pois as companhias precisam realmente de atrair o maior número de jogadores para a sua plataforma e esta é a maneira mais eficaz de o fazerem.
 
Back
Topo