Evolução Apple

A bolsa resolve-se com o anúncio de reuniões entre a China e os EUA. Fica logo tudo contente e começa a subir. A Apple é apanhada no meio.

Há fatores que ainda aqui não vi serem discutidos e nem acredito que vou defender a Apple.

A possibilidade de trocar as baterias por 29€ em 2018 foi algo que seguramente influenciou negativamente as vendas. A manutenção de updates de em smartphones com vários anos como é o caso do 5s. É obra quando em Android reina a confusão completa.

Obviamente que acho os preços da Apple exageradíssimos e gostava que fossem mais baixos ou pelo menos de ter opções mais acessíveis. Pelo menos no meu caso a opção acaba por adiar tanto quanto possível o upgrade.

Por fim, a Apple continua a ter um futuro risonho. O crescimento não é possível manter para sempre tanto mais que os equipamentos têm uma longevidade muito assinalável e chegou-se a uma estagnação de características para o comum dos utilizadores (nós não somos seguramente um bom exemplo). É expectável que continue a crescer em serviços e categorias recentes como Apple Watch. Com o dinheiro que tem no banco e a Investigação e Desenvolvimento pode fazer muita coisa. Continua a ter o melhor processador no iPad Pro. Ficarei muito admirado que não passe a usar processadores fabricados por si nos Mac também.
 
É claro como a água que os iPhones estão com uma longevidade superior à que tinham no passado, pelo que não surpreende a menor propensão para o upgrade.
Pode é ter ocorrido numa dimensão que ultrapassou as expectativas da Apple. Mas certamente seria algo que estariam à espera, mais tarde ou mais cedo, o negócio iPhone não podia crescer infinitamente.

As melhorias em processamento, RAM, câmera e ecrã, as que mais influenciam a experiência do utilizador final, são hoje em dia um mero bónus e não uma necessidade.

Claro que os preços elevados dos topo de gama também concorrem para a decisão de não trocar, mas são o único fator.

Tenho um 7, portanto com 2 anos, e em termos desempenho , rapidez, fluidez, na utilização geral, seria fácil de convencer qualquer utilizador que não siga os lançamentos da Apple de que o mesmo se trata do atual topo de gama, acabado de sair...
 
A Apple tem de ter os iPhones acima dos 1000€ porque isso também os faz vender, o consumismo por coisas caras é uma realidade.
Agora se a Apple quer entrar na disputa para ver quem vende mais (que na minha opinião é um erro) tem de lançar um iPhone acabado de sair e não gerações anteriores na casa dos 500/600€.
Que se foquem em inventar novos serviços (software) porque é isso que hoje em dia faz vender porque em hardware está tudo em igualdade.
Exemplo do iPad que não tem software para tirar o máximo proveito daquele processador.
 
O iOS 13 deve focar nisso (pelo menos, espero que a Apple faça isso). Ter o melhor hardware de tablets do mercado para depois o software não tirar proveito total é um desperdício de recursos e dinheiro.

Claro que podia ser pior: vejam o Pixel Slate.
 
A Apple tem de ter os iPhones acima dos 1000€ porque isso também os faz vender, o consumismo por coisas caras é uma realidade.
Agora se a Apple quer entrar na disputa para ver quem vende mais (que na minha opinião é um erro) tem de lançar um iPhone acabado de sair e não gerações anteriores na casa dos 500/600€.
Que se foquem em inventar novos serviços (software) porque é isso que hoje em dia faz vender porque em hardware está tudo em igualdade.
Exemplo do iPad que não tem software para tirar o máximo proveito daquele processador.

No iPad o estado é cómico. Fazem uma keynote a anunciar, muito satisfeitos, que há agora software de qualidade desktop no iPad - o verdadeiro Photoshop - E não criam uma versão do software profissional deles! O Logic Pro e o Final Cut Pro.
Isto só mostra como a Apple está desorientada. O primeiro ( e melhor, dado que conhecem o hardware a fundo) software profissional deveria ser o deles próprios...
 
Há coisas que não se entende. Em todos os aparelhos... tanto em hardware como software. Então eu compro um telefone de 1000€ ou mais e nem direito a um carregador rápido tenho? Compro um macbook novo tenho de andar de adaptadores atrás para ligar um simples disco externo?
Compro um iPad Pro e estou super limitado a nível de SO para “trabalhar”?
 
a Apple só "resulta" com criativos tecnológicos à frente da empresa. de todas as vezes que afastaram o Steve Jobs tiveram problemas e a escolha de Tim cook foi um erro. por mais exclusivos que queiram ser, convém oferecer o produto por um valor que o cliente esteja disposto a pagar. existia uma legião de fãs que trocavam religiosamente os iPhone todos os anos até o 8. mas pagarem 1000€ por um telemóvel que não trás nada que justifique o aumento do preço em relação ao preço do 8 no seu lançamento, é aumentar o preço só porque sim, é dizer aos clientes que são idiotas. e depois pagas mais x por um dongle para os phones, mais y para um carregador +rapido, etc. o Mercedes classe A foi um sucesso. um Megane fazia o mesmo efeito mas as pessoas estão dispostas a pagar mais por algo melhor. agora coloquem o Classe A 180d base a 50.000€ e vejam o que acontece.
 
Back
Topo