1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Expandir o Wireless pela casa toda

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por fliu, 10 de Dezembro de 2007. (Respostas: 46; Visualizações: 10644)

1. fliu

fliu Power Member

Boas

Tenho actualmente um LinkSys WAG200G que está ligado a um pc por cabo e um switch(a uns 50 m) com mais dois pcs tb por cabo. Recentemente fiquei com a necessidade de ter rede wireless na outra ponta da casa (praí uns 25 ms ou talvez menos um bocado), só que o sinal wireless do router chega muito deficiente a onde precisava dele, tentei de uma forma artesanal colocar uma parabolica feita em folha te aluminio a reflectir o sinal no router para a zona onde precisava dele mas não resultou (o sinal tem que atravessar duas ou três paredes duplas).

Resta-me agora abrir os cordões à bolsa e investir em algum material, decidi então pedir aqui a opinião de pessoas mais entendidas que eu no assunto. Já pensei em várias soluções:

-Comprar um expander da linksys (repetidor) mas já me disseram que isso é muito mau que atrasa em muito o sinal e que me ia arrepender.
    -Comprar um adaptador usb que dê para ligar uma antena externa e comprar uma antena potente. (só que torna-se pouco prático e se quisesse ter mais que um pc teria que comprar mais adaptadores.
    -Comprar um acess point e ligá-lo por cabo ao router.
    - e a opção para que estou mais inclinado apesar do investimento ser maior: comprar um router melhor até porque o WAG200G deixa muito a desejar para usar e-mule (não suporta muitas ligações) e usar o WAG200G como acess point ligado por cabo ao novo router.

Na vosa opinião qual a melhor opção ou (caso tenham) uma ideia melhor, qual seria o melhor acess point no caso de comprar apenas um acess point, e qual seria o melhor router caso comprasse um novo router, já com norma N? ou não vale a pena? Qual é o mais indicado para usar o e-mule? Será que valeria a pena comprar um router mesmo bom para não haver necessidade de usar o outro, ou com os dois fica sempre melhor?

PS.: um dos portateis com que quero usar o wireless tem um adaptador PCMCIA D-Link com Super-G o outro tem um integrado da intel, penso que é só G.

2. PiPo

PiPo Power Member

3. diogogrosso

diogogrosso Power Member

Eu uso uma La fonera com firmware dd-wrt para expandir o sinal em minha casa.

4. Salvador_

Salvador_ Power Member

boas... ainda eh possivel usar a la fonera como isso ? eu em minha casa apenas apanho sinal na cozinha do meu vizinho e como ele eh meu amigo, decidiu darme acesso entao posso ter usufruto na minha casa tambem mas so na cozinha eh q apanho 2/3 pauzinhos...queria saber se eh possivel com a la fonera como um expander com ddWRT eh possivel ?

eu a fazelo iria adquirir o la fonera que ta em promoçao por 4 euros no site deles...funciona esse para mudar o firmware ? obrigado

5. diogogrosso

diogogrosso Power Member

Sim é possivel expandir o sinal com dd-wrt, basta pores no modo Client Bridge.

6. fliu

fliu Power Member

Obrigado pelas respostas pessoal, mas continuo interessado em "ouvir" opiniões sobre as soluções que apontei, ou até novas soluções.

Isso de usar um fonera é como usar um repeater certo? Ou seja vou ter ligeiros problemas de velocidade como me tinham falado, não é?

No site da fonera está um router a 4 euros e outro a 20 e tal com a antena, alguém tem a segunda opção? Qual a vantagem de ter um convite? Fica de borla o router?

Onde posso depois arranjar esse firmware?

Desculpem o bombardeamento de perguntas, mas assim é que se aprente :)

7. diogogrosso

diogogrosso Power Member

Agora a FON está a fazer uma promoção: a La fonera + Fontenna ( Antena mais forte) por 12€ ja com portes. Está a um excelente preço. Mas isto é uma comunidade, a intenção desta comunidade é partilhar a net por os membros da fon. Só que muita gente modifica os firmwares , para usar a fonera em outros modos. O firmware que uso é o dd-wrt , o site é www.dd-wrt.com . Estes firmwares da dd-wrt são excelentes, tem muitas opçoes e o ultimo firmware RC5 para fonera, está bastante melhor que os anteriores no modo client bridge ( Repetidor).

8. fliu

fliu Power Member

Eu não me importode partilhar a minha ligação até porque tenho trafego quase ilimitado, desde que dê para servir de repetidor...
    Volto a fazer a pergunta, como fica essa solução em termos de velocidades? Alguém que já tenha exprimentado que possa dizer?

9. diogogrosso

diogogrosso Power Member

Para fazer de repetidor , tens que mudar o firmware, logo desligas-te da comunidade fon. Em termos de velocidades já consegui velocidades de transferencias usando a rede do repeater, no máximo 1mb/s, anda sempre a volta dos 900kb/s .

10. Salvador_

Salvador_ Power Member

e mudar o firmware da fonera q ta em promoçao eh na boa ? eh que pelo search q fiz no google parece que n é possivel... mas n sei se calhar eh com versoes mais antigas...obrigado

11. fliu

fliu Power Member

Desculpa mas quiseste dizer mesmo 1 MegaBit? ou é 1 MegaByte? é que 1 MegaBit é mesmo muito pouco mesmo para uma rede wireless (54Mb/s)

12. Salvador_

Salvador_ Power Member

ele quis dizer 1 megaBYTE ta la mega byte nao bit

EDIT: por acaso nao ta mas depreendo que seja BYTE uma vez que quando falamos em megabytes separamos para mb/s enquanto se for bits geralmente a designia seria mbps... por isso depreendo que seja 1 megabyte

13. jts

jts Power Member

Tens a certeza do que estás a dizer ou será que os preços mudaram agora mesmo?

https://shop.fon.com/FonShop/shop/PT/ShopController

O Lafonera+ está a 45€ e o normal a uns 4. A Fontenna comprada juntamente com um destes fica por apenas uns 2€.

14. diogogrosso

diogogrosso Power Member

A Lafonera+ é mais cara, a normal é que desceu de preço para 4€, se adicionares uma fontenna fica no total a 12€ já com portes de envio.

Em relação 1mb/s , como ta dito, é 1 megabyte por segundo, se fosse megabit seria 1mbps .

15. nipnip

nipnip Power Member

quem te disse que mb/s é diferente de mbps?

o que diferencia é o b ou B (b para bit e B para byte)

estar /s ou ps é a mesma coisa...

16. saraivanet

saraivanet Power Member

17. fliu

fliu Power Member

Exacto, daí a minha duvida...

Então e alguém confirma se os novos ainda dá para alterar o firmware? É que diz-se por aí que não, e já agora, quanto tempo demora a vir mais ou menos?

18. diogogrosso

diogogrosso Power Member

Também ja por ai dizer nos foruns que os novos la foneras não dão para desbloquear, vou ver melhor isso. O tempo que demora a vir depende, a mim demorou umas 3 semanas, mas depende, há quem tenha demorado só 1 semana e pouco.

19. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Caro colega saraivanet, já te respondi a esta questão aqui-->http://www.techzonept.com/showthread.php?t=216614

vamos tentar manter a casa arrumada, muitas vezes a mesma pergunta em diversos locais acaba por não ter resposta certa.

(não dizendo que a minha é a mais acertada, mas que pelo menos já te tentei ajudar noutro lado)

NVRSystem

20. iceman

iceman Power Member

Boas na minha opinião ligar um AP por cabo ao router será sempre a melhor opção, na impossibilidade de passagem de cabo tens tambem outra tecnologia que poderás aproveitar o Powerline.

Partilhar esta Página