Faculdade - Opinião de experientes com portáteis !

Mafious

Power Member
Pedia neste tópico aqueles que já fazem uso do seu portátil na uni que se manifestassem nos seguintes tópicos:

-Nas aulas é possível/pode-se utilizar um portátil em vez de um caderno?
-Dá jeito? Ou torna-se impossível em algumas situações?

Digam o curso para vermos como variam as opiniões.

Isto serve assim de repente para ver se para a uni pode-se optar por um Wind ou um Eee 900, ou se tem de se recorrer a mais potência para alguma utilidades. obviamente que para trabalhar em CAD e programas do género a potência vem ao de cima correcto?
 
Para fazer de caderno tem de ter touchscreen pelo menos, para poderes escrever lá as aulas... De resto é muito subjectivo.
 
Podes usar pc em vez do caderno sim senhor e dá muito jeito, porque tens logo aí a net à mão para o que der e vier. E se estiveres aborrecido com a aula até dá para entreter :p

Eu estudo ciências da comunicação na UTAD, e também ando à procura de uma coisa levezinha e pequena :D

touchscreen? escreve nas teclas!
 
Última edição:
o uso de portáteis nas aulas depende das aulas. depende da matéria. depende da sala. etc
em aulas de programação ainda vá que não vá, mas há muitas coisas que não consegues escrever/desenhar em tempo útil num pc. e não é muito prático, porque podes ficar sem bateria e não vais andar sempre à procura de uma tomada - acredita.
também há muitas salas em que nem sequer consegues usar um computador, por falta de espaço para o pousar.
muitos professores também não gostam que haja computadores ligados, porque isso distrai os alunos que provavelmente aproveitam para ir à net e distrai os alunos que estão à volta.

só mesmo em disciplinas directamente ligadas à informática é que tirei proveito de ter o computador comigo. nas outras quanto muito servia para ver as fichas de exercícios em PDF, para não ter de andar com montes de folhas comigo.
 
convinha dizeres o curso.
Eu acho que para as aulas teoricas nada melhor que um simples cadernoe caneta.Até porque a velocidade que se escreve nao ha tempo para andar a brinca com portateis.Depois ha profs que simplesmente nao deixam.E acredito que se todos os alunos fizessem isso eles passavam-se...ali sempre o barulho de teclados.

Em informatica,é aconselhado a levares o teu portatil se te apetecer,é so vantagens.
 
Claro que a utilidade não será geral, pensemos por exemplo na matemática, aquilo com raizes, quadrados e "i"s não deve dar jeito nenhum ! Mas se pensarmos em disciplinas que envolvam maioritariamente letras ate' que dava jeito digo eu.

Os professores facultam as fichas em formato electrónico ou é tudo em papel ou nem facultam? :confused:
 
Para analises podia-se utilizar o Mathematica, mas se estás a pensar em substituir o caderno por um portátil normal, esquece. Não estás a substituir o portátil, mas sim a arranjares uma forma de te distraires.
 
Pois, depois também temos a distracção ! Mas quer dizer, com um Wind não temos muito por onde pegar ! Não me parece

Mais ninguem para contar a sua experiência ou opinião?
 
quando entrares para a faculdade vais é querer baldar.te as aulas (teoricas principalmente se n forem obrigatorias). vais chegar a conclusao que as aulas teoricas sao uma seca, e que se fores as praticas chega para passar e ter boas notas.

Mas em relaçao ao assunto do post da sempre jeito ter um portatil para fazer trabalhos e tal, mas agora leva.lo para as aulas é que nao. Andar sempre com um peso de 2,5kg (em media) de um lado para o outro, enquanto que com um caderno e uma caneta fazes as mesmas coisas. O portatil pode.te dar jeito para algumas aulas praticas quando tens trabalhos que podem ser feitos durante a propria aula...

Mas o meu conselho é o seguinte, se queres comprar um portatil com o intuito da faculdade...compra, mas agora n o usos em substituiçao do caderno...o old school ainda é o mais vantajoso.

abr
 
Está-se a ficar com boas ideias do que realmente se trata o uso.

A mim pelo menos esclareceu-me umas dúvidas.

Se houver mais alguma experiência é favor pronunciar-se . . . :009:
 
convinha dizeres o curso.
Eu acho que para as aulas teoricas nada melhor que um simples cadernoe caneta.Até porque a velocidade que se escreve nao ha tempo para andar a brinca com portateis.Depois ha profs que simplesmente nao deixam.E acredito que se todos os alunos fizessem isso eles passavam-se...ali sempre o barulho de teclados.

a velocidade de escrita deve ser equivalente..
e eu no caderno tenho a desvantagem de quando escrevo à pressa quando volto a ler aquilo passado uns tempos nao percebo a letra :lol:
alem de que eu nao consigo manter um caderno bonito.. os meus cadernos sao sempre horrorosos.. nunca tenho vontade de estudar por eles :\

um msi wind (so pesa um kilo
1luvu.gif
)
so deve ser chato para quando temos de desenhar esquemas ou entao usar simbolos estranhos
 
quando entrares para a faculdade vais é querer baldar.te as aulas (teoricas principalmente se n forem obrigatorias). vais chegar a conclusao que as aulas teoricas sao uma seca, e que se fores as praticas chega para passar e ter boas notas.
Talvez fosse interessante saber a qual (ou quais) curso(s) te referes. Porque pela experiência que tenho no meu instituto de engenharia (ISEL, no caso), não é essa a realidade.
 
Já agora vou pedir opinião..

No próximo ano devo entrar em Eng. Redes e Sistemas Informáticos, também tenho duvidas enquanto a compra de um portátil, pois não quero sujeitar os meus pais a mais uma despesa extra..

Acham que irá ser necessária a compra do portátil, segundo o meu ponto de vista penso que será necessário visto ser a área que é..

Opiniões?
 
Na minha opinião se queres levar portátil para teóricas mais vale estares quieto. Vais estar distraído, é inevitável...

Para aulas práticas só é útil para ver PDF ou algo do género.

A única situação em que levo o portátil para o técnico é quando tenho aulas laboratoriais, onde faz falta.

Além disso muitos professores não deixam os alunos usarem portáteis nas aulas, o que vistas bem as coisas faz todo o sentido. É impossível passar uma aula de Cálculo num computador...
 
Também é preciso ter em atenção k, por ex. eu no próximo ano vou andar entre duas casas a minha e outra próxima da universidade e para mim penso ser essencial ter um portátil para pode-lo transportar entre as duas casas, nestes casos penso k o ideal é ter um portátil mesmo não o levando para a escola.
 
Também é preciso ter em atenção k, por ex. eu no próximo ano vou andar entre duas casas a minha e outra próxima da universidade e para mim penso ser essencial ter um portátil para pode-lo transportar entre as duas casas, nestes casos penso k o ideal é ter um portátil mesmo não o levando para a escola.

Pois esse será o meu caso..
 
Portatil nas aulas é completamente dispensavel... e até desaconselho.
É assim, para tirar apontamentos nada como a boa moda antiga de lapis e caderno, mais eficiente e simples que isto é complicado :D .
E depois se tiveres com o portatil nas aulas vai ser sempre um grande factor de distracçao, basta apanhares uma matéria um bocadinho mais secanta e tau! Lá vais tu para a net ver a TZ ou a página da Bola lol. Enquanto se não tiveres nada a frente, sempre te concentras minimamente.

E mesmo para a faculdade deve ser dispensavel. Se for uma faculdade com umas instalações decentes e adequadas, fornece PC's suficientes e capazes para os seus alunos.
 
Back
Topo