Fatura de 480€ em roaming - possível de reclamar?

chick3n

Power Member
Boa tarde. venho expôr uma situação que ocorreu com um amigo, leigo nestes assuntos de roaming/custos associados/etc, que foi surpreendido com uma fatura M4O de cerca de 480€:
- a pessoa foi trabalhar para a Macedónia, com escala em Instambul; nesta paragem e também ao chegar ao destino utilizou o telemóvel para enviar mensagem à esposa pelo messenger e penso que chegou a ligar. Por uns míseros kb estoirou logo o limite pré-definido de 50€+IVA e recebeu uma sms a confirmar se queria mais dados, ele respondeu que sim e continuou as mensagens... passado uns momentos recebeu logo outra sms a avisar que tinha esgotado 50% do limite, continuou mais um pouco e parou (convencido que o limite seriam outros 50€+IVA).
no final do mês recebeu a bela fatura, pediu-me ajuda e ao ir verificar a sua área de cliente reparo que aumentaram-lhe o limite mensal de roaming para 500€+IVA!!
Reclamei junto da meo, alegando desconhecimento e que o limite deveriam ser 50€, mas responderam com a cronologia de sms recebidos com os avisos e depois enviado por ele a confirmar o pedido de dados, nada mais. entretanto ele acabou por pagar o montante há dias.
eu entendo que a informação acerca dos custos de utilização e condições está toda disponivel no site, que ele recebeu os avisos e confirmou o aumento do limite, mas na minha opinião existiu má fé no aumento do limite de 50 para 500€, sem haver pedido especifico de montantes, nem ser questionado acerca (será que este valor é a regra geral?)
Por isso estou a expor a situação, tratando-se de uma pessoa um pouco "info-excluida" que foi trabalhar para fora para ganhar mais uns euros e acabou por sair-lhe caro a brincadeira;
será que existe alguma forma de reclamar com base nesta situação do brutal aumento do limite, ou pegar de outra maneira? em caso afirmativo a quem recorrer, ou onde reclamar?
 
@Illusion4u pois isso significa que os 500€ de aumento de limite são standard? Eu sei que é possível definir o limite na área de cliente, a questão aqui é que a pessoa enviou uma SMS padrão a solicitar mais dados, e levantaram o limite de 50 para 500€... Ainda mais, é uma pessoa que não sabe consultar a área cliente e validar a situação no momento, além disso teria de gastar dados para o fazer, com custos exorbitantes
 
@Illusion4u pois isso significa que os 500€ de aumento de limite são standard? Eu sei que é possível definir o limite na área de cliente, a questão aqui é que a pessoa enviou uma SMS padrão a solicitar mais dados, e levantaram o limite de 50 para 500€... Ainda mais, é uma pessoa que não sabe consultar a área cliente e validar a situação no momento, além disso teria de gastar dados para o fazer, com custos exorbitantes
Já colocaram o caso á Provedoria da meo ?
 
@proxy não... Apenas fizemos reclamação através da área de cliente, mas responderam com a cronologia dos acontecimentos e fecharam o pedido...
Achas que é viável fazer uma exposição do caso à Provedoria?
 
É por e-mail ou existe alguma plataforma?
Basta expôr os acontecimentos todos para analisarem ou convém alegar alguma má fé na situação do aumento do limite em 1000%? Obrigado
 
Dificilmente eles vão perdoar o que quer que seja, pois é responsabilidade do cliente saber as condições do serviço que contrata.... É discutivel, e os SMS podiam (e deviam) ser mais explicitos. Mas é uma situação que já ocorreu tanta vez que se eles não os mudam é porque tem pareceres a dizer que não precisam de o fazer.

Claro que se optar por ir pela via legal, (julgados de paz, advogados, etc e tal) o desfecho pode ser outro, mas é sempre uma incógnita.

Acontece muita vez é eles permitirem que o valor seja pago em prestações, mas como neste caso o cliente até já o pagou, tb não vai servir de muito.

De qualquer modo, se fosse eu, mesmo sabendo que não ia dar em nada, fazia reclamação para o provedor, e no livro de reclamaçoes.
 
Back
Topo